Bolsonaro - Bola Dentro / Bola Fora

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# abr/21
· votar


-Dan
Só eu que acho bisonho essa comparação diametral entre Lula e Bolsonaro?
Lelo Mig

Não se trata de uma comparação diametral.
Existiu o governo Lula de 2002 a 2010 que colheu os louros da abertura da China, acenou para o mercado e ampliou programas de repasses de renda. Ok.
Esse Lula não precisa ser esquecido, mas ele tem que ser aposentado, superado.
Não é uma comparação entre Lula e Bolsonaro. É um pensamento no Brasil. O que é melhor para o Brasil daqui para a frente? O que importa somos nós, não os figurões da politica.
Queira ou não queira, as duas opções trazem instabilidade política para o nosso país. Trazem descrença, divisão insalubre, como temos visto. De repente sair para as ruas traga resultados na França, aqui, nem sempre. Nós vimos isso. O povo sai sem saber o que está reivindicando. Acredita em heróis.
Não se trata de fazer comparações. Mas de esperar que venha uma renovação que coloque um ponto final nesses conflitos desnecessários e o que vamos fazer apartir do dia 1° de janeiro? Vamos trabalhar, vamos recuperar a economia, vamos fazer projetos sérios.
Essa montanha russa que entramos desde o último impeachment é ruim para nós. Depois o Temer quase teve o mesmo destino e agora o Bolsonaro. Já imaginaram um país como o nosso pegar mania de impeachment? Nâo vai mais ter UM presidente terminando mandato.

Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

Entendi! Por este ponto de vista, sem a comparação entre os políticos enquanto "profissionais", você não deixa de ter razão.

Infelizmente o prognóstico Bolsonaro vs Lula, na próxima eleição, também não me agrada. Representa todo retrocesso, toda ignorância política, toda carência e a incorrigível necessidade de um salvador.

Nossa frágil democracia, mecanizada para produzir os resultados que determinada classe e seus interesses desejem, nos colocou num beco sem saída. O Brasil fracassou, não há nada mais a ser feito.

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21
· votar


Representa todo retrocesso

Claaaaro que o governo que mais promoveu avanço na nossa República representa todo retrocesso.

Espetacular análise.

JJJ
Veterano
# abr/21 · Editado por: JJJ
· votar


ProgVacas

Sim, historicamente, você está coberto de razão! O Lula nunca precisou do bolso para ter alcançado o que alcançou. Mas se você olha o passado do Lula e o presente do bolso, não é uma comparação razoável. Afinal, o bolso também não precisou do Lula pra ter sido eleito deputado por 30 anos...

A minha análise é do momento atual. Bolso se elegeu na onda do anti-petismo, de forma inegável. E Lula está se reerguendo aos olhos do eleitorado não-petista, por causa do bolso, da imensa quantidade de erros que cometeu. Você acha que, se o bolsonaro estivesse fazendo um governo maravilhoso, o Lula teria alguma chance em 2022?

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


JJJ

o bolso também não precisou do Lula pra ter sido eleito deputado por 30 anos...

Precisou, véi. Enquanto uns pegaram carona no bolsonarismo para se eleger, não é razoável desconsiderar que o próprio Bolsonaro pegou carona no antilulopetismo para tanto.

E um plus: Bolsonaro só se elegeu por causa de todas essas condenações do Lula que sujaram a sua ficha e hoje estão anuladas.

Bolsonaro Presidente não existiria não fosse o antipetismo.

Afinal, o bolso também não precisou do Lula pra ter sido eleito deputado por 30 anos...

Concordo, mas a depender do coeficiente eleitoral elege-se deputado com 70mil votos, talvez menos. Presidente precisa de, vá lá, 60milhões de votos válidos. Sem a principal liderança política no páreo fica simples.

Você acha que, se o bolsonaro estivesse fazendo um governo maravilhoso, o Lula teria alguma chance em 2022?

É cultura do eleitorado brasileiro reeleger o bom governante.

Mas você consegue colocar Bolsonaro e bom governante na mesma frase, ainda que na terra do se?

JJJ
Veterano
# abr/21
· votar


ProgVacas
você consegue colocar Bolsonaro e bom governante na mesma frase

Só se for pra colocar um "não é" no meio da frase.

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21
· votar


JJJ

Risos.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# abr/21
· votar


ProgVacas
Enquanto uns pegaram carona no bolsonarismo para se eleger, não é razoável desconsiderar que o próprio Bolsonaro pegou carona no antilulopetismo para tanto.

Bolsonaro já era um político mequetrefe mamador de teta muito antes do Lula ter sido presidente. Durante um tempo ele não precisou de ser o paladino do antilulopetismo pra se eleger, bastou ser essa coisa escrota e já ganhou o "respeito" dos cariocas.

Ele pegou carona no antilulopetismo pra chegar a presidente, e de quebra ajudou um monte de escroto neopentec ou milico/milicianos a se elegerem. Não foi pouco.

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21
· votar


Pigeonsslayer

Ele pegou carona no antilulopetismo pra chegar a presidente, e de quebra ajudou um monte de escroto neopentec ou milico/milicianos a se elegerem. Não foi pouco.

Da até raiva ler essas porras, bicho.

Essa porrada de escroto que formaram a segunda maior bancada da Câmara foi mais um golpe na democracia. Um monte de criminoso, mentiroso...

Indiegesto
Membro Novato
# abr/21
· votar


Não há comparação entre Lula e bozo. Por mais que queiram equiparar lulopetismo e bolsonarismo, o primeiro não dava essa permissividade preconceituosa que o segundo tem. É fácil meter o pau no Lula agora, mas, o cara saiu do governo com quase 90% de aprovação e deixou reservas econômicas gordas para a Dilma.

Afinal, o bolso também não precisou do Lula pra ter sido eleito deputado por 30 anos...

Comparação infeliz. Mas, o ProgVacas já pontuou isso.

entamoeba
Membro Novato
# abr/21
· votar


Lelo Mig
Representa todo retrocesso, toda ignorância política, toda carência e a incorrigível necessidade de um salvador.

Ver político como salvador é deprimente, mesmo. Isso é uma das coisas que me incomoda no Lula. Do pronto de vista programático, sou bastante alinhado às ideias do petismo (estou até mais a esquerda do PT, que gosta de fazer agrados para banqueiros e congêneres), mas o modo de fazer política não me agrada nada. Esse populismo nocivo, em que se debate personagens e não metas e métodos. Em defesa deles, parece que nesse país é difícil fazer política de outro jeito.


ProgVacas
Bolsonaro Presidente não existiria não fosse o antipetismo.

Isso é fato! Bolsonaro era um político marginal que se vendia entre os reacionários cariocas, mas era politicamente inofensivo. Era só mais um desses ratos que estão lá para desviar verbas de gabinete.


Pigeonsslayer
ajudou um monte de escroto neopentec ou milico/milicianos a se elegerem. Não foi pouco.

Pois é! Fora o Bolsonaro, devemos ter, também, o pior Congresso da história! O Bolsonaro vai sumir, mas esses políticos não vão! Ele inseminou o fascismo e a prole são os políticos mais asquerosos que esse país já teve.

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21
· votar


entamoeba

Ele inseminou o fascismo e a prole são os políticos mais asquerosos que esse país já teve.

Como eu citei, elege-se deputado com uma quantidade ridícula de votos, considerando o eleitorado da besta maior. Dilui-se esses votos entre os candidatos carimbados da extrema direita para as casas legislativas e o que temos é a tendência de 2018 que pode ter vindo para ficar; na melhor das hipóteses para perdurar por décadas: um bando de ineptos ocupando metade de um poder da República.

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21
· votar


um bando de ineptos ocupando metade de um poder da República...

outro ocupando sozinho um poder, compondo ministério de mentira, indicando outros incapazes para cadeiras do terceiro poder.

um mal que se for reparado enquanto permanecermos vivos será surpreendente.

Foram 30 anos de uma democracia que aos trancos e barrancos estava se desenvolvendo positivamente. Até as vozes de velhos brancos que repetem nos botecos da vida que no tempo da ditadura só vagabundo se estrepava serem alçadas a uma importância surreal, ao ponto que chegamos.

Reforço: é inacreditável.

Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

Ainda bem que você consegue interpretar um texto...

Então, quando me refiro a estes exemplos, me refiro justamente a este populismo e culto ao indivíduo. Isso me remete aos anos 30, a figura de Getúlio Vargas (um canalha cultuado como herói) e outros "heróis" latinos, ridículos, caricatos e desprezíveis.

"estou até mais a esquerda do PT, que gosta de fazer agrados para banqueiros e congêneres"

Eu também já estive. Hoje não mais, mas posso respeitar seu posicionamento. O que me fez mudar não é exatamente um posicionamento ideológico, e sim prático. Não creio que seja mais viável algumas utopias. É preciso negociar com o mundo, com o mercado. É preciso ter tecnologia e ciências. Não dá prá combater o mercado, o livre comércio e depois reclamar de "boicotes". Ou você negocia ou não, então é preciso jogar o jogo.

Eu, particularmente, não quero morar numa comunidade cooperativista, onde ninguém passa fome porque troca batata por laranja. Respeito, mas quero ciência e tecnologia e isso custa fortunas. Fortunas que sociedades cooperativistas e que vivem de escambo, com um Estado imenso, muito caro e protetor, não pode pagar. Não há como viabilizar. O mundo que eu vislumbro, com ciências de ponta, tecnologia à serviço do homem, custa muito caro, é preciso gerar riquezas, Estado algum pode fazer isso.

Também estou convencido que 90% das pessoas "preocupadas com os pobres" não abrem mão de seu vinho, seu carro, seu cinema para que pessoas saiam da pobreza, então, parte do discurso não passa de alegadas virtudes pessoais para posar de bonzinho na foto, para sair no retrato de "pessoas do bem". Minha preocupação, hoje, é gerar riqueza e emprego, fluxo no comércio, circulação de dinheiro para que as pessoas deixem de ser pobres, e isso, não é um modelo socialista clássico,

Veja bem, eu posso entender, considerar e respeitar, a projeção de uma sociedade em outros modelos, mas não consigo vislumbrar, principalmente através do político brasileiro.

Contudo, acredito que pessoas inteligentes, consigam negociar, estar no mercado, vender, comprar, ter lucro, e colocar comida na mesa das pessoas. Colocar as crianças na escola, cuidar da saúde, dar emprego decente e dar alguma segurança.

Para tanto, não precisa ser de direita ou esquerda. É preciso apenas fazer. Entre erros e acertos FHC fez em seu primeiro mandato e Lula também. (é óbvio que é força de expressão, porque "a direita radical" não vislumbra projetos sociais... mas você entendeu o que quis dizer)

Eu abri mão de alguma ideologia (ainda que as tenha de forma teórica e utópica), em prol de ver alguém fazendo algo significativo. E, enquanto faça! Se não faz mais, se perdeu a mão, cai fora e abre espaço para outro.

Qualquer sintoma de "morar" no poder já me deixa receoso. Eu, via de regra, não confio em políticos. Ainda que sejam necessários, de maneira geral, não acho que o ambiente político atraia gente de bem.

É preciso estar alerta, sempre.

entamoeba
Membro Novato
# abr/21
· votar


ProgVacas
a tendência de 2018 que pode ter vindo para ficar; na melhor das hipóteses para perdurar por décadas

Talvez o impeachment da Dilma e as denúncias (corretas) contra o PSDB tenham arruinado o País de modo irreversível. As igrejas neopentecostais continuam crescendo e não há mecanismos para combatê-las; a política aprendeu novos vícios, piores do que os antigos; pessoas que antes eram indiferentes à política se tornaram analfabetas militantes.


Lelo Mig
Também estou convencido que 90% das pessoas "preocupadas com os pobres" não abrem mão de seu vinho, seu carro, seu cinema para que pessoas saiam da pobreza

No modo de capitalismo vivido no Brasil, são pouquíssimos que estão com o futuro garantido. Cada um está cuidando do seu, diante de tantas incertezas. Sei que a caridade é necessária, mas penso que ajudar as pessoas coletivamente, por meio de políticas públicas, é muito mais dignificante para quem recebe. Não é um favor prestado por um doador, é um direito!

Para a direita, quem quiser que faça caridade e ajude ao próximo. Isso é cômodo para os sociopatas! Acho que o acolhimento de quem precisa de ajuda é um bem comum, por isso, deve ser responsabilidade do Estado! O sociopata, queira ou não, vai ajudar a pagar a conta! Vai ajudar a pagar a universidade! Vai ajudar a financiar a saúde! A liberdade individual que essa gente procura (reclamar de impostos, por exemplo) só beneficia os escrotos: quem tá pouco se fodendo para o mendigo passando fome; quem quer comprar arma para matar vagabundo; quem quer que a desigualdade aumente ao invés de diminuir etc.


O que me fez mudar não é exatamente um posicionamento ideológico, e sim prático. Não creio que seja mais viável algumas utopias.

Por isso que não me entendo com os revolucionários! Acho que queremos um futuro parecido, mas vejo eles alimentando uma luta ingênua, que desrespeita a individualidade. As pessoas estão cansadas, têm responsabilidades, família, medo, coisas a perder. Não é todo mundo que é um adolescente inconsequente, que acha que dá conta de partir para uma guerra civil.

Sou reformista, mesmo! Acho que se transforma o mundo por meio da razão! Minha "luta" é pela formação do cidadão, é pela divulgação da ciência, das artes, da filosofia e da tecnologia. Precisamos formar pessoas que sejam capazes de conversar sobre política. Os impasses, na prática, não seriam tantos. Um mundo consensual, baseado na razão e na boa política, é bem melhor do que essa loucura que estamos vivendo, onde só se vê radicalismo e agressões.


É preciso negociar com o mundo, com o mercado. É preciso ter tecnologia e ciências. Não dá prá combater o mercado, o livre comércio e depois reclamar de "boicotes". Ou você negocia ou não, então é preciso jogar o jogo.

O socialismo não é muito viável em um mundo capitalista/liberal. O socialismo será viável quando o mundo começar a aderir o socialismo. Aí, será o capitalismo que deixará de ser viável.

As tentativas de implementar o comunismo foram abruptas, forçando a instalação de regimes autoritários. Essa urgência acabou criando um monstro muito distante de qualquer projeto socialista. Socialismo democrático se instala com muita negociação, reduzindo as desigualdades, diminuindo o poder político dos ricos, usando o Estado como meio para distribuir riquezas etc.

A direita sabe disso, por isso ameaça a universidade pública, por isso tem sanha por privatizações (além do belo negócio que é pagar pouco e não correr riscos - liberal raiz detesta correr riscos), por isso detestam programas de transferência de renda, por isso querem transformar as escolas em meras formadoras de mão de obra, por isso demonizam a esquerda.

A esquerda tem sido ingênua, tem aceitado a demonização, não tem se explicado para o povo, tem comprado brigas complexas que assustam o povão! A esquerda não é compreendida, por isso é temida. Se o povo entendesse o significado de esquerda, aderiria ao espectro político! Não é à toa que foi feita uma bela campanha para colar a corrupção na esquerda, como se o povo da direita fosse muito honesto.


Minha preocupação, hoje, é gerar riqueza e emprego, fluxo no comércio, circulação de dinheiro para que as pessoas deixem de ser pobres, e isso, não é um modelo socialista clássico,

Mas os socialistas se preocupam com isso! Enquanto houver capitalismo, as regras são essas! Os economistas socialistas sabem disso e tem defendido caminhos para o crescimento muito mais condizentes com a realidade do que os propostos por gente torpe como o Paulo Guedes. A pobreza do Brasil está ligada ao desenvolvimentismo burro dos militares e à política neoliberal de desindustrialização que o sucedeu.

entamoeba
Membro Novato
# abr/21
· votar


Guedes transformou o Brasil no Paraguai do Paraguai.

https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2021/04/17/com-guarani- valorizado-paraguaios-atravessam-a-fronteira-para-fazer-compras-em-foz -do-iguacu.ghtml?fbclid=IwAR0C7Zr-HeRZqw33LYPlRzzLyRHXK48BpRQLI8DAvsvf PzyptGhV5grFvgk

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21
· votar


entamoeba

Guedes transformou o Brasil no Paraguai do Paraguai.

"Eu votei no Guedes"

Indiegesto
Membro Novato
# abr/21
· votar


Ainda há pessoas que compram o discurso de direita de que socialismo é distribuição igualitária de pobreza. Quanto atraso!

Os países que não são socialistas estão em qual situação? Enquanto países com regimes tido como socialistas (se é que existem) e totalitários são exemplo no combate à pandemia.

O momento atual não está pra revolução não por falta de motivos. Motivos abundam. O que impede é uma questão numérica. Num confronto entre esquerda e direita, a direita estará em vantagem numérica e bélica. A esquerda seria trucidada. E, tem o problema da alienação do povo que vai continuar aceitando tudo calados e acreditando em figura messiânica.

O povo está sob ataque constantemente seja através de reformas políticas, da criminalidade ou da repressão policial. Se isso não é suficiente pra causar medo e revolta nas pessoas, eu não sei o que é.

brunohardrocker
Veterano
# abr/21
· votar


Indiegesto
Enquanto países com regimes tido como socialistas (se é que existem) e totalitários são exemplo no combate à pandemia

Sim, socialistas como Israel, Reino Unido, Alemanha, NZ...

Indiegesto
Membro Novato
# abr/21
· votar


brunohardrocker

Claro que são kkk

LeandroP
Moderador
# abr/21
· votar


brunohardrocker
Sim, socialistas como Israel

O que você acha do Kibutz?

brunohardrocker
Veterano
# abr/21
· votar


LeandroP

Tu quer o que? Que eu seja contra?

LeandroP
Moderador
# abr/21
· votar


brunohardrocker
Tu quer o que? Que eu seja contra?


Não! Gostaria que você só respondesse mesmo a pergunta. Somente os tolos respondem uma pergunta com outra pergunta °,°

O que você acha do Kibutz?


brunohardrocker
Veterano
# abr/21
· votar


LeandroP

Vou te dar essa resposta no particular.
Se não se importar.

LeandroP
Moderador
# abr/21
· votar


brunohardrocker
Vou te dar no particular.

ãinnnn

Joseph de Maistre
Veterano
# abr/21
· votar


LeandroP

E a minha solicitação lá na central de ajuda?

-Dan
Veterano
# abr/21
· votar


Comparar Lula com Jesus é o que?

makumbator
Moderador
# abr/21
· votar


-Dan
Comparar Lula com Jesus é o que?

É pior que comparar o Rogério Ceni a Jesus. Nem tem comparação entre o ex-goal keeper e o portuga.

Indiegesto
Membro Novato
# abr/21
· votar


Espero que o fundo do poço tenha alçapão pra essa demente. A covid deve ter estragado o que restava de sanidade na velha.



DarkMakerX
Veterano
# abr/21
· votar




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bolsonaro - Bola Dentro / Bola Fora