Autor |
Mensagem |
fgr Veterano |
# abr/20
· votar
Lelo Mig Politica fio. Eu não conhecia o Guedes, alias, eu cagava pra qualquer um dos tais super-ministros. Até que uns amigos falaram sobre o plano do Ciro e falara que o Guedes era pica! Daí eu fui ler um pouco sobre o cara e o que ele pretendia.
Eu me vi mais engajado a visão dele sobre privatizações, previdência e etc.
Mas o que mais me deu uma sensação de "agora eu quero ver" e impressão de ousadia, e aqui vem a resposta tb p vc, entamoeba, foi o olhar pra dentro e atacar uma mudança interna e de forma brutal.
Uma matéria legalzinha da BBC fala um pouco disso.
E o fato dele mexer com a engrenagem que alimenta os Maias, Toffolis e afins da vida faz com que ele tenha dificuldades em implementar qualquer medida.
Vale lembrar que acabamos de entrar no segundo ano de governo( se contar que estamos vivendo um momento de crise mundial) e ele tendo que negociar com parlamentares que não querem de forma alguma que o atual governo prospere e com um presidente que não se articula bem.
|
JJJ Veterano
 |
# abr/20
· votar
fgr o plano Real já estava "morrendo" até chegar a turma do Lula e enterrar de vez.
Discordo, cara. O Lula manteve a linha econômica basicamente o tempo todo, com o Meirelles e o Palocci segurando bonito as pontas.
No governo Dilma é que começou a desandar a maionese econômica (embora eu não debite isso única e exclusivamente na conta dela... não podemos esquecer a crise que só chegou forte aqui no governo dela).
|
Lelo Mig Membro
 |
# abr/20
· votar
"o plano Real já estava "morrendo" até chegar a turma do Lula e enterrar de vez"
O Plano Real não só não estava morrendo como esta vivo e saudável até hoje, 25 anos depois. Nossa inflação continua abaixo dos 5%.
|
fgr Veterano |
# abr/20
· votar
JJJ Lelo Mig Não tem como julgar a economia baseado em apenas um vetor. Como tá o PIB? Quanto é o risco Brasil?
E um grande erro é olhar só pra dentro. Tem que avaliar lá fora e como nos relacionamos com o mercado externo.
Exemplo, a China recebeu em 2008 investimento externo de U$ 108bi. Brasil recebeu U$45bi. Russia U$70bi. A India por sua vez U$42bi. Menos que o Brasil porém vinha investindo no relacionamento externo. Fez um monte de fusão com empresas estrangeiras, principalmente automobilistica e TI.
Dentro desse grupo chamado BRIC(onde a africa do sul entrou depois) o Brasil com toda variedade natural e manufaturista, cresceu de forma modesta diante seus companheiro. Então quando falam que o Lula fez um bom governo economico, ele foi alavancado pelo grupo que pertencia.
Voltando pro plano real, eu era novo nessa época mas lembro dele ter estado 1x1 com o dolar na sua implantação. No final do mandato do FHC já estava em R$3,5 pra pode controlar a inflação que era de 22% quando assumiu, salvo engano.
|
fgr Veterano |
# abr/20
· votar
Segue um gráfico sobre a dívida pública em relação ao PIB
Que analise vcs fazem disso?
|
entamoeba Membro Novato |
# abr/20
· votar
fgr Dentro desse grupo chamado BRIC(onde a africa do sul entrou depois) o Brasil com toda variedade natural e manufaturista, cresceu de forma modesta diante seus companheiro. Então quando falam que o Lula fez um bom governo economico, ele foi alavancado pelo grupo que pertencia.
Teria que analisar cada caso. O "liberal" brasileiro tem mania de atribuir essas diferenças de desempenho ao excesso de gastos públicos, como você fez nas entrelinhas quando sugeriu que estava animado para ver um ministro que privatizasse like a mothafucker! Quando não é isso, atribuem toda a cagada à corrupção.
Aí, você pega o desempenho de uma Coreia do Sul como exemplo. Os caras cresceram absurdamente com o Estado injetando dinheiro na economia e bancando as empresas bostas deles, até que elas virassem empresas de verdade. Olhe quantos presidentes da Coreia do Sul já foram presos por corrupção! Você acha que lá não teve dessas coisas?
As narrativas liberais são bonitas, mas são respostas erradas para o problema do País. Combater a corrupção é importante, mas isso tem algum efeito sobre o crescimento econômico? Difícil de demonstrar. A única coisa que você pode falar é que isso afasta investidor - o que pode não querer dizer muita coisa.
Sobre os Brics:
África do Sul vive da exportação de ouro, platina e diamantes, o que tá bem na fita; Rússia depende dos derivados de petróleo, o que vai muito mal; O negócio da Índia são as tecnologias de comunicação e informação, quer dizer, os caras estão fazendo certo; Já a China dispensa comentários, né? Diversificação absurda da economia! Os caras apostam em tudo!
E o Brasil? Faz o quê? Vende soja! Aí é foda, né?
|
Lelo Mig Membro
 |
# abr/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar
fgr
"Não tem como julgar a economia baseado em apenas um vetor."
Mano, não coloque tudo na mesma tijela.
O Plano Real foi projetado e executado para acabar com um monstro gigantesco, chamado INFLAÇÃO, que não permite que absolutamente nada na economia dê certo enquanto ele vive. Eu não sei sua idade, talvez você não tenha conhecido esse monstro, ou ele ficou tão distante que você acha, hoje, que galera exagera e foi apenas um "resfriadinho".
Pois bem, o plano real foi o único após centenas de tentativas durante décadas que deu certo. E durante dois mandatos de FHC, dois de Lulla e um da Dilma as coisas foram relativamente bem.
No último da Dilma, problemas ocorreram, a coisa deu uma desandada, Temer não fez nada e Bolsonaro até agora nada fez também... e AINDA assim nossa inflação esta baixa, porquê?
Porque nossa economia é estável, graças ao plano real.
Crescimento econômico, PIB, exportação, emprego e etc, são outra coisa, obtidas de outras maneiras e só são efetivas, sem inflação. Com inflação o País esta eternamente correndo atrás.
|
# abr/20
· votar
E o o "toma lá, dá cá", hein?
Abril, 2020: Bolsonaro oferece cargos a partidos em troca de sustentação no Congresso
Janeiro, 2020: Governo Bolsonaro bate recorde na liberação de emendas.
|
Drinho Veterano |
# abr/20
· votar
O problema é o seguinte...
Tá chovendo pedido de impeachment lá na câmara, se o bolinha aceitar, o que é bem provável, rezem para que o bolso saia na boa, só com o barulho natural da democracia, da mesma forma que foi com a Dilma.
Rezem mesmo, porque eu acho que vai ter sangue nisso aí, existe um fanatismo acima da média pelo bolso, não acho que ele esteja impopular como falam que está, o cara é brother de um monte de militar e não tá nem aí para o decoro com os outros poderes.
É meio preocupante isso aí.
|
LeandroP Moderador |
# abr/20
· votar
Drinho
O Bolsonaro tá cagando pra democracia, e sambando na cara das instituições. Mas, é um cagão! É aquele que grita pra caraleo, mas se garantindo no outro. Os fanáticos assustam, porque podem agredir as pessoas nas ruas, gratuitamente.
|
Lelo Mig Membro
 |
· votar
Drinho LeandroP
É o seguinte... (não posso garantir o que vou dizer, é apenas história de "ouvir atrás da porta").
Corre à boca miúda que Bolsonaro fez um acordo quando "saiu" do exército. Do tipo: Você sai, a gente encerra o processo (ele estava enfrentando um processo militar) e não o expulsamos! Ele aceitou. (Quem não lembra o porque Bolsonaro saiu do exército dá uma googleada).
Por causa disso, grande parte das forças armadas acha ele covarde e traidor. Não gostam dele. Ele se "acha" militar, mas a maioria dos milicos não gostam dele.
Ontem, segunda feira, dia 20 de abril, houve uma reunião com a cúpula das forças armadas e entre algumas pautas, mandaram um bilhete ao Bolsonaro, pedindo para ele "baixar o tom" e "remodelar o discurso".
MAS... há quem diga que na reunião ficou decidido que se ele não fizer isso, haverá um novo acordo: Renunciar. Eles têm uma nova moeda de troca para forçar o Bozo a aceitar o acordo. Assim Mourão assumiria, a imagem das forças armadas ficaria intocada e até com prestígio, até a próxima eleição.
E, por último, agora é opinião pessoal:
Os milicos não querem essa bucha. São outros tempos, não existem mais regimes militares no mundo (que eu lembre só a Tailândia e o Sudão). Não é mais bem visto, não haverá apoio.
E, mesmo que o milicos resolvessem intervir, este gado é tão burro, que não percebe que o primeiro a rodar é o Bozo. General algum aceitará ser comandado por um capitãozinho da reserva "expulso por insubordinação e traição".
|
fgr Veterano |
# abr/20
· votar
Lelo Mig Mas é tudo na mesma tijela. Não existe 1 fator que faça funcionar. Tudo é interligado. Vc fala do plano Real por exemplo mas parte do sucesso vem do impulso na industrialização principalmente internacional iniciada pelo Collor.
O que sustenta uma moeda é a economia e o que mantém a economia são todos esses vetores economicos.
Eu sei o q foi a inflação a questão é que eu não sei se vc sabe o que é? O que origina, o que agrava, o que piora.
Mas eu mandei o gráfico, achei interessante que ele não tenha dito nada a vcs.
|
fgr Veterano |
# abr/20
· votar
Drinho Cara não apresentarem prova que justifique a saída e ainda asim impicharem ele, o Mourão assume e chance de intervenção militar se eleva, Os parlamentares sabem disso e estão tentando a forma mais prática que é forçar o Bolsonaro a cometer alguma ilicitude. A ultima foi o Alcolumbre tentando força-lo a negociar a MP905 se não me engano.
Quem quer isso independente do resultado é o PT que faz coro pro impeachement a qualquer custo. Pro PT o melhor é o caos pois colocaria todo mundo no mesmo fundo do posso e eles teriam alguma chance.
Lelo Mig Existe essa história e que é verdade da saída dele das forças militares. Mas nao faz sentido a ala militar querer ocupar o lugar dele ou doutrina-lo uma vez que o Bolsonaro sempre jogou pro eleitorado dele. Nunca mudou a postura. Sempre foi o cara de fazer barulho e buscar inimigo.
O único sentido que pode fazer é o que disse acima. Ditadura e honestamente, não creio que chegariamos nisso.
|
Lelo Mig Membro
 |
· votar
fgr
"Eu mandei o gráfico, achei interessante que ele não tenha dito nada a vcs"
Cara eu falei somente na inflação porque era o único "alvo" do Plano Real... o resto seria apenas consequência.
Muitas coisas em economia, se faz hoje, para estourar amanhã... Um gráfico destes, analisado de forma leiga, dá um visão totalmente irreal da verdade. Parece que durante o governo militar foi uma maravilha, o chamado "milagre econômico", mas ele foi totalmente irreal e as custas de um preço que pagamos até hoje,
Se o PIB cresceu como nunca o salário dos trabalhadores amargou duas décadas de reajustes abaixo da inflação. O desenvolvimento da indústria, por outro lado, se deu à custa de muito endividamento público. A dívida externa brasileira cresceu em mais de 30 vezes.
Os mecanismos de fiscalização eram inexistentes ou estavam amordaçados, então não é porque tínhamos menos notícia de corrupção que havia menos corrupção. Essa ligação promíscua com empreiteiras cresceu absurdamente no período é só ver o tanto de obras faraônicas que os milicos largaram Brasil afora.
De fato, o PIB brasileiro cresceu muito durante o governo militar. No início do regime, o crescimento foi baixo para tentar conter a inflação que chegava a quase 100% ao ano.
Mas, a partir de 1968, a economia deslanchou. Inaugurava-se um período de cinco anos que ficou conhecido como "milagre econômico", quando o país cresceu a taxas elevadas e sem precedentes. Em 1973, no auge do "milagre", o PIB cresceu 14%.
Imagine se toda essa riqueza acumulada fosse dividida igualmente por toda a população brasileira? Só que não foi... a grande diferença social no Brasil começa aí. É só observar o fenômeno das favelas, que cresce assustadoramente, justamente, durante o governo militar.
Engraçado que muito liberal usa números dos governos militares, e desconsidera que eles criaram perto de 300 estatais e exerceram forte controle estatal na economia. Geraram muitos empregos ao abrirem para o mercado externo, mas como foi feito sem planejamento, esvaziaram as áreas rurais, incharam as cidades que cresceram com total descontrole e viraram estas merdas cheias de favelas que vemos hoje, além de o Brasil passar a importar alimentos que produzia. Em 1960, mais da metade da nossa população vivia no campo. Já no fim da ditadura, sete em cada dez brasileiros já moravam nas cidades.
A industrialização é uma boa coisa, o Brasil não precisaria ser um País agrícola como foi no passado, mas é preciso planejamento.
O salário mínimo caiu absurdamente em valores reais sendo reajustados abaixo e comidos pela inflação. Foram precisos 30 anos para recuperar o poder salarial dos mais pobres.
Poderia escrever 200 páginas para mostrar que este gráfico, não mostra nada além de que a "dívida pública" cresceu, e que isso, por si só, não significa muita coisa.
|
renatocaster Moderador
 |
# abr/20
· votar
Lelo Mig
MAS... há quem diga que na reunião ficou decidido que se ele não fizer isso, haverá um novo acordo: Renunciar. Eles têm uma nova moeda de troca para forçar o Bozo a aceitar o acordo. Assim Mourão assumiria, a imagem das forças armadas ficaria intocada e até com prestígio, até a próxima eleição.
Eu acho muito pouco provável a renúncia. Num cenário de saída prematura, ele vai preferir ser tirado de lá pra depois vir com discurso vitimista de que ele tentou consertar o país, mas que congresso e STF o impediram de lograr êxito.
|
renatocaster Moderador
 |
# abr/20
· votar
fgr
Cara não apresentarem prova que justifique a saída e ainda asim impicharem ele, o Mourão assume e chance de intervenção militar se eleva,
Eu acho que não, sinceramente eu não consigo ver hoje o menor tesão dos militares em quererem governar o país, ainda mais mediante uma intervenção.
|
JJJ Veterano
 |
# abr/20
· votar
Drinho rezem para que o bolso saia na boa, só com o barulho natural da democracia, da mesma forma que foi com a Dilma.
Olha aí... tá indo mais rápido do que eu imaginava... hehehe
|
fgr Veterano |
# abr/20
· votar
Lelo Mig Vou começar pelo fim.Poderia escrever 200 páginas para mostrar que este gráfico, não mostra nada além de que a "dívida pública" cresceu, e que isso, por si só, não significa muita coisa. Inflação, PIB, Dívida Interna, Dívida Externa e tantos outros fatores influênciam a economia e consequentemente na moeda. Não dá pra separar.
A grosso modo, inflação quer dizer o quanto seu dinheiro vale e qual o seu poder de compra. É só ver quais indices definem a inflação.
Se o Real está 3.5 x 1 frente ao dolar, a importação de insumos e materias-primas ficam mais caras e eleva o valor final dos nossos produtos. Resultado, aumento da inflação. Se vc imprime dinheiro como disse o Lula, vc vai poder pagar os R$600,00 pra todo mundo mas o valor da moeda cai. Mais dinheiro circulando internamente mas mais dinhieor precisando ser gasto pra importar. Resultado: Inflação.
Politica interna, política externa e o tal risco Brasil tem papel no aumento do dolar.
Plano Real é só um nome novo que deram. É um plano ECONOMICO que visa estabilizar isso tudo.
Entende como não dá pra falar de Plano Real sem falar em economia como um todo?
Brasil com o Lula cresceu! Cresceu sim principalmente no primeiro mandato. Só que cresceu menos do que seus colegas de grupo justamente pela política fraca dele.
A título de curiosidade, vale lembrar que China e Russia não são exemplos de democracia, né? kkk mas isso já é outra conversa
|
Drinho Veterano |
# abr/20
· votar
JJJ
Você gosta de me acusar de Bolsominion né Jow?
|
fgr Veterano |
# abr/20
· votar
Dilma não saiu de forma democrática não, tá. Não houve plebicito. Acho que ela saíria no plebicito sim mas é ingenuidade achar que houve democracia nesse episódio.
Dilma pedalou, algo comum de fazerem visto que o orçamento é aprovado no ano anterior e a não ser que seja mãe Diná, vc provavelmente vai gastar mais do que o orçado pro ano seguinte. Qual a manobra? Deixa de pagar as dívidas, se mantém no orçamento mas aumenta o juros da dívida. Na verdade, o problema da Dilma foi até além disso, ela de fato destinou verbas erradas e cagou muita coisa com o titio Lula.
Como isso é crime de responasibilidade, abriu-se o impeachement com os parlamentares e pronto. Quem impicha são os parlamentares, não o povo. Assim foi com o Collor tb. Caras pintadas e etc, balela, Collor saiu pq mexeu com a grana de quem tem grandes fortunas e mandam no País.
E antes que me chamem de PTralha ou eleitor do Collor, eu não voto no PT nem fudendo e era criança no governo Collor.
Outra coisa, a alguns meses, Alcolumbre e Maia tentaram forçar uma manobra pra que o Boslonaro tb fizesse a pedalada mas o Guedes contornou.
|
brunohardrocker Veterano |
# abr/20
· votar
Eu vou esperar mais alguns capítulos dessa novela.
- Mais uma crise entre Bolsonaro e congresso em virtude das manifestações e declarações - Reunião com Maia, Alcolumbre e cia. - Bolsonaro assistindo aquela live com o Roberto Jefferson - Carta dos governadores
Ainda há muita coisa que não saiu a limpo e ainda é cedo para qualquer conclusão.
Fato é que estamos no meio da pandemia e os únicos que estão levando os fatos a sério pertencem à classe médica.
|
Lelo Mig Membro
 |
# abr/20
· votar
brunohardrocker
"Ainda há muita coisa que não saiu a limpo e ainda é cedo para qualquer conclusão."
Parça, só uma coisa é certa hoje:
A raça humana é uma cria que deu errado. E o brasileiro, em particular, é um aborto que deu certo.
|
# abr/20
· votar
brunohardrocker Fato é que estamos no meio da pandemia e os únicos que estão levando os fatos a sério pertencem à classe médica.
Nem vem! Sai dessa, porra! É a direita que é anticiência!
Conseguiram politizar a discussão em torno da porra de um remédio!
|
# abr/20
· votar
entamoeba É a direita que é anticiência!
politizar a discussão em torno da porra de um remédio!
Foi a direita que politizou a discussão em torno do remédio ou você que acabou de politizar a anticiência?
|
# abr/20
· votar
Até porque a briga política aí, envolve pelo menos umas 5 personas da direita brasileira, umas contra as outras. A esquerda tá tentando entrar mas não consegue achar lugar.
|
Drinho Veterano |
# abr/20
· votar
É a direita que é anticiência!
Eu sou totalmente contra esse tipo de polarização que estamos vivendo.
|
JJJ Veterano
 |
# abr/20
· votar
Drinho Você gosta de me acusar de Bolsominion né Jow?
Pô, é o contrário!
|
makumbator Moderador
 |
# abr/20
· votar
Drinho
Jow
Chame o JJJ de Djei que ele não gosta e fica puto.
|
Drinho Veterano |
# abr/20
· votar
Chame o JJJ de Djei que ele não gosta e fica puto.
bom saber
|
Drinho Veterano |
# abr/20
· votar
Moro avalia pedir demissão.
|