Autor |
Mensagem |
alanis morre7 Membro Novato |
# fev/17
Faz um tempinho que estou procurando um bom livro de ficção nacional jovem, porque quase tudo que eu leio é em inglês e ando precisando passar ácido acético nas ferrugens linguísticas do meu querido portuga. Porém, o nível das coisas que encontrei por aí tem me deixado terrivelmente frustrada. Não vou citar nomes, afinal a vida de um escritor que tenta se estabelecer neste país de eleitores do Tiririca já deve ser difícil o suficiente, mas é sempre mais do mesmo: leio as primeiras páginas e bate um desânimo, daí folheio o resto e acabo deixando a leitura de lado. Tudo que comecei a ler até agora, sem exceção, se encaixa em uma das três categorias abaixo:
a) muito classe média, muito autoindulgente; b) complexo de SJW: um autor bem intencionado de classe média narra as penúrias do favelado, sem acrescentar qualquer elemento novo ao gênero; c) ficção científica feita nas coxas, cheia de fórmulas clonadas dos principais best sellers gringos.
Resumindo: é como mascar chiclete velho. Alguém aqui conhece alguma exceção? Estou à procura de algo novo, controverso e substancial. Não precisa ser nada tão rebuscado que seja necessário fazer um pós-doc antes de ler, mas a última coisa que eu espero quando pego um livro de ficção literária contemporânea é uma escrita completamente insípida e obsoleta. O assunto não importa realmente, o autor pode falar sobre um maldito jarro de flores em cima de uma porcaria de mesa velha, mas precisa fazer isso com o mínimo de originalidade e senso de estilo. Acho que não é pedir muito.
E se alguém quiser explicar por que cargas d’água a literatura brasileira parece estar confinada a uma minúscula redoma ideológica há pelo menos 10 anos, eu agradeço.
|
sallqantay Veterano |
# fev/17
· votar
"Epidemia Esquizofrênica Uma década muito louca em São Paulo" (JP Moraes.)
é meio autobiográfico, fora isso acho que está dentro de seus parâmetros
|
# fev/17
· votar
sallqantay
Obrigada.
|
dr. Rey Membro Novato |
# fev/17 · Editado por: dr. Rey
· votar
Agora me pegou.
O último livro de ficção brasileira que li foi "O auto da compadecida"... no colégio.
Não fossem os livros de direito, eu seria analfabeto funcional em português.
|
Insufferable Bear Membro |
# fev/17
· votar
O azul do filho morto do Marcelo Mirisola.
|
Jube Veterano |
# fev/17
· votar
alanis morre7 Não vou citar nomes, afinal a vida de um escritor que tenta se estabelecer neste país de eleitores do Tiririca já deve ser difícil o suficiente
Pois é minha cara, dei uma volta numa livraria neste fim de semana e os livros nacionais em destaque eram dois da kefera e outros de youtubers escrotos. Acabei nos internacionais.
|
st.efferding Membro |
# fev/17
· votar
Dada a minha ignorância no assunto e a sua precisão em definir o escopo do tema, já tentou verificar alguma boa tradução de livros estrangeiros, haja vista o objetivo citado (ando precisando passar ácido acético nas ferrugens linguísticas do meu querido portuga)?
|
One More Red Nightmare Veterano |
# fev/17
· votar
Procure algo da Adélia Prado.
|
Samá Samutte Membro Novato |
# fev/17
· votar
alanis morre7
Dê uma olhada nisto aqui: As crônicas de Olam.
|
sallqantay Veterano |
# fev/17
· votar
st.efferding
aí você abre o debate sobre tradutor ser autor. Tradução é arte?
boa sorte no debate
|
# fev/17
· votar
Samá Samutte Insufferable Bear
Obrigada. Anotei aqui e vou dar uma olhada depois.
|
# fev/17 · Editado por: alanis morre7
· votar
Se o tradutor não for um bom escritor, a tradução literária fica parecendo redação de pirralho da sexta série. Leia um clássico traduzido pela Clarice Lispector ou pelo Millôr Fernandes e depois compare com as traduções da Martin Claret. Não basta dominar o idioma, tem que ter muito feeling e talento também. Em compensação, os livros do Paulo Coelho são tão ruins, mas tão ruins, que as traduções costumam ser melhores que o trabalho original.
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# fev/17
· votar
A literatura é tão vasta. Porque se prender especificamente a literatura brasileira contemporânea? Já garimpou todo o resto?
|
Insufferable Bear Membro |
# fev/17
· votar
Wuju Wu Yi ando precisando passar ácido acético nas ferrugens linguísticas do meu querido portuga. Segunda linha.
|
# fev/17
· votar
Ainda não entendo como é preciso ater-se a literatura contemporânea brasileira.
|
# fev/17
· votar
Wuju Wu Yi
Tem coisas que só os seus conterrâneos e contemporâneos podem fazer por você.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# fev/17 · Editado por: Black Fire
· votar
Ninguém mais fala português no Brasil. Pra desenferrujar a língua pátria, recomendo a Antologia de Crônicas do Lima Barreto.
|
makumbator Moderador
|
# fev/17
· votar
alanis morre7
O último romance de ficção mais ou menos recente e escrito por brasileiro que li foi o "Diário do farol", do João Ubaldo Ribeiro (2002).
Mas não é inovador, obra-prima nem nada que o valha.
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# fev/17
· votar
Ninguém mais fala português no Brasil. Pra desenferrujar a língua pátria, recomendo a Antologia de Crônicas do Lima Barreto.
ou o português não é mais português, seu velho
Atualmente estou lendo o romance quincas borba, do machado de assis. Muito bacana, como tudo que eu li do machado. Nem sempre pela história em si mas pela maneira que o romance é escrito.
Um que eu leio de vez em vez é O Alienista, do Machado tb (sim, sou fanboy do machado). Leitura rápida e cômica, coisas inusitadas acontecem, e a obra é repleta de humor desses com taça de vinho e monóculo, com um fundinho de provocações filosóficas bem sutis.
|
# fev/17
· votar
alanis morre7
Lhe entendo. Tipo feijoada da boa ou pastel de feira.
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# fev/17
· votar
Ninguém mais fala português no Brasil.
Lhe entendo.
Verdade.
|
· votar
sallqantay
O livro que você recomendou parece ser bom. Você sabe me dizer se ele tem algum insight sociopolítico? Porque é incrível como os autores estão simplesmente se esquivando de tecer qualquer comentário sobre a vertiginosa montanha russa pela qual a sociedade brasileira tem passado nos últimos anos. Parece que os acontecimentos desta década só vão começar a ser purgados através da literatura daqui a uns 20 ou 30 anos, quando já não houver mais necessidade dessa redenção estética, quando todos finalmente tiverem o aval social para dizer as verdades que já deveriam ter sido ditas há muito tempo.
Eu sei que para entender o atual contexto brasileiro é melhor ler autores de não ficção, porém é através da ficção literária que eu consigo compreender todas partes envolvidas no processo de uma maneira tridimensional, o que me faz reavaliar preconceitos e ponderar sobre as consequências reais da aplicação das diferentes correntes ideológicas que existem, em vez de ficar restrita apenas ao aspecto teórico delas. E é o componente de ficção que torna a realidade mais palatável.
Outro dia fui ao teatro para assistir uma peça cujo nome nem lembro mais, e saí de lá estarrecida porque os atores fizeram piadas maliciosas com todos os políticos, mas espertamente esqueceram de citar o molusco e a Dilma. Existe uma espécie de pacto de silêncio na classe artística/literária, e alguém precisa urgentemente quebrá-lo.
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# fev/17
· votar
alanis morre7 esqueceram de citar o molusco e a Dilma. Existe uma espécie de pacto de silêncio na classe artística/literária, e alguém precisa urgentemente quebrá-lo.
tem aquele cara do bonézinho que fez um standup chamado políticamente incorreto, ele fala do sem dedo, da mãe do brasil, do sarney... tem no youtube, recomendo!
|
· votar
acabaramosnicks
Já li uns 7 do Machado, ele é o meu autor preferido. O cara era tão sarcástico, tão ousado, tão cara de pau e tão genial que conseguiu se manter jovem e relevante através dos tempos. Eu sempre acabo recorrendo a ele quando preciso refrescar as ideias, porque o sujeito era uma fonte inesgotável delas.
A parte que mais gostei no Alienista foi quando o médico decidiu pedir a mulher em casamento porque ela tinha a digestão perfeita, a vista excelente e a pressão normal. E porque o exame de urina dela era negativo para todas as doenças e ela não era muito atraente, portanto não poderia distraí-lo durante o trabalho. hahaha
Que bom que você também curte. =)
Black Fire
Do Lima Barreto eu só li Clara dos Anjos e Policarpo Quaresma. Ainda não conheço as crônicas. É uma boa dica, mas quero ver se acho algum contemporâneo interessante primeiro.
makumbator
Eu acho que tenho esse livro em algum lugar, mas não lembro de ter lido.
|
# fev/17
· votar
A parte que mais gostei no Alienista foi quando o médico decidiu pedir a mulher em casamento porque ela tinha a digestão perfeita, a vista excelente e a pressão normal. E porque o exame de urina dela era negativo para todas as doenças e ela não era muito atraente, portanto não poderia distraí-lo durante o trabalho. hahaha
uhahuahuauh
|
Wade Membro Novato |
# fev/17
· votar
Literatura é perda de tempo.
|
Joseph Conrad Membro Novato |
# fev/17
· votar
alanis morre7
Concordo em grande parte com o que postou. Não vejo grandes autores, exceto, talvez, a polaca autora da Casa das Sete Mulheres.
Mais mainstream, sem muita profundidade mas com boa dose de diversão - narrativa boa, lépida e com algum desenvolvimento de personagem - eu recomedaria o Luis Alfredo Garcia-Roza.
|
sallqantay Veterano |
# fev/17
· votar
alanis morre7
sei lá, são crônicas, dá para ler dessa forma que você quer
|
# fev/17
· votar
alanis morre7 traduções da Martin Claret.
Não faz muito sentido a crítica. Muitas das traduções que a Martin Claret utilizou são traduções clássicas roubadas de traduções clássicas e de alta qualidade,notadamente as do russo e muitas de clássicos gregos.
Por outro lado, autor famoso traduzindo costuma ser um desastre. Quintana traduziu (inclusive Joseph Conrad) e as traduções são sofríveis. Já a tradução de Machado de Assis de Trabalhadores do Mar é excelente.
|
# fev/17
· votar
alanis morre7 Para completar as indicações sobre Lima Barreto (que é melhor que Machado, imho), recomendo os Bruzundangas.
|