Pensamentos aleatórios sobre a introversão

Autor Mensagem
alanis morre7
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: alanis morre7


Existem estudos que relatam que a introversão pode ser observada até mesmo em bebês. No livro "Quiet, the power of introverts in a world that can't stop talking", a autora Susan Cain menciona um estudo que indica que bebês mais reativos às circunstâncias externas viram adultos introvertidos e que bebês menos reativos se transformam em adultos extrovertidos, pois em geral sentem-se mais confortáveis com novos ambientes, situações e pessoas. Eu acredito que essa é uma característica inerente e imutável, embora muitos introvertidos cedam à gigantesca pressão social para quebrar a própria bolha e suprimir esse aspecto supostamente negativo de sua personalidade.

Vocês já leram esse livro? Eu o considero importante porque ele nos incentiva a abraçar nossa introversão em vez de sufocá-la completamente, como Dale Carnegie e os discípulos dele fazem. E, ao contrário desses autores que escreveram verdadeiros manuais de manipulação social para psicopatas, o livro de Susan Cain possui um forte argumento respaldado por uma série de dados científicos que gritam um belo e sonoro "foda-se" para esse perfil bobo alegre, bajulador e falso que é tão valorizado na sociedade atualmente. Eu sempre fui um textbook case de introversão, e agora finalmente vou poder ficar por cima da carne seca e dizer para os papagaios do meu convívio que todo mundo idolatra o Steve Jobs, mas o Wozniak é que é o cara. É verdade que estou tão longe de ser um Wozniak quanto posso estar, porém sonhar é de graça.

Enfim, esses são alguns pensamentos noturnos sobre a introversão, e eu espero não me arrepender deste tópico na manha seguinte. Podem açoitar minhas ideias tranquilamente, como de costume, mas levem em consideração que já passa da meia-noite. E está escrito em algum lugar da constituição que todo mundo tem o direito de dizer besteiras depois da meia-noite.

Pergunta aos otistas: vocês se consideram extrovertidos ou introvertidos?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Sou ambivertido.

E, ao contrário desses autores que escreveram verdadeiros manuais de manipulação social para psicopatas

Hahaha. Gostei muito.

Eu vou talvez ler esse livro por causa dessa sua propaganda.

Tu poderia falar pra mim resumidamente qual posição a cain acredita que os introvertidos devem ter e qual a vantagem de ser introvertido de acordo com ela?

st.efferding
Membro
# fev/17
· votar


Sou introvertido, às vezes consigo disfarçar um pouco, mas no final das contas não me arrependo pois essa conduta ajuda a evitar que eu absorva gratuitamente os bostejamentos que as pessoas fazem aleatoriamente sobre assuntos que nada conhecem. #go_stoic_team

Complementando a leitura com outra, tô lendo esse e acredito que o cara introvertido possa atingir mais rápido o estado de concentração que precisa para desenvolver projetos e trabalhos significativos, uma vez que não tem essa tendência a se envolver em interações sociais tão facilmente quanto uma pessoa extrovertida. Isso obviamente não vale para um advogado ou CEO.

Jube
Veterano
# fev/17
· votar


alanis morre7
todo mundo idolatra o Steve Jobs, mas o Wozniak é que é o cara

Esse é o problema de ser introvertido. Você não precisa estar em "festas" o tempo inteiro, mas precisa ser esperto porque qualquer área em que você atuar na vida, vai precisar de interação social . As manipulações sociais para psicopatas podem ter sua utilidade.

David Vieri
Membro Novato
# fev/17
· votar


alanis morre7
Eu sempre fui um textbook case de introversão, e agora finalmente vou poder ficar por cima da carne seca e dizer para os papagaios do meu convívio que todo mundo idolatra o Steve Jobs, mas o Wozniak é que é o cara. É verdade que estou tão longe de ser um Wozniak quanto posso estar, porém sonhar é de graça.

hahahahahahha!

Pergunta aos otistas: vocês se consideram extrovertidos ou introvertidos?

introvertido por natureza, mas que desenvolveu razoavelmente habilidades sociais, pois quem me conheceu de uns 5 anos pra cá nunca diria que sou introvertido... a não ser que passe a ser muuuuuito próxima de mim.

alanis morre7
Sobre a questão: abraçar a introversão x buscar a extroversão (é assim que se fala?)

Eu particularmente acho que deve haver equilíbrio (como em tudo na vida).
Tipo, se a pessoa é introvertida por natureza e simplesmente abraçar 100% essa característica ela talvez leve uma vida muito solitária, até mesmo afastando pessoas que poderiam enriquecer a sua vida em vários sentidos.

Por outro lado, essa "falsidade" a que você se refere deve ser evitada. Você pode se esforçar para ser mais extrovertido, mais conversante, mais "light"... porém elogios, apertos de mão e amizades vazias e forçadas só levam a mais descontentamento e frustração no final das contas (sim, falo com propriedade, pois no começo achava que eu tinha que fazer tudo forçado)

Então em suma, vale a pena procurar expandir seus horizontes, mas de forma natural, sem perder a sua essência.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/17
· votar


aquela linha tênue entre o gênio introvertido e o social awkward.

E todos sabemos em qual categoria acreditamos estarmos.

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


vou lutar para incluir hipsterismo no DSM VI

me aguardem

Insufferable Bear
Membro
# fev/17
· votar


One More Red Nightmare
Eu sei que eu sou um gênio, é só que eu tenho preguiça e prefiro ver animes.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


David Vieri

Então. Comigo foi tudo muito parecido. É importante buscar balancear os polos de forma natural e funcional.

Por isso fiquei curioso já de antemão sobre qual posicionamento a autora crê que devemos adotar. A resposta a essa pergunta vai definir se o livro vai ser lido em brevê ou se vai para o final da fila. rs

st.efferding

Sou introvertido, às vezes consigo disfarçar um pouco, mas no final das contas não me arrependo pois essa conduta ajuda a evitar que eu absorva gratuitamente os bostejamentos que as pessoas fazem aleatoriamente sobre assuntos que nada conhecem.

da pra ir além, da pra ouvir quem sabe muito imune a sua autoridade, focando apenas na mensagem e avaliando-a isoladamente.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/17
· votar


Pela descrição parece livro de auto-ajuda pra nego que não tem amigo achar que é mais esperto que os outros.

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17
· votar


Black Fire

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/257392/p10#9152813

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/17
· votar


dr. Rey
Só lendo pra acreditar que o livro não cata um monte de dado tendencioso pra vender auto-ajuda como ciência. Mas não vou ler.

st.efferding
Membro
# fev/17
· votar


Wuju Wu Yi

Se a mensagem falada vier acompanhada de boas referências ou experimentações passadas, eu até ouço. Caso contrário é difícil interessar-me.

Black Fire

MATLAB >> amigos

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17
· votar


Black Fire

Bill Gates discorda de você.

Mas não vou ler.

https://www.youtube.com/watch?v=c0KYU2j0TM4

Fidel Castro
Veterano
# fev/17
· votar


Sou extrovertido

E caso não fosse, teria perdido n oportunidades, provavelmente estaria na controladoria (o paraíso dos introvertidos)

Não adianta saber as respostas para tudo e guardá-las consigo em um porão, as coisas só tem valor quando levadas a alguém e multiplicadas em sociedade

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/17
· votar


Nerds...

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/17
· votar


dr. Rey
Bill Gates discorda de você.

Problema dele.

Jube
Veterano
# fev/17
· votar


Pensando de modo comercial:

Introvertido é basicamente a mão de obra do extrovertido.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/17
· votar


Introvertido é basicamente a mão de obra do extrovertido.

Pisou na ferida de todos.

st.efferding
Membro
# fev/17
· votar


Pisou na minha ferida, mas eu concordo 100%. Não adianta produzir e não saber vender.

Gregório de Matos Guerra
Veterano
# fev/17
· votar


Sou de uma introspecção mórbida. Não recomendo.

dr. Rey
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: dr. Rey
· votar


Fidel Castro
E caso não fosse, teria perdido n oportunidades, provavelmente estaria na controladoria (o paraíso dos introvertidos).

Verdade. É impossível você ser um bom chefe sem ter um mínimo de carisma.

Uma vez, eu tive uma chefe introvert control freak: uma burocrata neurótica que usava óculos de bibliotecária, vinha de calça jeans para o trabalho, sentava-se com o pé em cima da cadeira e, quando lia alguma tese mais de vanguarda nas minhas petições, me perguntava: “você acha que isso aqui está certo mesmo?”. Foi um desastre.

Em menos de 2 meses, eu era fisicamente incapaz de seguir ordens dela. E, quando digo “fisicamente incapaz”, digo fisicamente mesmo: eu tentava, mas o meu inconsciente não reconhecia a autoridade dela, e eu me autossabotava o tempo inteiro. Fui transferido para outro departamento, para ver se alguém mais lá conseguia me gerenciar.

O melhor chefe que tive foi um extrovert social climber que gosta de ternos caqui e, ironicamente, tinha sido colega dela. O cara era falso como uma nota de 3 reais, mas sabia das coisas e me deixava fazer o que eu quisesse. Entregava os casos na minha mão e dizia apenas: “Use sua imaginação”. Nessa época, eu gostava mais de estar na empresa do que em casa.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


quando lia alguma tese mais de vanguarda nas minhas petições, me perguntava: “você acha que isso aqui está certo mesmo?”

Em menos de 2 meses, eu era fisicamente incapaz de seguir ordens dela.

eu tentava, mas o meu inconsciente não reconhecia a autoridade dela

-----

O melhor chefe que tive foi um extrovert social climber que gosta de ternos caqui

me deixava fazer o que eu quisesse. Entregava os casos na minha mão e dizia apenas: “Use sua imaginação”

Nessa época, eu gostava mais de estar na empresa do que em casa.

--------

Moral da história. Se quiser a cooperação de alguém, nunca passe perto da vaidade dessa pessoa. Ou ela ficara fisicamente incapaz de te obedecer.

Hahaha!

Para faze-la cooperar, faça-a se sentir especial.

Joseph Conrad
Membro Novato
# fev/17
· votar


Black Fire
Pela descrição parece livro de auto-ajuda pra nego que não tem amigo achar que é mais esperto que os outros.

Também achava isso. Li o livro e achei surpreendentemente bom dentro das limitações de um livro pop desses.

6,5/10

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/17 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


usava óculos de bibliotecária, vinha de calça jeans para o trabalho, sentava-se com o pé em cima da cadeira

Padrão Google.

Uma vez, eu tive uma chefe mas o meu inconsciente não reconhecia a autoridade dela

Isso é machismo.

john s mill
Membro
# fev/17
· votar


Pela descrição parece livro de auto-ajuda pra nego que não tem amigo achar que é mais esperto que os outros. (2)

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


Pela descrição parece livro de auto-ajuda pra nego que não tem amigo achar que é mais esperto que os outros.

Realmente, nego que confunde introversão com falta de amigos se beneficiaria mais lendo um dicionário do que este livro.

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


Joseph Conrad

7/10 até agora (ainda não terminei). Ela se arrasta um pouco em algumas partes.

alanis morre7
Membro Novato
# fev/17
· votar


Wuju Wu Yi
David Vieri

Estou ocupada agora. Depois volto para falar mais sobre o livro.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/17
· votar


A questão não é a diferença de significados, que de fato está bem estabelecida. O problema são as pessoas inclinadas ao autoengano, que frequentemente trocam a verdade por alguma racionalização mais agradável.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Pensamentos aleatórios sobre a introversão