John Lennox, o destruidor de ateus.

Autor Mensagem
Wade
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Wade
· votar


é notável a capacidade de duvidar do que não se existem motivos para duvidar, e acreditar em coisas que definitivamente não são possíveis de averiguar, e que também não se tem bons motivos para acreditar, como que essas religiões são mais antigas que o judaísmo, e que o mundo possui milhões de anos.

isso não passa nem perto de ser consenso histórico-científico. pelo contrário.


Boa sorte, makumba. Vai que tem olheiros da APAE visualizando o tópico e tu descola um emprego.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator

Sempre é possível relativizar qualquer coisa. Ainda mais esses assuntos pouco objetivos.

Costumam ser pouco objetivos. mas não é o caso.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


Wade
As crenças do Antigo Egito, da Mesopotâmia, os deuses sumérios (de onde, inclusive, o deus abraâmico chupou várias características)...

ué, mas é ao contrario, esses deuses são mais novos em relação ao deus judaico cristão
e se 'chuparam" caractersticas de alguem, foram eles

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar


Sem querer me meter nessa discussão de maluco, mas acho que vale a pena fazer algumas considerações.

A existência de religiões extra-abraâmicas é vista pelo cristianismo e pelo islã como evidências da existência de Deus, e não o contrário. A alma do homem teria uma espécie de conhecimento inato de sua própria condenação e busca evitá-la, da mesma forma que o homem primitivo sabia que iria morrer, ou que estava doente e tentava evitar isso utilizando conhecimentos rudimentares de medicina. Portanto, da mesma forma que a alquimia não invalida a ciência farmacêutica, rudimentos de religião não invalidam a religião verdadeira.
Esta posição pode ser verificada na Bíblia em Romanos 1 17-28, que esta explicado neste sermão do Pastor Augustus Nicodemus.Isto está muito bem explicado no primeiro volume dos livros Los Fundamentos de la Doctrina Islámica(só achei em castelhano em língua ocidental) do escritor iraniano Musavi Lari.

Sobre as semelhanças entre a concepção judaico-cristã e islâmica com as outras religiões, eu desconheço nos mitos das outras religiões a ideia de eternidade de Deus e que Deus cria o mundo a partir da inexistência, acho que o conceito que mais se assemelharia seria o dos peripateticos, que ainda assim criam em uma matéria fundamental, cuja existência não teria propriamente uma criação. Mas eu só conheço o pensamento deles por escritores cristãos e islâmicos, talvez alguém que tenha lido de fontes primárias possa esclarecer melhor as coisas.
Outra coisa que eu vejo um grande mal entendido é achar que o cristianismo surgiu por causa do medo da morte, ou coisa do tipo. Isso é uma descontextualização absurda. O cristianismo surgiu dentro da sociedade grega, em um ambiente em que a ressurreição da carne pregada pelos cristãos e que era vista como abjeta. Seria como condenar o homem a sua prisão eterna no corpo, os primeiros escritos anti-cristãos atacavam precisante a ressurreição.
Outra bobagem que eu vi escrita aqui é que a ideia do dilúvio e coisas do tipo seriam evidencias de que a Torá(e por consequência a Bíblia) seria uma cópia de religiões pré-existentes. Ora, se houve uma inundação de grandes proporções na antiguidade,me parece apenas natural que ela esteja presente nos mitos de todos os povos, não quer dizer que todos tenham pra ela uma explicação verdadeira. Mas dizer que ela não existiu e dar como prova o fato de estar ricamente documentada, ainda que nas formas rudimentares de documentação que existiam na antiguidade(incorporação simbólico-mágica, etc) me parece coisa de idiota.

john s mill
Membro
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi


ok

duas perguntas

voce por acaso sabe como a idade da terra foi determinada?

e nao, nao foi pela historia

e qual foi a metodologia usada pra dizer que ela tem sei la quantos anos voce diz ter?

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


Black Fire
você, que presumo eu, acredita que a bíblia esteja 100% correta, caso contrário não seria a palavra do Deus verdadeiro, como pode falar em religiões pré-existentes?

se o primeiro homem e a primeira mulher citados na bíblia foram criados pelo único Deus Verdadeiro Jeová, é meio óbvio que houve um tempo em que eles o adoraram, antes de pecar

você acha que isso não é considerado uma religião?
pq mesmo que vc não considere, a concepção do Deus judaico-cristão ainda seria mais antiga do que a dessas "religiões pré-existentes"

Insufferable Bear
Membro
# out/16
· votar


Que tipo de distúrbio psicológico pode fazer com que uma pessoa que não sabe nem a derivada de x² querer dar pitaco em ciência?

john s mill
Membro
# out/16
· votar


Insufferable Bear

verdade, cria uma lista de exercicios de calculo e manda pros moderadores pra resolucao dele servir de captcha quando alguem for postar essas coisas

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16 · Editado por: Black Fire
· votar


Marco Andriotti
Me refiro a religiões que existiam antes de ser estabelecido um culto em Israel e antes da revelação ser codificada no Pentateuco. Se isso não existisse Abraão não teria idolos pra quebrar.

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


Marco Andriotti
esses deuses são mais novos em relação ao deus judaico cristão

Não, não são. Você tem algum tipo de deficiência?

Rednef2
Veterano
# out/16
· votar


Jack Holland

Ta errado isso ai hein? Maioria dos ateus que estudei eram mais proselitistas do que os cristãos.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi
• Ele deve ser de natureza sobrenatural (pois criou o tempo e espaço).
• Ele deve ser onipotente (excessivamente poderoso).
• Ele deve ser eterno (auto-existente).
• Ele deve ser onipresente (pois criou o espaço e não é por ele limitado).
• Ele deve ser eterno e imutável (pois criou o tempo).
• Ele deve ser imaterial porque transcende o espaço físico.
• Ele deve ser pessoal (o impessoal não pode criar a personalidade).
• Ele deve ser infinito e singular porque não se pode ter dois infinitos.
• Ele deve ser diversificado e unificado ao mesmo tempo, uma vez que unidade e diversidade existem na natureza.
• Ele deve ser onisciente (supremamente inteligente). Apenas um ser cognitivo pode criar um outro ser cognitivo.
• Ele deve ter propósito pois deliberadamente criou tudo.
• Ele deve ser moral (não se pode ter uma lei moral sem o seu legislador).
• Ele deve ser cuidadoso (ou as leis morais não teriam sido dadas).



Seguindo essa linha de raciocínio não poderíamos imaginar que este mesmo Deus criou outros planetas muito antes da criação da Terra, e encheu de vida estes planetas? Não seria razoável pensar que ainda somos crianças diante do que poderia ter sido feito milhares da anos antes de nós? Que estamos colocando ainda a Terra como o centro do universo?

Não estou afirmando nada, apenas questionando.

Rednef2
Veterano
# out/16 · Editado por: Rednef2
· votar


Engraçado que a Biblia não nega a concepção de Deus antes de Abraão.
Já esqueceram de Melquisedeque? Enoque? Noé?

A existencia de povos monoteistas antes milhoes de anos antes do judaismo, é mais uma evidencia a favor da existencia de Deus do que o contrário.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


LeandroP

é uma possibilidade. mas não sabemos nada a esse respeito. o que sabemos é baseado na ciência e na bíblia. então até onde sabemos, é uma especulação sem verificações.

se este é o único universo criado por Deus, e se nós seres vivos do planeta terra somos os únicos seres além dos anjos que ele criou, eu diria que não sei, sou agnóstico em relação a isso.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


john s mill

eu fiquei sabendo que entre os cientistas existem controversas a respeito do carbono 14, que rochas desse século foram datadas como de milhões de anos atrás.

sou cético a respeito disso. não é a palavra de um ou outro cientista - ateu - que vai me fazer crer que o universo tem bilhões de anos. isso é tudo especulação científica.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


Wade
Marco Andriotti
esses deuses são mais novos em relação ao deus judaico cristão

Não, não são. Você tem algum tipo de deficiência?


no que vc se baseia para dizer que eles são mais antigos?
qual o ano aproximado de origem deles?
parece que quem tem alguma deficiencia é você

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi

Da bíblia sabemos apenas até a Gênese. A ciência foi muito mais além, e a arqueologia também tem demonstrado coisas que vão além do tempo bíblico. Acho que uma coisa completa a outra, e em alguns casos se contradizem. Mas o certo mesmo é o que você disse: "é uma possibilidade. mas não sabemos nada a esse respeito". Isso é ter a mente aberta ;)

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


LeandroP

A ciência foi muito mais além, e a arqueologia também tem demonstrado coisas que vão além do tempo bíblico. Acho que uma coisa completa a outra, e em alguns casos se contradizem.

Penso que não foram além não. Geralmente quando a ciência e arqueologia contradizem a bíblia, pouco tempo depois descobrem que não era do jeito que se disse antes, etc...

sempre tem controversas a respeito disso.

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


eu sei que o Scrut vai vir aqui dizer que tem alguma teoria matemática admitindo essa conta, mas ele é autista, e acha que o mundo real e a teoria matemática são a mesma coisa, portanto nós descartamos a opinião dele, até por uma questão metodológica, pra não ficarmos malucos também

close OT

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi
tempo depois descobrem que não era do jeito que se disse antes, etc..

Sim. A ciência muda suas opiniões baseada em novas evidências. A biblia não! Por mais que eu creia em muita coisa da bíblia, não consigo imaginar a serpente falando com o homem. E se falou, por que agora se calou? Se é uma mera alegoria, tantas outras coisas da bíblia também podem ser vista da mesma forma, alegórica.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


LeandroP

não, você não entendeu. o que eu disse foi que o que a ciência a princípio entrava em contradição com a bíblia, e mais tarde com novas descobertas, percebesse que estavam errados e a bíblia certa, e o motivo é que a bíblia pelo que podemos inferir, é de inspiração divina do Deus que criou todo este universo, então logicamente é a ciência que terá que acompanhar, que é o que vemos acontecendo. sobre a cobra, isso para nós é um milagre, porém muitas coisas que fazemos hoje são milagres para quem viveu a 1 milênio atrás. se tem relação com Deus, você não deve se surpreender. não é porque a gente não entende que não é verdade.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi
você não deve se surpreender. não é porque a gente não entende que não é verdade.

Concordo, mas uma cobra falar chega ser hilário. E por que uma cobra e não um macaco? rsrsrs Tipo nem dá pra imaginar uma cobra com cordas vocais rsrsrs Meio bizarro acreditar nisso de uma forma literal, entende?! Prefiro acreditar, e até mais fácil aceitar, que se tratou de uma figura de linguagem. A bíblia pode ter sido escrita por inspiração divina, mas é inegável a forte influência do homem. Ainda mais sabendo que ela foi escrita pela autoridade religiosa, a mesma autoridade que entregou Jesus à crucificação. Faltou inspiração divina pra essa turma aí, não?!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


LeandroP

eu te entendo. é como você disse, não sabemos.

Insufferable Bear
Membro
# out/16
· votar


eu sei que o Scrut vai vir aqui dizer que tem alguma teoria matemática admitindo essa conta, mas ele é autista, e acha que o mundo real e a teoria matemática são a mesma coisa, portanto nós descartamos a opinião dele, até por uma questão metodológica, pra não ficarmos malucos também

Nem tinha visto isso mas eu sempre fui a primeira pessoa a levantar objeções contra essa ideia. Eu sou um formalista intuicionista anti-platônico dos mais hardcores.
E infinito não tem significado matemático aplicável a todas as áreas, analise não padrão, teoria dos conjuntos e teoria da medida permitem 3 infinitos que nada tem a ver um com outro, só pra constar.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar


Insufferable Bear
Nem vem, posso prever seus movimentos, Kakaroto.

sallqantay
Veterano
# out/16 · Editado por: sallqantay
· votar


Eu sou um formalista intuicionista anti-platônico dos mais hardcores.

so badass (embora para mim o formalismo e o intuicionismo sejam correntes opostas)

renatocaster
Moderador
# out/16
· votar


Rednef2 no recinto, agora eu quero ver sangue!

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Insufferable Bear
Nem tinha visto isso mas eu sempre fui a primeira pessoa a levantar objeções contra essa ideia. Eu sou um formalista intuicionista anti-platônico dos mais hardcores.
E infinito não tem significado matemático aplicável a todas as áreas, analise não padrão, teoria dos conjuntos e teoria da medida permitem 3 infinitos que nada tem a ver um com outro, só pra constar.


É isso aí! Coloca moral nessa parada. Destrua os ateus e os crentes. Eles se merecem!

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


makumbator

sou intuicionista motha fucka, nem chega perto

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


sallqantay
sou intuicionista

Primeiro a ir pro paredón...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a John Lennox, o destruidor de ateus.