John Lennox, o destruidor de ateus.

Autor Mensagem
Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator
Só espero que as pessoas religiosas daqui não sejam daqueles chatos de galocha que ficam tentando converter os outros e enchendo o saco. Se forem como são aqui no fórum aí fudeu!! Hahahah! Chato não vai pro céu, e isso vale para todas as religiões.

eu não acredito que vou nem pro céu nem pro inferno hahahahahaha
mas deixa isso de lado senão começa outra discussão


o que acontece é que historicamente os ateus se consideram superiores aos que acreditam em Deus

Acho que isso vale para uma boa parcela de lado a lado.


sim, mas na internet em geral, seja aqui no forum, seja outros foruns, seja no facebook, em comentarios de youtube e tals, os ateus costumam fazer ojeriza aos cristãos

mas também tem muito cristão ou membro de qqr religião que possa achar algo do tipo

veja, eu sou cristão e portanto acredito tanto que Deus exista como que quem não acredita está errado, mas nem por isso me acho superior, visto que seriamos todos filhos do mesmo Deus, cada um com suas personalidades características, aptidões e trejeitos próprios

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


daimon blackfire
Tava pensando aqui. Se possivelmente deus(cristão) existe, então os outros deuses de outras religiões também existem, certo?

se vc assumir que o Deus cristão Jeová existe, segundo o que a bíblia diz, os outros deuses nada mais são do que os demônios que se rebelaram e deram a si todos os tipos de nomes: Odin, Zeus, Júpiter, e assim vai

agora se você acreditar na tradição nórdica, o maior de todos seria Odin enquanto os outros talvez nem existam, a não ser os outros deuses do panteão nórdico

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


ademais, falando nessas tradições romanas, gregas e nórdicas, é impossível não notar uma semelhança tão grande entre elas e o relato do dilúvio da Bíblia...

preciso pesquisar mais, mas acredito que toda essa tradição começou por causa desses anjos que se rebelaram e desceram à Terra para ter relações com as mulheres e tendo filhos híbridos, os nefilins.

o que se parece muito com a história dos semideuses gregos, romanos e nórdicos (lembrando que o relato bíblico é anterior a qualquer uma dessas crenças)

daimon blackfire
Membro Novato
# out/16
· votar


Pra mim, tipo, de forma geral, se um deus existe os outros também existem. Seria como dizer que o número 1 existe e o 2 não.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


daimon blackfire
se vc considera como "deus" qualquer criatura espiritual de poder superior ao humano, então com certeza

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


daimon blackfire

De uma olhada

O Deus Bíblico Cristão possui propriedades específicas compatíveis com um Design do Universo. Veja alguns:

• Ele deve ser de natureza sobrenatural (pois criou o tempo e espaço).
• Ele deve ser onipotente (excessivamente poderoso).
• Ele deve ser eterno (auto-existente).
• Ele deve ser onipresente (pois criou o espaço e não é por ele limitado).
• Ele deve ser eterno e imutável (pois criou o tempo).
• Ele deve ser imaterial porque transcende o espaço físico.
• Ele deve ser pessoal (o impessoal não pode criar a personalidade).
• Ele deve ser infinito e singular porque não se pode ter dois infinitos.
• Ele deve ser diversificado e unificado ao mesmo tempo, uma vez que unidade e diversidade existem na natureza.
• Ele deve ser onisciente (supremamente inteligente). Apenas um ser cognitivo pode criar um outro ser cognitivo.
• Ele deve ter propósito pois deliberadamente criou tudo.
• Ele deve ser moral (não se pode ter uma lei moral sem o seu legislador).
• Ele deve ser cuidadoso (ou as leis morais não teriam sido dadas).

Outros deuses inventados não possuem essas propriedades.

A teoria-M defendida por Hawking, e provavelmente por Dawkins e os demais ateus militantes como explicação para a origem do universo, possui propriedades que praticamente descrevem o Deus Judaico-Cristão. Você pode conferir no vídeo do Lennox.

Grande motivo que reforça que o Designer do Universo, muito provavelmente é o Deus Judaico-Cristão.

O Cristianismo é uma religião muito completa. Vivemos em seu molde, e possui profecias e previsões que se cumprem conforme passa o tempo. Podemos também prever resultados sociais de acordo com as informações bíblicas.

Então temos motivos para inferir que o Designer do Universo deve ser o Deus Judaico-Cristão.

No entanto não temos nenhum bom motivo para pensar que esse Designer é qualquer um dos deuses inventados, e ao contrário disso, a bíblia que é o livro que descreve o Deus que provavelmente é o verdadeiro, condena e alerta sobre esses outros deuses, descrevendo-os como ídolos ou demônios.

Lennox concorda com Dawkins quando diz que um deus que precisa ser criado é um delírio. fazendo alusão ao famoso argumento: se Deus criou o universo, quem criou Deus?

makumbator
Moderador
# out/16 · Editado por: makumbator
· votar


Wuju Wu Yi

Pra comparar melhor o deus judaico cristão é preciso levantar as características de tantos outros deuses quanto possível. É bem provável que várias delas também estejam presentes em outras divindades do passado e presente.

Acho que qualquer religião é em boa parte "completa" tendo em vista o local e período que surgiu. Parece-me que elas dão conta das sociedades a que estão ligadas e ao longo do tempo começam a ficar obsoletas pela concorrência de outras religiões mais novas ou externas, e que podem ser mais adequadas a novos tempos.

Talvez o ponto de desgate de Jeová e sua trupe esteja cada vez mais próximo. Pode ser que daqui a mil anos o cristianismo seja tão obsoleto quanto as demais religiões que surgiram e cairam ao longo do tempo.

O importante é que as religiões passam, mas a sociedade humana continua.

Hail satan!

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator
Pra comparar melhor o deus judaico cristão é preciso levantar as características de tantos outros deuses quanto possível. É bem provável que várias delas também estejam presentes em outras divindades do passado e presente.

uhmm, engraçado, porque existem muitos cultos a deuses pagãos que se extinguiram ao longo do tempo, enquanto que outras religiões muito presentes hoje como a dos muçulmanos, vieram a existir depois

a única divindade que se tem registros de adoração desde os primórdios e que continua forte até hoje é a do Deus judaico/cristão Jeová

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


makumbator

várias não é o suficiente, é necessário que todas elas estejam reunidas num único Ser, e até onde sabemos, apenas o Deus Judaico-Cristão reúne todas essas características.

a bíblia narra sobre os povos que seguiram adorando ídolos, ou seja, falsos deuses do passado, prevendo que todas elas iriam perecer, e que apenas quem cresse no Deus Verdadeiro, nosso Criador Eterno, se manteria.

O que vemos hoje? Vemos uma civilização remanescente crente do Deus Judaico-Cristão, que até onde podemos saber, seu culto existe desde que o mundo se iniciou. Coincidência?

Vemos também que conforme a sociedade se afasta dos valores e conjunto de crenças em torno desse Deus, podemos prever o fim dessa sociedade em poucas gerações. Mais uma coincidência? Já são duas.

Se a bíblia estiver correta, e eu acredito que está, sim, a civilização está se encaminhando para um fim. Nós teremos que esperar e ver.

Eu por não ser louco, ser temente e racional, vou me devotar ao Criador Eterno enquanto há tempo, e não vou pagar para ver.

E não posso deixar de comentar, que satan é uma existência amargurada, impotente, que cometeu o maior erro da história do universo, e que agora tenta descontar o seu recalque na humanidade. não existe nenhum motivo para exaltar essa figura, mesmo que de forma irônica.

Que Deus, que transcende este universo, nosso Eterno Criador, a maior existência a qual podemos inferir, o inimaginável, seja louvado!

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Marco Andriotti

Época de cristo não é nos primórdios. Isso foi ontem a tarde. Falo de dezenas de milhares de anos.

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi

Pra todas as religiões as outras são falsas com falsos deuses. Não há novidade nisso.

Satã foi obviamente uma piada de minha parte. Apesar que há uma vertente do satanismo que eleva o homem como a medida de tudo. Essa é mais interessante que o satanismo tradicional

st.efferding
Membro
# out/16
· votar


Só espero que as pessoas religiosas daqui não sejam daqueles chatos de galocha que ficam tentando converter os outros e enchendo o saco. Se forem como são aqui no fórum aí fudeu!! Hahahah! Chato não vai pro céu, e isso vale para todas as religiões.

Eu não tenho certeza se esse é o caso do fórum, o que vejo aqui é aquele proselitismo reativo passivo agressivo: nego fala mal dos elementos da fé cristã e o cristão reage dando aula da fé que só interessa a ele para o troll que o provocou, acrescido de um pouco de zomba e ironia da fé particular do troll.

conforme artigo 1 inciso iv da lei 777 "não levar a sério as interwebz"

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


makumbator

Mas o que estávamos tentando analisar, é qual é compatível com um Criador do Universo, e não o que elas tem de conteúdo interno.

Uma vez que apenas o Deus Judaico-Cristão supre todas as demandas, apenas a religião que o descreve deve ser levada em consideração. as restantes são por exclusão seletiva, de acordo com a proposta, descartáveis.

satan é previsto biblicamente como um ser que irá misturar verdades e mentiras a fim de nos causar confusão. então não é de se surpreender que o satanismo possua frases de impacto e ditados de sabedoria, misturados com ideologia destrutiva e obscura.

de qualquer maneira, se aquele que fez surgir todo o universo, Deus, o Criador, Eterno e Transcendence, me advertiu para ficar distante de tais conteúdos, porque eu ousaria sequer me aproximar deles?

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator

Marco Andriotti

Época de cristo não é nos primórdios. Isso foi ontem a tarde. Falo de dezenas de milhares de anos.


eu não to falando de Jesus, estou falando de Jeová, que já era adorado pelos judeus desde os primórdios, e que até hoje e adorado pelos Judeus e também pelos cristãos

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar



preciso pesquisar mais, mas acredito que toda essa tradição começou por causa desses anjos que se rebelaram e desceram à Terra para ter relações com as mulheres e tendo filhos híbridos, os nefilins.


Acho mais provável a hipótese de que cada povo recebeu um Profeta.

Quran FTW

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Marco Andriotti
eu não to falando de Jesus, estou falando de Jeová, que já era adorado pelos judeus desde os primórdios, e que até hoje e adorado pelos Judeus e também pelos cristãos

E eu estou falando de religiões muito mais antigas, e que se perderam no tempo (ainda do início do homem). Mas não nego a importância do eixo judaísmo, cristianismo e islamismo. Entretanto, mesmo essas religiões importantes podem ser passageiras, assim como as que sumiram ao longo dos milênios (e que foram importantes enquanto duraram).


Wuju Wu Yi
Uma vez que apenas o Deus Judaico-Cristão supre todas as demandas

Todas as demandas segundo quem? As demandas que você considera importantes, em outras civilizações e períodos de tempo podem ser inúteis, obsoletas e até indesejadas. Não temos como saber como será a civilização humana daqui 10 mil anos (por exemplo).

Deus, o Criador, Eterno e Transcendence, me advertiu para ficar distante de tais conteúdos, porque eu ousaria sequer me aproximar deles?

Aí volta aquela conversa que a gente já teve aqui: quem te garante que o que você enxerga como deus não seja satã travestido? Hahahah! Nunca se sabe!!

st.efferding
conforme artigo 1 inciso iv da lei 777 "não levar a sério as interwebz"

Sigo esse artigo legal como mote de minha vida na internet.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar


• Ele deve ser de natureza sobrenatural (pois criou o tempo e espaço).
• Ele deve ser onipotente (excessivamente poderoso).
• Ele deve ser eterno (auto-existente).
• Ele deve ser onipresente (pois criou o espaço e não é por ele limitado).
• Ele deve ser eterno e imutável (pois criou o tempo).
• Ele deve ser imaterial porque transcende o espaço físico.
• Ele deve ser pessoal (o impessoal não pode criar a personalidade).
• Ele deve ser infinito e singular porque não se pode ter dois infinitos.
• Ele deve ser diversificado e unificado ao mesmo tempo, uma vez que unidade e diversidade existem na natureza.
• Ele deve ser onisciente (supremamente inteligente). Apenas um ser cognitivo pode criar um outro ser cognitivo.
• Ele deve ter propósito pois deliberadamente criou tudo.
• Ele deve ser moral (não se pode ter uma lei moral sem o seu legislador).
• Ele deve ser cuidadoso (ou as leis morais não teriam sido dadas).


É importante frisar que metade dessas coisas foram kibadas de Avicena ( vide o conceito de Ser Necessário e Ser Possível em A Origem e o Retorno), o resto é só não faz sentido.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar


daimon blackfire

Pra mim, tipo, de forma geral, se um deus existe os outros também existem. Seria como dizer que o número 1 existe e o 2 não.


Na verdade essa analogia não é a mais apropriada, se nós admitimos a existência de um ser não limitado pelo espaço-tempo (perceba que isso já o coloca acima de qualquer tipo de categoria que poderíamos utilizar para defini-lo), cuja existência é causa necessária e suficiente da existência de todos os outros seres, enquanto ele próprio é necessário apenas por si mesmo, supor que possam existir outros seres equivalentes, que também compartilhariam as características desse ser é como se nós disséssemos que o número de deuses é igual a infinito + x (eu sei que o Scrut vai vir aqui dizer que tem alguma teoria matemática admitindo essa conta, mas ele é autista, e acha que o mundo real e a teoria matemática são a mesma coisa, portanto nós descartamos a opinião dele, até por uma questão metodológica, pra não ficarmos malucos também).

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator

queria respeitosamente perguntar makumbator, se você não consegue manter o eixo da conversa?

foi perceptível pelo meu post, que não me refiro a demandas subjetivas culturais e pessoais, e sim as demandas objetivas que postei acima, que caracterizam um Designer do Universo, dando seguimento a ideia de que o Universo tem como princípio lógico um Criador.

Aí volta aquela conversa que a gente já teve aqui: quem te garante que o que você enxerga como deus não seja satã travestido? Hahahah! Nunca se sabe!!

a bíblia é a mídia sagrada do Deus Judaico-Cristão, que até onde podemos inferir, é o Deus que Criou o Universo. É através dela que somos advertidos sobre satanás, e através dela que somos apresentados a essa figura.

então não existem motivos para sua afirmação ser levada em consideração.

Black Fire

É importante frisar que metade dessas coisas foram kibadas de Avicena ( vide o conceito de Ser Necessário e Ser Possível em A Origem e o Retorno), o resto é só não faz sentido.

explique porque não faz sentido na Sua perspectiva.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator
E quais são essas religiões muito mais antigas?
A humanidade, segundo a bíblia, existe há cerca de 6mil anos, e no caso o primeiro casal humano Adão e Eva adoravam a Jeová

Mas assumindo q a bíblia estaria errada, qual seriam essas outras religioes, mais antigas que a judaica?

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


E quais são essas religiões muito mais antigas?
A humanidade, segundo a bíblia, existe há cerca de 6mil anos, e no caso o primeiro casal humano Adão e Eva adoravam a Jeová

Mas assumindo q a bíblia estaria errada, qual seriam essas outras religioes, mais antigas que a judaica?


HAHAHAHAHA. Isso não pode ser sério.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


Wade
Me dê um exemplo de pelo menos 1 religião mais antiga
Caso contrário vc está apenas trollando like a Hurricane level 6

makumbator
Moderador
# out/16 · Editado por: makumbator
· votar


Wuju Wu Yi

As suas demandas objetivas não me parecem tão objetivas.

Marco Andriotti

Bem, é óbvio que quanto ao surgimento do homem a bíblia está absolutamente errada. As religiões a que me referi são aquelas dos períodos pré históricos (como o totemismo e a adoração a certos animais), muito antes de qualquer uma das religiões existentes.

john s mill
Membro
# out/16
· votar


Me dê um exemplo de pelo menos 1 religião mais antiga

tem só algumas dezenas

https://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_religion

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


Marco Andriotti

As crenças do Antigo Egito, da Mesopotâmia, os deuses sumérios (de onde, inclusive, o deus abraâmico chupou várias características)...

Como a sua intenção era tentar "provar o deus mais antigo", podemos ir até mais longe. As primeiras manifestações de culto a divindades vem dos tempos do homem de neandertal.

Quer uma religião estruturada? Hinduismo, Zoroatrismo...

Deixa de ser ignorante. O Judaismo é apenas uma das religiões MONOTEÍSTAS mais antigas. Já se cultuava deuses milênios e milênios antes.

E as características de seu deus e de muitas histórias contadas no antigo testamento são simplesmente chupadas de histórias de crenças anteriores. Como o dilúvio, Noé e sua arca, que nada mais é que um remake de mitos sumérios.

makumbator
Moderador
# out/16 · Editado por: makumbator
· votar


Wade

Claro. Uma religião chupa da outra. Os caras acham que a deles é o hit mais criativo do pedaço, mas se rolasse um processo de plágio muita gente teria que ser ressarcida! Hahaha!

Tem que estar trollando muito pra afirmar que jeová é o deus mais antigo. Caboclo surgiu ontem de manhã e querem que ele pareça mais velho que deuses de tempos realmente imemoriais.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


makumbator

a gente precisa se atear ao foco do tópico, que é o John Lennox. no vídeo ele mostra que é necessário haver um criador para o universo, e que tudo aponta para tal. no link que postei, você também pode dar uma conferida. a ideia do universo se auto-criando ou sendo eterno, no primeiro caso é auto contraditório, e no segundo caso, a ciência aponta para o contrário. então o universo foi criado, podemos considerar um fato.

agora como ele foi criado? os cientistas estão chegando ao consenso da teoria-m, que unifica varias teorias, que como já repeti algumas vezes, parafraseado Lennonx, ela possui propriedades que descrevem a Deus como o conhecemos.

É objetiva o bastante para você, a teoria-m?

você está relativizando o que não é possível relativizar colega. estou achando que você está cumprindo papel de advogado do diabo.

é uma piada. espero..

Wade
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator

É simplesmente inacreditável que vejo crentes defendendo até a originalidade e pioneirismo do CRISTIANISMO, que é um bebezinho.

É muito dano cerebral.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


As crenças do Antigo Egito, da Mesopotâmia, os deuses sumérios (de onde, inclusive, o deus abraâmico chupou várias características)...

https://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_religion

é notável a capacidade de duvidar do que não se existem motivos para duvidar, e acreditar em coisas que definitivamente não são possíveis de averiguar, e que também não se tem bons motivos para acreditar, como que essas religiões são mais antigas que o judaísmo, e que o mundo possui milhões de anos.

isso não passa nem perto de ser consenso histórico-científico. pelo contrário.

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Wuju Wu Yi
O foco era realmente o vídeo do Lennox, mas seu tópico foi sequestrado há muito tempo. Ainda não assisti completamente (só o comecinho). Depois eu vejo.

Sempre é possível relativizar qualquer coisa. Ainda mais esses assuntos pouco objetivos.

O papel de advogado do diabo é sempre salutar e importante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a John Lennox, o destruidor de ateus.