John Lennox, o destruidor de ateus.

Autor Mensagem
Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


LeandroP
Por isso mesmo! Por que então Ele mesmo não exterminou o povo que tinha uma terra farta e próspera mas não a merecia, e o homem teve que fazer o trabalho sujo?

Me parece que a terra foi tomada de assalto mesmo. E que tempos depois foi dominada outras vezes, pagando quase na mesma moeda (firam mantidos vivos pelo inimigo).


e porque então a bíblia citaria tantos outros casos em que a nação de Israel foi assolada em batalhas, porque justamente não obedeceram a Jeová
qual a conveniência disso? (de se exemplificar o quanto a nação e era dependente de Jeová e sem Ele não era capaz de ganhar uma batalha sequer)

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


enfim, me parece que o Deus que você crê, não é o mesmo que o da Bíblia, no final das contas, estou correto?

porque se você nao acredita no que a bíblia diz e nao acredita na justiça e no amor desse Deus, acho que é inutil falar de bíblia e de Jeová com você


Depende do Deus da bíblia, porque nela eu vejo um Deus diferente do outro. O Deus do amor se vê mais claramente no Novo Testamento, materializado na figura de Jesus.

Falar de Jeová comigo é inútil mesmo. Jeová na minha opinião não é Deus, senão alguma entidade que se agradava do cheiro de churrasco (sacrifícios com animais inocentes), uma entidade vaidosa e com inúmeros atributos humanos. Seria como falar com você sobre o Deus de Spinoza, onde percebo muito mais amor e justiça, muito mais parecido que o Deus apresentado por Jesus.

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Marco Andriotti
qual a conveniência disso?

Para assustar o povo de Israel e fazê-los obedecer.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


LeandroP
Se Jeová não é Deus, mas Jesus É, você está fazendo a maior miscelânia que eu já vi algum cristão fazer

o próprio Jesus cita o velho testamento no novo testamento (principalmente trechos que mencionam Jeová)

e agora, Jesus estava citando uma bíblia falsa ou um Deus falso?

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


makumbator
Marco Andriotti
qual a conveniência disso?

Para assustar o povo de Israel e fazê-los obedecer.


mas se foram eles mesmos que escreveram a bíblia, estavam tentando assustar a si mesmos??

tá vendo como não faz sentido, tão fazendo uma miscelânia tremenda

makumbator
Moderador
# out/16 · Editado por: makumbator
· votar


Marco Andriotti
mas se foram eles mesmos que escreveram a bíblia estavam tentando assustar a si mesmos??

O povo todo que escreveu? Foi uma obra a milhares de mãos? Acho que não. Há sempre líderes, e líderes gostam de obediência. Provavelmente quase a totalidade da população devia ser analfabeta.

É como dizer que nossa constituição foi escrita pelo povo brasileiro. Não, não foi. Fica bonito de se dizer, mas não é realmente verdade.

LeandroP
Moderador
# out/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Marco Andriotti
Se Jeová não é Deus, mas Jesus É, você está fazendo a maior miscelânia que eu já vi algum cristão fazer

Aonde eu disse que Jesus é Deus? Tá ficando doido? °,°

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Me recordei de um trecho de uma música:

Que belíssimas cenas de destruição
Não teremos mais problemas
Com a superpopulação
Veja que uniforme lindo fizemos pra você
E lembre-se sempre que Deus está
Do lado de quem vai vencer


Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator
Provavelmente quase a totalidade da população devia ser analfabeta.

isso é uma grande besteira


agora ok, foi escrita por homens, como sabiam desde aquela época que a Terra é redonda e suspensa sobre o nada (coisa que até as epocas do 'descobrimento' do Brasil não se sabia)? Ou então que Ciro invadiria Babilônia 200 anos antes de ele mesmo existir?


LeandroP
Depende do Deus da bíblia, porque nela eu vejo um Deus diferente do outro. O Deus do amor se vê mais claramente no Novo Testamento, materializado na figura de Jesus.

já esqueceu de ter escrito isso?

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


LeandroP
Me recordei de um trecho de uma música:

Que belíssimas cenas de destruição
Não teremos mais problemas
Com a superpopulação
Veja que uniforme lindo fizemos pra você
E lembre-se sempre que Deus está
Do lado de quem vai vencer


você certamente nao leu o link que te mandei né?

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


LeandroP

Fiquei com inveja de sua citação. Aqui outra:

And when you kill a man, you're a murderer
Kill many, and you're a conqueror
Kill them all...Ooh...Oh you're a god!


Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator
Kill em all
bom album do Metallica

makumbator
Moderador
# out/16 · Editado por: makumbator
· votar


Marco Andriotti
isso é uma grande besteira

Eles eram todos alfabetizados? Aposto uma mariola que não eram.

como sabiam desde aquela época que a Terra é redonda e suspensa sobre o nada

A terra não é redonda, e não está suspensa sobre o nada. Os caras estavam mesmo por fora.

LeandroP
Depende do Deus da bíblia, porque nela eu vejo um Deus diferente do outro. O Deus do amor se vê mais claramente no Novo Testamento, materializado na figura de Jesus.

O referido trecho não leva a concluir que o Leandro acredita que Jesus é deus. Mas sim que para ele o deus do amor aparece de maneira materializada (metaforicamente) na figura de Jesus (ou seja, Jesus seria um reflexo desse deus de amor, em oposição ao Jeová de ódio). Você está concluindo errado.

LeandroP
Moderador
# out/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Marco Andriotti

Cara, não deixei claro o que eu quis dizer. Não foi apenas um homem que escreveu sobre Deus, nem mesmo Jesus escreveu alguma coisa (não temos isso, infelizmente). Em cada livro podemos ver um Deus furioso e outro um deus mais complacente. Jesus apresentou Deus de uma outra forma, isso que eu quis dizer. E de qualquer maneira Deus não tem nome. Quando questionado sobre o seu nome ele disse: Eu Sou o que Sou! O nome dele não é "Eu Sou o que Sou" ou em sua tradução: "Jeová". Se Deus é Jeová, Moisés é o padrinho.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


makumbator
O referido trecho não leva a concluir que o Leandro acredita que Jesus é deus. Mas sim que para ele o deus do amor aparece de maneira materializada (metaforicamente) na figura de Jesus (ou seja, Jesus seria um reflexo desse deus de amor, em oposição ao Jeová de ódio).

Exatamente isso! Você sintetizou exatamente o que eu tentei dizer. Valeu!

LeandroP
Moderador
# out/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Deus segundo Spinoza

“Pára de ficar rezando e batendo o peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida.
Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.
Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.
Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.
Pára de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau. O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria.
Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.
Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho… Não me encontrarás em nenhum livro! Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?
Pára de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.
Pára de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz… Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio.
Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti?
Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez?
Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade?
Que tipo de Deus pode fazer isso?
Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.
Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti.
A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.
Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso.
Esta vida é o único que há aqui e agora, e o único que precisas.
Eu te fiz absolutamente livre.
Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.
Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho.
Vive como se não o houvesse.
Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir.
Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei. E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não.
Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste… Do que mais gostaste? O que aprendeste?
Pára de crer em mim – crer é supor, adivinhar, imaginar.
Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti.
Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.
Pára de louvar-me!
Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam.
Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo.
Te sentes olhado, surpreendido?… Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.
Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim.
A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas.
Para que precisas de mais milagres?
Para que tantas explicações?
Não me procures fora!
Não me acharás.
Procura-me dentro… aí é que estou, batendo em ti.

Insufferable Bear
Membro
# out/16
· votar


a Terra é redonda e suspensa sobre o nada (coisa que até as epocas do 'descobrimento' do Brasil não se sabia)?
Na verdade já sabiam disso na Grécia antiga.

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Insufferable Bear
Na verdade já sabiam disso na Grécia antiga.

E ela nem é realmente redonda. Mas dá pra dar um desconto nessa.

Adler3x3
Veterano
# out/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


O termo pagão é mal aplicado pelos ditos estudiosos da bíblia.
Pagãos eram os antigos romanos do interior que não seguiam o credo Cristão.
O Termo não se aplica nos tempos de Israel, pois o Cristianismo só virou a religião principal de Roma séculos depois.
Podem pesquisar e estudar a respeito.
Infelizmente hoje em dia os Cristãos usam este termo ou expressão para designar a pessoa que segue outra religião.
Não tem nada a haver, um outro grosseiro erro das mais diversas traduções.

Tem que considerar que a Bíblia não é somente um escrito religioso, é também um registro da história dos hebreus contada por eles mesmos.
E em muitos livros isto esta misturado.
Todos os escritos foram feitos por homens isto é bem evidente, retratam a situação dos costumes daquela época, em que por exemplo a escravidão era considerada uma coisa normal.
As críticas que são feitas, são feitas não no sentido de desacreditar as Religiões baseadas nestas ditas sagradas escrituras, mas sim em fazer um alerta, de que isto não é sagrado, pois se assim fosse aceito, a qualquer momento, numa decaída da civilização alguém poderia querer fazer muitos dos velhos e odiosos costumes da bíblia voltarem a ser de uso comum.
Os fanáticos islâmicos também pensam assim,
A escravidão só foi abolida e sufocada com a intervenção do homem de acordo com a evolução do pensamento humano, e mesmo assim já decorrido um bom tempo, ainda existem lugares do mundo que tem esta prática odiosa.
Na Bíblia tem até textos que ensinam como maltratar escravos,

E a terra prometida tinha dono, e todos os massacres relatados não tem nada de sagrado não, este é o maior absurdo.
Isto foi usado pela religião para justificar os massacres, e a matança em nome de Deus.
Bem típico daqueles tempos das guerras santas.

Por isto e muito mais é que temos que fazer o alerta, isto não é sagrado, o velho testamento não deveria fazer parte da nova religião.
Foi usado porque a nova religião tinha que ter textos sobre a origem do universo e dos homens, como não tinham como inventar aproveitaram os textos do velho testamento, e assimilaram e depois criaram falsas relações entre as velhas escrituras e inventaram os termos velho e novo testamento.
Mas no cristianismo em si o que importa é a mensagem de Jesus, contida no novo testamento, este sim bem menos falho.
Bem dizer os Cristãos e Muçulmanos se apropriaram das velhas escrituras, assim como o fizeram antes os próprios hebreus que colocaram nos suas escrituras, textos de outras civilizações mais antigas, as verdadeiras origens dos mitos e lendas.

Os próprios padres da Igreja sabiam disto, e por isto o acesso as escrituras não era uma prática comum, eles montavam livretos com o sumo dos ensinamentos, os famosos catecismos, e assim surgiu a teologia, e de uma certa forma a mensagem de Jesus foi propagada.
Só muito depois com o surgimento da imprensa e com a reforma religiosa iniciada por Lutero ajudou a divulgar melhor os textos das antigas escrituras.
Não sei quem cunhou a expressão de palavra de Deus e das "sagradas escrituras, mas foram feitas muitas manipulações, só não percebe e não enxerga isto quem não quer, ou porque esta cego, e segue a fé dos outros a fé cega.

Adler3x3
Veterano
# out/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


A terra com forma arredondada

Tem um livro Romano do tempo do império "Sommium Scipion", que retrata o General Scipio, o que derrotou e destruí Cartago, onde é descrita uma visão de Scipio, que pertence a uma sociedade africana, uma espécie de fraternidade, onde na visão dele fica bem claro que a terra é redonda e descreve inclusive os outros continentes, assim como faz inúmeras referências de Astronomia.
Se não me engano Mozart fez uma peça musical sobre o tema.

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Adler3x3
Se não me engano Mozart fez uma peça musical sobre o tema.

Exato. É a serenata dramática (em ato único) "o Sonho de Scipio", K 126

Aqui a abertura:

https://www.youtube.com/watch?v=zB8MzJbGd9s

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


LeandroP
Quando questionado sobre o seu nome ele disse: Eu Sou o que Sou! O nome dele não é "Eu Sou o que Sou" ou em sua tradução: "Jeová". Se Deus é Jeová, Moisés é o padrinho.


Depois dessa eu desisto...

quantas vezes na bíblia está a citação: "Eu sou Jeová, o seu Deus"

provavelmente na sua bíblia deve estar "SENHOR" pq essas bíblias sim assassinaram o nome Dele, e aí produzem pessoas como vc, que dizem que Deus não tem nome...

Obs: quando falo de Deus, sempre me refiro ao Deus Judaico-Cristão, que é o Deus em que acredito e o tópico principal desta conversa

daimon blackfire
Membro Novato
# out/16
· votar


Os tradutores tavam com preguiça e botaram Jeová. Nada mais comum nesse mundão véio.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/16
· votar


Adler3x3
Por isto e muito mais é que temos que fazer o alerta, isto não é sagrado, o velho testamento não deveria fazer parte da nova religião.

E jogar fora os livros de Salmos, Samuel e Daniel?
Se tá ligado que tem muitas coisas lá que não foram apenas adaptadas pro cristianismo, mas que também sustentam a própria fé cristã, né?!

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


Viciado em Guarana
E jogar fora os livros de Salmos, Samuel e Daniel?
Se tá ligado que tem muitas coisas lá que não foram apenas adaptadas pro cristianismo, mas que também sustentam a própria fé cristã, né?!


não só esses livros, como TODOS os livros do velho testamento tem sua vital importância... só lamento pelas pessoas que "acreditam" em parte da bíblia

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


a Terra é redonda e suspensa sobre o nada

a terra é um geoide em órbita reta sobre um espaço curvo em um universo recheado de matéria e energia escura

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


num êxtase coletivo

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16 · Editado por: Black Fire
· votar


Os cara tentam provar que o cristianismo é uma cópia de outras religiões e filosofias, mas não conhecem nem os estoicos, muito menos Fílon de Alexandria. Os caras querem defender o cristianismo, usando como prova o fato de a Bíblia indicar a terra redonda, o que, supostamente seria desconhecido pelos Europeus à época dos descobrimentos, entre outros absurdos.

Eu sugiro que esse tópico seja fechado pelo baixíssimo nível de cultura geral dos debatedores. E todos se ocupem de ler Sêneca, ao invés de ficar passando vergonha na internet.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


Black Fire
E todos se ocupem de ler Sêneca,

Só se Sêneca for o nome de um dos 34 livros

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar


Vou numerar 34 livros então.

1) A History of Christian Thought - Paul Tillich
2) Sobre a Encarnação do Verbo - Atanásio de Alexandria
3) O Livre Arbítrio - Santo Agostinho
4, 5, 6, 7) Os quatro primeiros livros da coletânea de escritos do Padre Florovsky
8) The Origins of Christian Mystical Tradition - Andrew Louth
9) Principles of Biblical Interpretation - Louis Berkhof
10) The Garden of The Truth - Hossein Nasr
11) Shaking of The Foundations - Paul Tillich
12) Institutas - João Calvino
13) Tratado sobre a Clemência - Seneca
14) Kernel of the Kernel - Allamah Tatatabai
15) Do Cativeiro Babilônico da Igreja - Lutero
16) Guia dos Perplexos - Maimonides
17) Fear of Knowledge - Against Relativism and Constructivism - Paul Boghossian
18) Crepúsculo dos Ídolos - Nietzsche
19) A Cambridge Companion to Martin Luther - Vários Autores
20) Comentário de Romanos/I Coríntios - João Calvino
21) Deus e O Estado - Bakunin
22) Knowledge and The Sacred - Hossein Nasr
23) História da Origem e do Estabelecimento da Inquisição em Portugal - Alexandre Herculano
24) The Total Depraty of Man - Arthur Pink
25) Images of The Divine - Ambrosios Giakalis
26) Exposição da Fé Ortodoxa - João Damasceno
27) Deus, um Delírio - Richard Dawkins
28) The Ethics of Abortion - Christopher Kaczor
29) Inner Dimensions of Islamic Worship - Imam al Ghazali
30) A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado - Engels
31) Beauty - Roger Scruton
32) The Diary of David Brainerd - Jonathan Edwards
33) Crime e Castigo - Dostoiévski
34) The Orations (pelo menos as cinco teológicas) - Gregório de Nazianzo

Pronto. Uma biografia básica, mas bem básica mesmo, pra quem quer discutir monoteísmo, religião, ateísmo, etc, sem ficar bostejando. Poupei vcs de anos de garimpo pra achar obras boas e lhes indiquei um ano de leitura. Agora vão estudar e parem de se humilhar publicamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a John Lennox, o destruidor de ateus.