John Lennox, o destruidor de ateus.

Autor Mensagem
Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


LeandroP
se vc acredita na Bíblia, não faz sentido o que você está falando

agora se você não acredita na Bíblia, vc faz menos sentido ainda, porque vc já disse acreditar no Deus que a inspirou, e que só é conhecido pelo que a Bíblia ensina sobre Ele

Joseph Conrad
Membro Novato
# out/16
· votar


Marco Andriotti

Eu não sou inapto para discutir, muito pelo contrário, modéstia a parte. A questão é essa: não adianta encetar uma discussão com quem não joga pelas regras do jogo, o próprio Wuwuw na discussão sobre a idade da Terra demonstrou isso. É como ir para o judô e ter um adversário com faca, ou com regras diferentes.

Outra coisa: vocês entendem muito mal críticas ao processo de pensamento ou às bases de seus postulados de fé. Já atacam logo quem se propõe a isso. Eu mesmo virei "ateu" do nada, aqui no tópico. Eu realmente não tenho paciência ou tempo para isso.

Aliás, estou sendo injusto. O tresloucado aqui é o Wuwuwuwu. Você e o Jeferson são mais urbanos.

Joseph Conrad
Membro Novato
# out/16
· votar


Marco Andriotti
você ainda disse que fé é sempre irracional, mais cedo aqui no tópico. então uma pessoa que fala algo como isso e vem querer dar uma de superior depois só pode estar comendo merda quente e saindo na chuva


É disso que falo. Eu não disse que a fé é sempre irracional, apontei uma contradição básica que, aliás, é discutida por Aquinas e Agostinho (dentre inúmeros outros) de forma interessante.

Mas dá para discutir nessenível com gente que usa expressões como "comer merda" e "andando na chuva "?

Creio que não.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Marco Andriotti

Cara, eu acredito na bíblia, mas não a vejo como verdade absoluta. É um livro de papel, escrito a muitas mãos, e onde tem a mão do homem... Enfim, cada um lê e interpreta à sua maneira, ou delega a interpretação a um pastor, padre ou qualquer um que auto proclame autoridade religiosa. Lembrando que foram as autoridades religiosas que mataram Jesus.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


Joseph Conrad
sobre a idade da Terra, eu nem sei o que vocês discutiram

mas tenho que citar 2 pontos importantes sobre isso
1º) quanto mais longínqua for a datação de qualquer coisa, mais a ciência é imprecisa quanto a isso
2º) A Bíblia usa com frequência o termo “dia” para indicar diferentes períodos de tempo. Em alguns casos, a duração desses períodos não é especificada. O relato da criação contido no livro bíblico de Gênesis é um desses exemplos.

de forma que cada um desses dias poderia muito bem ser 1 milhão ou até 1 bilhão de anos

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


Joseph Conrad
Joseph Conrad
Eu não disse que a fé é sempre irracional,

vc fez a seguinte citação:
fé irracional é redundância

depois editou para:
fé irracional é pleonasmo (que nada mais é do que: ling redundância de termos no âmbito das palavras)

creio eu que também não dá para discutir com alguém que fala algo como isso

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


LeandroP
Cara, eu acredito na bíblia, mas não a vejo como verdade absoluta.

essa sua afirmação é completamente contraditória.

A Bíblia afirma que ela é a Palavra de Deus, certo?
E Deus tem poder para fazer com que sua vontade seja feito, certo?
Logo, por mais que escrita por mãos humanas, é de se esperar que todo o conteúdo dela seja verdadeiro pois vem do Único Deus Verdadeiro.

então assim, não dá para ficar em cima do muro...

LeandroP
Moderador
# out/16 · Editado por: LeandroP
· votar


essa sua afirmação é completamente contraditória.

Estão tá:

Mudando um pouco a ordem do que você disse:

Logo, por mais que escrita por mãos humanas, é de se esperar que todo o conteúdo dela seja verdadeiro pois vem do Único Deus Verdadeiro.
A Bíblia afirma que ela é a Palavra de Deus, certo?


Se foi o homem que escreveu, ele pode colocar o que ele quiser, e em nome de Deus. Simples!

Tem criminoso que jura inocência com a mão sobre a bíblia, e no entanto Deus não apareceu pra dizer que ele está mentindo. E Deus parou de escrever a bíblia, Ele se cansou?! Não existem mais homens de confiança como havia antes pra dar continuidade ao livro?

Joseph Conrad
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Joseph Conrad
· votar


Marco Andriotti

Eu não discuti sobre isso. O participante não tem condição ou conhecimento técnico ou sequer noção sobre a própria ignorância sobre o assunto, como os argumentos dele contra o mill mostraram.

Sobre seus pontos, há, pelo menos duas falhas a serem apontadas:

a) mesmo que a tal imprecisão técnica que você aponta fosse verdadeira, ela não poderia ser tomada como uma "prova" ou sequer indício de invalidade do argumento científico. Pois:

a.a) a suposta imprecisão não pode ser tomada como validação do postulado antagônico pelos simples fato de que se há a dita imprecisão, ela funciona para os dois lados: a terra pode ser de fato mais jovem do que aparenta (reforçando teses creacionistas, pelo menos sob a ótica de quem acredita na ideia) ou, e isso é muito importante, ela poderia ser mais anitiga do que se supõe, ou seja, o argumento inicialmente utilizado para "provar" um ponto, acaba por ser utilizável em ambos os extremos do espectro ideológico

ab) postulados científicos não são estáticos e estão sujeitos diariamente a contraposição, refinamento e descarte, no caso do falseamento. Ninguém leva uma teoria científica adiante por "convicção". O ativo mais valioso de um pesquisador é sua reputação, precede até seus resultados, devido ao relativo hiato existente entre a publicação de estudos e sua efetiva utilização e complementaridade.

(Ao leitor mais técnico/crítico: utilizei termos como postulado e hipótese fora de seu melhor uso técnico em razão da busca da clareza e da objetividade)

b- sobre a utilização de termos e interpretação semântica da Bíblia, trata-se de exercício, quando muito, complexo demais para que se possa depreender ou inferir qualquer assertiva minimamente aferível. São tantas as traduções, transliterações e erros de cópia que o texto original pode significar qualquer coisa. No final, não passa de um exercício tão aferível como a análise da Odisseia, por exemplo (cujo próprio título é discutível)

Veja que não discordei de sua assertiva. Concordei integralmente com ela. Os períodos de tempo podem significar qualquer coisa. Inclusive dias.

Joseph Conrad
Membro Novato
# out/16
· votar


Marco Andriotti
vc fez a seguinte citação:
fé irracional é redundância

depois editou para:
fé irracional é pleonasmo (que nada mais é do que: ling redundância de termos no âmbito das palavras)

creio eu que também não dá para discutir com alguém que fala algo como isso


Editei e isso não mudou a essência do argumento. Se a edição (que se deu em função de precisão vocabular e não altera em nada o contexto) é justificativa para não discutir, você só prova meu ponto.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Joseph Conrad
São tantas as traduções, transliterações e erros de cópia que o texto original pode significar qualquer coisa.

Deus faz a revisão/correção das traduções e das cópias, segundo a linha de raciocínio do Marco Andriotti. Se a gráfica errar o número da página, por exemplo, é por inspiração divina.

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


LeandroP
Não existem mais homens de confiança como havia antes pra dar continuidade ao livro?

Claro que existem! Profeta Muhammed está aí para provar. Esqueça essa tal de bíblia. Abrace a versão mais nova e repaginada do mesmo deus, agora nos escritos islâmicos. Nesse sim ele acertou. A torá e a bíblia foram só os rascunhos.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


LeandroP
Se foi o homem que escreveu, ele pode colocar o que ele quiser, e em nome de Deus. Simples!

o seu argumento só serviria para o caso de vc dizer que não acredita na bíblia
que é o que eu estou falando...

por tudo o que a Bíblia diz, ou vc descarta-a por completo (como a Palavra do Verdadeiro Deus) ou a aceita

não vou entrar nos mperitos do porque vc deveria acreditar na Bíblia porque aí são outros quinhentos

mas o ponto é: não existe essa de ficar em cima do muro quanto à Biblia ser a Palavra de Deus

LeandroP
Deus faz a revisão/correção das traduções e das cópias, segundo a linha de raciocínio do Marco Andriotti. Se a gráfica errar o número da página, por exemplo, é por inspiração divina.

não distorça minhas palavras... vc tem mania de fazer isso e espero que seja apenas por graça, porque se for sério isso é muito feio...

a Bíblia original, aquela escrita parte em Hebraico e parte em Grego é a Palavra de Deus com toda a certeza

porém de fato, nem todas as traduções hoje são fiéis aos escritos originais
porém com muita pesquisa aos manuscritos mais antigos que se tem hoje é possível se fazer uma tradução da Bíblia confiável em relação a eles

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


makumbator

Prefiro Monty Python, A Vida de Brian

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Marco Andriotti
porém com muita pesquisa aos manuscritos mais antigos que se tem hoje é possível se fazer uma tradução da Bíblia confiável em relação a eles

Você faz essas traduções? Sabe hebraico? Não! Então está na mão do homem, mais uma vez.

... porque se for sério isso é muito feio

É uma questão de gosto. Vejo você fazer muito disso por aqui, mas só é feio quando é com você :)

makumbator
Moderador
# out/16 · Editado por: makumbator
· votar


Marco Andriotti
mas o ponto é: não existe essa de ficar em cima do muro quanto à Biblia ser a Palavra de Deus

Claro que existe. Acho perfeitamente possível a pessoa acreditar que um determinado livro tenha alguma inspiração divina, mas ao mesmo tempo aceite que ele tenha sofrido alterações/falsificações/erros que distorceram o texto original. E isso sem entrar na questão de diferentes interpretações. Essa posição abarca as duas ideias.

a Bíblia original, aquela escrita parte em Hebraico e parte em Grego é a Palavra de Deus com toda a certeza

Não é não.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


Joseph Conrad
Sobre seus pontos, há, pelo menos duas falhas a serem apontadas:

a) mesmo que a tal imprecisão técnica que você aponta fosse verdadeira,

você está afirmando que é 100% preciso as métricas atualmente utilizadas para datação de qualquer coisa que seja?

a.a) a suposta imprecisão não pode ser tomada como validação do postulado antagônico pelos simples fato de que se há a dita imprecisão, ela funciona para os dois lados: a terra pode ser de fato mais jovem do que aparenta (reforçando teses creacionistas, pelo menos sob a ótica de quem acredita na ideia) ou, e isso é muito importante, ela poderia ser mais anitiga do que se supõe, ou seja, o argumento inicialmente utilizado para "provar" um ponto, acaba por ser utilizável em ambos os extremos do espectro ideológico

primeiramente, o fato de estar impreciso reforça sim o que eu digo, pois se há uma chance de a medição estar errada, ela não é 100% confiável, e não estamos aqui falando de uma confiança do tipo 99,99% também
se há a chance de errar no sentido de a Terra ser mais jovem ou mais velha já evidencia que a ciência é imprecisa
que foi o que eu afirmei

em segundo lugar, os criacionistas que afirmam que a Terra foi criada em 6 dias de 24 horas são os chamados fundamentalistas
e esses são muito pouco relevantes no cenário geral dos criacionistas, tendo em vista que esses 6 dias criativos são imprecisos também

[i]b- sobre a utilização de termos e interpretação semântica da Bíblia, trata-se de exercício, quando muito, complexo demais para que se possa depreender ou inferir qualquer assertiva minimamente aferível. São tantas as traduções, transliterações e erros de cópia que o texto original pode significar qualquer coisa. No final, não passa de um exercício tão aferível como a análise da Odisseia, por exemplo (cujo próprio título é discutível)

Veja que não discordei de sua assertiva. Concordei integralmente com ela. Os períodos de tempo podem significar qualquer coisa. Inclusive dias.

sim, neste caso, o estudo exaustivo da Bíblia não levaria a nenhuma conclusão quanto ao tempo tomado por Deus para a criação da Terra, o problema é que alguns criacionistas afirmam que pode-se presumir que a Terra tenha então 6 mil anos, ou 6 milhões de anos, etc

mas então imagino que vc deveria ter dito haver apenas 1 problema, e não 2

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


a Bíblia original, aquela escrita parte em Hebraico e parte em Grego é a Palavra de Deus com toda a certeza

Não é não.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator
Claro que existe. Acho perfeitamente possível a pessoa acreditar que um determinado livro tenha alguma inspiração divina, mas ao mesmo tempo aceite que ele tenha sofrido alterações/falsificações/erros que distorceram o texto original. E isso sem entrar na questão de diferentes interpretações. Essa posição abarca as duas ideias.

me refiro à biblia original

a Bíblia original, aquela escrita parte em Hebraico e parte em Grego é a Palavra de Deus com toda a certeza

Não é não.


para quem acredita na Bíblia, é sim

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


LeandroP

Jeová é mau.Pegou um pegou geral.

LeandroP
Moderador
# out/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Marco Andriotti

A Terra é mais nova que os ossos encontrados nela.

O planeta se formou em torno dos ossos de dinossauros e das caveiras dos neandertais kkkkk

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


LeandroP
a Bíblia original, aquela escrita parte em Hebraico e parte em Grego é a Palavra de Deus com toda a certeza

Não é não.


mais uma vez, para quem acredita na Bíblia, é sim

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Marco Andriotti
mais uma vez, para quem acredita na Bíblia, é sim

Pra quem acredita como você acredita.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


LeandroP
Marco Andriotti

A Terra é mais nova que os ossos encontrados nela.
kkkkk


espero q vc tenha entendido que não sou eu que digo isso...

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


makumbator

Jeová: não matarás!

Jeová: vai lá e mata e não deixe uma ovelha em pé

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


Marco Andriotti
me refiro à biblia original

Mas essa bíblia original é real ou é uma idealização? Ou seja, existe isso ou é apenas algo que se diz que foi perdida no tempo e só se ouve falar com saudade?

Joseph Conrad
Membro Novato
# out/16
· votar


LeandroP
Deus faz a revisão/correção das traduções e das cópias, segundo a linha de raciocínio do Marco Andriotti. Se a gráfica errar o número da página, por exemplo, é por inspiração divina.

Contra isso eu não tenho argumentos. /o\

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


LeandroP
Jeová: não matarás!

Jeová: vai lá e mata e não deixe uma ovelha em pé


E se não me obedecer vai pro inferno mizerávi.

Joseph Conrad
Membro Novato
# out/16
· votar


Marco Andriotti
você está afirmando que é 100% preciso as métricas atualmente utilizadas para datação de qualquer coisa que seja?

Eu não sei como alguém que leia o que eu escrevi consegue sequer imaginar que eu possa ter falado ou dado a entender isso.

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/16
· votar


LeandroP
vamos a um exercício de lógica

vamos assumir que Deus existe e tem poder infinito, muito suficiente para inspirar humanos a escrever uma bíblia (falo isso porque eu e vc acreditamos no mesmo Deus)

uma "suposta" bíblia é escrita e diz que tudo que se encontra nela foi inspirado por Deus (porque de fato existiu uma bíblia com escritos em hebraico aramaico e grego, essa bíblia é a que chamo de bíblia original)

Você, de posse dos escritos originais da Bíblia, le ela inteirinha, e por fim chega ao trecho que diz:
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.

Então vamos as possibilidades:

1) você crê que a bíblia é mesmo a Palavra de Deus e portanto é inteiramente verdadeira
é possível, pois Deus tem poder para isso, e tudo que você leu nela fez sentido

2) você não crê que a Bíblia é a Palavra de Deus porque achou algo de incorreto nela, ora se Deus é perfeito, e a bíblia afirma que toda ela é inspirada por Deus, como pode estar errada em algumas partes?
é possível, pois apesar de Deus ter poder, você leu coisas que não te convenceram, e como Deus é perfeito e não pode mentir, não iria fazer uma parte da bíblia certa e outra errada

3) o que não é possível é você achar que um escrito original de Deus contenha mentiras E verdades ao mesmo tempo, pois não seria a palavra de Deus, do Deus que você acredita, e portanto seria um livro escrito apenas por homens, sem inspiração

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a John Lennox, o destruidor de ateus.