Autor |
Mensagem |
st.efferding Membro |
# jun/16
· votar
Jack Holland
Boa análise. o/
|
Viciado em Guarana Veterano |
# jun/16
· votar
Torrar a grana com pinga e puta é típico do cidadão pagodeiro Xepa Style ostentação mesmo, se for o caso só assiste de camarote a "reaproximação da família" e logo depois o povo sumir novamente negando até a mãe quando a grana acabar.
Até matuto sabe o que se faz com uma grana dessas. Terra produtiva pra soja/milho ou boizinho no pasto. O negócio é virar fazendeiro. Mesmo porque 2kk não é porra nenhuma pra se manter "pro resto da vida" vivendo de renda, é só um capital inicial rumo ao objetivo de virar coroné!
|
Viciado em Guarana Veterano |
# jun/16
· votar
É sim, vão enfiando grana em banco, que quando o país quebrar de novo vão acabar tudo estourando os miolos ou voltando pra favela.
O negócio é comprar uma terrinha boa, começar a plantar churrasco, se envolver com a política da região, pegar grana do BNDES praticamente sem juros, virar latifundiário, andar de Hilux, ter filho agroboy e se eleger deputado.
|
Jube Veterano |
# jun/16
· votar
Wade Realmente. Não tinha pensado por esse lado.
Mas sei lá. Talvez tenha sido a criação, mas tendo sempre a achar melhor ter o próprio teto do que alugar o alheio. Por exemplo, eu tenho planos de aumentar a casa pra fazer um estúdio e esse estúdio irá funcionar profissionalmente. Além de personalizar a casa inteira ao meu gosto.Nesse caso, acho que complica um bocado se esta for alugada.
Acho que vai de cada um mesmo.
Sobre a residência, pelo que o carinha aí relatou, o tio é do tipo que firma raiz, então acho que morar no mesmo lugar não seja um problema.
Mas essa questão de alugar ou comprar pesa na balança mesmo. Depende do estilo de vida do sujeito.
Penso como você também, ter o seu próprio espaço é muito mais vantajoso do ponto de vista psicológico, você cria laços no seu espaço. Já alugado é complicado, você fica engessado para personalizações no seu imóvel e fica à merce do dono uma hora querer usar e você ter que sair antes do que imaginava e ter todo aquele processo de ir atrás de um novo lugar, eu por exemplo estou perto de ter que tirar os inquilinos de um imóvel.
Já alugar imóvel como investimento. Por experiencia própria, você se sente mais seguro tendo aquele aluguel para pagar suas despesas no fim do mês. Mas tem seus cons, um não está alugado com imobiliária intermediando por questões de força maior e apesar do ganho ser maior, a dores de cabeça a caminho com reparos. Outro, tivemos problemas porque o inquilino construiu um barracão no terreno, atrasou as parcelas e tentou passar a perna com o aluguel mas esse já foi neutralizado, está locado com imobiliária. Outro em outra cidade foi invadido, tivemos que ir até lá para entrar com uma ação para desocupar o imóvel.
|
Jack Holland Veterano |
# jun/16 · Editado por: Jack Holland
· votar
Wade tendo sempre a achar melhor ter o próprio teto do que alugar o alheio
Modo de pensar enraizado e herdado de nossos pais/avós, que foram criados numa época cheia de oscilações e incertezas. Naquela época de Brasil de economia emperrada e bagunçado, ter imóvel próprio proporcionava um forte lastro de segurança que garantia um mínimo existencial. Até carro era considerado um investimento. Hoje em dia não precisamos mais ficar presos a um senso comum dos anos 50/60/70/80.
Jube
Sim, também tem esse lado. É claro que se a pessoa é do tipo que quer se fincar no lugar por um longo tempo e faz questão de deixar o imóvel "do seu jeito", a solução é comprar. Mas ciente que este luxo terá um custo.
Quanto à dificuldade de ter que procurar outro imóvel pra alugar no fim do contrato, há formas de amenizar bastante este contratempo, eu por exemplo procuro levar um estilo de vida bastante simplório tendo o mínimo necessário pro caso de ter que me mudar rapidamente.
Resumindo, nem tudo é perfeito.
Outro, tivemos problemas porque o inquilino construiu um barracão no terreno, atrasou as parcelas e tentou passar a perna com o aluguel mas esse já foi neutralizado, está locado com imobiliária. Outro em outra cidade foi invadido, tivemos que ir até lá para entrar com uma ação para desocupar o imóvel.
Isso é muito comum, ainda mais nessa época de crise com todo mundo desempregado sem dinheiro pra nada e dando calote.
É incrível o senso comum da galera que acha que ser locador de imóvel é lucro seguro e certo... que vai ser tudo perfeito, que o inquilino sempre vai pagar direitinho na data, cuidar do imóvel sem danificar nada, não vai dar trabalho pra sair depois... não fazem a MENOR idéia do que é ter que entrar com uma ação de despejo, ação indenizatória por danos no imóvel, ação possessória por invasão, etc. etc...
st.efferding
Valeu \o
|
brunohardrocker Veterano |
# jun/16
· votar
Se souber o que fazer com os outros 1,6 contos de temers, não vejo problema em adquirir uma casa de 400 mil.
Eu faria uma pesquisa de mercado e montaria uma empresa/industria.
|
brunohardrocker Veterano |
# jun/16 · Editado por: brunohardrocker
· votar
Jack Holland Modo de pensar enraizado e herdado de nossos pais/avós, que foram criados numa época cheia de oscilações e incertezas. Naquela época de Brasil de economia emperrada e bagunçado, ter imóvel próprio proporcionava um forte lastro de segurança que garantia um mínimo existencial. Até carro era considerado um investimento. Hoje em dia não precisamos mais ficar presos a um senso comum dos anos 50/60/70/80.
Cara, com 2 milhões eu já iria querer um lar com a arquitetura que eu desejo, com uma sala para filmes, escritório, churrasqueira...
É isso que significa uma propriedade.
Eu já desejo isso no estágio que eu estou, imagina com 2 milhões no bolso.
Outra coisa que torna sua lógica insustentável, é que para haver imóveis para aluguel, é obrigatório que ao menos uma metade de uma população seja proprietária. Tendo metade (ou 60%, ou 70%) de uma população como proprietária, já não é nenhum pensamento enraizado. É o óbvio. A galera que tá no aluguel é a transição.
|
-Dan Veterano
|
# jun/16
· votar
Jack Holland explicou bem.
Wade
Mas sei lá. Talvez tenha sido a criação, mas tendo sempre a achar melhor ter o próprio teto do que alugar o alheio. Por exemplo, eu tenho planos de aumentar a casa pra fazer um estúdio e esse estúdio irá funcionar profissionalmente. Além de personalizar a casa inteira ao meu gosto.Nesse caso, acho que complica um bocado se esta for alugada.
Bom, aí já saímos da discussão pura do melhor investimento de 400k. Você já fala de criar um negócio, de uma vontade que tem de customizar um imovel, etc, isso são outros 500. As vezes eu amo veículos e quero comprar um carro de 400k, então isso é problema meu, e foge do assunto.
O que acho que tem que ficar claro é que aquele pensamento do seus pais (com mais de 40 anos) de que o mais importante e sábio é comprar um teto que seja registrado no seu nome, dada a conjuntura atual, não deve ser considerada de forma alguma verdade absoluta.
Tem quem financie (alugando dinheiro de um banco por 30 anos e pagando caro por isso) para ter um imovel para falar que não joga dinheiro fora em aluguel de casa. Nesse caso, só muda o que foi alugado. Deixou de alugar imovel para alugar dinheiro.
Eu prefiro alugar o meu dinheiro e receber juros por isso, do que o contrario.
|
sallqantay Veterano |
# jun/16
· votar
com essa grana eu compraria um terreno/casa velha e construiria uma casa, vivendo nela até conseguir uma proposta para venda/aluguel
minhas noções de arquitetura se sobressaem às do populacho ignóbil
|
Wade Membro Novato |
# jun/16
· votar
Nesse caso, só muda o que foi alugado.
Ao final dos 30 anos, o imóvel é seu no primeiro caso. No segundo, não.
|
Jack Holland Veterano |
# jun/16 · Editado por: Jack Holland
· votar
brunohardrocker
Falei do ponto de vista puramente de investimento (que é o foco do tópico), e isso deixando claro que era minha preferência pessoal.
Cara, com 2 milhões eu já iria querer um lar com a arquitetura que eu desejo, com uma sala para filmes, escritório, churrasqueira...
Problema nenhum. Eu deixei claro que pra quem tem isso como meta de vida, pode e deve comprar. O que importa é a pessoa realizar o seu sonho o/
Outra coisa que torna sua lógica insustentável, é que para haver imóveis para aluguel, é obrigatório que ao menos uma metade de uma população seja proprietária. Tendo metade (ou 60%, ou 70%) de uma população como proprietária, já não é nenhum pensamento enraizado. É o óbvio
Corretíssimo. Eu sei que minha opção de vida é a exceção. Não faço questão alguma de ter uma casona com mil cômodos. A regra geral é o povo ainda preferir ser proprietário, e pelo visto aqui no OT não é diferente.
Mas esta proporção atual é o efeito e não a causa. Hoje temos muitos imóveis disponíveis p/ aluguel a preços acessíveis, justamente por causa desta cultura que ainda permeia o inconsciente coletivo. Como alguém que busca a liberdade financeira, tracei um cenário com isso em mente. Se a maioria do povo pensasse como eu, evidentemente o preço dos aluguéis subiria em função da oferta x demanda e meu plano não funcionaria mais.
A galera que tá no aluguel é a transição.
Transição pra onde? De todas as pessoas de sucesso que conheço (em termos financeiros), a grande maioria nem casa própria tem, justamente por causa da descapitalização. Se isto já surte efeito na classe média, imagina na classe AAA. Não tem nenhum sentido pra um empreendedor empatar 2, 3 milhões comprando uma mansão, sendo que com esse dinheiro ele abre mais duas ou três filiais do negócio dele que irão render muito mais lucro, possibilitando a ele ter o mesmo padrão de moradia gastando bem menos (óbvio que em contrapartida terá as limitações de não poder ficar mexendo no imóvel sem consentimento do dono).
-Dan Tem quem financie (alugando dinheiro de um banco por 30 anos e pagando caro por isso) para ter um imovel para falar que não joga dinheiro fora em aluguel de casa. Nesse caso, só muda o que foi alugado. Deixou de alugar imovel para alugar dinheiro.
Falou tudo. Se comprando à vista já é mau negócio, imagina financiando em 20, 30 anos com estes juros atuais (caso da grande maioria do povo). Eu pelo menos vou fazer de tudo pra não ficar dando meu suado dinheirinho pra enriquecer dono de construtora.
|
brunohardrocker Veterano |
# jun/16
· votar
Jack Holland Transição pra onde? De todas as pessoas de sucesso que conheço (em termos financeiros), a grande maioria nem casa própria tem, justamente por causa da descapitalização. Se isto já surte efeito na classe média, imagina na classe AAA. Não tem nenhum sentido pra um empreendedor empatar 2, 3 milhões comprando uma mansão, sendo que com esse dinheiro ele abre mais duas ou três filiais do negócio dele que irão render muito mais lucro.
Não sei, eu conheço muita gente bem sucedida e que tem propriedade(s).
Pensando aqui, inclusive, gente que veio desde a classe média com casa própria. Acho absolutamente natural ter imóveis e automóveis como usufrutos. As vezes o cara é tão bom de negócio, que não se preocupa se comprometeu 2 milhões numa casa e tem outros 30 de capital investido para trabalhar. Tudo depende do quanto o bem a ser usufruído corresponde em relação a renda.
|
sallqantay Veterano |
# jun/16
· votar
ITT: especialistas no dinheiro dos outros
|
-Dan Veterano
|
# jun/16
· votar
Wade Ao final dos 30 anos, o imóvel é seu no primeiro caso. No segundo, não.
Previa esse comentário haha.
Aí que entra a matemática.
Eu com 400 k rendendo 1% liquido (4k de rendimentos), alugaria feliz um AP de 1,5K por ai (BH) e, reinvestindo 2500 a juros compostos de 1%, ao final de 20 anos, teria 6,8 milhões (fiz a conta). Acho que teria mais imóveis que no cenário anterior, 20 anos depois.
|
Jack Holland Veterano |
# jun/16
· votar
brunohardrocker Não sei, eu conheço muita gente bem sucedida e que tem propriedade(s).
Pensando aqui, inclusive, gente que veio desde a classe média com casa própria. Acho absolutamente natural ter imóveis e automóveis como usufrutos. As vezes o cara é tão bom de negócio, que não se preocupa se comprometeu 2 milhões numa casa e tem outros 30 de capital investido para trabalhar. Tudo depende do quanto o bem a ser usufruído corresponde em relação a renda.
Concordo totalmente. De fato é muito natural ter propriedades. Como eu disse, esta continua sendo a preferência nacional, a pessoa sendo rica ou não. Eu também nunca disse que a pessoa SÓ será bem sucedida morando de aluguel, disse apenas que adquirir uma casa tem um preço, que normalmente não é colocado todo na ponta do lápis pela maioria das pessoas. Penso que nesta questão há uma intersecção gigantesca nos nossos pontos de vista. A discordância se resume mesmo apenas às nossas preferências.
/o/
|
Xeper Veterano |
# jun/16
· votar
2 milão nem é mta grana, ou seja um cara regrado e faça o que o Konrad disse ou seja o Adriano do role, pagando churras e pó pros parças 24/7 até a grana acabar e depois voltar a trabalhar de gari aomilde. Qualquer coisa fora isso é achismo de pia de quarto que nunca saiu de casa para comprar pão.
|
Jube Veterano |
# jun/16
· votar
Jack Holland É incrível o senso comum da galera que acha que ser locador de imóvel é lucro seguro e certo... que vai ser tudo perfeito, que o inquilino sempre vai pagar direitinho na data, cuidar do imóvel sem danificar nada, não vai dar trabalho pra sair depois... não fazem a MENOR idéia do que é ter que entrar com uma ação de despejo, ação indenizatória por danos no imóvel, ação possessória por invasão, etc. etc...
Exatamente, entramos nesse ramo de paraquedas e nos fodemos desde sempre. Vontade de vender tudo e..... fazer churrascão.
-Dan Eu com 400 k rendendo 1% liquido (4k de rendimentos), alugaria feliz um AP de 1,5K por ai (BH) e, reinvestindo 2500 a juros compostos de 1%, ao final de 20 anos, teria 6,8 milhões (fiz a conta). Acho que teria mais imóveis que no cenário anterior, 20 anos depois.
Me falem mais sobre isso.
|
st.efferding Membro |
# jun/16
· votar
Eu com 400 k rendendo 1% liquido (4k de rendimentos), alugaria feliz um AP de 1,5K por ai (BH) e, reinvestindo 2500 a juros compostos de 1%, ao final de 20 anos, teria 6,8 milhões (fiz a conta). Acho que teria mais imóveis que no cenário anterior, 20 anos depois.
Com aluguel de 1,5k fixo durante 20 anos até CHESSUS fica rico com renda fixa.
|
-Dan Veterano
|
# jun/16
· votar
st.efferding Com aluguel de 1,5k fixo durante 20 anos até CHESSUS fica rico com renda fixa.
Sim, só quis dizer que não é grande vantagem no final de um financiamento de 30 anos pagando juros absurdos, ter o imovel como seu, depois de rios de dinheiro gasto.
|
Benva Veterano |
# jun/16
· votar
st.efferding
Mas não precisa ser necessariamente para "ficar rico". Nesse caso, é apenas uma determinada situação A que será, provavelmente, mais vantajosa que outra situação B.
Pode não deixar rico, mas oferece melhores condições para aumentar o cascalho.
|
Pedro_Borges Veterano |
# jun/16
· votar
Estão todos aproveitando o tópico para expor seus conhecimentos em investimentos, opções, regras de custo de oportunidade e tals. Vocês esquecem que é um garçom quem ganhou essa grana e que não entende nada de diversificação.
Pobre só tem um jeito de segurar grana é comprando imóveis, e que se dane as melhores opções, todas elas têm liquidez imediata, a médio prazo, ou longo, mas um dia se tornarão caixa e aí o cara e o cara terá que decidir de novo e talvez num momento crucial. Aí é que o cara se lasca.
O outro jeito é comprando uma terrinha e labutar dentro dela, mas para isso o cara tem que ser roceiro mesmo, porque com 2 megabyte o cara só se dará bem nos negócios agropecuários se for roceiro, jamais fazendeiro.
|
sallqantay Veterano |
# jun/16 · Editado por: sallqantay
· votar
pagando churras e pó pros parças 24/7 até a grana acabar e depois voltar a trabalhar de gari aomilde.
VAI CURINTIA
|
Jack Holland Veterano |
# jun/16
· votar
Jube
Não estava te criticando, amigo =)
Pedro_Borges
Vc está coberto de razão. No fundo todos sabemos disso. Na verdade, acho que a essa altura do campeonato a galera já nem lembra mais do tio do cara, rs.
|
-Dan Veterano
|
# jun/16
· votar
Pedro_Borges Pobre só tem um jeito de segurar grana é comprando imóveis, e que se dane as melhores opções, todas elas têm liquidez imediata, a médio prazo, ou longo, mas um dia se tornarão caixa e aí o cara e o cara terá que decidir de novo e talvez num momento crucial. Aí é que o cara se lasca.
Isso é muito triste. Na prática, o que você diz é que pobre só tem a opção de ser burro. Não há a opção de educar financeiramente o povão.
|
malucobeleza666 Veterano |
# jun/16
· votar
Bom, o tópico rendeu bastante, valeu para quem deu sugestões, mas é aquela, muito difícil eu chegar nele, sem ter muita aproximação, e meter o papo com ideias e sugestões não sendo do ramo, o cara ia estranhar bastante haha...é como falaram ae, se tratando de como ele é e como a coisa está indo, talvez os dois imóveis que ele comprou nem tenha sido de todo ruim porque pelo menos não some de uma vez com a grana.Jeito é torcer para que ele não seja peão total com essa grana do jeito que está aparentando ser.
|
Beatlemaniac Veterano |
# jun/16
· votar
Porra até hoje nego fica de mimimi com viver de juros
Caralho, aqui é o Brasil porra, país do rentismo, do tesouro direto rendendo 10% po baixo sem grandes riscos. Risco é igual o cidadão ai, ja torrou 400 pau em um casa, e mais tantos pra comprar outra pra alugar... Aluguel é também risco, se bobear pau a pau com qualquer desses investimentos de renda fixa.
|
Beatlemaniac Veterano |
# jun/16
· votar
E se um dia der ruim pra galera que investe em renda fixa, não fica muito melhor pra quem tem imóveis pra alugar não. É só ver hoje em dia mesmo, anda na rua pra vc ver a quantidade absurda de placas de "aluga-se" penduradas
|
fernando tecladista Veterano |
# jun/16
· votar
Meu tio ganhou 2 milhões de reais na loteria
Se eu fosse seu tio, você não saberia disso
|
Jack Holland Veterano |
# jun/16
· votar
Beatlemaniac Aluguel é também risco
Fora que tb rende bem menos, pior até que poupança Isso se o inquilino não destruir seu imóvel e sumir no dia seguinte...
|
-Dan Veterano
|
# jun/16
· votar
Indice Fipezap do preço de aluguel sobre o valor do imovel.
0,38 %, bem menor que a poupança.
http://www.fipe.org.br/pt-br/indices/fipezap/#indice-mensal
|