Autor |
Mensagem |
One More Red Nightmare Veterano |
# dez/15
Eu tenho a impressão que a melhor maneira de entender algo, sobretudo nas ciencias humanas, é passar um longo período imerso em um objeto de estudo específico, seja estudando a revolução em frança ou a hiperinflação alemã.
Coloco essa ideia como que em oposição ao metodo que me parece mais comum em nossa edução formal, i.e., pouco tempo e confusas grades. Num horario voce está vendo a economia em hume, noutro estamos em Marx e noutro estamos em Popper. No final, mal passamos da superfície.
Por isso eu me educo sozinho. Ou tento.
Qual o seu método?
|
Wade Membro Novato |
# dez/15
· votar
Qual o seu método?
Parar de estudar coisas inúteis como sociologia, economia política, filosofia e afins.
|
makumbator Moderador
|
# dez/15
· votar
Wade Parar de estudar coisas inúteis como sociologia, economia política, filosofia e afins.
E se concentrar em contraponto e harmonia? Aí sim!
|
st.efferding Membro |
# dez/15
· votar
Qual o seu método?
- divide and conquer (quebrar o assunto estudado em vários tópicos menores) - fazer perguntas sobre o assunto e respondê-las - mapas mentais, resumos, etc. - coletar e comparar referências de alto nível sobre o assunto estudado - juntar teoria à prática, e.g. algum projeto
|
Wade Membro Novato |
# dez/15
· votar
makumbator Quem me dera. Não ler partitura é uma grande frustração pessoal. Um dia...um dia...
|
megiddo Membro |
# dez/15 · Editado por: megiddo
· votar
Num horario voce está vendo a economia em hume, noutro estamos em Marx e noutro estamos em Popper. No final, mal passamos da superfície.
O interessante nisso é a possibilidade de fazer conexões improváveis em um estudo mais focado.
Graduação é superfície mesmo, não tem jeito.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# dez/15
· votar
Coisas de engenharia eu pego dois ou três livros sobre um mesmo tema e faço leituras comparadas. Outras coisas eu só leio o que aparece na mão.
|
# dez/15
· votar
Sim, eu sigo antes de tudo a filosofia do frank Underwood: nao importa quão deplorável seja a situação em que voce está; em toda circunstância e momento é possível tirar algum proveito.
|
Insufferable Bear Membro |
# dez/15
· votar
makumbator Ele disse que para de ler coisas inúteis.
Em matemática funciona diferente, pelo menos pra mim... estudar várias coisas diferentes ao mesmo tempo te dá várias perspectivas sobre a mesma estrutura... e estudar a mesma coisa por muito tempo enche o saco...
|
makumbator Moderador
|
# dez/15
· votar
Insufferable Bear Ele disse que para de ler coisas inúteis.
Que diabo de frase mal escrita é essa? Hahaha!
consulte isso:
http://gramaticaonline.com.br/Page.aspx?id=1
E isso
http://canaldoensino.com.br/blog/115-video-aulas-gratuitas-de-lingua-p ortuguesa
|
sallqantay Veterano |
# dez/15
· votar
Graduação é superfície mesmo, não tem jeito. [2]
Não tem outro jeito, é muito amplo mesmo. Só uma ou outra optativa é que pode ser mais focada (e ainda assim é algo tipo "história da cidade de SP")
|
FELIZ NATAL Veterano |
# dez/15
· votar
Insufferable Bear
E pra estudar matemágica comofas?
|
# dez/15
· votar
makumbator Não é frase mal escrita, é o meu jeitinho.
FELIZ NATAL Matemágica é a parte da matemática que eu gosto, posso criar um roteiro.
|
makumbator Moderador
|
# dez/15
· votar
FELIZ NATAL
E pra estudar matemágica comofas?
Primeiro gradue-se nesse curso
Depois faça um supletivo em matemática e pronto!
|
Ken Himura Veterano |
# dez/15
· votar
Faço a mesma coisa que o st.efferding, com adição de:
- ciclar assuntos a estudar (divido durante a semana em ciclos) - referências cruzadas e comparação de várias fontes sobre o mesmo assunto - navegar no mar de referências e ir ler na fonte primária se não entender a citação - skimming (explicação, em inglês)
Isso (principalmente navegar nas referências) acaba me fazendo demorar um pouco mais, mas tenho gostado do resultado.
|
pianoid Veterano |
# dez/15
· votar
jogando
tenho aprendido bastante sobre a França e Revolução Francesa com AC Unity :}
|
Viciado em Guarana Veterano |
# dez/15
· votar
Insufferable Bear Escreva matematicamente usando aqueles símbolos estranhos que os professores passam no quadro.
|
makumbator Moderador
|
# dez/15
· votar
Viciado em Guarana Escreva matematicamente usando aqueles símbolos estranhos que os professores passam no quadro.
são os emojis matemáticos.
|
cafe_com_leite Veterano |
# dez/15
· votar
Eu preciso imediatamente de uma descarga de disciplina. Eu tenho interesse em aprender, mas sou muito indisciplinado, só nado quando a água tá no pescoço.
|
Benva Veterano |
# dez/15
· votar
Vocês usam algum calendário, com alguma rotina pré-estabelecida?
|
# dez/15
· votar
Viciado em Guarana 90% da matemática é grego.
Benva eu não, eu pego, estudo e deixo o mimimi de estruturação de lado.
Na verdade, tenho que admitir que às vezes me atraso um pouco por isso, uns 3 artigos que tenho pra ler eu faria em uma semana mas tô gastando o dobro porque tô olhando as referências... mas é um negócio natural, e no fim dá tudo certo porque o certo é ouvir seu coração.
|
Edward Blake Membro Novato |
# dez/15
· votar
Insufferable Bear uns 3 artigos que tenho pra ler eu faria em uma semana mas tô gastando o dobro
Eu leio 1 artigo em uma noite.
/apenas para te pressionar a ser mais competitivo.
|
# dez/15
· votar
Edward Blake Não dá, é muita coisa pra minha cabecinha, tô me familiarizando com a área, só entendo de verdade as coisas que leio no dia seguinte.
|
# dez/15
· votar
Estou estudando os dois volumes d'O Processo Civilizador do Norbert Elias. Tem sido muito proveitoso, embora eu tenha consciência que estou dando uma volta muito maior* do que meu tempo permite, de modo que eu tenho que deixar algumas leituras obrigatórias de lado para estudar essa obra. Mas estudar a história apropriadamente supera o prejuízo.
*digo isso pois estou estudando economia clássica e formação do capitalismo, pelo programa eu não precisaria recuar tanto no estudo (eles começam já nos mercantilistas)
|
som Veterano |
# dez/15
· votar
Depois do estudo, para manter mnemonicamente ativo o que se deseja: SRS
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/276695/
|