Metodologia de estudos

    Autor Mensagem
    albertpike
    Membro
    # mar/13


    Você segue?
    Quais mais produtivas na sua opinião?

    mvrasseli
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    albertpike
    A mais produtiva pra mim é estudar até aprender alguma coisa do que estou estudando, mesmo que isso demore o dia inteiro.

    albertpike
    Membro
    # mar/13
    · votar


    mvrasseli
    Legal, mas você lê, faz resumo da matérias? Decora tópicos?

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Depende do assunto, se for algum que exija prática como matemática, física e química o negócio é ler e fazer muitos, muitos exercícios, de algum livro que tenha uma boa seleção.

    Se o assunto envolve mais teoria, o negócio é ler e reler várias vezes. Como eu não tenho saco pra reler, o que eu faço é pegar vários livros diferentes do mesmo assunto, assim não fico entediado por reler, mas ao mesmo tempo revejo o mesmo conteúdo até absorver.

    Sei que só falei o óbvio, mas é que não acho que exista algo mais eficiente que isso não, o negócio é sentar a bunda na cadeira.

    albertpike
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Você acha que pode ser interessante a associação de livros e filmes?

    E a parte que diz que lê vários livros, para evitar o tédio é interessante pois você obtém praticamente a mesma informação de maneira diferente e constata possíveis distorções ou modos diferentes de ver.

    mvrasseli
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    albertpike
    Se for alguma coisa que tem que gravar, geralmente eu tento gravar de uma forma diferente da que está escrita, tento ler e depois explicar com outras palavras o que está escrito......enfim, está querendo estudar pra quê mesmo?

    albertpike
    Membro
    # mar/13
    · votar


    mvrasseli
    Estou estudando para uma prova de residência em cirurgia e trauma facial, envolve vários temas, nomes complexos de bactérias, patologias, medicação, até consigo associar bastante coisa, estou conseguindo estudar bem, mas me bateu uma certa dúvida interessante em saber como o pessoal estuda, e se capto alguma nova ideia para incorporar à minha rotina de estudos.

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    albertpike
    Opa! Este assunto muito me interessa.

    Atualmente estudo cerca de 6 a 8h/dia...madrugada a dentro, se preciso. Já li muito material sobre "como estudar", e há métodos por demais eficientes.

    Em resumo, BEEEEM resumido, é mesclar assuntos em divisões. Eu faço geralmente 4 divisões de 2 horas, de "disciplinas" diferentes. Sempre que acabo, faço uma revisão em 10min de tudo que li em cada 2h. Dia seguinte, nova revisão do dia anterior (dura cerca de 30min).

    Resumos escritos. Testes mentais no meio do nada também rolam...Estou no assunto 2 e penso sobre o 1..."Explique isso isso e aquilo", como se fosse prova surpresa. Loucuras minhas.

    MACETE: revisão deve ser a PRIMEIRA coisa a ser feita após dormir. Seu nível de manutenção de conhecimento aumenta demais. Você deve ter estudado sobre isso já, rs.

    Clara Schumann
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Nao sigo

    Les Guitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Sou simpatizante do método estudar até descobrir o que melhor funciona para si.

    Pra áreas que não sejam de exatas (que não envolvem repetições excessivas de exercícios) acho válido ver coisas mais informais como um acréscimo, como filmes, livros, documentários, etc. Até por não serem cansativas e tediosas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Metodologia de estudos