Sobre a ausência de metodologia nas publicações científicas do Brasil

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/18


    Ajudei uma amiga a fazer um artigo de pós-graduação sobre um programa do governo aí, que não direi qual é. Pegamos mais de 30 artigos do Brasil inteiro pra analisar, todos chegaram a conclusões que não tinham nada a ver com os dados apresentados e aparentavam já ter sido elaboradas antes mesmo do início da pesquisa.
    Apontamos esse fato, felizmente ela tirou dez.

    Dissertem sobre a má qualidade da pesquisa.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Tem a pressão para publicar, né? Um convite à picaretagem. Já vi muito autor que publica dez vezes o mesmo artigo, mas com palavras diferentes.

    Um agravante, pelo que tenho visto, é que o pessoal sai da faculdade sem sequer ter uma noção um pouco mais clara do que é ciência.

    Les Strato
    Veterano
    # out/18 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Black Fire

    Sobre a ausência de metodologia nas publicações científicas do Brasil

    Acredito que depende da área, usualmente nos campos de ciências sociais e pedagogia, é extremamente comum o pessoal fazer simplesmente revisões de bibliografia, mesmo que seja embasado em outras revisões de bibliografia.

    Esses tempos uma senhora me ofereceu 200$ pra escrever um artigo de até 30 paginas sobre literatura infantil (requisito de um curso EAD que ela estava fazendo), ai, de uns 20 e poucos trabalhos que li pra embasar, apenas 2 tinham uma metodologia aplicada na prática, o resto, tudo revisão com no máximo um questionário fuleiro aplicado, uma bos...

    Mas enfim, indo em contraponto, trabalhei em projeto de pesquisa na área da química por quase 3 anos, na época em que estava cursando. Como tínhamos que participar de diversas feiras, via pencas de trabalhos, mas praticamente todos tinham metodologia, seja da área da saúde, eletronica, fisica, meio ambiente... mesmo quando participei da Mostratec que tinham pelo menos uns 700 trabalhos (do Brasil e muitos de fora) não vi nenhum sem metodologia...

    Acredito que muito parta da falta de cobrança de algo mais concreto nas publicações...

    JJJ
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Acho que depende muito da área.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Les Strato
    É que quando se trata de coisa séria e importante como química, física etc as pessoas se dão ao trabalho de fazer direitinho.
    Quando são coisas sem importância como pedagogia e ciências sociais, ninguém liga.

    ass. salpicai

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/18
    · votar


    Olhem só como era o caso: o tal programa do governo é de adesão voluntária, está completamente estagnado desde que foi lançado, tem aceitação por menos de 1% das empresas, não cresce de jeito nenhum, na verdade está encolhendo, e todos os trabalhos chegaram a conclusão que este programa é importantíssimo, torna-se mais importante a cada dia que passa e tem um futuro brilhante.
    A maioria das empresas que implementou o programa tem alto índice de rejeição dos funcionários, reclamação de falta de tempo para implementação e nenhuma teve aumento do quadro de funcionários, e nenhum artigo conseguiu sugerir a causa como a sobrecarga da mão-de-obra, por exemplo. As sugestões são tipo: dia do chapéu pros funcionários ficarem felizes e aceitarem o programa.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Criticar programa do governo na universidade brasileira, abarrotado dos publico, gratuito e de qualidade nas bancas? jamais.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Black Fire
    Se tá falando do pasto tem que dar nome aos bois.

    Qual é o programa?

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/18
    · votar


    Viciado em Guarana
    Não tenho que nada.

    brunohardrocker
    Mais ou menos, na verdade nessa área os trabalhos seguem uma linha ideológica muito mais liberal, pró empresário, e as bancas variam bastante, até porque as instituições eram bem variadas; acho que é mais falta de senso crítico e desconhecimento de metodologia mesmo.

    sallqantay
    Veterano
    # out/18
    · votar


    como revisor de periódico, já vi coisas medonhas. Meti a caneta

    sallqantay
    Veterano
    # out/18
    · votar


    200$ pra escrever um artigo de até 30 paginas

    Que absurdo. É trabalho para milhares de reais

    Les Strato
    Veterano
    # out/18
    · votar


    sallqantay

    200$ pra escrever um artigo de até 30 paginas

    A principio se pedissem pra fazer uma metodologia com práticas e tudo mais, certamente subiria o valor, mas...

    Ela queria uma revisão bibliográfica, pra um curso EAD fuleiro, como não tinha prazo, avisei pra ela que ia demorar bastante, pois a rotina de trabalho mais estudos tomava boa parte do meu tempo. Fiz em 3 meses, sem pressa, mas com a problemática bem respondida. Além do que, era uma titia de 50 e poucos anos, que mal sabe formatar na ABNT, ai dei uma colher de chá.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre a ausência de metodologia nas publicações científicas do Brasil