Paradoxos entre o Cristianismo e o Conservadorismo político

Autor Mensagem
Black Smoke
Membro Novato
# ago/15
· votar


tendo estabelecido isso chego ao ponto que eu considero ainda mais relevante, que é o da neutralidade cristã em termos políticos

Na publicação The Early Church (A Igreja Primitiva), o historiador Henry Chadwick diz que a primitiva congregação cristã era conhecida por sua “indiferença à posse do poder neste mundo”. Era uma “comunidade não-política, que não provocava distúrbios e era pacifista”.

A History of Christianity (História do Cristianismo) diz: “Havia entre os cristãos a ampla convicção de que nenhum deles devia ocupar um cargo político . . . Ainda no começo do terceiro século, Hipólito disse que a tradição cristã exigia que o magistrado cívico renunciasse ao seu cargo para poder ingressar na Igreja.

No ano 312 EC, o imperador romano pagão Constantino passou a ver com bons olhos o cristianismo nominal. Surpreendentemente, os bispos eclesiásticos ficaram satisfeitos de fazer concessões ao imperador pagão em troca de privilégios. “A Igreja ficou cada vez mais implicada nas importantes decisões políticas”, escreveu Henry Chadwick.

Hoje a maioria dos clérigos, pastores, padres e por aí vai se esquecem dessas coisas e de textos como:

1 João 5:19 → Sabemos que nos originamos de Deus, mas o mundo inteiro está no poder do Maligno.
Tiago 4:4 → ... vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, quem quer ser amigo do mundo faz de si mesmo um inimigo de Deus.

Embora muitos reconheçam que os cristãos não devem participar na maldade do mundo, eles objetam a ideia de ser politicamente neutros, de realmente ‘não fazer parte do mundo’. Afirmam essa neutralidade impede que os cristãos mostrem ativamente amor pelos outros ou ainda acham que os líderes das igrejas devem falar contra a corrupção e a injustiça e procurar combatê-las.

Mas a neutralidade ensinada por Jesus Cristo nao é incompatível com ajudar aos outros, muito pelo contrário!

Jesus em sua passagem na Terra realizou varios milagres demonstrando sua bondade sua compaixão, tanto que isso levou a que muitas pessoas quisessem fazer dele proprio um governante para si (!)

Mas vejam qual foi a reação de Jesus:
(João 6:14,15) 14 Quando o povo viu o sinal que ele realizou, começaram a dizer: “Este é realmente o Profeta que devia vir ao mundo.”+ 15 Então Jesus, sabendo que estavam para vir pegá-lo a fim de fazê-lo rei, retirou-se+ novamente para o monte, sozinho.+

é claro que nao se espera que hoje realizemos milagres para salvar as pessoas e ressuscitar os mortos, mas podemos refletir a bondade e compaixão de Jesus com as pessoas que nos cercam SEM precisarmos nos envolver na política e nos mantendo afastados do mundo

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar


Aandreep
Não acredita na predestinação?
Refute Paulo então


Ah não cara, estou sem paciência para debater calvinismo x arminianismo, sério.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


Black Smoke
Na moral, cara. Se você quer ter uma opinião, é bom vocês estudar, citar autores que você não leu, postar um texto que você não escreveu e nem citar a fonte é vergonhoso.

http://wol.jw.org/en/wol/d/r5/lp-t/2004320

Que texto medíocre, diga-se. Um monte de recortes fora de lugar, coisas descontextualizadas, sem contraponto. Já leu a obra de Henry Chadwick? Duvido.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


final se vocês criticam tanto (e tvz com razão) alguns programas sociais existentes como bolsa família por acharem que isso além de não resolver os problemas, não é um pensamento caracteristico da direita política

Programas de transferência direta de renda são historicamente originários de autores liberais e combatidas fortemente pela esquerda. Hoje são usadas por ela como dividendo político, mas é um elemento estranho à ideologia.

http://mercadopopular.org/2013/11/as-raizes-liberais-do-bolsa-familia/

Black Smoke
Membro Novato
# ago/15
· votar


Black Fire
minha fonte principal de pesquisa é o wol.jw.org mesmo

Black Fire
Que texto medíocre, diga-se. Um monte de recortes fora de lugar, coisas descontextualizadas, sem contraponto. Já leu a obra de Henry Chadwick? Duvido.
você leu?

Black Fire
Na moral, cara. Se você quer ter uma opinião, é bom vocês estudar, citar autores que você não leu, postar um texto que você não escreveu e nem citar a fonte é vergonhoso.

Eu estudo a bíblia, tanto no meu estudo pessoal, como em família e também nas reuniões semanais, nao por obrigação, mas por que gosto, obrigado.

Black Smoke
Membro Novato
# ago/15
· votar


Black Fire
agora falar tudo isso ai e querer descreditar o que eu falei sem nem mesmo apresentar um contraponto me parece facil demais (falo com relação a neutralidade)

Black Smoke
Membro Novato
# ago/15
· votar


Black Fire
Programas de transferência direta de renda são historicamente originários de autores liberais e combatidas fortemente pela esquerda. Hoje são usadas por ela como dividendo político, mas é um elemento estranho à ideologia.

vou ler sobre, mas entao me parece que houve uma inversão de valores, pois nao vejo nenhum conservador defendendo isso hoje em dia... no máximo políticos centristas ou que querem usar a permanencia de uma projeto desses apenas para nao gerar rejeição do povo

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


Black Smoke
minha fonte principal de pesquisa é o wol.jw.org mesmo


Péssima fonte.

Que texto medíocre, diga-se. Um monte de recortes fora de lugar, coisas descontextualizadas, sem contraponto. Já leu a obra de Henry Chadwick? Duvido.
você leu?


Não preciso ter lido um autor que não citei. Mas quem cita um autor tem obrigação de conhecê-lo. Ainda mais quando sabemos que a WT tem o péssimo hábito de recortar autores pra parecer que concordam com a organização e, quando você vai ler a obra original, diz exatamente o oposto.



Eu estudo a bíblia, tanto no meu estudo pessoal, como em família e também nas reuniões semanais, nao por obrigação, mas por que gosto, obrigado.

Você estuda a Bíblia, mas quer dar pitacos sobre política, economia e história em fatos externos a Escritura?

agora falar tudo isso ai e querer descreditar o que eu falei sem nem mesmo apresentar um contraponto me parece facil demais (falo com relação a neutralidade)


Primeiro você tem que organizar a sua própria premissa. É pra ser de esquerda? é pra ser neutro? é pra obedecer a lei mosaica? o que é?

Black Smoke
Membro Novato
# ago/15
· votar


Black Fire
sobre política eu realmente sei muito pouco mesmo, e to achando interessante o artigo que vc me passou, faz algum sentido...

a premissa é ser neutro, o que falei sobre direita ou esquerda é porque no meu modo de ver havia mais similaridades na lei mosaica com o pensamendo de esquerda do que com o de direita e sobre isso admito que posso estar errado por nao conhecer mesmo a política

Black Smoke
minha fonte principal de pesquisa é o wol.jw.org mesmo


Péssima fonte.

pode nao ser a mais abrangente, mas é muito confiável

Que texto medíocre, diga-se. Um monte de recortes fora de lugar, coisas descontextualizadas, sem contraponto. Já leu a obra de Henry Chadwick? Duvido.
você leu?

Não preciso ter lido um autor que não citei. Mas quem cita um autor tem obrigação de conhecê-lo. Ainda mais quando sabemos que a WT tem o péssimo hábito de recortar autores pra parecer que concordam com a organização e, quando você vai ler a obra original, diz exatamente o oposto.


se vc está falando que a WT tem essa mania entao agora sim vc tem que dar um exemplo, pois senao seria o mesmo que "citar um autor que nao leu"

Skider
Veterano
# ago/15
· votar


sandroguiraldo
Já vi estes vídeos. Sei lá... há diferença entre o que pensamos e o que ensinamos. Nunca vi ele ensinando o universalismo. Não vejo problema nele ter dúvidas em relação a diversos assuntos. Por exemplo, em relação ao plano salvífico sou inclinado ao molinismo, mas não levanto bandeira, tenho muitas dúvidas. Neste vídeo em questão também não vi problema algum, seria legal se todos se Deus salvasse a todos.

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


Skider
seria legal se todos se Deus salvasse a todos.

Vou falar em voz bem baixinha tá, porque ninguém pode ouvir, mas já pensou se no final de tudo Deus dissesse: "Rá!!! Eu queria salvar todo mundo, vocês deveriam ter sido como Moisés e clamado pelo povo!"

Seria no mínimo interessante. Pouco provável, mas interessante.

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


Black Fire
Black Smoke

o.O

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Black Smoke

é vc Gourmet Erotic??

Skider
Veterano
# ago/15
· votar


sandroguiraldo
Oi?

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


Black Smoke
pode nao ser a mais abrangente, mas é muito confiável


É tão confiável quanto pesquisar a história da Igreja Católica no site da Santa Sé, não existe isenção.

se vc está falando que a WT tem essa mania entao agora sim vc tem que dar um exemplo, pois senao seria o mesmo que "citar um autor que nao leu"


Existem inúmeros exemplos de descontextualização neste texto mesmo. Aí tem inúmeros personagens históricos para os quais são emitidos juízos e não é apresentada a totalidade dos fatos, apenas aquela minúscula parte que serve para causar comoção no leitor, e colocar na cabeça dele a certeza que toda a cristandade, até o aparecimento de Charles Russel, era uma fachada que, basicamente, servia a Satanás.
Estão aí Constantino, Lutero e Calvino, cuidadosamente descontextualizados, cuidadosamente manipulados.
Eu aposto minha bola esquerda que se um dia você for discutir com um calvinista ou um luterano, vai sacar essa história como argumento, sem sequer saber onde e como (e se) Lutero incentivou alguém a ser queimado, ou a história de Michael Servetus. Retórica vazia, manipulação de fatos.

st.efferding
Membro
# ago/15
· votar


BF, larga mão desses ad hominens, parece criança contrariada.

Black Smoke
Membro Novato
# ago/15
· votar


Black Fire
Existem inúmeros exemplos de descontextualização neste texto mesmo. Aí tem inúmeros personagens históricos para os quais são emitidos juízos e não é apresentada a totalidade dos fatos, apenas aquela minúscula parte que serve para causar comoção no leitor, e colocar na cabeça dele a certeza que toda a cristandade, até o aparecimento de Charles Russel, era uma fachada que, basicamente, servia a Satanás.
Estão aí Constantino, Lutero e Calvino, cuidadosamente descontextualizados, cuidadosamente manipulados.
Eu aposto minha bola esquerda que se um dia você for discutir com um calvinista ou um luterano, vai sacar essa história como argumento, sem sequer saber onde e como (e se) Lutero incentivou alguém a ser queimado, ou a história de Michael Servetus. Retórica vazia, manipulação de fatos.


mais uma vez vc está falando um monte de coisa se baseando apenas na sua impressão sobre o assunto
nao mostrou onde que o que foi dito contradiz o que eles pensavam e sequer mostrou alguma incoerência descontextualização e etc

é como sempre digo, a comprovação dos fatos só não vale quando é para quem critica

eu posso falar que aposto uma caixa de cerveja que vc nunca conversou com uma TJ experiente capaz de fazer você entender de verdade o que ensinamos, até pq nao preciso provar nada para apostar isso

brunohardrocker
Veterano
# ago/15
· votar


briga de fogo x fumaça

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


Black Smoke
mais uma vez vc está falando um monte de coisa se baseando apenas na sua impressão sobre o assunto
nao mostrou onde que o que foi dito contradiz o que eles pensavam e sequer mostrou alguma incoerência descontextualização e etc


Você acha que por este texto entende o que foi a conversão do Império Romano, em que contexto Lutero incentivou alguém a ser queimado, ou como se deu a história de Michael Servetus?

Estes personagens só são apresentados aí pra produzir gatilhos no leitor: cada vez que ouve o nome Lutero: queima pessoas; Calvino: queima quem não é trinitário; Constantino: pagão, corrompeu a igreja.

Ardil bobo. A obrigação de apresentar o contexto dos fatos é de uma publicação que atinge milhões de pessoas com essas acusações baratas.

john s mill
Membro
# ago/15
· votar


Bf, qual foi sua motivação pra estudar teologia?

Fiquei curioso

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


john s mill
qual foi sua motivação pra estudar teologia?
Fiquei curioso



Invertendo a história: se eu postar um artigo presbiteriano ou católico, sei lá, dizendo que as Testemunhas de Jeová são uma seita milenarista, produto típico do fim do século XIX dos EUA, que viu uma intensa multiplicação de falsos profetas. Como fica? As TJ vão ter que provar que não são o que o artigo diz? Ou é o autor do artigo, e eu que estou espalhando ele, que tem que demonstrar o que está dizendo?
Então porque alguém pode acusar os bispos de terem vendido a Igreja a Constantino sem apresentar nenhuma prova?

Em tempo, não quero dizer aqui que essas publicações retóricas sem conteúdo real são uma exclusividade da WT: praticamente todo grupo religioso tem suas equivalentes. Feitas para dar certezas aos fiéis mais simples.
O que pega, é que a WT não tem academia, então a discussão nunca sai deste nível melancólico.

Fidel Castro
Veterano
# ago/15
· votar


Bf, qual foi sua motivação pra estudar teologia?

Fiquei curioso


falta de laje pra bater e arbusto pra se enfiar

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL
Ta com saudades cara?

O Black Fire ainda nao aprendeu a te respeitar Black Smoke, por isso q ele ta vindo c um argumento tao fetido como esse tal de "ardil mnemônico"

Srsly?

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Gourmet Erótico

Vc disse que estava voltando. Há quanto tempo vc ta desassociado?

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL
Nunca cheguei a me desassociar, apenas me afastei
Nao ia muito no salao, nao fazia as coisas direito, enfim, sem nenhum senso de urgência e real amor pela verdade

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


Gourmet Erótico

comigo o buraco é mais embaixo, estou desassociado pela 2ª vez.

tá foda

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/15
· votar


FELIZ NATAL
Eh cara, aposto q por mulher neh kkkkkk

Isso eh oq mais pega, mas se o problema for soh esse e as mas companhias, vc soh precisa de uma motivaçao pra voltar

No meu caso eh poder ver meu pai de novo q jah faleceu
Tive congresso esse fds, tava top

landlord
Veterano
# ago/15
· votar


é bom vocês estudar

Cara escreve tudo errado e manda os outros estudarem...
¬¬

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Paradoxos entre o Cristianismo e o Conservadorismo político