Paradoxos entre o Cristianismo e o Conservadorismo político

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar

Samá Samutte
Panucci, a salvação é pela graça porque não há absolutamente nada que possamos fazer para ganha-la.

Então só me resta esperar, e mais nada. Quem sabe eu seja um "sortudo" e ganhe como loteria a tal da salvação. Enquanto este tempo não me vem, eu continuarei praticando aquilo que eu acredito ser o certo, tendo como lei a única lei deixada por ele: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar

exato, o evangelho é tradição oral, seus escritos já são interpretações
Perdeu uma boa oportunidade de ficar calado... Os escritos, que teoricamente são fixos podem ser interpretados a bel prazer, porém o discurso oral não???
Se Deus quisesse que suas leis fossem tradições apenas orais não teria dito para Moisés "escrever as palavras do livro dessa lei". Teria deixado só no boca a boca, entretanto a tradição escrita e oral se complementam.

Estou em INDAIATUBA
Tá virando um gíria...

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar

LeandroP
Então só me resta esperar, e mais nada.

"Arrependei-vos e crede no Evangelho". Mc 1.15

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar

Samá Samutte

Arrepender de quê?

Skider
Veterano
# ago/15 · Editado por: Skider
· votar

Samá Samutte
confundir caridade cristã com estatismo esquerdista é coisa de debiloide.

É o que a teologia da libertação (católica) e da missão integral (protestante fazem).

Black Fire
Samá Samutte
exatamente

Como assim?

Skider
Veterano
# ago/15
· votar

A missão integral questiona o papel social da igreja, nada a ver com teologia da libertação.

Edward Blake
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Edward Blake
· votar

Samá Samutte

As "obras da lei" a que São Paulo se refere não são os atos de virtude do cristão (i.e., atos de fé, caridade e esperança).

São as obras dos fariseus -- indivíduos hipócritas que, apesar de seguirem à risca a lei mosaica, tinham o coração corrompido (i.e., agiam motivados por soberba, não por virtude) e chegaram a negar a divindade de Cristo.

As epístolas paulinas são explícitas em afirmar que a caridade é mais importante do que a fé (Coríntios) e que a fé opera por meio da caridade (Gálatas) e da esperança (Romanos). E os Evangelhos também dizem que atos de caridade são fundamentais para a Salvação (Lucas) e meios de o cristão se tornar mais santo (Mateus).

1 Coríntios 13:1-13. "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor".

Gálatas 5:4-6. "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor."

Lucas 7:47. "Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama".

Romanos 8:24. "Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?".

Mateus 19:16-21. "E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me".

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar

todos aki são vtetas?

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar

Skider
A missão integral questiona o papel social da igreja, nada a ver com teologia da libertação.

Cara, esse lance da MI é algo que até hoje não consegui entender... tem uma galera que vai pro mesmo lado da TL, entretanto tem uma galera que vai por esse caminho que você falou.

Como a MI não é necessariamente uma doutrina ou movimento organizado, é algo meio solto, fica até difícil de tomar uma posição a favor ou contra. Tem uns debates interessantes aí nas internets

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar

LeandroP

Arrepender de quê?

Antes de tudo, eis o retrato bíblico do homem. Isto é o estado de qualquer homem que nasça sobre a terra (Rm 3.23 "todos pecaram e carecem da glória de Deus"):

"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem." Rm 1:18-32

"Mas eu não sou assim!". Não me interessa pensamentos ou conclusões pessoais, o que me importa é o que as Escrituras dizem, e elas asseveram que esse é o estado de qualquer ser nascido de mulher ("Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe." Sl 51.5).

"O pecado é algo que está no coração dos homens e mulheres, não algo na superfície de suas vidas, mas completamente nas profundezas dela. É do coração que 'procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios', e assim por diante (Mt 15.19). E coração, na Bíblia, é o centro ou raiz de minha personalidade. Ora, o pecado reside aí, diz a Bíblia. O pecado não consiste apenas de ações, mas essencialmente ele é uma condição. É uma condição antes de manifestar-se em atos. Antes de tudo, existimos num estado e condição pecaminosos, e por causa disso nos inclinamos a desenvolver os hábitos pecaminosos." D.M. Lloyd Jones, Deus o Pai, Deus o Filho; pg. 250

Como um ser no estado descrito acima pode ser salvo? Para isso, é preciso ser regenerado, transformado, sofrer uma mutação completa, ou em outras palavras, é o que Cristo disse para Nicodemus, "todos vocês precisam nascer de novo" Jo 3.7.
Esse processo de novo nascimento inicia-se com o arrependimento (Mc 1.15), com o reconhecimento desse estado depravado, caído e de inabilidade total de salvar a si próprio.
O primeiro passo é o arrependimento; sem ele é impossível alcançar a salvação. Arrependimento (do grego "metanoia") é uma mudança de pensamento e atitude em relação ao pecado. É um abandono das práticas pecaminosas, é uma mudança total e radical de vida (vide a mudança de vida do Apóstolo Paulo, "que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente." I Tm 1.13).

Agora, desde que você não tenha pecado, desde que você não se encaixe nesse estado depravado e caído que a Bíblia diz que o homem se encontra, realmente não precisa se arrepender de nada, nem mudar de vida, nem nascer de novo, nem ser regenerado, nem viver em santificação (santificar, basicamente, é separar-se do mundo, do “sistema” secular).

"Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.” 1 Co 6:9,10

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." Gl 5:19-21

"Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." Ap 21.8

Skider
Veterano
# ago/15
· votar

sandroguiraldo
Como a MI não é necessariamente uma doutrina ou movimento organizado, é algo meio solto, fica até difícil de tomar uma posição a favor ou contra. Tem uns debates interessantes aí nas internets

Não é uma coisa nem outra. É uma missão proposta em cima de uma questão simples, qual o papel da igreja na sociedade(?). Não é algo solto, o debate é bem delimitado. Os grandes críticos (tipo, o tio Nico) atacam os as ideias da missão que convergem com o marxismo. Mas estas ideias são anteriores ao marxismo, algumas existentes já na lei mosaica, e outras nos evangelhos. A proposta é um revisão da do papel da ekklesia, além da tradição litúrgica.

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar

"Mas eu não sou assim!". Não me interessa pensamentos ou conclusões pessoais, o que me importa é o que as Escrituras dizem, e elas asseveram que esse é o estado de qualquer ser nascido de mulher ("Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe." Sl 51.5).

Ah, cara! Fala sério! Eu não sou assim. As escrituras estão equivocadas!

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar

Skider
Mas estas ideias são anteriores ao marxismo

Aí está o grande Xis... a maioria dos MI que vejo por aí são marxistas travestidos, ou será impressão minha? Quem você me indica para conhecer mais sobre o lado mais pastoral da coisa do que o lado político?

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar

LeandroP

Desiste cara, você não é um escolhido! rsrsrs

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar

LeandroP

Olha, por um brevíssimo momento eu cheguei a cogitar que você não estivesse me trollando.

sandroguiraldo
você não é um escolhido!

Eu não sou calvinista, não acredito em predestinação.

"Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso?" Ez 18.23

"Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva." Ez 33.11

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Jo 3.16

"Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." 1 Tm 2.3

"Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." 2 Pe 3.9

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar

Samá Samutte
Eu não sou calvinista, não acredito em predestinação.

E eu não disse que você era, nem insinuei nada. Eu sou, quase. kkkkkkkkkkk

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar

Eu não sou calvinista, eu sou cabeludo!

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15 · Editado por: Black Fire
· votar

Edward Blake
Algumas questões:

Como pode agir na caridade aquele que é carente de salvação e faz a caridade como forma de barganhá-la? Como podemos dizer que alguém assim siga os passos de Cristo, cuja caridade foi um ato totalmente gratuito, já que ele não era carente de nada?

Como pode haver genuína caridade sem ser precedida de genuína fé, já que segundo o Apóstolo Paulo "tudo o que não é de fé é pecado (Romanos 14:23)"? Se já há genuína fé, como pode ainda não ter havido salvação, se o justo viverá pela fé?

Como fica a promessa de que: "quem crê e for batizado será salvo", por que a máxima não é: "quem crer, for batizado e fizer boas obras" será salvo?

Por que Cristo afirma a mulher: "Tua fé te salvou! Vai-te em paz e estejas liberta do teu sofrimento”, ao invés de: "Tua fé pode te salvar, vá e faça boas obras para que eu as julgue no Dia do Juízo e talvez não te condene"?

Quais foram as obras do bom ladrão?

Skider
Veterano
# ago/15
· votar

sandroguiraldo
a maioria dos MI que vejo por aí são marxistas travestidos, ou será impressão minha?

Pode ser que são. Pode ser que tenha calvinistas nazistas, ou qualquer outra coisa parecida. Mas isso não derruba a construção de teológica da missão.

Quem você me indica para conhecer mais sobre o lado mais pastoral da coisa do que o lado político?

Caaara... se você não não conseguir absorver isto ouvindo o Ed, Ariovaldo, dificilmente o conseguirá ouvindo qualquer outro.

Skider
Veterano
# ago/15
· votar

Black Fire
Calma, fera. Acho que ele já entendeu.

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar

Black Fire
É fio, só que amar e ter compaixão envolve dar de comer a quem tem fome.

Oiah! :)

Aandreep
Membro Novato
# ago/15
· votar

Samá Samutte
Não acredita na predestinação?
Refute Paulo então: "Porquanto aos que de antemão CONHECEU, também os PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:29
"Quem intentará acusação contra os ELEITOS de Deus? é Deus quem os justifica." Romanos 8:33

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar

Skider
Não são perguntas retóricas. Eu realmente quero saber como ele lida com essas questões.

landlord
Veterano
# ago/15
· votar

Depois de ler 15 minutos desse tópico já sinto que perdi um valioso tempo, imagino quem se dedica muito mais tempo nesse assunto o arrependimento que vai ter.

Skider
Veterano
# ago/15
· votar

Aandreep
Se fosse tão simples, ein?!

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar

Skider
Ed, Ariovaldo

Não gosto muito do universalismo do Ed e acho as palestras do Ari muito chatas... Marcos Botelho seria interessante ao tema? Pessoal do Resgate (Casa da Rocha) abraçou a MI

Skider
Veterano
# ago/15
· votar

sandroguiraldo
Não acompanho o Marcos Botelho. O Zé é legal, mas ainda está no início de seu desenvolvimento teológico. Não dá pra usa-lo como referencia pra compreender a teologia da missão.

Ed universalista? Como assim?

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar

Skider
Ed universalista? Como assim?

Ele mesmo tem quase se assumido... tem um vídeo dele rolando no youtube onde diz "estão dizendo que sou universalista, e acho que dei a dica, é que acho que sou como Deus, que quer que todos se salvem"...

Ele explica a posição dele, ele quer que as pessoas se salvem e tal, mas parece ter dúvidas, e por isso tende ao universalismo. Procura no tube que vc acha fácil.

john s mill
Membro
# ago/15
· votar

vim pelo título achando que o tópico tinha potencial e me decepcionei com o texto.

esperava algo falando sobre a crença como ferramenta moral para o conservadorismo ao invés de catarse.

eu nunca entendi esse neo-institucionalismo em relação a crença-conservadorismo.

Black Smoke
Membro Novato
# ago/15
· votar

A discussão tomou aqui proporções muito maiores do que eu esperava e também se expandiu para outros temas

voltarei ao que havia falado antes explicando um pouco melhor o que eu quis expressar:

o pensamento conservador alinhado à direita política não se preocupa somente com "juro de banqueiro" enquanto o pensamento revolucionário alinhado à esquerda política nao necessariamente está querendo salvar os pobres do mundo

apenas relacionei que a forma que Deus orientou seu povo nos tempos bíblicos sempre visava uma forma de beneficiar diretamente os menos favorecidos... eis alguns exemplos:

1) (Deuteronômio 24:17-21)
17 Você não deve perverter o julgamento do residente estrangeiro nem do órfão,*+ nem tomar o manto de uma viúva como garantia de um empréstimo. 19 “Quando você fizer a colheita do seu campo e tiver esquecido um feixe no campo, não volte para apanhá-lo. Deixe-o para o residente estrangeiro, o órfão e a viúva,+ para que Jeová, seu Deus, abençoe você em tudo que você fizer.+
20 “Quando você bater os galhos da sua oliveira, não repita o processo. O que restar deve ficar para o residente estrangeiro, o órfão e a viúva.+
21 “Quando você colher as uvas do seu vinhedo, não deve voltar para colher as sobras. Elas devem ser deixadas para o residente estrangeiro, o órfão e a viúva.[/i]

2) (Salmos 103:6) Jeová age com retidão+ e justiça
A favor de todos os oprimidos

3) (Levítico 19:9,10) 9 “‘Quando for feita a colheita da sua terra, não colha completamente a extremidade do seu campo nem apanhe as sobras* da sua colheita.+ 10 Além disso, não recolha as sobras do seu vinhedo nem apanhe as uvas espalhadas do seu vinhedo. Você deve deixá-las para o pobre*+ e para o residente estrangeiro. Eu sou Jeová, seu Deus.

Eu acho que qualquer pessoa provida de sensatez vai concordar quando digo que esses pensamentos se alinham mais ao espectro da centro-esquerda do que qualquer coisa próxima da direita política

afinal se vocês criticam tanto (e tvz com razão) alguns programas sociais existentes como bolsa família por acharem que isso além de não resolver os problemas, não é um pensamento caracteristico da direita política

a direita ajuda os menos favorecidos ao tentar prover uma economia cheia de oportunidades, mas cada um vai ter que correr atrás da sua sem nenhuma ou pouca ajuda, afinal se cobram impostos é para teoricamente trazer algum benefício para o povo

mas tudo isso falo apenas de conceitos, nao estou entrando no mérito do que acontece na prática

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Paradoxos entre o Cristianismo e o Conservadorismo político