Paradoxos entre o Cristianismo e o Conservadorismo político

Autor Mensagem
Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar


Edward Blake

Gl 2.16 "sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus , também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado".

Gl 2.21 "Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei (por obras da lei), segue-se que morreu Cristo em vão".


Ef 2.8 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie".

Sola Fide meu caro!

Edward Blake
Membro Novato
# ago/15
· votar


Samá Samutte

Tiago 2:14-24: "Que aproveitará, irmãos meus, se alguém diz que tem fé, e não tem obras? Porventura poderá salvá-lo tal fé? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé"
.

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


Edward Blake
Fé sem obras (atos de caridade) é apenas hipocrisia estéril.

E o que me diz do ladrão na cruz? Ele teve fé? Teve boas obras, obras de caridade? Podemos chamar ele de hipócrita estéril???

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


Black Smoke
Ou seja esss políticos em teoria deveriam estar mais alinhados à esquerda do espectro político, o que nao é o que acontece

Não sei que políticos cristãos você conhece, mas a grande maioria que conheço são esquerdistas ainda que disfarçadamente.

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar


Edward Blake

Rm 3.28 "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei."

Rm 4.9-25 "Vem, pois, esta bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça. Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da circuncisão, e sim quando incircunciso. E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça, e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado. Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé. Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa, porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão. Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós, como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça. E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta, mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação."

Rm 5.1 "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;"

Hermenêutica mais torta essa sua ai.

Cara, um cristão não faz obras para ser santo; ele faz obras porque é santo. Um cristão não deixa de pecar para ser santo, ele deixa de pecar porque já é santo. É o oposto dos fariseus: alcançar um padrão de santidade pelas obras, pelo legalismo, pela piedade exagerada. Foram chamados de sepulcros caiados, filhos do diabo.

O mesmo poder que justifica é o poder que santifica. Uma pessoa que é santa é salva; se ela é santa por obras, consequentemente a sua salvação também será por obras. Biblicamente isso é impossível.

Pela fé a pessoa é justificada, transformada pelo Espírito Santo, e o mesmo Espírito vai operar o processo de purificação, santificação, crescimento à estatura de Cristo. Quando o Espírito Santo vai santificando essa pessoa, as obras, os frutos começam a se manifestar. Então porque é santa, faz obras. Não as faz para ser santos. Essa é a diferença dos fariseus e da igreja de Atos.

Rednef2
Veterano
# ago/15
· votar


Mundo subjetivo. Que está em nosso coração: ódio, inveja, soberba, intrigas, ciumes, maldizer os outros, e por ai vai.


Essa coisa de dizer que Jesus é moralista cai por terra em mateus 24.
Especialmente se lermos o Antigo Testamento....

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


Edward Blake
As três virtudes teologais que levam à Salvação são a Fé, a Caridade e a Esperança.

De onde você tirou isso???

brunohardrocker
Veterano
# ago/15
· votar


O Edward Blake está vencendo até aqui, pois não encontrei nas citações do Samá Samutte algo que diga que a fé não possa ser exercida através das boas obras, ou que não esteja intimamente ligada a elas, ou que torne necessária a glorificação do bom obreiro, somente uma referencia à justificação da salvação pela fé.

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar


sandroguiraldo

De onde você tirou isso???

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/323563/#9102653

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar


brunohardrocker

Ele está dizendo que as obras fazem parte do processo de santificação e mais, está chegando ao absurdo de dizer que elas fazem parte no processo da salvação de uma pessoa. Isso é soteriologia católico-romana.

Obras são evidências da salvação, são frutos dela. Isaías 64.6 diz que nossas obras diante de Deus são "trapos de imundícia". Olha os textos que postei, salvação é pela fé, santificação é pela fé, sola fide.

Leia meu penúltimo post novamente.

Ele está distorcendo o texto de Tiago; se a hermenêutica dele está correta, Paulo e Tiago se contradizem em suas cartas, o que levaria a negação da infalibilidade e inerrância das Escrituras.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


Já concordei com a soteriologia católica, hoje não vejo como as boas obras possam ser realizadas fora de um contexto de justificação somente pela fé. Estou aberto a convencimentos.

brunohardrocker
Veterano
# ago/15
· votar


Samá Samutte

o processo da salvação de uma pessoa.

Acho que por isso que Jesus não escreveu nada, veja o apego de vocês por um mapeamento de algo tão transcendental que é a salvação de uma pessoa. Agir mais e se confundir menos.

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar


brunohardrocker

Bruno, o processo de salvação de uma alma não é algo simples. Não é ir à igreja três vezes por semana ouvir sermões triunfalistas, destituídos de doutrinas bíblicas.

Milhões estão dentro das igrejas enganadas porque nunca ouviram uma exposição fiel das Escrituras a respeito do Evangelho. São comunidades de pessoas que nunca se arrependeram (gr. metanoia) verdadeiramente, nunca foram regeneradas, nunca nasceram de novo e consequentemente - digo isso com pesar no coração - nunca foram salvas. Arrisco a dizer que a grande maioria dos cristãos brasileiros que se converteram de uns 15 anos para cá (período em que houve um crescimento exacerbado do número de evangélicos no país com a explosão do neo pentecostalismo) provavelmente nunca ouviram o Evangelho. Essas pessoas não sabem o que significa a Queda e suas consequências (culpa e condenação, depravação total e inabilidade do homem), nunca ouviram uma exposição sobre a expiação, substituição, imputação, justificação, reconciliação, santificação, salvação, dentre outras doutrinas essenciais para a salvação.

A fé vem por ouvir o Evangelho. Se essa pessoa nunca ouviu ela nunca foi alcançada.
Tomo as palavras do Rev. David Wilkerson, "Evangelho diluído não é Evangelho". Um pouco de fermento leveda toda a massa.

General Patton
Membro Novato
# ago/15
· votar


sallqantay
sou conservador, agnóstico, de direita, e apoio várias bandeiras do estado do bem-estar social pela linha do direito natural (individualismo)

Pare de se envergonhar.

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


General Patton

pega eu, tio. Vou fazer comédia no cinema com as suas leis

brunohardrocker
Veterano
# ago/15
· votar


Samá Samutte

Ao invés de dizer que pessoas necessitam "nascer de novo", sendo que isso significa "se converter a doutrina que eu sigo, na célula que eu frequento", e também que necessitam ouvir o Evangelho, poderiam estimular e lerem o Evangelho. Pois ouvir, remete a dar ouvidos a uma interpretação alheia do evangelho, e não a sua.

E também eu nunca ouvi falar dentro do cristianismo que uma pessoa seja capaz de avaliar a santidade, a salvação ou a presença ou ausência de fé, no próximo, se não quem realmente tem poder pra isso.

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


brunohardrocker
necessitam ouvir o Evangelho

exato, o evangelho é tradição oral, seus escritos já são interpretações

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


Eu acredito que a Salvação no cristianismo so comporta o principio de Sola Fide, vou apresentar as razoes, nao muito bem, porque estou no celular. E gostaria que alguem apresentasse meus erros.

Razoes baseadas nas Escrituras
Em praticamente todo o Novo testamento a salvaçao por obras é negada de forma expressa, principalmente nas cartas de Paulo, como na carta aos Romanos, ou nesta passagem de efesios:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Também no Evangelho, o proprio Cristo nega que o homem possa fazer qualquer coisa para salvar-se.

Questões morais
Se as boas obras devem ser realizadas espelhadas no amor e caridade de Cristo, ou seja, daquele que nada ganhou com suas obras, porque de nada carecia, como elas podem ser realizadas em espirito de barganha, por almas que acham que através delas atingirão a santificação?

Sobre a carta de Tiago, acho que expressa um sentido muito mais: "se são santos, façam obras santas" e nao: "façam boas obras e se tornarão santos".

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


Pessoal, apenas lembrando que caridade não está intimamente ligada ao materialismo como está parecendo pelas ideias do tópico.

Caridade pode ser essencialmente relacionada ao Amor.

Então a forma maior de exercer a caridade é Amando. qualquer gesto adicional ira vir deste princípio.

Amai seus próximos como a ti mesmo. E a Deus acima de todas as coisas.

O Cristão realiza seus atos de caridade através de seu Amor e respeito a Deus, que o torna piedoso, cheio de compaixão para com seus irmãos.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/15
· votar


O Cristão realiza seus atos de caridade através de seu Amor e respeito a Deus, que o torna piedoso, cheio de compaixão para com seus irmãos.


É fio, só que amar e ter compaixão envolve dar de comer a quem tem fome.

Efésios 4:28

nevasca
Membro Novato
# ago/15
· votar


Não li o tópico todo, mas nesse caso, realmente se precisa de mais de 34 livros para falar, no mínimo, coerentemente sobre esse assunto.

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


Ainda nao entendi como todo esse papo católico se articula ao poder terreno e secular. Tipo assim, nao adianta discutir o sexo dos anjos sem descer à terra, é punhet4 teológica pura e simples

turn down for wat?

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


E nao, walfare state nao tem nada a ver com caridade, mas com administração de riscos, direitos difusos e uma porrada de outras coisas que guardam pouca semelhança com toda essa metafísica abstrata de erudito enfiado em bibliotecas ancestrais

get real, svp

General Patton
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: General Patton
· votar


veja o apego de vocês por um mapeamento de algo tão transcendental que é a salvação de uma pessoa.

Concordo. Desde a primeira vez que estudei teologia fiquei dúbio sobre a validade de divagações profundas sobre o assunto. Apesar do belo exercício intelectual, sempre tive a sensação de feeling>>>>resto.

General Patton
Membro Novato
# ago/15
· votar


E nao, walfare state nao tem nada a ver com caridade, mas com administração de riscos, direitos difusos e uma porrada de outras coisas que guardam pouca semelhança com toda essa metafísica abstrata de erudito enfiado em bibliotecas ancestrais

http://www.whatdoesitmean.com/occ1.jpg

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


Fuck out seu teólogo de araque. Desce aqui no playgroud terreno que eu te mostro a lei

General Patton
Membro Novato
# ago/15
· votar


Estou em INDAIATUBA. Venha me conhecer.

Seu comuna nojento.

landlord
Veterano
# ago/15
· votar


Cristianismo não tem nada haver com alguma escola politica, obviamente depois que misturaram os conceitos fizeram essas coisas vergonhosas.

LeandroP
Moderador
# ago/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Então, se Deus não me der esta graça, não serei salvo.

É muito cômodo e quem sabe até preguiçoso "ser salvo" somente pela fé. Deus me deu esta graça, tenho fé, logo serei salvo. Já o que pelas as suas ações modifica positivamente o meio em que vive, e por não ter recebido a tal graça, não será salvo?

Não encontro sentido nisso. Como busco construir a minha casa sobre a rocha, desprezo muitas das besteiras escritas por Paulo.

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/15
· votar


LeandroP

Panucci, a salvação é pela graça porque não há absolutamente nada que possamos fazer para ganha-la. É impossível que, pelas nossas obras, consigamos ser salvos. Tiago diz que se tropeçarmos em um ponto da Lei somos culpados de todos os demais (Tg 2.10 "Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeça em um só ponto, torna-se culpado de todos"). E ai? Vai lá então e cumpra toda a Lei, consiga a salvação por seus próprios méritos.
Olha só, se Cristo tivesse em Si somente a natureza humana Ele poderia cair como Adão caiu. Um dos motivos de Cristo ter a natureza 100% divina era para impossibilitar uma queda, pois, novamente, é humanamente impossível cumprir a Lei.

Por mais perfeita que uma pessoa possa ser, ela jamais irá conseguir cumprir sequer os 10 mandamentos por toda vida. Obras advindas do cumprimento da Lei não salvam ninguém. Paulo deixa claríssimo o propósito da Lei:

1. Avultar, mostrar o pecado: Rm 7.7 "...eu não teria conhecido o pecado senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: não cobiçaras". Quando a Lei aponta o nosso pecado, surge a pergunta: o que fazer então, visto que não consigo cumprir a Lei? Há uma solução para mim ou estou condenado e acabou? Ai é que vem o segundo propósito, a saber:

2. Levar-nos até Cristo, apontar a necessidade de um Salvador, de alguém que cumpra a Lei em nosso lugar e nos impute os méritos desse cumprimento (justificação pela fé (justificar: termo jurídico que significa "anunciar um veredito favorável", é declarar o pecador legalmente justo, inocente diante de Deus)): Gl 3.24 "... a lei no serviu de aio (pedagogo, professor) para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé".

Obras nada mais são do que evidências da salvação. Repito o raciocínio que já postei aqui: um cristão não faz obras para ser salvo; ele faz obras porque é salvo. É o oposto dos fariseus: alcançar a salvação pelas obras, pelo legalismo, pela piedade exagerada. Foram chamados de sepulcros caiados, filhos do diabo.
Então, porque a pessoa é salva, faz obras. Não as faz para ser salvo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Paradoxos entre o Cristianismo e o Conservadorismo político