Reflexão sobre a Toyota

Autor Mensagem
SpectrosGuitarman
Veterano
# mai/15


É tido mundialmente que a Toyota sabe otimizar processos, que a Toyota sabe fazer uma fabrica eficiente, que isso que aquilo.
Graças ao tal Toyoda, à sua marca Toyota, e ao seu sistema de produção, palavras como Kaizen, Hansei, Seiri, Shitzuke, Seiton, Seisou, Seiketsu, e afins estão presentes no dia a dia dos trabalhadores.
O sistema Toyota se baseia numa série de otimização de processos e redução de desperdícios,
Mas vem ca, e a Toyota, o que conseguiu com isso?
Conseguiu o titulo de maior montadora do mundo de 2006 a 2011, teve alguns anos de lucro recorde e tudo mais, mas baseado em que parâmetros? Usando qual regua na comparação?
Até onde eu sei, o TOP do automobilismo é a Formula 1, e nesse universo, quem reina soberana é a Mercedes e seus motores por uns 10 anos ou mais, sendo incomodada de vez em quando pela Renault (motor dos Red Bull Racing) e Ferrari.
O mais proximo do "mundo Toyota" é a Honda, que ja escreveu histórias bonitas, mas só anda fazendo merda e a McLaren é a prova disso.
Já que a toyota é TÃO BOA, porque é que a Toyota não da a cara a tapa na Formula 1?
Porque ja deu.
Ganhou quantos campeonatos de construtores?
0 (zero)
E o carro construido por eles ganhou quantas corridas?
0 (zero)
Ah, foi o carro da Toyota pilotado por Timo Glock que não teve tração suficiente pra subir a ultima curva do GP de Interlagos de 2008 e tirou o título de campeão mundial do Felipe Massa por 1 ponto.

E no mundo "real"?
Eu vou encurtar o trabalho de vocês e pesquisem "Corolla sem Freio" no google. Aliás, pesquisem "recall Toyota".
A Toyota não é a melhor nem sequer no próprio segmento de trabalho...
Quais então serão os reais motivos para a implantação do tal sistema Toyota de produção?
Eu sinceramente não sei, mas parece que a verdade é outra, não?

Então me desculpem pela descrença mas para mim, uma montadora que o nome quer dizer "brinquedo" não pode ser levada a sério.

Obs: Postei aqui porque tenho medo de perder meu emprego, kkkkk

FELIZ NATAL
Veterano
# mai/15
· votar


http://farm4.staticflickr.com/3177/2908863106_8348fc5e6e_z.jpg

Snakepit
Veterano
# mai/15
· votar


Pra começar carro de corrida não tem nada a ver com carro de passeio.

Toyota era a maior em quantidade de vendas, e essa briga é entre Toyota, VW, GM, Ford.... Nenhuma envolvida na F1.

Quem tem Toyota sabe que é um carro bom e duravel, mais que os carros alemães.

O caso do recall foi terrivel e causou prejuizos astronomicos e a perda da liderança. Vai levar um tempo pra recuperar a confiança, a imagem ficou arranhada mesmo.

Mas ainda considero a melhor marca de carros populares. Melhor que VW, Fiat, Ford, etc.

Se é pra brigar com a Mercedes tem o Lexus, carro top, mas sem o charme dos alemaes.

Xeper
Veterano
# mai/15
· votar


Já que a toyota é TÃO BOA, porque é que a Toyota não da a cara a tapa na Formula 1?

Pelo msm motivo que a Audi/VW (além das tretas com o big boss da parada) não dá as caras na F1, tem outras categorias (como a WEC) que atendem mto bem aos projetos e dão uma visibilidade boa para a marca. Tentaram alguns anos atras e tomaram ferro assim como outras montadoras (BMW, Honda pós turbo, Cosworth/Ford e até a propria Mercedes que era uma equipe mediana antes da ultima mudança de regras), acontece, ter uma equipe de F1 fodona custa algumas centenas de milhões de dinheiros e sorte pra estar na hora certa com a equipe/projeto certo.
Não vejo pq invalidar os processos deles usando esse argumento, automobilismo é outra parada...
Mas falai, ta brabinho com isso pq? Teve que fazer trabalho de facul sobre?

john s mill
Membro
# mai/15
· votar


sei lá, eu tenho um corolla e nunca deu nem resquícios de problema de qualquer parte, é confortável e tem um ótimo desempenho, de longe melhor carro que já tive

Xeper
Veterano
# mai/15
· votar


^
^
^

tiozão

FELIZ NATAL
Veterano
# mai/15
· votar


^
^
^
recalcado da CG125

Xeper
Veterano
# mai/15
· votar


^
^
^

Meça suas palavras parça, aqui é Twister boladona hostentassaun

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/15
· votar


Fórmula 1 como parâmetro de qualidade foi o troço mais idiota que eu li no OT essa semana.

SpectrosGuitarman
Veterano
# mai/15 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


Snakepit
Todas elas têm um semento na fórmula 1. É de onde surge grande parte das tecnologias. Carro de corrida em nada tem a ver com carro de passeio, mas é o laboratório.
Teve uma série de fatores que causou a perda de liderança da toyota, um deles foi inclusive o tsunami que teve lá em 2011.
Eu tive um corolla, precisei trocar uma lanterna na garantia, e sofri terrivelmente com as concessionarias. Vendi de raiva do carro.

Xeper
Não trabalho de faculdade, mas é que toda fábrica no Brasil endeusa esses caras. Processo é processo, concordo, mas tipo, fazer um avião é bem diferente de se fazer um carro. E trabalhar em segmento de luxo é bem diferente de trabalhar no popular/classe média alta. As fábricas de uma forma geral deveriam pensar se a metodologia se aplica. O que garante que o processo deles é melhor ante os outros? Esse é o ponto.
Até pouco tempo atrás, o fordismo era tido como a última bolacha pacote.
Eu já vi fábrica gastar milhões pra implantar o tal "sistema toyota" pra depois sacar que o payback ia demorar tanto pra vir, e que eles já tinham um sistema bom, que gastaram dinheiro com consultórios a toa... Pra mim, essa parada de sistema toyota é mais uma falácia. Não to dizendo que não dá resultado, mas sim que nem sempre se aplica. Tem gente que trata isso como religião.
E to puto pq toda hora algum idiota me enche o saco pra fazer kaizen, com metas baseadas em nada, e que só me fazem perder PLR


john s mill
Torce pra ele continuar assim


Black Fire
Em momento nenhum eu disse que q f1 é parâmetro de qualidade, só disse que é uma das réguas. Se os processos toyota fossem tão bons, e eles aplicassem a tudo, haveria um kaizen após cada corrida, para cada parafuso apertado errado haveria um item na clínica da qualidade, o pitstop seria o mais rápido por causa dos 5s e etc.
O lance é que o resultado não apareceu. Isso só prova que o sistema toyota não serve pra tudo

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/15
· votar


Cara, que maluquice. Sei lá, mande uma carta pra Toyota exigindo que eles montem uma equipe de F1.

Xeper
Veterano
# mai/15
· votar


mas é que toda fábrica no Brasil endeusa esses caras.
Eu já vi fábrica gastar milhões pra implantar o tal "sistema toyota" pra depois sacar que o payback ia demorar tanto pra vir, e que eles já tinham um sistema bom, que gastaram dinheiro com consultórios a toa

Ia até chiar, mas ai lembro das empresas de TI e seus agiles milagrosos da vida implantados de forma porca e me compadeço com a situação do mano parça

ju.nito
Veterano
# mai/15
· votar


Ces viram o maluco que fez um carro rodar movido a agua? ta rolando no whatapp.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/15
· votar


movido a agua


st.efferding
Membro
# mai/15
· votar


Em momento nenhum eu disse que q f1 é parâmetro de qualidade, só disse que é uma das réguas.

= em momento nenhum eu disse que bananas são azuis, só disse que bananas são azuis

alexandrecoppo
Veterano
# mai/15
· votar


ju.nito
Carro ainda não vi mas moto já vi bastante.

Black Fire
Seria cômico se não fosse trágico.

ju.nito
Veterano
# mai/15 · Editado por: ju.nito
· votar






Black Fire

Piada nivel zorra total

sallqantay
Veterano
# mai/15 · Editado por: sallqantay
· votar


sou VW de pai e mãe, mas recomendo dar uma chegada na Bolívia. Lá o que mais tem é toyota. Se aguenta o tranco lá, aguenta em qualquer lugar

A toyota ficou famosa pela gestão da fábrica (o modelo japonês que bombou nos 70s). Só por isso já mereceu o nome, essa mudança mudou o mundo tanto quanto o fordismo. Mas já deve ser last week

sallqantay
Veterano
# mai/15
· votar


aliás, valor de verdade nessa área é o campeonato de rally europeu.

Simonhead
Veterano
# mai/15
· votar


SpectrosGuitarman

Sem ter muito o que acrescentar, eu me recordo que a Yamaha já forneceu motor para a F1 em 1997 (Arrows com o campeão do ano anterior (Damon Hill) como 1º piloto). Na verdade, o motor era um Judd com casca Yamaha e dinheiro dos caras para divulgar a parada e tals. Na prova da Hungria daquele ano, que o Damon liderou quase toda, o motor Yamaha/Judd quase venceu. No entanto, o carro teve problemas e o filho do Graham Hill terminou em 2º lugar, logo atrás do Jacques, filho do grande Gilles Villeneuve.

SpectrosGuitarman
Veterano
# mai/15 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


sallqantay
A yamaha e a própria toyota forneceram pra Jordan tb.
Aliás, a equipe faliu em parte por causa do motor toyota, kkkk
Mas isso é o Wikipedia que ta dizendo, ta
Eu lembro que a Jordan era foda com o frentzen (motores honra), e eles tinham um tanque de gasolina infinito.
Sempre faziam uma parada, raramente 2 e por causa de desgaste de pneu

Insufferable Bear
Membro
# mai/15
· votar


que cara maluco, hein

Snakepit
Veterano
# mai/15
· votar


SpectrosGuitarman
Eu tive um corolla, precisei trocar uma lanterna na garantia, e sofri terrivelmente com as concessionarias. Vendi de raiva do carro.

Acho que achei a explicação. huehueheuheuehe

daimon blackfire
Membro Novato
# mai/15
· votar


Tópico mais inútil da semana. Já podem fechar.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/15
· votar


filho do grande Gilles Villeneuve.
Que hoje mora no céu. (Neves, Milton)

Simonhead
Veterano
# mai/15
· votar


Black Fire

Só. Ele ainda mora no coração da Tifosi.

SpectrosGuitarman
Veterano
# mai/15
· votar


Snakepit
Pior que não cara, a raiva maior vem de trabalhar numa empresa que adotou o sistema toyota sem ter nenhuma mecessidade

SpectrosGuitarman
Veterano
# mai/15
· votar


daimon blackfire
Desde quando o que ta no OT precisa ser útil? Kkkk
Se quer falar de coisa boa, vamo falar de tecpix

daimon blackfire
Membro Novato
# mai/15
· votar


Desde quando o que ta no OT precisa ser útil? Desde mais ou menos algum tempo atraz.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/15
· votar


SpectrosGuitarman
Toyota melhor marca.
E se é carro japonês é bom.
Eles manjam de tecnologia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reflexão sobre a Toyota