Whiplash: um filme que todo brasileirinho hedonista deveria ver ao lado dos filhos.

Autor Mensagem
Joseph de Maistre
Veterano
# abr/15 · Editado por: Joseph de Maistre


Eu nunca vi uma produção cinematográfica retratar tão fielmente aquilo que eu entendo por ética de Trabalho (com t maiúsculo mesmo).

Só de ver o trailer, fiquei empolgado e soube logo de cara que se tornaria um de meus filmes favoritos

(A coisa mais próxima do gênero que já tinha visto na televisão foram os treinamentos suicidas dos personagens de Dragon Ball Z, quando eu era criança).

Não que eu concorde totalmente com a filosofia bullie do professor do filme. Mas, realmente, é impossível você se tornar um bom profissional sem, antes, aprender a sentir culpa por não fazer um trabalho bem feito.

Culpa por não fazer o seu potencial render o máximo possível. Culpa por ter feito um trabalho incompleto e cheio de falhas. Culpa por ter virado as costas para o Criador e não ter feito pleno uso dos talentos que Ele lhe deu. Culpa por ainda estar a anos-luz do seu ideal de perfeição.

Sem essa culpa fundamental por não ser ainda quem você deve ser, o impulso e a ânsia de melhorar desaparecem e não deixam qualquer vestígio na sua alma. Tudo que sobra é o contentamento com a mediocridade.

Na minha época de estagiário, meus colegas viviam me perguntando: "por que você não usa um modelo pronto para fazer suas petições, como todo mundo faz?".

Na hora, eu pensava em responder o seguinte: "porque o meu orientador na universidade, que tem três mestrados e um doutorado na Europa, me diz que estruturar suas ideias no papel -- ao invés de apenas ler um texto pronto -- é a melhor maneira de aprender as coisas; e também porque F. A. Hayek, prêmio Nobel de Economia e professor da London School of Economics, me disse que escrever suas teses do zero -- ao invés de repetir modelos prontos -- é a melhor forma de você perceber novas implicações até então desconhecidas na tese original e de usar tais implicações para desenvolver teorias novas, ganhando, assim, uma vantagem sobre os seus colegas que não têm esse hábito".

Mas, conhecendo bem a mentalidade de cigarra das pessoas a meu redor, e sabendo que ninguém ia entender patavinas do que eu estava falando, a melhor resposta que vinha a calhar era simplesmente: "Porque sou mais gostoso que vocês".

Mas o mais ridículo mesmo é ver os anos passarem enquanto você continua firme e forte nesses hábitos austeros e, ao ser entrevistado para um emprego novo, a avaliadora, no final, soltar uma pérola dessas: "Você se acha sortudo?".

Bem, como diria o ilustríssimo Christian Grey, "quanto mais eu trabalho, maior é a minha sorte".

Joseph de Maistre
Veterano
# abr/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Você só rende o seu máximo quando chega neste ponto:



Viciado em Guarana
Veterano
# abr/15
· votar


Mas uma coisa é você se realizar na sua obra, outra é fazer algo para os outros só para pagar as contas e que no final pouco importa se você vai levar o crédito daquilo ou não.

No segundo caso recomendo a filosofia de Excelion:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/310604/#8829511
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/311920/#8852627

guitarluiz
Veterano
# abr/15
· votar


Culpa por ter virado as costas para o Criador e não ter feito pleno uso dos talentos que Ele lhe deu

Ai, deve ser por isso que eu sou comuna.

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


Filme bom mesmo, do caralho. Mas o que ele explora é justamente qual o limite dessa porra toda.

o jazz nasceu como música de negros analfabetos, e foi cooptado por um eruditismo estéril sem sentido que desembocou nas putaria do free jazz e bizarrices correlatas.

Já tive uma ex que tava nesse role até o topo. Velho, ela se consumia na parada, negócio triste de ver. Me fez questionar onde é a linha que divide esse tipo de pensamento compulsivo (que esgota o sentido tanto quanto o hedonismo)

st.efferding
Membro
# abr/15
· votar


que tem três mestrados

theoryfaggotry elevada ao cubo

guitarluiz
Veterano
# abr/15
· votar


tem três mestrados



e não sabe lançar a nota no portal

st.efferding
Membro
# abr/15
· votar


tem três mestrados

e usa word pra escrever artigos (ao invés do tex/latex)

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


três mestrados

vagabundo level expert

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


três mestrados e um doutorado na Europa

fora apostilas

st.efferding
Membro
# abr/15
· votar


tem três mestrados


e não sabe python

-Paul Gilbert-
Membro Novato
# abr/15
· votar


tem três mestrados
E compra roupa no saldão da C&A

Xeper
Veterano
# abr/15
· votar


tem três mestrados


e não sabe python


E usa Java

Joseph de Maistre
Veterano
# abr/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Viciado em Guarana
Mas uma coisa é você se realizar na sua obra, outra é fazer algo para os outros só para pagar as contas e que no final pouco importa se você vai levar o crédito daquilo ou não.

Trabalho é trabalho. Ou você assume responsabilidade por ele e faz as coisas direito, com comprometimento, ou larga o osso e entrega para quem quer fazer.

Para mim, vagabundo não é apenas quem não trabalha; também é quem fica fazendo trabalho meia-boca por livre e espontânea vontade.

sallqantay
o jazz nasceu como música de negros analfabetos, e foi cooptado por um eruditismo estéril sem sentido que desembocou nas putaria do free jazz e bizarrices correlatas.

O que o filme critica é justamente a perda do eruditismo no jazz e a comercialização do estilo (o "Starbucks jazz" que o careca cita no final como exemplo de decadência técnica).

guitarluiz
tem três mestrados
e não sabe lançar a nota no portal
st.efferding
e usa word pra escrever artigos (ao invés do tex/latex)
sallqantay
vagabundo level expert

Inveja mata.

FELIZ NATAL
Veterano
# abr/15
· votar


Aliás 2 links para o download que assistirei com meu enteado de 9 anos no final de semana logo depois do Faustão:

www.duckdownload.net

http://minhateca.com.br/paloemi/Oscar+2015/Whiplash+-+Em+Busca+da+Perf ei*c3*a7*c3*a3o+(1080p)

sallqantay
Veterano
# abr/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Joseph de Maistre

o eruditismo do jazz já é a traição do movimento. Eu curto jazz anterior a essa palhaçada, poucas coisas se salvam depois que a porra toda descambou para a técnica pura

como exemplo de decadência técnica

reduzir arte à técnica é erro grosseiro.

e convenhamos: solo de bateria é uma excrecência desmedida. Eu adoro tocar bateria, mas solar naquilo não faz o menor sentido at all

st.efferding
Membro
# abr/15
· votar


tem três mestrados


mas manda beijinho no ombro

Xeper
Veterano
# abr/15
· votar


sallqantay

Eu curto jazz anterior a essa palhaçada

Fala uns ae...

Joseph de Maistre
Veterano
# abr/15
· votar


sallqantay
Já tive uma ex que tava nesse role até o topo. Velho, ela se consumia na parada, negócio triste de ver. Me fez questionar onde é a linha que divide esse tipo de pensamento compulsivo (que esgota o sentido tanto quanto o hedonismo)

Cara, é complicado esse negócio de ficar julgando a vocação e as motivações dos outros.

Ainda mais no Brasil, terra das vizinhas fofoqueiras do Policarpo Quaresma, onde qualquer indivíduo que queira fazer alguma coisa além do feijão-com-arroz já é automaticamente rotulado pelos losers de plantão como "enxerido", "vaidoso", "arrogante", e coisa do tipo.

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


Xeper

standarts clássicos "cry me a river", "my funny valentine", "dream a little dream..", Essas paradas. Louis armstrong já é erudito wanna be, mas válido.

Joseph de Maistre
Veterano
# abr/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Se eu soubesse que vocês iam encasquetar com os três mestrados, teria dito também que o indivíduo lê em seis idiomas (incluindo latim).

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


Joseph de Maistre
Cara, é complicado esse negócio de ficar julgando a vocação e as motivações dos outros.

então, quando a pessoa tá sendo bullinada pelo chefe, sob pressão extrema, sofrendo para caralho de mil maneiras... Velho, isso é o pior do ser humano. E nem adianta argumentar ou julgar outros mesmo, o que eu levo disso é até que ponto eu devo ir

st.efferding
Membro
# abr/15
· votar


3 mestrados 33% ~= 1 mestrado 100%

é justo

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


transformou 99 em 100

scrut pira

Joseph de Maistre
Veterano
# abr/15
· votar


sallqantay
então, quando a pessoa tá sendo bullinada pelo chefe, sob pressão extrema, sofrendo para caralho de mil maneiras...

Para mim, "vocação" é justamente estar disposto a aturar tudo isso e muito mais para atingir o seu objetivo.

Sabe aquelas palavrinhas bonitinhas que a gente diz quando casa, "na alegria e na tristeza, na saúde e na doença"? Então... Eu não as aplico apenas no casamento.

Você já leu esse texto do O. de C.? http://www.olavodecarvalho.org/textos/vocacao.htm

st.efferding
Membro
# abr/15
· votar


teria dito também que o indivíduo lê em seis idiomas (incluindo latim).

tá, parei. ganhou

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


lê em seis idiomas

Português, galego, mirandês, espanhol, catalão e latim?

Joseph de Maistre
Veterano
# abr/15
· votar


st.efferding
3 mestrados 33% ~= 1 mestrado 100%

E se eu te disser que o indivíduo em questão já foi aluno de vencedores do prêmio Nobel e tem acesso a centros de pesquisa com mais de 20 desses prêmios?

Só de curiosidade, como fica agora sua interpretação sobre a qualidade dos mestrados dele? =)

guitarluiz
Veterano
# abr/15
· votar


Inveja mata.


não tenho inveja de quem se diz tão superior e não sabe digitar notas em um sistema automatizado.

Joseph de Maistre
Veterano
# abr/15
· votar


Black Fire
Português, galego, mirandês, espanhol, catalão e latim?

Na-na-ni-na-não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Whiplash: um filme que todo brasileirinho hedonista deveria ver ao lado dos filhos.