tópico oficial da coação hedonista

    Autor Mensagem
    john s mill
    Membro
    # nov/13


    maria is feeling happy :) on facebook.
    pessoas colocando na vitrine suas vidas perfeitas em suas fotos nas mais variadas redes sociais.
    10 livros mais lidos, 8 de auto ajuda
    muitos conhecidos frequentando psiquiatria porque deixaram a tudo estourar ao invés de ir a um psicólogo quando detectaram primeiros sintomas
    marketing de fórmulas prontas para felicidade química ou biológica.


    quando maior a exposição da necessidade de auto validação, com a ilusão da vida perfeita e feliz, mais pessoas se sentem mal com o modo como levam suas vidas não tão perfeitas e acabam amarguradas.

    boa parte disto, penso eu, vem da necessidade cotidiana que foi criada da felicidade eterna e plena. nisto eu tenho duas considerações:

    1) quanto mais escasso um recurso é, mais valioso ele se torna
    2) não existe algo pleno, tudo é obviamente cíclico, períodos de tristeza são importantes para reflexão e crescimento pessoal, amadurecimento.

    não vou ficar me estendendo no texto senão quase ninguém vai ler, mas essa é a ideia.

    lógico que eu não acho que as pessoas devam postar fotos infelizes ou ficar pra baixo, mas é que parece que não aprendemos a lidar bem com esse momento que é absolutamente natural. o que vejo ocorrer nos momentos de tristeza é demonstrar uma felicidade forçada e se agarrar a ela ao invés de simplesmente aproveitar esse momento para tirar algumas lições aprendidas.

    Dissertem, ou não.

    O poder é de vocês.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Por essas e outras que eu não sorrio pra fotos.

    landlord
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    lógico que eu não acho que as pessoas devam postar fotos infelizes ou ficar pra baixo, mas é que parece que não aprendemos a lidar bem com esse momento que é absolutamente natural. o que vejo ocorrer nos momentos de tristeza é demonstrar uma felicidade forçada e se agarrar a ela ao invés de simplesmente aproveitar esse momento para tirar algumas lições aprendidas.

    Exato, acho que as pessoas não querem aprender a lidar com isso... passam a vida fugindo e sem aprender nada.
    Uns usam o fb, outros bebida, outros pegar mulher e outros religião.

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Não podemos culpar as redes sociais, mas elas potencializaram essa tendências nas pessoas.
    É a oportunidade que encontraram de escancarar essas emoções pela exposição ter tanto alcance e ser gratuita.

    É análogo àquela criança pequena que faz manha quando cai qualquer tombinho.
    Se todo mundo dá atenção ela chora, se ninguém olha ela levanta e volta a brincar.

    john s mill
    Membro
    # nov/13
    · votar


    1) quanto mais escasso um recurso é, mais valioso ele se torna


    aka: lei dos retornos decrescentes ou utilidade marginal

    fazia tempo que eu não misturava essas coisas.

    john s mill
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Uns usam o fb, outros bebida, outros pegar mulher e outros religião.

    grande verdade.

    no fim são todos modos de forma ou outra para aliviar ou lidar com as frustrações e todos ao mesmo tempo querendo defender o seu com unhas e dentes para se auto afirmar.

    nós seres humanos no fundo somos emocionalmente tão frágeis que chega a dar pena.

    o que resta é aproveitar da melhor forma as suas convicções e deixar de querer ter a razão o tempo todo.

    SODAPOP
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    q?

    st.efferding
    Membro
    # nov/13
    · votar


    isso é falta de pipi no popô

    /qantay, sall

    st.efferding
    Membro
    # nov/13
    · votar


    e é um grande detector de bulshitness alheio

    99,76% de chances dessa pessoa ter uma vida de merda (BF, 2013)

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    st.efferding

    exatamente, quando noto isso vejo que não tenho do que reclamar.

    CindyFerrari
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    1) quanto mais escasso um recurso é, mais valioso ele se torna
    2) não existe algo pleno, tudo é obviamente cíclico, períodos de tristeza são importantes para reflexão e crescimento pessoal, amadurecimento.


    concordo

    _Excelion
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: _Excelion
    · votar


    Sem querer pagar de 'o esquerdista chato', mas as raízes disto estão na cultura do consumo, iniciada na década de 20.

    Tentaram e conseguiram enlatar e mercantilizar a felicidade com a ajuda do marketing, mas as pessoas não percebem isso e uma hora a porra toda explode, pois elá está consumindo n produtos e serviços (e mostrando aos outros, pois a galera do marketing já faz tempo percebeu que é mais fácil quando os consumidores induzem uns aos outros do que marketing centralizado) e ainda não está feliz.

    A felicidade é o Deus do homem do séc XXI

    _Excelion
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    aka: lei dos retornos decrescentes ou utilidade marginal

    Assim como quando aplicada no seu contexto, acho uma afirmação correta, porém rasa e incompleta.

    Microeconomia pura não diz nada dos porquês, só constata o óbvio de forma quantificada.

    landlord
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    _Excelion
    Sem querer pagar de 'o esquerdista chato', mas as raízes disto estão na cultura do consumo, iniciada na década de 20.

    Acho que damos importância demais para o consumo quando o colocamos como raízes dos problemas humanos atuais.
    Antigamente eles também o tinham, e buscavam outras maneiras de se entorpecer.

    john s mill
    Membro
    # nov/13
    · votar


    _Excelion

    a única economia que poderia dizer o porque de alguma coisa com um nível decente de precisão seria uma nano economia :P

    Insufferable Bear
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Eu gosto com um pouco de orégano.

    Simonhead
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    2) não existe algo pleno, tudo é obviamente cíclico, períodos de tristeza são importantes para reflexão e crescimento pessoal, amadurecimento.

    Boa.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Acho que damos importância demais para o consumo quando o colocamos como raízes dos problemas humanos atuais.
    Antigamente eles também o tinham, e buscavam outras maneiras de se entorpecer.


    mas nada do que foi dito aqui é novo

    não sei o que tu entende por ''atual'', mas como o viés era claramente histórico/econômico, o comentário do excel faz todo o sentido

    é claro que o tempo vai distorcendo as explicações, ai entra o historiador para forjar uma justificativa pro que acontece

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Juro que li "coração hedonista".

    Felippe Rosa
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    One More Red Nightmare
    mas nada do que foi dito aqui é novo
    Só foi agravado pelo surgimento das redes sociais, hoje parece que todo mundo tem que fazer papel de legalzinho super feliz da vida, principalmente essa adolescência, que por sinal tem a mente muito fraca e influenciável, como se fosse uma necessidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tópico oficial da coação hedonista