Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# jun/15
· votar

Sinceramente, esse artigo da Empiricus é no mínimo exagerado. Eu não sou nem um pouco otimista em relação à Economia do Brasil, e muito longe de ser pró-governo mas isso aí é uma visão totalmente catastrófico-tola da realidade. Desconhecimento sério de como funciona a dinâmica do crédito numa economia real e desconsideração das médias históricas de mercado no Brasil.

Obviamente, dizer que o artigo é duvidoso não equivale a dizer que o governo está certo.

Konrad
Veterano
# jun/15
· votar

Black Fire

Pífio. E a idéia das debêntures do Levy não vai formar mercado.

sallqantay
Veterano
# jun/15
· votar

Empiricus é attwhore no último. Acho que o JdM escreve lá

Beatlemaniac
Veterano
# jun/15
· votar

Ih rapaz, agora deu ruim!
Será que vai?

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/empresas-de-lula-receberam-r-4 53-milhoes-da-camargo-correa

Beatlemaniac
Veterano
# jun/15
· votar

Quer jeito melhor de lavar dinheiro do que pagando palestras? Palestra pode custar R$100, R$100 mil ou R$1 milhão, só escolher o montante a ser lavado, e repassar

Snakepit
Veterano
# jun/15
· votar

Beatlemaniac
Isso é melhor do que o serviço de assessoria do Dirceu.

O molusco vai lá fala umas abobrinhas e diz que entrou o serviço.

Agora o Dirceu sequer escreveu um relatório pra dizer que fez alguma coisa...

Snakepit
Veterano
# jun/15
· votar

Itamaraty propõe burlar lei para proteger Lula

Diplomata pede sigilo de papéis sobre ex-presidente e Odebrecht, que, pela lei, são públicos

http://oglobo.globo.com/brasil/itamaraty-propoe-burlar-lei-para-proteg er-lula-16423390

Snakepit
Veterano
# jun/15
· votar

http://www.brasil247.com/pt/247/economia/184166/Dias-atribui-contração -do-PIB-ao-terrorismo-da-oposição.htm

Não se o pior é a matéria ou os comentários...

JJJ
Veterano
# jun/15 · Editado por: JJJ
· votar

Snakepit

Cara, o PT fez muita merda, mas muita merda mesmo. Agora... que o ânimo geral influencia a economia é fato. E realmente há um componente "revanchista" da oposição com relação ao governo. É perfeitamente compreensível, dadas as circunstâncias das eleições, as mentiras de campanha, a divisão do país ao meio, etc... mas que existe, existe.

Tanto assim que várias teses que certamente estariam na agenda do Aécio - se tivesse vencido - são criticadas pelo próprio Aécio. Não vejo muita diferença no que o Levy está tentando fazer e o que a equipe econômica do Aécio faria. Você vê?

Por favor não venha me dizer que estou defendendo este governo. Eu já disse que não gosto e não concordo com a visão de mundo do PT (muito pelo contrário!), só estou analisando friamente os fatos.

Ah, e é claro que os problemas econômicos não vem só do "pessimismo" instaurado. Mas são agravados por ele.

Konrad
Veterano
# jun/15
· votar

JJJ

Ok. Mas o PIB não está caindo subjetivamente.

sallqantay
Veterano
# jun/15
· votar

Soros vendeu tudo e vazou do BR

Vish. Mta treta na quebrada

Konrad
Veterano
# jun/15
· votar

Os níveis relevantes estão piores do que o esperado, abaixo inclusive dos medíocres médias históricas do Bananão. Está interessante o cenário.

Beatlemaniac
Veterano
# jun/15
· votar

Essa parada da reportagem da Época, sobre o sigilo de última hora dos papéis da Odebrecht com o Lula eu não tava sabendo. Que treta hein!

Tipo, é uma prova cabal que elementos da máquina pública agiram no sentido de jogar sombras sobre documentos comprometedores.

Texto legal sobre
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/06/1641366-revelacao-de-memora ndo-do-itamaraty-pode-ajudar-a-abrir-processo-de-improbidade.shtml?cmp id=facefolha

Snakepit
Veterano
# jun/15 · Editado por: Snakepit
· votar

JJJ
Cara, achar que criterios subjetivos como pessimismo "sem fundamento" conseguem derrubar um país beira a infantilidade. A crise atual é de larga escala, provavelmente a maior dos últimos 50 anos e vai culminar com o Brasil perdendo o grau de investimento e a fuga violenta de capitais.

Existe sim um grande pessimismo, mas, infelizmente, ele é muito bem fundamentado!

Existe pouca, ou até nenhuma, razão pra ser otimista nesse exato momento. Por incrível que pareça eu vejo o otimismo como a verdadeira especulação hoje, principalmente na bolsa onde estão inflando ações sem fundamento algum apenas pra vender e ver desabar de novo na semana seguinte.

Pra mim a crise apenas começou e ainda vejo um longo caminho até o fundo do poço. Vai piorar muito antes de melhorar pois não vejo nenhum esforço concreto do governo para resolver a crise ou combater a corrupção.

O Levy até tenta, mas não vejo ele botando o dedo na ferida. Enquanto os gastos do governo continuarem absolutamente sem controle é impossível achar que o país vai melhorar.

Konrad
Veterano
# jun/15
· votar

Falando mais a sério, os índices de produção estão muito degradados, o mercado - do lado da demanda - está muito deprimido e a inflação continua muito alta. Provavelmente a Selic chega a 14,25%, o que aperta não só o mercado de crédito primário mas também o secundário. Mesmo nesse nível eu aposto 1 real que a projeção de inflação não converge para 4,5% tão cedo. De um lado demanda e oferta deprimidas e do outro inflação alta e uma bizarra falta de liquidez. Ainda tem um embrião de problema fiscal forte ai.

Sobre a bolsa, basta ver o histórico do índice para ver que não há relação entre bom ventos macro e bom desempenho na bolsa. No presente momento tem muita coisa barata para os gringos na bolsa.

E no meio do caminho tem os juros do Fed ai na porta.

Cenário interessante.

Konrad
Veterano
# jun/15
· votar

Ah sim, sem contar o efeito da taxa sobre o investimento. Tendendo a zero.

Snakepit
Veterano
· votar

Konrad
E no meio do caminho tem os juros do Fed ai na porta.

Mas esse lenga lenga nem vidente acerta.

No dia que subir o dolar vai subir mais um patamar e ficar em 3,40 a 3,50.

Hoje um amigo foi comprar dolar pra viagem e a casa de cambio não tinha. O cara ainda falou que ta comprando e ta pagando bem...

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar

Snakepit
Cara, achar que criterios subjetivos como pessimismo "sem fundamento" conseguem derrubar um país beira a infantilidade.

Cara... não é infantilidade, não. Não que não haja "fundamento" no pessimismo (claro que há e nisso eu concordo). Mas boa parte da economia do mundo de hoje é baseada em expectativa, especulação, projeção, "humor" do mercado, etc. O pessimismo geral influencia e muito.

Tanto isso é verdade, que eu sou capaz de apostar com você que se a Dilma renunciasse neste momento, amanhã as bolsas iam estourar, o dólar despencar e em relativamente pouco tempo acho até que voltaríamos à normalidade econômica. E nada teria mudado substancialmente... só a "percepção geral" e a volta do otimismo ao mercado...

Snakepit
Veterano
# jun/15
· votar

JJJ
Tanto isso é verdade, que eu sou capaz de apostar com você que se a Dilma renunciasse neste momento, amanhã as bolsas iam estourar, o dólar despencar e em relativamente pouco tempo acho até que voltaríamos à normalidade econômica. E nada teria mudado substancialmente... só a "percepção geral" e a volta do otimismo ao mercado...

Mas isso é um tanto obvio pois pra de 9 em cada 10 economistas hoje concordam que a Dilma é absolutamente incapaz de governar um país! Se colocarem um jumento no lugar dela é capaz de deixar o pessoal mais otimista.

Se ela afundou o país em 4 anos, vai saber o que vai conseguir fazer em 8!

Sem falar que consegue ser mais corrupta e mentirosa que o Lula, e o olha que isso é difícil. Ela era presidente do conselho do Petrobras enquanto se operou o maior esquema de corrupção estatal da história do Brasil e quem sabe do mundo, as cifras são colossais.

Ou então ela realmente é burra ao extremo e não sabia de nada... mas nesse caso ela seria mais burra que o jumento que eu ironicamente sugeri colocar no lugar no dela.

Snakepit
Veterano
# jun/15
· votar

^^
Chutei o balde kkk.

Nada pessoal JJJ. <3 <3

Beatlemaniac
Veterano
# jun/15
· votar

Hahahahaha

Mas eu vou um pouco na linha do JJJ, que é considerar que os sentimentos de otimismo/pessimismo tem sim um peso importante entre os agentes econômicos. E aí também vai um pouco do que vc falou Snakepit. A diferença entre a crise de 2008 pro Lula, e a crise de agora pra Dilma, passa justamente por isso. Em 2008, com o sucesso econômico que o Brasil vinha tendo com o Lula (podemos discutir se foi por causa ou apesar dele, mas o que importa é que o Brasil vinha bem hehehe), os agentes econômicos confiavam que o Lula poderia dar a volta na crise, por sua força política, Congresso submisso, etc. É diferente agora com a Dilma, e ai junta o pensamento de vcs 2. Há um cenário bem negativo, e ele é amplificado sim pelo ânimo dos agentes, justamente pela Dilma. Ninguém confia que ela será capaz de dar a volta por cima, seja por falta de competência técnica, seja por falta de apoio político nas casas do Legislativo.

Não fosse assim, a figura de Joaquim Levy jamais existiria nesse governo. Ele é uma tentativa da Dilma de dar uma aparência melhor pra condução econômica, passando a imagem de que é ele quem comanda as decisões.

Snakepit
Veterano
· votar

Beatlemaniac
Existem grandes diferencas da crise atual e da de 2008.

Aquela foi realmente influenciada pelo mercado externo, mas o Brasil aguentou bem e se recuperou rapidamente pois mostrava uma economia consolidada e com ajuste fiscal funcionando, alem daquela ajudinha dos commodities...

A crise atual é praticamente toda por problemas internos e o maior problema são justamente que os pilares da economia brasileira, do Plano Real, que estão ruindo bem na nossa frente.

Inflação alta e principalmente o fim da responsabilidade fiscal do Governo Federal são um duro golpe no Real. A LRF era vital pra criar confiança na nossa economia e foi provavelmente uma das melhores coisas que o FHC fez.

Mas a Dilma pra se livrar do impeachment simplesmente passou por cima da lei... junto com a lei foram quase 2 decadas de credibilidade de um país tradicionalmente caloteiro jogados no lixo.

A nao ser que tenha sido a oposição que torrou alguns trilhoes de reais, não vejo como a oposição pode ser a culpada por ter quebrado o país ano passado e criado esse pessimismo generalizado atual.

sallqantay
Veterano
# jun/15
· votar

Snakepit
konrad

Mas a crise de hoje nao é somente a de 2008 com um delay?

Crise the edge style?

Snakepit
Veterano
# jun/15
· votar

sallqantay
nao é somente a de 2008 com um delay?

Só se for um DL4 da Line 6 pois um DD3 da Boss não segura tanto tempo não.

JJJ
Veterano
# jun/15 · Editado por: JJJ
· votar

Snakepit
Nada pessoal JJJ

Pessoal? Como seria possível isso? Eu não sou a Dilma... uhauhauhuahauh

(nem o Lula... e nunca fui filiado ou "simpatizante" do PT...)

Se alguém quiser ver a entrevista da Dilma com o Jô:

http://gshow.globo.com/programas/programa-do-jo/videos/t/videos/v/assi sta-a-entrevista-completa-de-dilma-roussef-no-programa-do-jo/4250014/

Konrad
Veterano
# jun/15
· votar

sallqantay

A crise de hoje não é "crise". É conjuntura estrutural + ambiente externo não favorável.

A história econômica do Brasil tem essa constante de espasmos de crescimento baseados em conjunturas externas favoráveis em que não se muda ou evolui estruturalmente no âmbito interno. Nós não temos projeto. Muito menos planejamento.

O que agrava a situação é a incompetência histórica dos governos petistas. Por isso não compro a ideia do "pessimismo". Ele existe, mas é fundamentado.

sallqantay
Veterano
# jun/15
· votar

Snakepit

/o/

Konrad

Sim, tem sempre esse lado das reformas nunca feitas e das eternas gambiarras.

O que eu quero dizer é que a crise de 2008 foi evitada com expansão de crédito, expansão do gasto público, bolsa-família, blablabla nunca antes na história desse país.

Aí hoje é o delay de 2008. Confere?

One More Red Nightmare
Veterano
# jun/15
· votar

Só se for um DL4 da Line 6 pois um DD3 da Boss não segura tanto tempo não.

lol

Snakepit
Veterano
· votar

sallqantay
One More Red Nightmare
/o/
|o|
\o\

sallqantay
O que eu quero dizer é que a crise de 2008 foi evitada com expansão de crédito, expansão do gasto público, bolsa-família, blablabla nunca antes na história desse país.

Zoeiras a parte, acho que isso foi mais um prego no caixao apenas.

Essas politicas ja vinham de antes, mas é notorio seu aumento depois de 2008, assim como tantas outras medida que deveriam ser temporarias.

Acho que o que esta ocorrendo agora é o esgotamento do desse modelo. Medidas que deveriam ser temporarias se tornaram permanentes, mesmo sabendo que é inviavel manter por longo prazo. A ressaca chegou agora pois seguraram como deu até as eleições.

O problema talvez nem seja essas medidas em si, mas sim que medidas paliativas precisam ser acompanhadas de atitudes duras pra corrigir certos problemas, o que não ocorreu...

Beatlemaniac
Veterano
# jun/15
· votar

Snakepit
A nao ser que tenha sido a oposição que torrou alguns trilhoes de reais, não vejo como a oposição pode ser a culpada por ter quebrado o país ano passado e criado esse pessimismo generalizado atual.

Ah sim, acho que eu havia te entendido mal. Sim, o pessimismo que eu falava era dos agentes econômicos, não da oposição. Eu acredito piamente que, se fosse o Aécio tomando exatamente as mesmas medidas (embora eu acho que ele não o faria, por não ter os movimentos sociais sob controle), o situação poderia ser menos grave, pois haveria um certo grau de confiança que ele estaria aplicando os ajustes com convicção.

Me parece que a Dilma está fazendo isso tudo bem contrariada. No fundo no fundo, eu acho que ele pensa que sempre esteve certa, sobre a condução econômica, e não bota fé em nenhuma ação do Levy. Só o faz por pressão do mercado em queda.