tópico para sentirmos compaixão pelo user landlord

Autor Mensagem
shoyoninja
Veterano
# mar/15 · Editado por: shoyoninja
· votar


Joseph de Maistre
Eu creio que sim.

Psicopatas também podem ser extremamente disciplinados quando querem cometer um crime e sair impunes.

Concurseiros também, quando querem passar em uma prova para virar funcionário público, ganhar 20 mil para não fazer nada, comprar um carrão, comer não sei quantas mulheres e gastar tudo antes de morrer.

A questão é: ter disciplina para quê? Para qual objetivo?


Tá, então o problema não é a disciplina. É o objetivo. A pergunta então é, para ter um objetivo, eu preciso ter uma religião?

Aí você já mostrou que pessoas podem ter objetivos e seguí-los com disciplina. Então, a pergunta se torna:

Para ter um objetivo um pouco mais "nobre" do que me tornar um psicopata ou um parasita, é preciso ter religião? Por não seguir uma religião, então eu não poderia seguir um objetivo menos nocivo aos outros?

Samá Samutte
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


landlord

"Suetônio, biógrafo romano, escreveu durante o reinado de Nero: 'O castigo [por Nero] era infligido aos cristãos, uma classe de homens dados a uma nova e nociva superstição.'
Tacito, notável historiador do segundo século, observou que Nero tentou lançar sobre os cristãos a culpa pelo incêndio de Roma. 'Mas a perniciosa superstição, reprimida por algum tempo, irrompeu de novo.', escreveu ele, 'não só através da Judéia, onde o mal teve origem, mas também através da cidade de Roma...'
Luciano, escritor romano, escarneceu dos cristãos e descreveu Cristo como 'o homem que foi crucificado na Palestina porque introduziu esta nova seita no mundo.'
[...] a existência histórica de Cristo era aceita como fato, até por seus inimigos."
J.I. Parker, Merril C. Tenney & William White Jr; "O mundo do Novo Testamento"; pgs. 101 e 102

Esse Jesus ai que você diz ser mito? Vá ler um pouco sobre "a busca pelo Jesus histórico". Negar o Cristo dos Evangelhos, que fazia milagres, curava os enfermos, ressuscitou ao terceiro dia e etc. até que vai, agora negar a existência do Jesus histórico é sandice.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


shoyoninja
Justo, mas ninguém? Ninguém na Suécia raciocina direito então (a maioria)? Pelo menos as poucas pessoas com quem tive contato me pareceram bastante lúcidas.

Claro que alguém está, mas acho um tanto estranha essa adoção de visões de mundo cientificistas que a gente tem visto nas sociedades modernas, onde a ciência é colocada como medida de tudo, mesmo em campos onde ela nada tem a dizer.

Concordo, em partes. Reescreveria simplesmente assim:
A importância do protestantismo é seu legado e não sua mitologia.

Afinal, pelo que você escreveu eu entenderia que mesmo sem se declarar como tais, as pessoas continuam a praticar, pelo menos parte dos princípios. Com isso eu concordo.


Perfeito. Era exatamente isso que eu me referia.

Joseph de Maistre
E como você entende o abandono, principalmente a partir de Calvino, de elementos que sempre foram muito importantes na religiosidade popular, e que atraiam as pessoas para a Igreja, como o culto aos santos, a veneração aos ícones e as relíquias, a peregrinação a lugares sagrados, entre tantos outros, e a adoção de uma religiosidade muito mais austera no contexto da secularização dos países Protestantes?

landlord
Veterano
# mar/15
· votar


Samá Samutte

Cara nem falei nada sobre isso, para de coitadismo.
Fica aí discutindo a moral dos contos de fadas que eu nem me envolvo é só não jogar bosta pro mundo real que está tranquilo.

john s mill
Membro
# mar/15
· votar


Joseph de Maistre

Qual a relevância da opus dei em números em relação ao total de cristãos?

sallqantay
Veterano
# mar/15
· votar


mundo real é uma ótima piada

brunohardrocker
Veterano
# mar/15
· votar


que eu nem me envolvo

O Headstock invertido mando dizer que Hahahaha.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


landlord
Cara, você sempre está enchendo o saco do pessoal cristão do fórum, porque, supostamente, não pensam com as próprias cabeças e são escravos de dogmas religiosos, ou coisa do tipo, No entanto, até hoje, você não manifestou aqui nenhuma opinião sobre seja lá o que for, que aparente ter vindo de uma profunda pesquisa bibliográfica, acompanhada de reflexão exaustiva, o que poderíamos chamar de opinião própria, limitando-se a ecoar opiniões pré-fabricadas por representantes de ideologias anti-religiosas, aderindo ao dogma anti-religioso sem quaisquer contestação ou divergência, em absolutamente tudo o que fala. Como você lida com isso?

landlord
Veterano
# mar/15
· votar


Como você lida com isso?

Acho que o que você quis dizer é que eu faço igual aos cristãos que supostamente não pesam com a própria cabeça e que eu critico.
Bem, primeiro eu não acho que eles não pensam com a própria cabeça. Acho que as pessoas vão buscando as respostas e lendo diferentes opiniões para formar sua própria.
Também tento pesquisar sobre autores que não compartilham o meu ponto de vista, talvez, não tenho certeza. Mas um bom exemplo é o Reza Alsan.
Não tenho grandes referências bibliográficas, valorizo quem tem e acredito que essas pessoas, quando colocadas em um debate honesto tendem a mostrar bons argumentos e muitas vezes me fazem mudar de ideia.

Não é verdade que também reproduzo tudo que é anti-religioso sem contestar, simplesmente critico o que me incomoda.
Exemplo no caso do seu tópico sobre o Gênesis. Na verdade seu questionamento era a visão humana sobre o mito da criação, o que eu aceito, apesar de ter grandes ressalvas.
Agora, existem pessoas que acreditam literalmente na história do Gênesis. Literalmente ele acha que pipocou o primeiro individuo e depois literalmente da costela dele pipocou a mulher. Aí que a coisa começa a ficar perigosa, quando você torna tudo isso literal e tenta aplicar onde você vive.
Tento pensar de forma humanista, no bem estar das pessoas.
Não consigo pensar em qual base teórica alguém precisa ter para decidir se aqueles dois caras podem se casar ou adotar se a única relação tem que ser monogâmica, coisas que você considera progressista. Além de tentar defender possíveis retrocessos, permitir que se ensine sobre planejamento familiar sem influência de religiosos, o que evitaria bastante outros problemas.
Eu não tenho problemas com a religião, quando vistas como uma opção sua e uma forma de comunhão com algo transcendental.
Eu não nego a espiritualidade e a existência de algo superior, mas querendo ou não a sociedade já é multicultural e para mim, isso é um avanço que quero manter.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


Obrigado.

FELIZ NATAL
Veterano
# mai/15
· votar


http://hopehelphealing.com/wp-content/uploads/2014/09/1Chronicles.29.1 1-God_Is_Landlord_Of_Heaven.jpg

brunohardrocker
Veterano
# mai/15
· votar


*Sentindo compaixão pelo recebimento incessante de sms's dos pastores.*

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


ainda bem que temos o quaresma2 para substituir ele

General Patton
Membro Novato
# ago/15
· votar


sallqantay

Merece um tópico próprio.

sallqantay
Veterano
# ago/15
· votar


General Patton

manda ver, já gastei o meu do dia

FELIZ NATAL
Veterano
# ago/15
· votar


ainda bem que temos o quaresma2 para substituir ele

- attwhore
+ morde-fronha

General Patton
Membro Novato
# ago/15
· votar


sallqantay

Nem gastarei o meu com aquele verme.

General Patton
Membro Novato
# ago/15
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/291723/

quaresma2
Veterano
# ago/15
· votar


General Patton
sou melhor porque sou forte/pirocudo

landlord
Veterano
# ago/15
· votar


Pq vcs não vão discutir meia hora de epístolas paulinas.

Puta assunto cool meu, tipo coisa de gente de 1º mundo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tópico para sentirmos compaixão pelo user landlord