tópico para sentirmos compaixão pelo user landlord

Autor Mensagem
Skider
Veterano
# mar/15
· votar


Desenvolvimento à parte da reforma é uma ideia bem abstrata mesmo.

Life is a lemon
Membro Novato
# mar/15
· votar


quê?

landlord
Veterano
# mar/15
· votar


É meio difícil explicar para voluntario a padreco, que talvez sua base não tem mais importância para o desenvolvimento humano, e que talvez até atrapalhe.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


Na real, você nem sabe o que é a tal base que está falando, e fica dando receitas para o desenvolvimento humano sem ter a menor noção de história, sociologia, geo-política e economia. Suas ideias devem funcionar nesse mundo caricato que a sua ignorância projeta, mas não tem ligação nenhuma com a realidade, simplesmente porque você não tem quaisquer bases pra entender a realidade, pois jamais estudou qualquer coisa a fundo. Tanto é assim que lê Sam Harris e acha tudo muito profundo.

landlord
Veterano
# mar/15
· votar


Deve ser, pelo menos o que falo tem algum sentido e não fica preso na sua grande mente delirante onde as coisas só fazem sentido para você.
Apelo para autoridade que ninguém sabe se existe, no minimo deveria estar internado tomando remédio para não ficar babando nos outros.

sallqantay
Veterano
# mar/15
· votar


Desenvolvimento humano é daqueles termos bem vagos que nao significam nada, pode ser usado livremente

landlord
Veterano
# mar/15
· votar


Desenvolvimento humano é daqueles termos bem vagos que nao significam nada, pode ser usado livremente

Isso vindo da terceira bola.... vai saber.

RafaelValeira
Veterano
# mar/15
· votar


landlord
Apelo para autoridade que ninguém sabe se existe
(...)
Isso vindo da terceira bola.... vai saber.

Porra cara, você reclama do uso de falácia para, logo em seguida, usar tb?

megiddo
Membro
# mar/15
· votar


landlord
pelo menos o que falo tem algum sentido

Aí está o seu erro: não tem.

landlord
Veterano
# mar/15
· votar


megiddo

Falou o cara com nick bíblico.

shoyoninja
Veterano
# mar/15
· votar


Black Fire
Acho difícil comparar o que foi a Reforma, com todas as implicações que vão desde as relações de poder, comerciais, familiares, até o esfacelamento do imaginário popular e a substituição da moral e da cosmologia tradicionais por coisas completamente distintas, com essa secularização da Europa, que até agora tem logrado muito pouco em modificar a sociedade de forma tão profunda. No entanto, se a mudança é fruto da reforma, ou a reforma é fruto da mudança, quem pariu quem, é algo a se pensar.

Tá, só que você agora misturou religião com uma série de outras coisas que, estão correlacionadas pela forma como a história se desenrolou mas denovo, não indica causa e efeito.

O que entendo aí é uma alegação de que o protestantismo tem mais potencial para promover mudanças sociais do que o secularismo. Na minha opinião, tinha, mas no contexto em que a Reforma ocorreu claro.

E o secularismo não é bem um movimento religioso, é simplesmente a redução da importância de crenças em favor da razão. No contexto atual desses países, que diferença faz uma reforma religiosa? É o mesmo que me falar que a partir de amanhã eu tenho que dizer que sou, sei lá, budista, por mim tudo bem, dá na mesma.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar



Falou o cara com nick bíblico.


hahaha é muito medíocre, pqp. Bora voltar a ficar com pena.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


shoyoninja
Tá, só que você agora misturou religião com uma série de outras coisas que, estão correlacionadas pela forma como a história se desenrolou mas denovo, não indica causa e efeito.

Indicar indica, provar não prova.

O que entendo aí é uma alegação de que o protestantismo tem mais potencial para promover mudanças sociais do que o secularismo. Na minha opinião, tinha, mas no contexto em que a Reforma ocorreu claro.

Sim, e foi isso que eu disse. Na real nem acho que o protestantismo tenha mais potencial que o secularismo, eu acho que ele causou maiores mudanças de fato, porque foi um fenômeno que nesses países durou 500 anos, enquanto o secularismo tá aí a quanto tempo? 50 anos? Acho que o secularismo tem na verdade maior potencial de mudanças, se sobreviver o tempo que sobreviveu o protestantismo, mas eu duvido muito.


E o secularismo não é bem um movimento religioso, é simplesmente a redução da importância de crenças em favor da razão.


Concordo e discordo, no geral o que se está substituindo é religião vulgar por cientificismo vulgar. Fora de circulos especializados, raciocinar ninguém está raciocinando direito.

No contexto atual desses países, que diferença faz uma reforma religiosa?

A importância está no que foi construído no campo ético-moral e no imaginário popular destas pessoas no decorrer dos 500 anos, além do que foi construído no campo material no decorrer destes séculos, estes países não surgiram em 1950. A importância do protestantismo é seu legado e não sua prática nos dias de hoje.

Joseph de Maistre
Veterano
# mar/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


talvez exista a necessidade de presença de religião em lugares mais pobres e essa seja a causa.
É lógico que conforme a população tem acesso a informação, crendices e mitos vão caindo a segundo plano.
a religião esta presente nos paises mais pobres por necessidade, uma questão de amparo social ate

O Opus Dei é um dos grupos mais ortodoxos e menos secularizados dentro da Igreja Católica e, ao mesmo tempo, reúne os fiéis com a maior renda e escolaridade (frequentemente, são até chamados pelos fofoqueiros de nomes pouco carinhosos como “máfia” e “elitistas reacionários”).

Como fica essa correlação agora?

Quanto à maior incidência de ateísmo nos países do primeiro mundo, eu tenho uma outra hipótese, bem menos conveniente e lisonjeira para os ateus.

Como demonstrado pelo historiador Oswald Spengler em seu livro “O declínio do Ocidente” (um estudo antropológico sobre as várias civilizações que já existiram, do Antigo Egito ao Ocidente atual), o declínio da religiosidade é um fenômeno típico das civilizações em fase de decadência.

Os valores religiosos, por serem normalmente baseados em algum tipo de ascetismo (i.e., exaltar a disciplina, o trabalho, a procriação, etc. e condenar o gozo dos prazeres mundanos), sempre ocupam papel fundamental no desenvolvimento das nações.

Mais tarde, no entanto, quando a civilização atinge um alto grau de prosperidade (graças à religião), as pessoas começam a desfrutar dessa riqueza acumulada pelo ascetismo de eras anteriores, e o materialismo, o consumismo, o hedonismo, o narcisismo e o niilismo disparam desenfreados. Resultado: a moral degenera, a espiritualidade diminui e o ateísmo pseudo-intelectualizado entra em cena.

Ou, para resumir a história: ateísmo é coisa de país leite-com-pêra.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


Joseph de Maistre
O que você acha da hipótese que eu levantei ali, sobre o Protestantismo ser responsável em parte pela prosperidade dos países da Escandinávia (por causa de sua ética, sua visão de trabalho, etc), mas também ter acelerado o processo de secularização por ser uma religião esvaziada de motivos místicos e quase de todo exclusivamente transcendente?

shoyoninja
Veterano
# mar/15
· votar


Joseph de Maistre
Bom, então o negócio legal aí é o ascetismo, e não a crença.

Precisa ser religioso para ser disciplinado?

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/15
· votar


shoyoninja
Precisa ser religioso para ser disciplinado?

Individualmente não. Coletivamente sim.

shoyoninja
Veterano
# mar/15
· votar


Black Fire

Concordo e discordo, no geral o que se está substituindo é religião vulgar por cientificismo vulgar. Fora de circulos especializados, raciocinar ninguém está raciocinando direito.

Justo, mas ninguém? Ninguém na Suécia raciocina direito então (a maioria)? Pelo menos as poucas pessoas com quem tive contato me pareceram bastante lúcidas.

A importância está no que foi construído no campo ético-moral e no imaginário popular destas pessoas no decorrer dos 500 anos, além do que foi construído no campo material no decorrer destes séculos, estes países não surgiram em 1950. A importância do protestantismo é seu legado e não sua prática nos dias de hoje.

Concordo, em partes. Reescreveria simplesmente assim:
A importância do protestantismo é seu legado e não sua mitologia.

Afinal, pelo que você escreveu eu entenderia que mesmo sem se declarar como tais, as pessoas continuam a praticar, pelo menos parte dos princípios. Com isso eu concordo.

Skider
Veterano
# mar/15
· votar


sua mitologia.
Qual a mitologia do protestantismo?

landlord
Veterano
# mar/15
· votar


Véio, é tanto recalque que não pode chamar mitologia de mitologia.

Samá Samutte
Membro Novato
# mar/15
· votar


landlord

E o Jesus histórico?

landlord
Veterano
# mar/15
· votar


Samá Samutte

Aquele que voltou a vida depois de morto? Existe um termo para isso.

Mitologia.

Joseph de Maistre
Veterano
# mar/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Black Fire
uma religião esvaziada de motivos místicos e quase de todo exclusivamente transcendente?

Você quer dizer "uma religião que nega totalmente o mundo temporal e vê a existência humana como um grande castigo divino"?

Talvez. Uma crítica que eu escuto muito sobre o protestantismo é essa "heresia maniqueísta" de eles não acreditarem na redenção do mundo (por exemplo: o homem é mau e não existem santos; o corpo é mau e todo prazer é sujo; todo governo é mau e não adianta reclamar).

Essa falta de esperança pode ter fomentado, no âmbito da moral privada, um certo pessimismo em relação às virtudes e a uma maior permissividade com os vícios. Afinal, se não existem santos -- não importa o que você faça --, qual o sentido em eu ficar tentando ser um?

E, no âmbito da moral pública, certamente contribuiu para o fortalecimento do Estado, que, além de ser o dono das igrejas nesses países, tem todo o interesse em implodir a religião de dentro e promover os valores politicamente corretos (i.e., quanto mais gente ociosa e promíscua houver, mais clientes o welfare state terá).

shoyoninja
Precisa ser religioso para ser disciplinado?

Eu creio que sim.

Psicopatas também podem ser extremamente disciplinados quando querem cometer um crime e sair impunes.

Concurseiros também, quando querem passar em uma prova para virar funcionário público, ganhar 20 mil para não fazer nada, comprar um carrão, comer não sei quantas mulheres e gastar tudo antes de morrer.

A questão é: ter disciplina para quê? Para qual objetivo?

Samá Samutte
Membro Novato
# mar/15
· votar


landlord
Aquele que voltou a vida depois de morto?

Não, esse ai é conhecido - por vocês - como "Jesus mitológico"; estou me referindo ao "Jesus histórico", nunca leu nada sobre ele?

Skider
Veterano
# mar/15
· votar


Samá Samutte
Provavelmente ele ouviu alguma coisa a respeito vendo o vídeo Zeitgeist.

Joseph de Maistre
Veterano
# mar/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


landlord

Cara, você foi enrabado por um padre quando criança ou o quê?

Faça um favor a si mesmo e assista a este filme: https://www.youtube.com/watch?v=LGM5rq_vX4U

landlord
Veterano
# mar/15
· votar


Samá Samutte

Relaxa cara, é mitologia e ponto.

Quão limitada é a visão de uma pessoa que acredita que a moral foi totalmente construída dentro dos dogmas religiosos?
O fato que ele sempre esteve no plano de fundo mostra que esses conceitos nunca foram delas, tanto que ela foi modificada inúmeras vezes para atender uma nova "moral".

landlord
Veterano
# mar/15
· votar


Joseph de Maistre

Cara, eu não tem nada contra.
Só não gosto de gente que fala mentira.

Samá Samutte
Membro Novato
# mar/15
· votar


landlord
Quão limitada é a visão de uma pessoa que acredita que a moral foi totalmente construída dentro dos dogmas religiosos?

Que o diga o iluminismo hein!

brunohardrocker
Veterano
# mar/15
· votar


Quão limitada é a visão de uma pessoa que acredita que a moral foi totalmente construída dentro dos dogmas religiosos?
O fato que ele sempre esteve no plano de fundo mostra que esses conceitos nunca foram delas, tanto que ela foi modificada inúmeras vezes para atender uma nova "moral".


http://lolhehehe.com/wp-content/uploads/2015/03/preguica-1.jpg

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tópico para sentirmos compaixão pelo user landlord