Compaixão por animais

Autor Mensagem
Rodrigo_Iron
Veterano
# fev/09


Baleias não me emocionam

Hoje quero falar de gente e bichos. De notícias que freqüentemente aparecem sobre baleias encalhadas e pingüins perdidos em alguma praia. Não sei se me aborrece ou me inquieta ver tantas pessoas acorrendo, torcendo, chorando, porque uma baleia morre encalhada. Mas certamente não me emociona.

Sei que não vão me achar muito simpática, mas eu não sou sempre simpática. Aliás, se não gosto de grosseria nem de vulgaridade, também desconfio dos eternos bonzinhos, dos politicamente corretos, dos sempre sorridentes ou gentis. Prefiro o olho no olho, a clareza e a sinceridade – desde que não machuque só pelo prazer de magoar ou por ressentimento.

Não gosto de ver bicho sofrendo: sempre curti animais, fui criada com eles. Na casa onde nasci e cresci, tive até uma coruja, chamada, sabe Deus por quê, Sebastião. Era branca, enorme, com aqueles olhos que reviravam. Fugiu da gaiola especialmente construída para ela, quase do tamanho de um pequeno quarto, e por muitos dias eu a procurei no topo das árvores, doída de saudade.

Na ilha improvável que havia no mínimo lago do jardim que se estendia atrás da casa, viveu a certa altura da minha infância um casal de veadinhos, dos quais um também fugiu. O outro morreu pouco depois. Segundo o jardineiro, morreu de saudade do fujão – minha primeira visão infantil de um amor romeu-e-julieta. Tive uma gata chamada Adelaide, nome da personagem sofredora de uma novela de rádio que fazia suspirar minha avó, e que meu irmão pequeno matou (a gata), nunca entendi como – uma das primeiras tragédias de que tive conhecimento. De modo que animais fazem parte de minha história, com muitas aventuras, divertimento e alguma emoção.

Mas voltemos às baleias encalhadas: pessoas torcem as mãos, chegam máquinas variadas para içar os bichos, aplicam-se lençóis molhados, abrem-se manchetes em jornais e as televisões mostram tudo em horário nobre. O público, presente ou em casa, acompanha como se fosse alguém da família e, quando o fim chega, é lamentado quase com pêsames e oração.

Confesso que não consigo me comover da mesma forma: pouca sensibilidade, uma alma de gelos nórdicos, quem sabe? Mesmo os que não me apreciam, não creiam nisso. Não é que eu ache que sofrimento de animal não valha a pena, a solidariedade, o dinheiro. Mas eu preferia que tudo isso fosse gasto com eles depois de não haver mais crianças enfiando a cara no vidro de meu carro para pedir trocados, adultos famintos dormindo em bancos de praça, famílias morando embaixo de pontes ou adolescentes morrendo drogados nas calçadas.

Tenho certeza de que um mendigo morto na beira da praia causaria menos comoção do que uma baleia. Nenhum Greenpeace defensor de seres humanos se moveria. Nenhuma manchete seria estampada. Uma ambulância talvez levasse horas para chegar, o corpo coberto por um jornal, quem sabe uma vela acesa. Curiosidade, rostos virados, um sentimentozinho de culpa, possivelmente irritação: cadê as autoridades, ninguém toma providência?

Diante de um morto humano, ou de um candidato a morto na calçada, a gente se protege com uma armadura. De modo que (perdão) vejo sem entusiasmo as campanhas em favor dos animais – pelo menos enquanto se deletarem tão facilmente homens e mulheres.



Lya Luft - Revista Veja - Edição 1868 . 25 de agosto de 2004

Me lembro que esse texto caiu em uma proposta de redação no colégio uma vez, inclusive o tema da redação na Unicamp esse ano tinha algo sobre Leis de proteção ao animal.

Quanto ao texto eu acho que em partes ele é exagerado, claro que o exemplo de uma baleia encalhada é algo raro e atrai a atenção de muita gente e vira manchete na mídia, mas quantos casos de maltrato a animais existem e que são tão ignorados quanto o exemplo citado da "morte de um mendigo"? Mas no geral, concordo e também não entendo o fato de existirem pessoas que tem tanta compaixão com animais e muitas vezes são indiferentes para sofrimentos humanos.

E o que vocês pensam desse assunto? São daqueles que choram vendo notícias tristes no late-show?Ou daqueles que pensam como a Lya Luft?

Fahrenheit
Veterano
# fev/09
· votar


Eu, particularmente, me procupo muito mais com os seres humanos do que com os animais.

Pseudonimum
Veterano
# fev/09
· votar


Eu me indigno com algumas injustiças, mas não sei se tenho exatamente compaixão ou piedade. Não é que sou malvado, mas costumo ver as coisas por esse prisma. Considero bem mais maduro e consistente do que impulsos sentimentais.

E o mesmo serve pra pessoas.

Mila Turunen
Veterano
# fev/09
· votar


Não faço muita diferença entre seres vivos.

Rodrigo_Iron
Veterano
# fev/09
· votar


Eu me indigno com algumas injustiças

acho que sou por ae também...
mas por um lado sou mto frio, tipo, se não é comigo não consigo sentir compaixão ou dó, não sei... apenas indignação como você disse...

Em relação ao texto lembrei de um exemplo, uma vez meu professor foi passar um vídeo em que matavam um cachorro, uma amiga minha não quis ver e mesmo sem ter visto saiu da classe chorando...não consigo entende isso, lembrando a comparação do texto, se fosse um mendigo sendo morto acho que ela veria numa boa.Como tem pessoas que como nesse caso, tem mais pena de um animal do que de um ser humano?

Mila Turunen
Veterano
# fev/09 · Editado por: Mila Turunen
· votar


se fosse um mendigo sendo morto acho que ela veria numa boa.Como tem pessoas que como nesse caso, tem mais pena de um animal do que de um ser humano?

As pessoas tem a tendência de culpar as próprias vítimas pela situação, e com mendigos não é diferente - pelo contrário. Já os animais não sofrem desse tipo de raciocínio.

Pseudonimum
Veterano
# fev/09 · Editado por: Pseudonimum
· votar


um vídeo em que matavam um cachorro, uma amiga minha não quis ver e mesmo sem ter visto saiu da classe chorando...não consigo entende isso, lembrando a comparação do texto, se fosse um mendigo sendo morto acho que ela veria numa boa.

Eu simplesmente não consigo entender essa reação, nem com um animal, nem com uma pessoa (que não seja próxima, claro). i.i

Rodrigo_Iron
Veterano
# fev/09 · Editado por: Rodrigo_Iron
· votar



As pessoas tem a tendência de culpar os pobres pela sua situação, e com mendigos não é diferente - pelo contrário. Já os animais não sofrem desse tipo de raciocínio.



O que acontece nos casos dos animais é dó das pessoas, eles não tem possibilidade de se defender nem nada como no caso de maltrato ou de uma baleia encalhada.
Por exemplo, um bebê jogado na praia seria alvo de mesmo tanto de atenção que a baleia encalhada, já que também é algo indefeso e causaria maior compaixão(dó) nas pessoas.


Pseudonimum


Eu simplesmente não consigo entender essa reação, nem com um animal, nem com uma pessoa (que não seja próxima, claro). i.i

É por isso que não vejo nada em piadas de humor negro =P
Aquelas pessoas moralistas que dizem: "ai que ridículo, rindo da desgraça alheia", é exatamente por ser "alheia" que a pessoa vê a graça na piada, lógico que vc nao vai contar uma piada de humor negro sobre câncer para alguem com câncer.

ghostbastard
Veterano
# fev/09
· votar


lógico que vc nao vai contar uma piada de humor negro sobre câncer para alguem com câncer.
tenho duas observações sobre essa passagem:


obs 1:
a não ser que essa pessoa com cancer seja otimista e goste de zoar da própria situação e tbm conte piadas de cancer,


obs 2:
a não ser que essa pessoa seja um pessimista que gosta de jogar com sarcasmo a própria situação na cara dos outros com piadas de câncer.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


Para mim baleia encalhada deveria ser cortada e a carne distribuida a população carente.

Crazy Batera
Veterano
# fev/09
· votar


Atum Bluesman
Para mim baleia encalhada deveria ser cortada

Falou um Atum... :P



Entre um desconhecido, onde nao tenho nenhuma informação do motivo pelo qual passa por determinada situação, e de um animal (nao humano), é como Rodrigo_Iron citou, não há defesa para o mesmo....

Tenho muito mais dó, digamos assim, do animal.

oiio
Veterano
# fev/09
· votar


Eu, particularmente, me procupo muito mais com os seres humanos do que com os animais.

pfffffffffffffff

Fodius
Veterano
# fev/09
· votar


Devemos tratar bem os animais, tem até na bíblia. Mas primeiro Deus, depois o próximo.

Zuzza
Veterano
# fev/09
· votar


Lya Luft - Revista Veja - Edição 1868 . 25 de agosto de 2004
Nem precisa de mais comentários... Essa Lya Luft adora fazer esses textozinhos idiotas pra chamar atenção. Adora mesmo... Tanto, que ela tá cheia de problemas... Exatamente por isso.

Quanto ao texto, ngm é obrigado a gostar de animais e a concordar com os ambientalistas quando fazem protestos em favor dos animais. Mas, dizer q é mais importante cuidar de criancinhas... É ridículo. Tem gente que cuida de animais, tem gente que cuida de crianças. É ridículo achar que um protetor dos animais é hipócrita pq não cuidam de seres humanos... Tem gente q ajuda animais, tem gente q ajuda o ser humano. E fim de papo.
Eu não me importo mais com animais do que me importo com seres humanos... Me importo com os dois. Todos (sejam eles baleias, crianças, pinguim, cachorro) merecem protetores, todos merecem atenção.

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


Acho que são dois pesos, duas medidas. Mendigos morrendo já é uma situação fora de controle na nossa realidade, a desgraça é tanta que ninguém mais se impressiona com isso. Baleias são animais ameaçados de extinção, volta e meia uma ou outra encalha, é pouco comum, portanto é normal que cause maior comoção.

Thiagainas
Veterano
# fev/09
· votar


Zuzza
Mila Turunen

OWNED

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


Sinto um suave cheiro de falácia do falso dilema meio que disfarçadinha...

Dogs2
Veterano
# fev/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Eu também não consigo me comover tanto quanto as pessoas que eu conheço (quando vê uma baleia encalhada), e confesso que aos meus olhos pareceu até hipocrisia por um tempo, mas eu compreendo que as pessoas tem motivos de sobra pra realmente se comover com isso.

Thiagainas
Veterano
# fev/09
· votar


eu soh penso q mtos males do mundo são causados pelo homem, e não me recordo de nenhum mal q seja causado por animais...

especies em extinção por causa dos humanos, a terra esta sendo destruida pelos humanos...

assim como dito no filme o dia em q a terra parou, todas as especies não deveriam ter de ser sacrificadas soh por causa de uma especie...

Clauber guns
Veterano
# fev/09
· votar


Eu me preucupo com animais.
FATO

Mas nem por isso deixo de sentir comoção ao ver alguma notícia de que um mendigo foi queimado ou morto por algum retardado....

Sinto tanta dó de um quanto do outro

Acho que antes de pensar se é um animal ou ñ, Tem de se pensar que é um ser vivo.

Pseudonimum
Veterano
# fev/09
· votar


Tenho muito mais dó, digamos assim, do animal.

Tenho ré# do animal. "/

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


Clauber guns
Tem de se pensar que é um ser vivo.

Hohoho, duvido que você se preocupe com todos os seres vivos. Eu particularmente tendo a ser bem cruel com espigas de milho, folhas de alface e grãos de arroz, e não dou a mínima para o fato de que todos morreram para me alimentar por um preço baixo. =P

Thiagainas
não me recordo de nenhum mal q seja causado por animais...

Solta o teu cachorrinho perto de uma cascavel para ver. :)

Dogs2
Veterano
# fev/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Pseudonimum
Tenho ré# do animal. "/

piada a la Soulface, mas como foi vc eu positivei \o/

Clauber guns
Veterano
# fev/09
· votar


Bog
Teoricamente quando chegão as tuas mãos já estão mortos, logo, não são mais seres vivos ;D

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


Clauber guns

A baleia que morreu encalhada também. ;)

Thiagainas
Veterano
# fev/09
· votar


Bog
Solta o teu cachorrinho perto de uma cascavel para ver. :)

isso vai causar problema como desmatamento, aumentar buraco na camada de ozonio, guerras???

realmente eh mto mal para o mundo um cachorro e uma cascavel tretando...

não flanger q eu chorus
Veterano
# fev/09
· votar


Baleia é grande, chama a atenção, natural isso.

não flanger q eu chorus
Veterano
# fev/09
· votar


Mendigo mora na rua, morre na rua, natural isso.

não flanger q eu chorus
Veterano
# fev/09
· votar


Alguém não vai entender o que escrevi, vai interpretar errado, natural isso.

Clauber guns
Veterano
# fev/09
· votar


Eu vou te negativar, natural isso

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compaixão por animais