tópico para sentirmos compaixão pelo user landlord

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# mar/15
· votar


Bora discutir sobre a relação causa e efeito do secularismo naqueles países que nego jura que tem 124% de atels segundo estatisticas da atea.

landlord
Veterano
# mar/15 · Editado por: landlord
· votar


Estou formando uma força paramilitar secular que irá acabar com todas as igrejas do país.
Se gosta de religião mude-se para o Irã ou qualquer outro país teocrático de sua preferência.

megiddo
Membro
# mar/15
· votar


We need to talk about landlord.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


Puxou até um secularismo = desenvolvimento ali, coisa que eu não via desde o tempo do chat do uol.

landlord
Veterano
# mar/15
· votar


Puxei nada... constatação de um fato que você entendeu assim.

Fica aí delirando nas viaje doida sua.

john s mill
Membro
# mar/15
· votar


Nao e coisa de atea nao, so pegar dados demográficos de Suécia, Noruega e Dinamarca, por exemplo, que da pra constatar que a grande maioria e ateu, o ponto e que isso nao tinha qualquer relação com a discussão sobre democracia.

Ha sim uma correlação estatística forte entre ateísmo e IDH, em paises desenvolvidos a media de religiosos e metade da de paises subdesenvolvido.

Mas também provavelmente daria para relacionar com taxa de suicídio.

st.efferding
Membro
# mar/15
· votar


john s mill

Você diz sobre o ateísmo também estar correlacionado estatisticamente com taxa de suicídio nesses países (ou figura de mérito que o valha)?

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


john s mill
Existem evidências de que o ateísmo gere algum nível de desenvolvimento econômico e social? Eu não consigo olhar a história econômica da Suécia e ver ali a ação do ateísmo. E os países fortemente secularizados da Ásia (Vietnam, China, etc)?

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


Todo mundo é loiro na Escandinávia, logo existe uma relação em ter uma população loira e ser um país desenvolvido. Século XIX para sempre.

john s mill
Membro
# mar/15
· votar


Black Fire

Esse e justamente o problema da estatística, ele nao revela causas e efeitos, eu nao sei dizer por desconhecimento, talvez exista a necessidade de presença de religião em lugares mais pobres e essa seja a causa.


Honestamente, nao sei.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


john s mill
Eu acho que tem mais a ver com a universalização da educação e do acesso a filosofia em níveis muito vulgares, mas não posso provar também.

john s mill
Membro
# mar/15
· votar


Black Fire

Mas tem uma relação mesmo de escravidão e colonialismo, apesar da piada

brunohardrocker
Veterano
# mar/15
· votar


john s mill
Nao e coisa de atea nao, so pegar dados demográficos de Suécia, Noruega e Dinamarca, por exemplo, que da pra constatar que a grande maioria e ateu,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_na_Dinamarca
http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_na_Su%C3%A9cia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Noruega#Religi.C3.A3o

john s mill
Membro
# mar/15
· votar


https://sweden.se/society/10-fundamentals-of-religion-in-sweden/

Depois eu pego os links em casa porque to no celular, mas wikipedia e sacanagem.

O próprio censos da Suécia aponta que 59% não tem relligiao

brunohardrocker
Veterano
# mar/15
· votar


john s mill

eu quero ateus, não pessoas sem religião.

pessoas sem religião sem encontra aos montes aqui mesmo no Brasil, os "não tenho religião, mas...". Pessoas que comeram no prato do cristianismo até ontem.

shoyoninja
Veterano
# mar/15
· votar


brunohardrocker
john s mill
Acho que há uma coisa importante sobre isso.

Nesses países, religião não é algo relevante, só isso. É como perguntar time de futebol (dependendo do torcedor, até menos do que isso).

Não é causa, mas com certeza o resultado do desenvolvimento. É lógico que conforme a população tem acesso a informação, crendices e mitos vão caindo a segundo plano.

john s mill
Membro
# mar/15 · Editado por: john s mill
· votar


brunohardrocker

Então abre o PDF que tem no capitulo 3 ali e vai na página 3 que você vai ver que são os paises da Ásia e europa, basicamente, os 10 paises mais ateus.

NP próprio census, se você ler, vai ver que ate 2000 na Suécia todos eram obrigados a fazer parte da igreja ao nascerem, senão a estatística seria muito maior, eles mesmo admitem que a Suécia e um dos paises menos religiosos do mundo.

Ou p 10 e 11 com a tabela que contrasta os mais religiosos e os mais ateus

john s mill
Membro
# mar/15
· votar


shoyoninja

Foi o que eu disse na causa e efeito, so to corroborando com o que eu falei que ha sim uma relação entre IDH e ateísmo, PS motivos disso eu nao sei.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


Na real, o Protestantismo é o grande responsável pela secularização da Escandinávia.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


Tanto o desenvolvimento dessas regiões quanto a secularização são sub produtos do Protestantismo, é só olhar com atenção.

brunohardrocker
Veterano
# mar/15
· votar


john s mill

To sem tempo agora, mas vou só deixar uma observação:

1- Ateismo/secularismo leva ao desenvolvimento.
2- Desenvolvimento leva ao ateismo/secularismo.
3- Nenhuma das alternativas.

Caso a segunda alternativa estiver correta, concluimos que não há utilidade nenhuma de ressaltar isso numa discussão, afirmando alguma vantagem do ateísmo frente a religião, pois a vantagem está no desenvolvimento em si, na causa e não na consequencia.

john s mill
Membro
# mar/15
· votar


brunohardrocker

E foi exatente isso que eu falei em.seguida, nunca disse que a opção 1 era a correta, so que a correlação existe.

Nunca quis provar que ser ateu faz seu pais melhor. Isso nao deveria mudar nada imo.

Eu ainda acho a hipótese mais provável e que a religião esta presente nos paises mais pobres por necessidade, uma questão de amparo social ate.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


so que a correlação existe

Fora da Europa também?

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15 · Editado por: Black Fire
· votar


E como entram na equação os países da Europa que apresentam grande proporção de ateus, mas, mesmo assim são menos desenvolvidos que outros países menos secularizados? Como a Hungria, a Bulgária e a Albânia?

john s mill
Membro
# mar/15
· votar


Black Fire

quando eu digo correlação, isso significa que há uma tendência, assim como peso e altura estão correlacionados, mas isso não significa necessariamente que todos os caras altos vão ser mais pesados que os mais baixos.

por isso que o que falta é analisar a causa.

Skider
Veterano
# mar/15
· votar


religião esta presente nos paises mais pobres por necessidade, uma questão de amparo social

Por que ela estaria em países mais ricos? Acho esta questão extremamente relativa.
Para postular desenvolvimento x secularismo é bom olhar com cuidado a sequencia dos fenômenos nos países.

john s mill
Membro
# mar/15
· votar


esse é um bom artigo sobre o tema:

https://www.pitzer.edu/academics/faculty/zuckerman/Zuckerman_on_Atheis m.pdf

john s mill
Membro
# mar/15
· votar


Skider


ali foi só um achismo mesmo, a verdade é que eu não sei.

então essa parte eu tenho que falar com base na experiência pessoal, meus pais são da pastoral familiar de uma igreja cristã.

essa igreja tem uns 4 projetos sociais importantes na comunidade, muita das pessoas do grupo estão lá mais pra ajudar pessoas carentes do que por um credo qualquer, e pra socializar também, acredito que a igreja tem sim um papel social importante com comunidades carentes, então eu naturalmente atrelo boa parte da importância dela com esse fenômeno nos dias de hoje.

também não acho que exista qualquer hierarquia de superioridade intelectual entre ser ou não religioso e acreditar ou não.

provavelmente nunca sairemos de conjecturas sobre a existência de uma entidade divina, então fica a caráter de cada um o credo e suas implicações.

shoyoninja
Veterano
# mar/15 · Editado por: shoyoninja
· votar


Black Fire
Não é causa oras, não há porque equacionar dessa forma.

Mas, veja só, aqui:

Tanto o desenvolvimento dessas regiões quanto a secularização são sub produtos do Protestantismo, é só olhar com atenção.

Você faz o mesmo, partindo da correlação que de fato existe, para uma relação de causa/efeito.

Em outras palavras, difundir Protestantismo ou qualquer outra religião ( ou ausência) , dificilmente vai levar a desenvolvimento (por si só).

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


shoyoninja
Acho difícil comparar o que foi a Reforma, com todas as implicações que vão desde as relações de poder, comerciais, familiares, até o esfacelamento do imaginário popular e a substituição da moral e da cosmologia tradicionais por coisas completamente distintas, com essa secularização da Europa, que até agora tem logrado muito pouco em modificar a sociedade de forma tão profunda. No entanto, se a mudança é fruto da reforma, ou a reforma é fruto da mudança, quem pariu quem, é algo a se pensar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tópico para sentirmos compaixão pelo user landlord