Os numerinhos e as pessoas.

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14


Onde se recebe a Renda per Capita? Tem muito morto de fome querendo saber.

Em nossas terras, os numerinhos têm melhor sorte que as pessoas. Quantos vão bem quando a economia vai bem? Quantos se desenvolvem com o desenvolvimento?

Em Cuba, a Revolução triunfou no ano mais próspero de toda história econômica da ilha.

Na América Central, as estatísticas sorriam e riam quanto mais fodidas e desesperadas estavam as pessoas. Nas décadas de 50, de 60, de 70, anos atormentados, tempos turbulentos, a América Central exibia os índices de crescimento econômico mais altos do mundo e o maior desenvolvimento regional da história humana.

Na Colômbia, os rios de sangue cruzam os rios de ouro. Esplendores da economia, anos de dinheiro fácil: em plena euforia, o país produz cocaína, café e crimes em quantidades enlouquecidas.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Tradução de Eric Nepomuceno. 5ª Ed. Porto Alegre: L e PM, 1997.

----------------------------------------------

Caro OTense, você concorda com a visão exposta no texto acima?
Disserte.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


Post para o santo.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


Ainda levam Eduardo Galeno a sério?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


Nem ele se leva http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/05/1460235-eduardo-galeano-m uda-de-ideia-sobre-as-veias-abertas-da-america-latina.shtml

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


Black Fire

Sim, isso foi postado por um candidato do PSOL ao governo do Rio.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


Die Kunst der Fuge
Vergonha alheia desse candidato.

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


De acordo. Quantitativismo é um câncer positivista a ser expurgado pela pureza teórica austríaca

go devil boy

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


Eu concordo sobre a falibilidade dos conceitos de recessão, prosperidade e renda per capita.

Tudo abstração de economista virjão, pibinho ou pibão o povo continua fodido.

AtalaBukas
Membro Novato
# set/14
· votar


Die Kunst der Fuge
Sim, concordo.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


Tenho percebido em mim uma crescente aversão a canalhice do black fire. Acho que estou virando homem. Ou começando a morrer.

Headstock invertido
Veterano
# set/14
· votar


Desde cedo não entendia como os medidores de desenvolvimento poderiam resumir de maneira tão cafajeste a situação individual do povo.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


http://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_Gini

Viciado em Guarana
Veterano
# set/14
· votar


O livro dos abraços.

Gente, que fofo!

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


One More Red Nightmare
canalhice do black fire

Como assim?

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


One More Red Nightmare

Eu achei que vc curtia canalhices nelson rodriguianas

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


Black Fire
o correto seria canastrão, mas não consegui adequar a palavra na frase.

Tuas desqualificações de 5ª série, já achei mais engraçado, apenas.

Devo ter acordado meio boiola, nevermind.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


sallqantay
Eu curto

Devo ter acordado meio boiola, nevermind.


Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


One More Red Nightmare
Você realmente acha que é possível um debate de alto nível sobre as ideias de Eduardo Galeno?

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


Black Fire
debate de alto nível

404

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Black Fire

Sim. A visão dele se alinha às críticas da escola austríaca ao positivismo quantitativista numerista 1234

Ou vc acha que numeros possuem estatuto de verdade?

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


sallqantay
críticas da escola ou à escola?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


sallqantay
A questão é que ele não está interessado em discutir se os números mentem ou não mentem, ele está tentando vender uma ideia de desenvolvimento, uma ideia de ética e uma ideia de justiça, se você entra na linguagem dele pra debater sempre vai ser enrolado.

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


One More Red Nightmare

Da

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Black Fire

E os austríacos malucos querem fazer valer o seu raio privatizador. Qual a diferença?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


Não acho que nesse texto ele esteja criticando os métodos de obtenção e formulação de indicadores econômicos.

Pelo que ele entendi ele está se referindo ao crescimento econômico propriamente dito e contrapondo este crescimento econômico ao bem estar das pessoas.

Não faria sentido ele estar criticando o uso de estatística porque ele depende (ou deveria depender) dela para basear suas afirmações sobre a situação das pessoas e também sobre produção de cocaína, café e crimes, como faz no final do texto.

A mensagem que eu entendi do texto é que, pela visão dele, as pessoas não necessariamente se beneficiam do crescimento econômico. Não é uma visão rara de se encontrar hoje em dia, aqui mesmo no OT, há uns dois anos mais ou menos, o tambourine man postava umas idéias de que não é mais necessário haver nenhum crescimento econômico.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


sallqantay
E porque eu teria que concordar com a Escola Austríaca pra considerar Eduardo Galeno um picareta?

sallqantay
Veterano
# set/14 · Editado por: sallqantay
· votar


Black Fire

Porque sim

Die Kunst der Fuge

é a distinção entre crescimento (quantitativo) e desenvolvimento (qualitativo e mais complexo de ser medido pois é subjetivo)

Nao é preciso mais crescimento, mas sua distribuição para chegar ao desenvolvimento (em um sentido bem genérico mesmo).

Se bem que um dia o devil boy falou que o crescimento é sempre necessário, e que um cenário de estagnação populacional vai levar as zoropa pro buraco

mas um economista já defendeu o crescimento zero, eu esqueci o nome dele.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


sallqantay
Nao é preciso mais crescimento, mas sua distribuição para chegar ao desenvolvimento

É nisso que tu acredita hoje em dia?

Headstock invertido
Veterano
# set/14
· votar


O problema não está em crescer ou não crescer, e sim em espelhar isso para o desenvolvimento do país como um todo (o povo incluso, como parte principal constituinte desse "todo").

O povo é o eixo da roda, o crescimento é a ação do motor e o problema está no fato de estarem pisando na embreagem. Tem que tirar o pé.

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Aqui no brazil ainda precisamos de muito crescimento para o desenvolvimento. É só pensar que precisamos demolir metade das submoradias para tornar elas moradias, além de prover moradia para os novos brazileiros

uma vez quando o estoque massivo de capital foi implantado, como nas zoropa, acho que dá para crescer pouco

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Os numerinhos e as pessoas.