Autor |
Mensagem |
Die Kunst der Fuge Veterano |
# set/14
Onde se recebe a Renda per Capita? Tem muito morto de fome querendo saber.
Em nossas terras, os numerinhos têm melhor sorte que as pessoas. Quantos vão bem quando a economia vai bem? Quantos se desenvolvem com o desenvolvimento?
Em Cuba, a Revolução triunfou no ano mais próspero de toda história econômica da ilha.
Na América Central, as estatísticas sorriam e riam quanto mais fodidas e desesperadas estavam as pessoas. Nas décadas de 50, de 60, de 70, anos atormentados, tempos turbulentos, a América Central exibia os índices de crescimento econômico mais altos do mundo e o maior desenvolvimento regional da história humana.
Na Colômbia, os rios de sangue cruzam os rios de ouro. Esplendores da economia, anos de dinheiro fácil: em plena euforia, o país produz cocaína, café e crimes em quantidades enlouquecidas.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Tradução de Eric Nepomuceno. 5ª Ed. Porto Alegre: L e PM, 1997.
----------------------------------------------
Caro OTense, você concorda com a visão exposta no texto acima? Disserte.
|
# set/14
· votar
Post para o santo.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# set/14
· votar
Ainda levam Eduardo Galeno a sério?
|
# set/14
· votar
Nem ele se leva http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/05/1460235-eduardo-galeano-m uda-de-ideia-sobre-as-veias-abertas-da-america-latina.shtml
|
# set/14
· votar
Black Fire
Sim, isso foi postado por um candidato do PSOL ao governo do Rio.
|
# set/14
· votar
Die Kunst der Fuge Vergonha alheia desse candidato.
|
sallqantay Veterano |
# set/14
· votar
De acordo. Quantitativismo é um câncer positivista a ser expurgado pela pureza teórica austríaca
go devil boy
|
One More Red Nightmare Veterano |
# set/14
· votar
Eu concordo sobre a falibilidade dos conceitos de recessão, prosperidade e renda per capita.
Tudo abstração de economista virjão, pibinho ou pibão o povo continua fodido.
|
AtalaBukas Membro Novato |
# set/14
· votar
Die Kunst der Fuge Sim, concordo.
|
# set/14
· votar
Tenho percebido em mim uma crescente aversão a canalhice do black fire. Acho que estou virando homem. Ou começando a morrer.
|
Headstock invertido Veterano |
# set/14
· votar
Desde cedo não entendia como os medidores de desenvolvimento poderiam resumir de maneira tão cafajeste a situação individual do povo.
|
# set/14
· votar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coeficiente_de_Gini
|
Viciado em Guarana Veterano |
# set/14
· votar
O livro dos abraços.
Gente, que fofo!
|
# set/14
· votar
One More Red Nightmare canalhice do black fire
Como assim?
|
sallqantay Veterano |
# set/14
· votar
One More Red Nightmare
Eu achei que vc curtia canalhices nelson rodriguianas
|
# set/14
· votar
Black Fire o correto seria canastrão, mas não consegui adequar a palavra na frase.
Tuas desqualificações de 5ª série, já achei mais engraçado, apenas.
Devo ter acordado meio boiola, nevermind.
|
# set/14
· votar
sallqantay Eu curto
Devo ter acordado meio boiola, nevermind.
|
# set/14
· votar
One More Red Nightmare Você realmente acha que é possível um debate de alto nível sobre as ideias de Eduardo Galeno?
|
# set/14
· votar
Black Fire debate de alto nível
404
|
sallqantay Veterano |
# set/14
· votar
Black Fire
Sim. A visão dele se alinha às críticas da escola austríaca ao positivismo quantitativista numerista 1234
Ou vc acha que numeros possuem estatuto de verdade?
|
# set/14
· votar
sallqantay críticas da escola ou à escola?
|
# set/14
· votar
sallqantay A questão é que ele não está interessado em discutir se os números mentem ou não mentem, ele está tentando vender uma ideia de desenvolvimento, uma ideia de ética e uma ideia de justiça, se você entra na linguagem dele pra debater sempre vai ser enrolado.
|
sallqantay Veterano |
# set/14
· votar
One More Red Nightmare
Da
|
sallqantay Veterano |
# set/14
· votar
Black Fire
E os austríacos malucos querem fazer valer o seu raio privatizador. Qual a diferença?
|
# set/14
· votar
Não acho que nesse texto ele esteja criticando os métodos de obtenção e formulação de indicadores econômicos.
Pelo que ele entendi ele está se referindo ao crescimento econômico propriamente dito e contrapondo este crescimento econômico ao bem estar das pessoas.
Não faria sentido ele estar criticando o uso de estatística porque ele depende (ou deveria depender) dela para basear suas afirmações sobre a situação das pessoas e também sobre produção de cocaína, café e crimes, como faz no final do texto.
A mensagem que eu entendi do texto é que, pela visão dele, as pessoas não necessariamente se beneficiam do crescimento econômico. Não é uma visão rara de se encontrar hoje em dia, aqui mesmo no OT, há uns dois anos mais ou menos, o tambourine man postava umas idéias de que não é mais necessário haver nenhum crescimento econômico.
|
# set/14
· votar
sallqantay E porque eu teria que concordar com a Escola Austríaca pra considerar Eduardo Galeno um picareta?
|
sallqantay Veterano |
# set/14 · Editado por: sallqantay
· votar
Black Fire
Porque sim
Die Kunst der Fuge
é a distinção entre crescimento (quantitativo) e desenvolvimento (qualitativo e mais complexo de ser medido pois é subjetivo)
Nao é preciso mais crescimento, mas sua distribuição para chegar ao desenvolvimento (em um sentido bem genérico mesmo).
Se bem que um dia o devil boy falou que o crescimento é sempre necessário, e que um cenário de estagnação populacional vai levar as zoropa pro buraco
mas um economista já defendeu o crescimento zero, eu esqueci o nome dele.
|
# set/14
· votar
sallqantay Nao é preciso mais crescimento, mas sua distribuição para chegar ao desenvolvimento
É nisso que tu acredita hoje em dia?
|
Headstock invertido Veterano |
# set/14
· votar
O problema não está em crescer ou não crescer, e sim em espelhar isso para o desenvolvimento do país como um todo (o povo incluso, como parte principal constituinte desse "todo").
O povo é o eixo da roda, o crescimento é a ação do motor e o problema está no fato de estarem pisando na embreagem. Tem que tirar o pé.
|
sallqantay Veterano |
# set/14
· votar
Aqui no brazil ainda precisamos de muito crescimento para o desenvolvimento. É só pensar que precisamos demolir metade das submoradias para tornar elas moradias, além de prover moradia para os novos brazileiros
uma vez quando o estoque massivo de capital foi implantado, como nas zoropa, acho que dá para crescer pouco
|