Os numerinhos e as pessoas.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


é a distinção entre crescimento (quantitativo) e desenvolvimento (qualitativo e mais complexo de ser medido poks é subjetivo)

Pois é, e sempre que você cai na armadilha de discutir com comunista nos termos dele, ele vai dar um jeito de subjetivizar o desenvolvimento de uma maneira que sempre vai parecer que o capitalismo tem feito um grande mal para a humanidade.
Se você demonstrar que o capitalismo gerou um desenvolvimento material (qualidade de vida, escolaridade, condições de trabalho, saneamento básico) sem precedentes na história da humanidade, ele vai dizer que desenvolvimento é igualdade, ou é viver sem patrão, ou coisa do tipo.

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Black Fire

Chora bee, quem não tem argumento fica etiquetando pessoas como uma histérica recalquada

Die Kunst der Fuge

O nome do cara é nicolas georgescu

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


sallqantay

Ele tem argumento:

Se você demonstrar que o capitalismo gerou um desenvolvimento material (qualidade de vida, escolaridade, condições de trabalho, saneamento básico) sem precedentes na história da humanidade, ele vai dizer que desenvolvimento é igualdade, ou é viver sem patrão, ou coisa do tipo.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


sallqantay
De onde vem o princípio ético ou moral que diz que o crescimento econômico tem que gerar melhorias nas condições de vida e distribuição de renda?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


sallqantay

Tô nem aí pro nome do cara.

O que eu quero saber é:

Nao é preciso mais crescimento, mas sua distribuição para chegar ao desenvolvimento

É nisso que tu acredita hoje em dia?

sallqantay
Veterano
# set/14 · Editado por: sallqantay
· votar


Editing

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


sallqantay
da minha bunda. Eu sou pragmático e estou pouco me fudendo para princípios

Ué, se você não está preocupado com nenhum princípio, por que então não admite que o crescimento econômico seja um fim em si mesmo?

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Die Kunst der Fuge

Havendo um grande estoque de capital, pode ser (o que nao é o caso do brazil, o que torna essa discussão inútil)

Black Fire

O crescimento econômico gera melhorias e distribui renda. Qualquer idiota que leu friedman sabe disso

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


sallqantay
O crescimento econômico gera melhorias e distribui renda. Qualquer idiota que leu friedman sabe disso

Então porque eu deveria levar o que o Eduardo Galeno diz a sério?

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Black Fire

porque cachalote

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


sallqantay
Havendo um grande estoque de capital, pode ser

Então você acha que é possível determinar um ponto de desenvolvimento e dizer:

Opa, agora já tá bom, pó parar, bora só redistribuir!

(o que nao é o caso do brazil, o que torna essa discussão inútil)

Não é inútil, não estamos discutindo particularidades e sim conceitos elementares.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# set/14
· votar


>candidato do PSOL

ainda bem que nao li o enunciado do topico <o>

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


Die Kunst der Fuge

Não é inútil, não estamos discutindo particularidades e sim conceitos elementares.


E o conceito elementar é o pano de fundo ético e moral da distribuição, e não a utilidade dela.

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Die Kunst der Fuge

Na medida em que há uma pressão muito grande sobre os recursos naturais, talvez isso seja necessário (princípio da precaução). Ou corre se o risco de chegar a um ponto de não retorno, onde a atividade humana nao vai conseguir se sustentar no tempo.

O Brazil por exemplo tem que queimar capital ambiental para gerar divisas para gerar capital em outras formas. O risco é queimar além do ponto de regeneração do ambiente.

_Excelion
Veterano
# set/14
· votar


não tem muito o que fazer mais, crescimento de uma nação cada vez menos significa uma melhora na qualidade de vida do grosso de sua população, devido ao caráter exponencial da acumulação capitalista e riqueza ser finita em um determinado tempo.

a não ser que ocorra um grande choque, tipo uma guerra em escala massiva ou tretas similares

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Enfim, é um perigo. E se apegar a um princípio etico qualquer pode ser o mesmo papo que afundou o titanic

_Excelion
Veterano
# set/14
· votar


então, o negócio é só existir e já era, não há nada mais a se fazer

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar



não tem muito o que fazer mais, crescimento de uma nação cada vez menos significa uma melhora na qualidade de vida do grosso de sua população, devido ao caráter exponencial da acumulação capitalista e riqueza ser finita em um determinado tempo.


É como eu disse no primeiro post dessa página, não importa se todo mundo tem casa, carro, tv a cores, a expectativa de vida dobrou e etc, o capitalismo sempre vai ser acusado de ter falhado por alguma razão baseada em algum princípio arbitrário.

_Excelion
Veterano
# set/14
· votar


ps: já ouvi por aí uns cripto-teóricos que fizeram uma sopa de Marx, Robin Hood, Keynes e lefites atuais para propor um banco mundial coletando uma anti-mais-valia (algo como imposto de renda progressivo, mas mais treta) a nível global para promover a distribuição de riqueza.

1000 trutas, 1000 tretas

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


De onde vem o princípio ético ou moral que diz que o crescimento econômico tem que gerar melhorias nas condições de vida e distribuição de renda?


Nossa, depois dessa manda o fechar o OT.

De onde vem o principio ético ou moral que diz que a construção civil tem que gerar espaços produtivos ou moradias e não ser um fim em si mesmo?

De onde vem o princípio ético ou moral que diz metas de inflação devem manter o poder de consumo do povo para que não seja espoliado covardemente e não um fim em si mesmo?

_Excelion
Veterano
# set/14 · Editado por: _Excelion
· votar


Black Fire

acho que só conseguiria explicar graficamente pra você, dada a natureza turrona de seu pensamento


eu só quis dizer que devido à disparidade capital-salário, a natureza acumulativa do capital (não é negativo isso, é só que em termos simples, capital chama capital, mais capital chama mais capital) e dificuldades em mobilidade social devido a anos disto comendo solto, cada vez mais quem não tá lá em cima na pirâmide de renda, distanciar-se-há de quem tá lá. Se isso vai ocorrer em piora de fato da qualidade de vida, não vejo pelo menos agora e tem fatores como progresso técnico que não tem como prever. Só que se uma nação cresce 4%, isso significa o top 10% crescendo x>4% e o resto x<4%, com essa distância no crescimento entre os dois grupos cada vez mais acentuada. De forma bem simples.

mas o capitalismo não falhou, ele é assim

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


_Excelion
devido ao caráter exponencial da acumulação capitalista e riqueza ser finita em um determinado tempo.

a não ser que ocorra um grande choque, tipo uma guerra em escala massiva ou tretas similares


Nego vai forjar uma guerra e botar a culpa no Piketty

sallqantay
Crescimento quantitativo diz respeito à crescimento populacional ou crescimento da riqueza bruta (do capital)?

A pica é a seguinte: Ricardo criou toda aquela ladainha das vantagens comparativas, o mundo globalizou e todo mundo achou que a pobreza tava resolvida. Eis que as companhias gigantescas migraram para os países pobres com suas instalações e staff pica das galaxias, e a suposta equalização dos salários foi por água abaixo. Somando-se a ladinha Piketty-Exceliana do capital crescer numa espiral ascendente infernal.. a solução é a guerra mesmo.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


_Excelion
crescimento de uma nação cada vez menos significa uma melhora na qualidade de vida do grosso de sua população, devido ao caráter exponencial da acumulação capitalista e riqueza ser finita em um determinado tempo.

Segundo o sallqantay você precisa ler Friedman.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/14
· votar


Que sequência linda que o bf encaixou no salpicão neste tópico, hein!

Tá valendo a pena acompanhar.

_Excelion
Veterano
# set/14
· votar


Die Kunst der Fuge

sobre a riqueza ser finita em determinado tempo, quis dizer que em T ela é X, em T+1 ela pode ser XY, não que em T' ela será X' e aí não tem mais riqueza a ser gerada e o mundo explode.


O que pode até ser, mas me parece longo prazo demais para teorizar sobre

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


sallqantay
Na medida em que há uma pressão muito grande sobre os recursos naturais, talvez isso seja necessário (princípio da precaução).

E o princípio de aumento da eficiência no uso de matérias primas? Pra citar só um.

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


a One More Red Nightmare

os dois. Crescimento qualitativo significa capital intensivo e capital humano idem

_Excelion
Veterano
# set/14
· votar


Die Kunst der Fuge

o sallpicão viaja, eu acho que em termos de matéria prima o capitalismo tá longe de esgotar-se, acho que antes uma guerra ou um Charles Manson global mata geral

malandro sempre dá um jeito

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


Se os termos usados fossem todos padronizados a discussão teria acabado na primeira página. Mas que graça teria, né?

capital intensivo
que diabos é isso? intensivo em que?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


One More Red Nightmare

De onde vem o principio ético ou moral que diz que a construção civil tem que gerar espaços produtivos ou moradias e não ser um fim em si mesmo?


Vem da preferência do comprador da obra.


De onde vem o princípio ético ou moral que diz metas de inflação devem manter o poder de consumo do povo para que não seja espoliado covardemente e não um fim em si mesmo?


Não sei, de onde vem?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Os numerinhos e as pessoas.