Os numerinhos e as pessoas.

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Carai, tia rute tá só catalogando nossas opiniões para depois usar contra nós no tribunal!

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


Mas ainda estou esperando uma luz, porque a economia deve servir para a melhora das condições gerais das pessoas? Vocês conseguem rastrear a origem dessa ideia?

_Excelion
Veterano
# set/14
· votar


sallqantay

eu imagino que ele tenha um caderno com o profile de cada um de nós hahahaha

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


pior que é verdade. Basta ver, estamos discutindo algo e ele puxa um tópico de 2009 onde dissemos o contrário ou algo do tipo

Ele e o meggido. Não é possível que nego guarda na memória isso. Deve haver um txt.importante

_Excelion
Veterano
# set/14
· votar


porque a economia deve servir para a melhora das condições gerais das pessoas

mas o princípio da economia enquanto ciência é exatamente esse, até Adam Smith disse isto.

st.efferding
Membro
# set/14
· votar


Porra BF, eles já peidaram uma página atrás. Não vão responder as perguntas

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


O megiddo é pior que eu, só pra constar.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


_Excelion
Mas porque? Simplesmente disseram? Não tem nenhuma justificativa? Deve porque deve?

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


Por que as pessoas trocavam coisas? multiplique pelo módulo da velocidade da luz e voilá

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


st.efferding
Eu sei, mas agora estou tentando entender o negócio mesmo. De repente alguém me passa um autor legal, sei lá.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


One More Red Nightmare
Por que as pessoas trocavam coisas?

Ué, mas se um cara da idade da pedra tinha dez coelhos e trocava por dez cabritas ele não pagava imposto de renda pra dar cabritas aos desprovidos, quem não tinha cabrita nem coelho morria de fome.

_Excelion
Veterano
# set/14 · Editado por: _Excelion
· votar


Black Fire

pois o estudo da economia surgiu como nada mais do estudo que o estudo da escassez, de forma a melhorar a condição social pelo seu entendimento.

os autores clássicos, Smith, Ricardo, Marx, mesmo Malthus, o objetivo deles ao começar a teoria economica era exatamente melhorar as condições de vida da sociedade da época ao entender as relações produtivas e a escassez.

Economia enquanto ciência é isso, surgiu assim. De lá pra cá muito mudou, tornou-se muito mais positiva.

Mas eu ainda vejo que o dever de um economista é sobretudo: melhorar as condições de vida gerais pelo aperfeiçoamento da economia capitalista, alcançado pelo seu conhecimento da mesma e crítica da mesma

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


Black Fire
É exatamente isso que eu quis dizer com "ataque descontextualizado" e ao dizer que o ser humano foi inventado no seculo 17.

É como buscar um princípio basilar pra História. As coisas se reinventam, a realidade palpável é o Estado provedor, que alude ao Welfare pós guerra, que alude aos droits de l'homme, que alude à secularização da vida social no ocidente.

Qual era o princípio que justificava a escravidão? Por que ela é abominada hoje em dia?

_Excelion
Veterano
# set/14
· votar


Ué, mas se um cara da idade da pedra tinha dez coelhos e trocava por dez cabritas ele não pagava imposto de renda pra dar cabritas aos desprovidos, quem não tinha cabrita nem coelho morria de fome.

felizmente, mudamos

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


_Excelion
Explicar a história de uma coisa não dá muitas pistas sobre o princípio ético dela.

One More Red Nightmare
Então o Estado deve ser provedor e promovedor porque sim?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


Black Fire
porque a economia deve servir para a melhora das condições gerais das pessoas? Vocês conseguem rastrear a origem dessa ideia?

Eu sei, mas agora estou tentando entender o negócio mesmo. De repente alguém me passa um autor legal, sei lá.

Na verdade, não é a economia que é vista com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, pois a ciência econômica é um campo de conhecimento positivo, e não normativo.

Essa noção de servir para melhoria das condições de vida eu acho que vem é do conceito de Estado. Não sei qual é a origem mais antiga, mas em Direito Administrativo mais atual, esta noção de que a função do Estado é promover o interesse coletivo vem da concepção de Personalidade Jurídica do Estado, que foi desenvolvida pelo Georg Jellinek.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


Black Fire
Não sei o que deve ser, ai está a brecha pra você fazer um ataque contextualizado, ao invés de pegar algum escrito de Marx ou Proudhon como base.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


Terceira página foi super treta aí do nada na quarta página todo mundo começou a tomar cerveja junto?

Que porra é essa, totó?

_Excelion
Veterano
# set/14 · Editado por: _Excelion
· votar


Na verdade, não é a economia que é vista com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, pois a ciência econômica é um campo de conhecimento positivo, e não normativo.

Try all you can, economia não é 100% positiva, jamais foi, jamais será. Nem Marshall é. Os caras tentam, pegando relações causais, filtrando de condicionantes históricas para tentar chegar em leis imutáveis, universais e positivas. Mas não rola.

Não estamos estudando fenômenos naturais, e sim sociais.

E não necessariamente perpassa o Estado, apenas alguns economistas vêm o Estado como um regulador, o meio mais fácil.

Black Fire

Não entendo muito de ética, eu acho algo completamente subjetivo. Então não saberia responder. Pra mim e para esses caras fundadores da Economia Política é esse o objetivo da economia, e a Ciência Econômica e todo seu instrumental que pretende-se a positivo são ferramentas essenciais para entender a porra toda.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


Die Kunst der Fuge
Na verdade, não é a economia que é vista com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, pois a ciência econômica é um campo de conhecimento positivo, e não normativo

Eu quis dizer o objetivo da política econômica, erro de expressão.

One More Red Nightmare
Tipo, a escravidão não se sustenta justamente por não ter princípio ético (pelo menos fora do mundo islâmico) que a justifique, é por isso que ela acabou, aparentemente este também é o caso do distributismo-desenvolvimentista.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


_Excelion
Não entendo muito de ética, eu acho algo completamente subjetivo. Então não saberia responder.


Beleza, se descobrir alguma coisa a respeito me conte.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14
· votar


_Excelion
Não estamos estudando fenômenos naturais, e sim sociais.

Ué, isso não impede que um fenômeno social seja simplesmente descrito, sem que se faça nenhuma afirmação sobre "como deveria ser" (o que seria normativo).

Além disso, embora muitos economistas façam declarações normativas é perfeitamente possível separar quando eles estão falando de conceitos positivos (ou pelo menos tentando) ou normativos.

E não necessariamente perpassa o Estado, apenas alguns economistas vêm o Estado como um regulador, o meio mais fácil.

Se não perpassa o Estado, qual seria a forma de intervir na economia para que esta sirva melhor a alguma objetivo? Só vejo o Estado como opção.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/14
· votar


Black Fire
Tipo, a escravidão não se sustenta justamente por não ter princípio ético (pelo menos fora do mundo islâmico) que a justifique, é por isso que ela acabou


tem certeza?

Não é mais legítimo dizer que descobriu-se que mercado consumidor era mais vantagem do que humanos bestializados sem poder de alimentar a roda viva do comércio?

Pegue o escravismo no império romano. Me ajude, mas não era nisso que todo o sistema recaia sobre? Não havia princípio também? (considerando que até a ideia de superioridade ariana possa ser considerado como princípio)

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Carai o BF tá na busca pelo santo graal da porra toda. Desiste mano, nem a matemática tem uma porra dessas, quanto mais as pseudociencias sociais

Só deus te satsfaz logicamente. Vai lá trepar com ele e pronto, o filho de vocês há de descer à terra e semear a verdade

_Excelion
Veterano
# set/14 · Editado por: _Excelion
· votar


Die Kunst der Fuge

mas a declaração de como algo é, é feita por alguém que tem um background acadêmico, social, político, etc.

a visão de como as coisas são, divergem. não há uma resposta única, universal e imutável de como as coisas são em economia. o que pra um economista é uma economia saudável, para outro pode não ser, pois o conceito de o que é uma economia saudável diverge.

Há, claro coisas menos controversas, mas elas residem quase que exclusivamente na microeconomia, que IMO, é contabilidade de luxo.

ou seja, por mais que algo pretenda-se a positivo, no fundo, é normativo, pois é a visão de como o camarada vê as coisas (portanto, como são para ele).


não é como constatar que a maçã é vermelha e a gravidade faz ela cair da árvore.

sallqantay
Veterano
# set/14
· votar


Die Kunst der Fuge

A cultura é uma opção ao estado. Bem melhor aliais

_Excelion
Veterano
# set/14
· votar


A cultura é uma opção ao estado.

d'accord

st.efferding
Membro
# set/14
· votar


Terceira página foi super treta aí do nada na quarta página todo mundo começou a tomar cerveja junto?

Que porra é essa, totó?


Agora vai:

Carai o BF tá na busca pelo santo graal da porra toda. Desiste mano, nem a matemática tem uma porra dessas, quanto mais as pseudociencias sociais

Só deus te satsfaz logicamente. Vai lá trepar com ele e pronto, o filho de vocês há de descer à terra e semear a verdade


/o/o/o/o/o//////

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


_Excelion

Eu entendo sua posição, ms ainda assim vejo uma diferença entre os conceitos que se querem positivos e os normativos. Esse exemplo que você citou, o conceito de "Economia Saudável" é claramente normativo. Agora, a clássica lei de oferta e demanda é um conceito positivo. Tudo bem que não possa ser testada com o mesmo rigor que algum conceito de Física, mas ainda assim é uma descrição da realidade que não carrega nenhum sentido inerente de normatividade.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/14
· votar


One More Red Nightmare
tem certeza?

Não é mais legítimo dizer que descobriu-se que mercado consumidor era mais vantagem do que humanos bestializados sem poder de alimentar a roda viva do comércio?


Ué, mas se ela acabou porque deixou de ser útil, é lógico que ela se sustentava por princípios utilitaristas e não por princípios ético-morais.




Pegue o escravismo no império romano. Me ajude, mas não era nisso que todo o sistema recaia sobre? Não havia princípio também? (considerando que até a ideia de superioridade ariana possa ser considerado como princípio)


Princípio válido e universal não, do contrário ela teria perdurado até hoje.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Os numerinhos e as pessoas.