Entrevista com Joaquim Barbosa (por Roberto D'Ávila)

Autor Mensagem
Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar


mas este senhor é um sujeito que vale a pena.
Nightmare and Barbosa sitting on a tree.
K-I-S-S-I-N-G

_Excelion
Veterano
# mar/14 · Editado por: _Excelion
· votar


One More Red Nightmare

a priori qualquer jurista legalista pra mim é tosco.

tipo, parto desta premissa.

não é legal ficar de a prioris, mas legalismo pra mim é o fim.

e ainda é idolatrado pelas massas ignóbeis. to de boa.

_Excelion
Veterano
# mar/14 · Editado por: _Excelion
· votar


lembro que vi o julgamento do mensalão

o cara achando que tava dispensando justiça política, sem observar o caráter clientelista do estado moderno nem o caráter político do julgamento. só no legalismo.

tipo, nem pra colocar uma notinha de rodapé: estou prendendo esses caras aqui, mas ó galera, isso aqui é só pra inglês ver, o estado moderno é aparelhado para funcionar desta forma.

sendo ele um camarada de tamanha "bagagem intelectual", pra mim isso é desonestidade intelectual.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


o brasil sempre foi acometido por polarizações infantis típica de um pensamento ainda imaturo

me lembra aquela querela descrita pelo Antonio Cândido no prefácio de Raízes do Brasil.

ou se gosto, ou não se gosta, é impossível ser intelectualmente indiferente a nada: ponderar é crime hediondo.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


_Excelion
não foi uma resposta, postamos ao mesmo tempo.

_Excelion
Veterano
# mar/14
· votar


One More Red Nightmare

apenas acho que ele do alto do seu palanque no STF, cumpre um papel vital dentro daquilo que ele é aclamado por combater (muito embora as pessoas não saibam precisar o que é, assim como um portador de HIV que acha que a gripe é só uma gripe)

e não faz questão de mostrar isso, sabendo disso.

_Excelion
Veterano
# mar/14
· votar


Nos últimos seis meses. o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, perdeu 9 quilos. Ele cortou as massas e aumentou a quantidade de verduras no prato - em mais uma tentativa de arrefecer as dores na coluna, problema de saúde que o persegue há anos. Aos 56 anos de idade, o ministro também carrega sobre os ombros a pesada responsabilidade de relatar o processo do mensalão - o maior escândalo de corrupção da história brasileira.

sobre a entrevista postada pelo Konrad, essas primeiras linhas entregaram na hora ser matéria da Veja.

muito Veja começar com essas comparações nonsense coxinhas.

landlord
Veterano
# mar/14
· votar


Cara, as vezes esses dois escrevem coisas interessantes... e as vezes é só bobagem rebuscada de semântica complicada...

brunohardrocker
Veterano
# mar/14
· votar


o cara achando que tava dispensando justiça política, sem observar o caráter clientelista do estado moderno nem o caráter político do julgamento. só no legalismo.

claro que ele deveria seguir os parametros comunas, de que tudo é certo quando o objetivo é o comunismo.

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# mar/14
· votar


_Excelion
Claro. Vou fazer uma notinha de rodapé e falar que estou fazendo minha parte. Qual a solução para um julgamento político? Basear as decisões nos princípios constitucionais garantistas? Basear decisões nos princípios gerais do direito? Na filosofia? A força política do lado oposto é muito mais forte. O judiciário (inclui-se o STF) apenas exterioriza as mazelas legislativas do estado.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# mar/14
· votar


E o Gilmar Mendes bota o Barbosa no chinelo quando se trata de direito.


puta que pariu... gilmar mendes, o ministro mais parcial, vendido e cara-de-pau é exemplo de alguma coisa pra você???


--

Joaquim Barbosa presidente é no máximo piada de mal gosto, ganhou uma atençãozinha no julgamento do mensalão e adorou, resolveu virar pop star. Ele se empolgou e comprou briga com todo mundo, sustentação política zero... Faz muito bem em continuar no STF, porque fora daí ele não se cria mais.

d.u.n.h.a.
Veterano
# mar/14
· votar


Shredder_De_Cavaquinho
Já leu o Curso de Direito Constitucional dele?

Quando ler volte aqui...
O cara é um dos maiores constitucionalistas vivos do mundo.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


Se alguém ficou curioso em saber o motivo do processo que o Joaquim Barbosa ta movendo contra o jornalista Ricardo Noblat

diz o ministro que o seguinte artigo é racista:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/08/19/joaquim-barbosa-f ora-do-eixo-por-ricardo-noblat-507449.asp

Para entender melhor Joaquim acrescente-se a cor – sua cor. Há negros que padecem do complexo de inferioridade. Outros assumem uma postura radicalmente oposta para enfrentar a discriminação.

Joaquim é assim se lhe parece. Sua promoção a ministro do STF em nada serviu para suavizar-lhe a soberba. Pelo contrário.

Joaquim foi descoberto por um caça talentos de Lula, incumbido de caçar um jurista talentoso e... negro.

“Jurista é pessoa versada nas ciências jurídicas, com grande conhecimento de assuntos de direito”, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Falta a Joaquim “grande conhecimento de assuntos de direito”, atesta a opinião quase unânime de juristas de primeira linha que preferem não se identificar. Mas ele é negro.

Havia poucos negros que atendessem às exigências requeridas para vestir a toga de maior prestígio. E entre eles, disparado, Joaquim era o que tinha o melhor currículo.

Não entrou no STF enganado. E não se incomodou por ter entrado como entrou.

Quando Lula bateu o martelo em torno do nome dele, falou meio de brincadeira, meio a sério: “Não vá sair por aí dizendo que deve sua promoção aos seus vastos conhecimentos. Você deve à sua cor”.


Konrad
Veterano
# mar/14
· votar


brunohardrocker
Que futurologia, irmão?

De tirar conclusões baseadas em fatos passados. Em política - ainda mais aqui nesse país em que o oportunismo é institucional - previsões não são nem aproximações.

Quer um exemplo? lembra do chefe dos "aloprados" (expressão e chefia atribuídas por Lula (que entende do riscado) ? Tornou-se ministro das Relações Institucionais hoje.

Konrad
Veterano
# mar/14
· votar


_Excelion
muito Veja começar com essas comparações nonsense coxinhas.

Logo, todo o resto é desqualificado por esta exata colocação. 'Veja".

Konrad
Veterano
# mar/14
· votar


Em tempo: D'Ávila péssimo nessa entrevista.

_Excelion
Veterano
# mar/14
· votar


Logo, todo o resto é desqualificado por esta exata colocação. 'Veja"

nope, apenas salientei essa peculiaridade.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


Konrad
Em tempo: D'Ávila péssimo nessa entrevista.


Por quê?

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Caro Dr. Joaquim,
Queremos lhe dar as boas-vindas ao universo da advocacia. De nossa parte, não vemos qualquer impedimento para que se torne nosso colega nessa nobre atividade essencial à administração da justiça.

Aliás, entendemos que até mesmo o Exame da Ordem, tão temido por nossos bacharéis (e ao qual não podemos nos furtar mesmo após cinco anos de graduação, pois nosso conhecimento técnico é obrigatoriamente escrutinado pelos colegas pela via desta prova para que possamos exercer a profissão), seja-lhe dispensável tendo em vista o notório saber jurídico inerente àqueles que ocuparam o posto da mais alta corte do país.

Compreendemos, porém, o posicionamento manifestado pelo Presidente da OAB do Distrito Federal onde o colega pretende se inscrever. Afinal não foram poucas as manifestações de descontentamento de muitos advogados com atitudes de desrespeito, maus tratos e ofensas do então ministro para com os causídicos. Sem querer colocar aqui nenhuma queixa particular ou pessoal, de toda sorte, podemos dizer que fomos todos, porque advogados, destratados e o presidente da OAB-DF apenas reagiu a anos de acusações e mal ditos contra a classe que agora o colega procura integrar.

De qualquer forma é bom que venha somar-se a nós. É bom que perceba como acordamos cedo para a labuta, como sofremos por não sermos atendidos (o que muitas vezes prejudica a prestação de serviço ao cliente, que não consegue compreender o porquê de ter um pedido de legalidade evidente negada por um magistrado), como é árdua e digna a missão de defender os acusados que não desfrutam de qualquer simpatia do resto da sociedade, e acima de tudo de fazer valer o direito sagrado e individual de defender a liberdade do cidadão, realizando diariamente o difícil exercício de não julgar o próximo para que tenha os seus direitos respeitados. Sem o que, vale dizer, nenhuma condenação tem validade.

Não se zangue com as longas filas para revista de pastas e passagem em detectores de metais quando comparecer aos fóruns para acompanhar os processos de seus clientes. Isso não se deve a uma especial desconfiança quanto a “conluios” de advogados com acusados de crimes: é preciso ter paciência, pois se faz em nome da segurança de todos. Não leve para o lado pessoal uma eventual recusa de um magistrado em recebê-lo para despachar uma petição, ou o impedimento de acesso aos autos no balcão: talvez o colega se surpreenda com os poderes que podem se concentrar em um chefe de cartório, à revelia do juiz responsável pela vara. Será importante ter ao nosso lado um colega tão combativo e que, ao sentir na pele o cotidiano profissional do advogado, certamente se mobilizará para defender que se respeitem nossas prerrogativas.

Talvez seja importante alertá-lo na qualidade de novo colega que a profissão do advogado não tem gozado de tanto prestígio social quanto um ministro do Supremo que alcance grande popularidade junto ao público leigo. Será certamente uma experiência rica para todos que o colega possa vivenciar o preconceito muitas vezes dirigido contra advogados, identificados como “defensores de bandido”, “facilitadores de crimes” e cuja ética do comportamento é constante e injustamente colocada em xeque, realidade muito distante dos holofotes da mídia sempre interessados em captar os aplausos de uma população pouco informada sobre o funcionamento do sistema de justiça, mas tão carente de candidatos a heróis com pretensões de combater o crime.

Enfim, venha, Joaquim. Incorpore-se às nossas fileiras. Contribua para que mais brasileiros tenham acesso à justiça e a bons advogados. Participe conosco dessa luta. Quem sabe juntos mudaremos se não a justiça como um todo, ao menos sua visão sobre os advogados.
Abraços,

Roberto Podval e Maíra Zapater

sallqantay
Veterano
# out/14
· votar


Caraio, que empulhacao de merda!

megiddo
Membro
# out/14
· votar


Roberto Podval

http://ucho.info/toga-justa-de-ministro-do-stf-que-participou-de-conco rrido-casamento-de-advogado-em-ilha-da-italia

Nem o rico advogado, que tem ilustres petistas em sua carteira de clientes, e nem Toffoli quiseram deixar claro quem bancou a viagem e hospedagem, bem como os traslados. A polêmica está no fato de o ministro ser relator de dois processos em que Podval faz a defesa dos réus.

Massa.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/14
· votar


uhsauhsa toga justa.

Ta explicado a treta com o Joaquim. Na realidade, o que me chamou atenção foi o morde e assopra da carta, numa clara demonstração de maestria na arte de trollar desafetos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrevista com Joaquim Barbosa (por Roberto D'Ávila)