Sobre a reforma politica

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# jul/13


Governo entrega ao Congresso pedido para convocação de plebiscito

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o vice-presidente da República, Michel Temer, chegaram ao Senado na manhã desta terça-feira (2) para entregar mensagem da presidente Dilma Rousseff solicitando a convocação de um plebiscito para a reforma política.

De acordo com Cardozo, a mensagem presidencial sugere que o plebiscito sobre a reforma política aborde ao menos cinco temas: financiamento público ou privado de campanha, sistema eleitoral (voto proporcional ou distrital), continuidade ou não da suplência para senador, fim ou não do voto secreto em deliberações do Congresso e continuidade ou não de coligações partidárias proporcionais.

“Estamos propondo os seguintes temas: Primeiro, a forma de financiamento das campanhas, se públicas, se privadas, se mista. Segundo, a definição do sistema eleitoral, se será o voto proporcional como é hoje, se será o voto distrital, se será o distrital misto, se será o ‘distritão’, se será a proposta em dois turnos. Terceiro, a continuidade ou não da existência da suplência no Senado. Quarto, a manutenção ou não das coligações partidárias nas eleições, e, finalmente, o fim do voto secreto ou não no Parlamento”, anunciou o ministro da Justiça.

Cardozo ressaltou ainda que a decisão final sobre os temas e a realização do plebiscito cabe ao Congresso e que a mensagem presidencial traz apenas “sugestões”.

“O plebiscito é uma sugestão, esses temas são sugestões. São apresentados como temas, porque tradicionalmente quem elabora os quesitos a partir de temas é o próprio Tribunal Superior Eleitoral. Então, são sugestões que fazemos ao Congresso e que, claro, o Congresso é soberano para decidir”, afirmou.

Completa: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/07/dilma-sugere-que-plebisci to-aborde-ao-menos-5-temas-diz-cardozo.html

Jack Kerouac...
Veterano
# jul/13
· votar


referendo num país como o Brasil já é burrice, plebiscito então é sacanagem.

brunohardrocker
Veterano
# jul/13
· votar


financiamento das campanhas, se públicas, se privadas, se mista.

Dá medo de todas as formas.

El_Cabong
Veterano
# jul/13
· votar


Eles querem fazer umas perguntinhas só pra dizer que fizeram alguma coisa !!

As perguntas do Plebiscito sobre a reforma política deveriam ser assim:

1 - Todo o político deverá ser obrigado a usar somente o SUS?
( ) sim ( ) não

2 - Deverão ser extinguidos todos os auxílios e ajudas de custo à políticos, passando os mesmos a receberem somente seus salários?
( ) sim ( ) não

3 - A aposentadoria de um político deverá ser regida pelas mesmas leis, tempos de contribuição e tetos como a de qualquer outro brasileiro?
( ) sim ( ) não

4 - Todo o político deverá trabalhar de segunda à sexta, e se tiver mais de 5% de faltas deverá perder o mandato?
( ) sim ( ) não

5 - Na condenação de políticos por corrupção, a lesão causada aos cofres públicos deverá ser reparada pelo condenado?
( ) sim ( ) não

6 - Os salários dos políticos deverão ter seus reajustes indexados única e exclusivamente ao Salário Mínimo Nacional?
( ) sim ( ) não

_Excelion
Veterano
# jul/13
· votar


o que eu vejo nisso é o que eu vejo nas ruas:

'mimimi tenho medo de pensar numa reforma profunda e criticar o papel do estado moderno e tenho medo de ler, então vou pedir o fim da corrupção porque eu sou recalcado e trabalho pra cacete enquanto os políticos não mimimi'

_Excelion
Veterano
# jul/13
· votar


com bonus de

'mimimi não sei nada de economia, mas não gosto de imposto mimimi'

El_Cabong
Veterano
# jul/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Se o povo não vislumbrar uma reforma radical, os protestos continuarão !!

... E sabe lá Deus onde isso vai parar !!

El_Cabong
Veterano
# jul/13
· votar


Aquela cena do povo subindo sobre a laje do Congresso Nacional lembra um evento histórico:
A Tomada da Bastilha
É claro que não houve tomada nenhuma, foi só um protesto com algumas ameaças e ensaios do povo entrando no Congresso Nacional.
Mas a verdade é que:
- O povo tá ensaiando !!!
- O povo está revoltado !!!
E se os governantes e parlamentares continuarem a se fazerem de desentendidos e não ouvirem o povo, não se sabe o que pode acontecer.

Um conselho para os governantes e parlamentares.
Ouçam o povo e façam as mudanças que o povo quer !!
Governem DE VERDADE com povo, pelo povo e para o povo.

Will Bejar
Veterano
# jul/13
· votar


mmmm... bão hein!!!

MenteSuja
Membro
# jul/13
· votar


Os caras podem aumentar o salário do jeito que quiserem, sem impedimento nenhum? Podem receber milhões de reais de doação em campanhas políticas, sem prestar contas de onde vem a grana? Só de acabar essas duas sacanagens, ia melhorar muito...

Gansinho
Veterano
# jul/13
· votar


Eu voto pelo fim do voto obrigatório e pelo fim do voto secreto dos políticos, afinal temos direito de saber se os políticos tão votando pelo que eles se propuseram a fazer durante a campanha.

Pé de chinelo
Veterano
# jul/13
· votar


El_Cabong

ahahha mto bom, mas é uma ilusão

Enquanto isso a gasosa continua a 3 reais o litro, um prato de almoço não menos que 15 reais, internet mto cara pela quantidade de mb, compras semanais no mercado não menos que 100 reais e mais um monte de coisa

ou seja, um monte de falácia e resultado prático nenhum :/

Tears Of Fire
Veterano
# jul/13
· votar


Isso é só campanha política,
Capaz de mandarem isso para 2014, a Dilma usar isso para o 2º nandato e esquecer de vez isso...
Acho que essa reforma ainda está muito frouxa....

El_Cabong
Veterano
# jul/13
· votar


A maioria do povo que está inserido nestes protestos, realmente não sabem expressar o que eles realmente querem. Eles só estão revoltados com a situação geral das coisas, e querem mudanças de verdade.

- O povo não sabe argumentar e expressar com exatidão o que ele quer.
- Mas o povo sabe muito bem o que ele não quer.

john s mill
Membro
# jul/13
· votar


com bonus de

'mimimi não sei nada de economia, mas não gosto de imposto mimimi'


naturalmente...

você só pode não gostar das coisas que você entende?

eu não entendo de HIV, mas tenho certeza que não quero contrair uma.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/13
· votar


john s mill
você só pode não gostar das coisas que você entende?
Não, mas você só pode mexer com aquilo que entende.

eu não entendo de HIV, mas tenho certeza que não quero contrair uma.
Pois é, mas as chances de você contrair são maiores devido a sua ignorância sobre o assunto.

Não dá pra teimar, se você quer mexer com alguma coisa você tem que ao menos entender um pouco sobre aquilo que está mexendo senão há chances enormes de que você faça merda.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/13
· votar


El_Cabong
- O povo não sabe argumentar e expressar com exatidão o que ele quer.
- Mas o povo sabe muito bem o que ele não quer.

Errado novamente.
Ou você realmente não sabe o que quer e automaticamente também não sabe o que não quer, ou isso é preguiça de elaborar um argumento para expressar aquilo que você quer.

Um é antônimo do outro, se você sabe o que você não quer, então você sabe o que você quer já que para isso basta que você encontre a situação contrária a situação indesejada.

El_Cabong
Veterano
# jul/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Viciado em Guarana

Eu comecei escrevendo:
"A maioria do povo..."

Alguns sabem sim muito bem o que querem !!
________________________________________

Mas com relação a isso:

- O povo não sabe argumentar e expressar com exatidão o que ele quer.
- Mas o povo sabe muito bem o que ele não quer.


Isso acontece sim !!! Entra no meio de um protesto e pergunta para as pessoas quais as reformas que eles querem no Poder Legislativo, etc.
A maioria nem sabe o que significa a palavra "Legislativo".
Agora o povo TODO sabe muito bem, que eles não querem a Saúde, a Segurança, o Transporte, a Educação, ... do jeito que está.

O povo conhece muito bem os problemas (o que eles não querem)
A maioria do povo não sabe qual a solução eficaz e adequada para isso (a solução que eles querem)

john s mill
Membro
# jul/13
· votar


Viciado em Guarana

Eu não tô discutindo a importância de saber um assunto para minimizar riscos referentes a isto, estou falando sobre a emissão de opinião sobre algo baseado no senso comum, óbvio que seria melhor ter um conhecimento aprofundado, mas é idiotice invalidar já que você faz isto para diversos assuntos o tempo todo.

megiddo
Membro
# jul/13
· votar


_Excelion
'mimimi não sei nada de economia, mas não gosto de imposto mimimi'

Se soubesse gostaria ainda menos.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/13
· votar


'mimimi não sei nada de economia, mas não gosto de imposto mimimi'

Claro, e gostar ou não de imposto é uma questão unicamente econômica.

_Excelion
Veterano
# jul/13
· votar


Black Fire

cabe analisar economicamente antes de sair pedindo coisas

Pé de chinelo
Veterano
# jul/13
· votar


Viciado em Guarana

Ou você realmente não sabe o que quer e automaticamente também não sabe o que não quer, ou isso é preguiça de elaborar um argumento para expressar aquilo que você quer.

Que viagem, você explicou sem argumentar nada aí e tá falando de outros que tem preguiça de elaborar um argumento. Ou seja, tá falando de você mesmo. : P

Um é antônimo do outro, se você sabe o que você não quer, então você sabe o que você quer já que para isso basta que você encontre a situação contrária a situação indesejada.


Isso faz sentido. A gente quer que acabe a corrupção sem limites e que os tributos que pagamos sejam revertidos para o bem público, é muito simples.

Não tem que ficar fazendo causa específica.

O motivo desses protestos todos é muito simples, tá escancarado na sociedade

Ficar falando que o povo não sabe o que quer, que falta foco, que os protestos estão errados é uma tremenda palhaçada na minha opinião.

O povo tá nas ruas pq quer um governo sério que pare de roubar, simples assim.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/13
· votar


_Excelion
mimimi utilitarismo mimimi

_Excelion
Veterano
# jul/13
· votar


Black Fire

isso não fez o menor sentido

sallqantay
Veterano
# jul/13
· votar


_Excelion

mimimi lógica mimimi

_Excelion
Veterano
# jul/13
· votar


sallqantay

sentido não pertence à lógica, embora a lógica tenha vários sentidos

Pedro_Borges
Veterano
# jul/13 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


El_Cabong
Agora o povo TODO sabe muito bem, que eles não querem a Saúde, a Segurança, o Transporte, a Educação, ... do jeito que está.

Concordo e... Claro que para ter saúde, educação, transporte com qualidade é necessário que se acabe com a corrupção ou pelo menos lhe seja dado um golpe forte, pois a questão é matemática. É impossível haver os bens e serviços desejados convivendo ao mesmo tempo com a corrupção.

O povo sabe o que quer e o que precisa e os políticos têm consciência que só há um caminho para chegar lá e, claro vão resistir até o fim.

Portanto, a voz do povo é sábia sim.

Pedro_Borges
Veterano
# jul/13 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Quanto as reformas propostas vou colocar alguns pontos para reflexão.

Primeiro, percebe-se que o que a Dilma propõe é apenas um engôdo dos mais fajutos. Na realidade uma propostazinha que ela já tinha na gaveta e que não traz nada de melhoria em relação ao que está sendo reclamado. De quebra ela acrescentou algumas coisinhas, tais como voto distrital, que aliás ninguém sabe como funciona e se de fato trás melhor representatividade.

Segundo, a questão do financiamento público de campanhas essa é uma das maiores piadas, pois jamais poderia ocorrer sem que houvesse uma completa reforma administrativa e talvez, seguida de uma completa reforma do estado.

Isso porque, primeiro seria necessário acabar com a questão das indicações para preenchimento de cargos políticos ou pelo menos reduzir ao mínimo possível, tais como ministros, secretários, presidente de empresas empresas estatais e de economia mista e os chamados segundos escalões, etc.

Como poderia o estado financiar as campanhas políticas se os políticos que estão no poder têm seus representantes dirigindo essas fontes geradoras de caixa para compor caixa dois de campanhas?

Quem que deixaria de lançar mão de recursos extras (caixa dois arrecadados de empresas estatais e órgãos públicos) para intensificar campanhas contra adversários? Neste caso os adversários (opositores) estariam também utilizando-se de financiamento privados (caixa dois de empresas) para depois devolvê-los através das futuras arrecadações a serem operadas da mesma forma, quando forem eleitos.

Portanto, enquanto políticos forem responsáveis por execuções orçamentárias em empresas estatais e órgãos públicos, não poderá haver financiamento público de campanha, pois o estado acabará por pagar duas vezes. A proposta simplesmente de financiar campanhas com recursos públicos sem a devida reforma administrativa, só vai agravar a corrupção.

Terceiro, quanto à reforma administrativa, a mesma deveria reduzir as funções a serem preenchidas pelo executivo ao mínimo possível, ou seja, no máximo a quatro ministérios: Casa Civil, Planejamento, Ministério da Economia e Ministério da Defesa.

Os demais ministérios deveriam ser preenchidos com funcionários públicos de carreira, através de escolha a partir de uma lista tríplice eleitos pelos seus servidores, sendo esse o critério adotado para as empresas estatais e para os demais cargos de segundo e terceiros escalões.

Esse critério também seria constitucionalmente imposto às unidades federadas e municípios.


Por tudo que seria necessário ser feito e o que se está propondo, na minha opinião esse engôdo não vai iludir ninguém e as manifestações se intensificarão.

Pé de chinelo
Veterano
# jul/13
· votar


Pedro_Borges

Resumindo, muito blá blá blá e resultado prático, rápido e eficiente quase zero.

Redução de centavos no ônibus e pedágios não significa nada, é conversa pra boi dormir e tentar acalmar a população....

E realmente é simplesmente impossível coibir patrocínio, tudo que tem visibilidade e poder atrai patrocínio....se não for feito oficialmente, vai ser por baixo do pano na informalidade!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a reforma politica