Petição Pública Voto Facultativo - Início da verdadeira Reforma Política?

Autor Mensagem
Bagre_Ensaboado
Veterano
# out/12


Bom dia a todos!
Após uma análise das Eleições Municipais, minha convicção de que o voto obrigatório é um dos piores entraves à nossa nação só aumentou, sendo ainda uma significativa brecha para os mercadores da cidadania, para os atores do "grande circo", das dissimulações, alianças espúrias, venda e troca de valores, que de uma forma ou de outra, ainda perpassam nossa democracia, seja pela barganha do voto ou pela "fisgagem" do ingênuo eleitor com propagandas que mais parecem uma "comédia teatral" que de fato uma real e honesta proposta de gestão, sem contar ainda o esdrúxulo cenário das campanhas e os recursos que as financiam.
Uma breve consulta revela que a esmagadora maioria dos países (principalmente os desenvolvidos) possuem voto facultativo, talvez seja esse um importante passo para o início de uma eficiente reforma política em nosso Brasil, estimulando o eleitorado consciente e "desobrigando" o cidadão que só vai até as urnas motivado por fatores alheios ao que seria eleger alguém para representá-lo dignamente.

Embora já me deparei com argumentos contrários (alguns até plausíveis), vejo que o voto facultativo diminuiria o número efetivo de eleitores e, por conseguinte, o número de votos para um candidato se eleger e assim, o percentual de "compra" de votos acompanharia a redução da margem.
Porém o aspecto mais significativo talvez fosse que a arbitrariedade do voto exerceria a auto seletividade, desestimulando o eleitorado massivo (que em grandes municípios se torna inviável comprar diretamente) e fazendo assim prevalecer o voto devidamente fundamentado.

Segue o link de uma Petição Pública que encontrei.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N7958

Abraços e bom final de semana.

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


se votar mudasse algo, seria proibido

Bagre_Ensaboado
Veterano
# out/12
· votar


The Laughing Madcap
se votar mudasse algo, seria proibido

De certa forma muda sim, nunca arriscou um palpite do motivo pelo qual os dinossauros da política como Sarney's da vida se mantém no poder?

Inclusive pelo atual cenário, sou contra reeleição, para mim ela é o maior atrativo para os inúmeros oportunistas que vêem na política uma forma de "fazer a vida" às custas alheias. Ainda que existam uns míseros candidatos que fizessem um bom trabalho e merecessem segunda chance, o número dos que fazem exatamente o contrário é tão grande que pelo custo-benefício não vale a pena.

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


Bagre_Ensaboado

somos consumidores, não cidadãos

quem manda no rolê são os lobistas.

SODAPOP
Veterano
# out/12
· votar


discordo completamente que o voto facultativo vai adiantar de alguma coisa, pelo contrário, seria um desastre, mas to com preguiça de explicar

Bagre_Ensaboado
Veterano
# out/12
· votar


The Laughing Madcap
somos consumidores, não cidadãosquem manda no rolê são os lobistas.

Relativo isso, certamente a elite econômica predomina, mas existem outras correntes, e não necessariamente a elite intelectual esta associada à primeira, pois na maioria das vezes o poderio econômico usa e abusa dos meios para inibir grupos que demonstrem ameaçar sua hegemonia, as vezes até mesmo "comprando" os pensadores.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# out/12
· votar


SODAPOP
discordo completamente que o voto facultativo vai adiantar de alguma coisa, pelo contrário, seria um desastre, mas to com preguiça de explicar

Tente ao menos resumidamente, talvez sua linha de pensamento seja algo que já me deparei por aí daí podemos contra-argumentar.

Atom Heart Mother
Veterano
# out/12
· votar


votem no PSOL, só isso.

aliás, só votem neles até chegarem ao poder, porque depois disso, tornar-se-ão o novo PT.

Headstock invertido
Veterano
# out/12 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Imagine a caralhada de dinheiro sujo rolando por debaixo da mesa entre um candidato pagando pros eleitores do concorrente não irem votar. Isso é um gás a mais pra corrupção. Não que já não aconteça, já que a multa por não votar é ridícula, mas não precisamos de mais um incentivo pra isso.

Precisa ser entendido, e muito bem entendido, que muitas maravilhas que funcionam lá fora não podem servir de exemplo pro Brasil.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# out/12
· votar


Headstock invertido
Imagine a caralhada de dinheiro sujo rolando por debaixo da mesa entre um candidato pagando pros eleitores do concorrente não irem votar. Isso é um gás a mais pra corrupção. Não que já não aconteça, já que a multa por não votar é ridícula, mas não precisamos de mais um incentivo pra isso.

É uma possibilidade, porém em municípios pequenos como citei anteriormente, já que para um candidato poder comprar votos um inibir os eleitores do concorrente em uma cidade com 1 milhão de habitantes por exemplo, ele terá de gastar muito, elaborar um super esquema que dificilmente não seria descoberto pelo número de envolvidos.

Reiterando que ao meu ver a grande jogada está na massa manipulável, ou seja, é ela quem efetivamente faz a diferença nas urnas em grandes eleições e não a compra direta de votos. Assim, o voto facultativo traria a arbitrariedade para o "analfabeto" político pensar duas vezes antes de largar o "programa" de domingo e ter o "trabalho" de ir até as urnas exercer o direito que hoje esta mais para imposição.

Strato_Master
Veterano
# out/12
· votar


cara... a democracia é uma merda... a decisão da massa geralmente é a pior e mais estúpida possível...

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Uma breve consulta revela que a esmagadora maioria dos países (principalmente os desenvolvidos) possuem voto facultativo,

causa: país de primeiro mundo
consequencia: voto facultativo

E não o contrário.

BJKGUITAR
Veterano
# out/12
· votar


e se o voto fosse facultativo e os pseudo-intelectuais parassem de votar alegando ser pseudo-democráticos, mas toda a igreja evangélica votaria em um presidente evangélico por pertencer ao mesmo grupo?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


vejo que o voto facultativo diminuiria o número efetivo de eleitores e, por conseguinte, o número de votos para um candidato se eleger e assim, o percentual de "compra" de votos acompanharia a redução da margem.


tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


só votaria em um candidato sério que se proponha a desmontar o estado

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


O cara quer o fim do voto obrigatório, e tipo o argumento dele é que a compra de cargos vai exigir menor compra de votos, a coisa toda é pra baratear a mamata. É isso mesmo?

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Headstock invertido
Black Fire
SODAPOP

Vocês são a favor do voto obrigatório?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
Eu sou contra o voto.

Les Guitar
Veterano
# out/12
· votar


Se os evangélicos não tivessem entrado na política. Mas de qualquer jeito, daqui a pouquinho teremos um pastor na presidência, então.

Headstock invertido
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
No Brasil? Com a mais absoluta certeza. E a multa para abstenção sendo de alguns mil reais.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# out/12 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


brunohardrocker
causa: país de primeiro mundoconsequencia: voto facultativoE não o contrário.

Cara, você tem certa razão em seu comentário, mas após muita reflexão vejo que:

A situação política tira imenso proveito deste sistema de "direito/obrigação" do voto, o mais curioso é que, entre os ditos "eleitores conscientes" com nível universitário por exemplo, estão indivíduos que votam sem sequer estudar/especular ao mínimo a vida e propostas do cadidato, as vezes embasam-se em "pesquisas", ou em debates arquitetados pela fétida mídia, ou ainda a mais medonha postura de que "esse rouba mas faz".
Desta forma, esse jargão barato vendido como plena verdade de que "a educação formal é o grande problema do país" é outra farsa, estão "empurrando diplomas" à população, onde supostamente nunca houveram tantos graduados e a ignorância política ainda perdura. O problema é muito mais cultural/moral do que a educação institucionalizada.

Assim, se você analisar incisivamente verá que em nossa realidade, uma das possibilidades de mudança é sim o voto arbitrário pois eu lhe afirmo, que se o cidadão for desobrigado a sair de sua casa em pleno domingo, até mesmo muitos "graduados ou graduandos" perderão a "motivação" do voto, mas o sistema não quer isso, pois bem sabe que no fundo até mesmo esse leitor exerce muita influência para manter o atual ciclo.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# out/12
· votar


BJKGuitar
e se o voto fosse facultativo e os pseudo-intelectuais parassem de votar alegando ser pseudo-democráticos, mas toda a igreja evangélica votaria em um presidente evangélico por pertencer ao mesmo grupo?

Olha meu caro, é uma possibilidade mas eu lhe digo, bem remota.
Não sei se isso muda algo para você mas sou evangélico e lhe digo, que em nosso meio muitos dos eleitores se enquadram perfeitamente no grupo dos que votam pela imposição legal. Não pense que embora Silas Malafaia (por exemplo) exerça uma expressiva influência, atravendo-se ele ao pleito político teria total êxito, embora ele defenda alguns ideais que eu partilho claramente, discordo totalmente da postura dele como Cristão cirandando com este "circo" que é a política atual. Assim, eu não votaria nele por ser um Cristão, talvez por outros fatores, porém após as ultimas manifestações dele apoiando o Serra, os poucos créditos que tinha comigo acaso se envolvesse diretamente, foram para o ralo.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# out/12
· votar


Black Fire
O cara quer o fim do voto obrigatório, e tipo o argumento dele é que a compra de cargos vai exigir menor compra de votos, a coisa toda é pra baratear a mamata. É isso mesmo?

Não vi o vídeo, se puder esclarecer algumas coisas sobre ele eu agradeço.

Porém quanto a minha posição, prevejo as seguintes possibilidades:

1 - O voto livre reduziria o eleitorado ativo, por consequência o número de votos para se eleger e por fim, o número da compra do votos;
2 - Sendo arbitrário, talvez aumentasse em algum momento a compra de votos mas não pela preocupação do candidato, mas dos cidadãos que se dispusessem a vendê-lo, mas aí entraria a lei da oferta e procura, ou seja, mais cidadãos querendo "vender" do que o candidato querendo comprar, enfraquecendo talvez o sistema;
3- Se de fato a barganha direta do voto aumentasse consideravelmente, implicaria em maior evidência da prática e por conseguinte, maior facilidade de detecção e punição. É claro que bem sabemos que ela ocorre, mas na maioria das vezes de forma "indireta" e, em municípios pequenos, já que a medida em que a população aumenta a compra se torna mais inviável, seja financeiramente falando ou pelas proporção de envolvidos que o procedimento exige.

CindyFerrari
Veterano
# out/12
· votar


Se acabassem com o coeficiente eleitoral eu já ficaria "mais satisfeita".

Gustoau
Veterano
# out/12
· votar


se votar mudasse algo, seria proibido

Democracia, Estado, não consegui fugir disso ai nao, sou mais um

Forrest gump é mato, prefiro contar uma história real, vou contar a minha

Atom Heart Mother
Veterano
# out/12 · Editado por: Atom Heart Mother
· votar


post pela volta do voto censitário (o que logicamente também proíbe o voto de analfabetos, no geral).

daria um filme.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/12
· votar


Bagre_Ensaboado


Bagre_Ensaboado
Veterano
# out/12 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


Black Fire

Hehe já conheço bem seu sarcasmo e ironia, se não se atreve a discorrer e refutar o que considera tão absurdo assim, não perderei tempo visualizando estes vídeos.
Mas talvez você não tenha compreendido minha linha e tenha receios de se manifestar.

teksat
Veterano
# out/12 · Editado por: teksat
· votar


Nossa política hoje em dia é uma zona... Muito se fala e nada se faz !

BJKGUITAR
Veterano
# out/12
· votar


Bagre_Ensaboado
Claro meu amigo, digamos que você seja uma exceção, mas, o Malafáia não está aonde está por míseros 10 ou 100 mil seguidores... entende?

Acho que a forma eleitoral do Brasil está bom como está, sendo obrigatório para evitar a eleição de líderes de grupos que não representam a maioria (só há apenas um meio de saber que é a maioria, votando) e fazendo aquela divisão louca por partido, que evita monopólio de poder pelo partidos (apesar de isto não estar ocorrendo), o que deveria mudar é o brasileiro mesmo.. estamos mudando, acelerados de mais até para o meu gosto, mas ainda sim lento o suficiente para que não possamos perceber. É uma mudança que irão gozar nossos bisnetos.. Eis a minha opinião.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Petição Pública Voto Facultativo - Início da verdadeira Reforma Política?