Sobre usar comida para fabricar combustível (Etanol)

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# mai/13 · Editado por: Snakepit
· votar


Apesar de muita trollagem de alguns e exageros da minha parte, foi bom o resultado desse tópico.

Resumindo, não vai faltar comida tão cedo. Um problema maior que a falta é a distribuição da comida, e o maior causador disso é o preço dela. Quanto maior, menos acessível será nas regiões mais remotas do mundo.

Já o problema de usar comida para fabricar combustível é a equiparação de preço entre ambos. Enquanto for mais rentável usar a cana ou agora pasto para a fabricação de combustível, ninguém vai usar como alimento. Ou seja, o seu preço vai subir até que ambos sejam nivelados. O mercado se ajusta.

Para piorar o preço do petróleo é puramente especulativo, então o resultado disso é obvio: o preço dos alimentos vai subir. O Brasil já fez subir o preço mundial de açucar já que é um dos principais produtores de cana. Já nos EUA o preço do milho também subiu pois por lá o etanol é feito de milho.

Graças ao etanol de segunda geração, agora chegou a vez do pasto, que vai afetar a produção de leite e a criação de qualquer animal que se alimente de pasto, como o gado.

Isso da uma tese de mestrado até. o/

sallqantay
Veterano
# mai/13
· votar


Snakepit

e depois neguinho vem falar que malthus tava errado

¬¬

sallqantay
Veterano
# mai/13
· votar


claro que tudo isso é culpa dos commies verdinhos que ameaçam o modo de vida do cidadão de bem temente a deus, que dirige uma SUV e tem um fuzil na armário para proteger a sua família da tirania do maldito leviatã e seus tentáculos foucaultianos

brunohardrocker
Veterano
# mai/13
· votar


sallqantay
tem um fuzil na armário

to me encaminhando pra isso

kiki
Moderador
# mai/13
· votar


Snakepit
Isso da uma tese de mestrado até. o/
inclusive tem teses de mestrado em biologia de como aumentar a produtividade da cana para gerar mais etanol com menos cana, assim economiza área de plantação.

quando uma coisa fica muito requisitada, a escassez e o alto preço justificam o investimento em pesquisas tecnologicas que podem levar a essa mudança de paradigma.

Insufferable Bear
Membro
# mai/13
· votar


Snakepit
Isso da uma tese de mestrado até.
Dá sim, mas só se você provasse antes de afirmar qualquer uma das coisas que você afirmou, ou pelo menos tentasse provar, com dados de verdade.

Snakepit
Veterano
# mai/13
· votar


kiki
inclusive tem teses de mestrado em biologia de como aumentar a produtividade da cana para gerar mais etanol com menos cana, assim economiza área de plantação.

quando uma coisa fica muito requisitada, a escassez e o alto preço justificam o investimento em pesquisas tecnologicas que podem levar a essa mudança de paradigma.


A ideia de usar pasto em vez de cana é justamente por ele ser produzir mais etanol do que a cana. Será mais produtivo em relação a área plantada.

Esse etanol de 2a geração também usa toda a folhagem da cana, não vai mais ter desperdício.

Acharia muito legal e tal se não fosse pelo fato disso tudo ser alimento, o que torna inviável sua produção em larga escala. O resultado de tentar substituir inteiramente o petróleo por etanol seria catastrófica.

Então a unica utilidade que eu vejo é ele ser apenas a ponte entre o petroleo e uma futura fonte de energia, seja ela qual for.

Snakepit
Veterano
# mai/13 · Editado por: Snakepit
· votar


Insufferable Bear
Dá sim, mas só se você provasse antes de afirmar qualquer uma das coisas que você afirmou, ou pelo menos tentasse provar, com dados de verdade.

Sobre o que exatamente? Sobre os preços?

Isso ta mais do que provado. Já li sobre impacto do etanol no preço mundial do açucar. Nos EUA o problema foi pior pois usaram milho pra isso. Mas lógico que é muito dificil se especular o preço de mercado baseado em suposições, "se não tivesse etanol", "se não fosse usado milho", "se não houvessem subsídios", etc.

Isso é apenas o livre mercado se adequando. É lógico que se for mais rentavel usar milho/cana/pasto para fazer etanol nenhum produtor vai vender a um valor menor para usar como alimento. O preço será forçado a subir até ser tão rentável quanto produzir o etanol.

Já o etanol vai subir subir de preço até conseguir se adequar a demanda, e como é impossível suprir a demanda, o preço dele vai subir até que se equipare ao da gasolina, fazendo finalmente a demanda pelo etanol cair. Por isso assim que todo mundo comprou carro flex o preço do etanol disparou.

Especulação pura, assim como sempre foi o petróleo. A não ser que tenha uma super safra violenta de cana jamais teremos o etanol na bomba a um preço muito vantajoso.

O mercado se ajusta automaticamente. Como o petroleo é um dos maiores alvos de espetulação, equiparar comida com o preço dele não é uma boa ideia não. Um peido no Oriente Médio além de fazer o preço do petroleo disparar levaria a comida junto, pois mais comida seria direcionada para suprir a demanda maior por etanol, etc. Isso é péssimo em qualquer cenário.

Snakepit
Veterano
# mai/13 · Editado por: Snakepit
· votar


Insufferable Bear
Dá sim, mas só se você provasse antes de afirmar qualquer uma das coisas que você afirmou, ou pelo menos tentasse provar, com dados de verdade.

Eu expliquei a lógica do mercado, eu entendo assim, mas posso estar errado. Mas se voce buscar em ingles "ethanol impact on food" vai encontrar centenas de reportagens e estudos americanos sobre o assunto.

The Ethanol Effect: When Alternative Fuels Go Bad

Fuel Vs. Food: Ethanol Helps Boost Meat Prices

The Coming Food Crisis: Blame Ethanol?

Ethanol Impact on Feed Prices

Understanding How Ethanol Impacts Food Prices

The Impact of Ethanol and Ethanol Subsidies on Corn Prices: Revisiting History

Ethanol Effect - Wikipedia

Já em portugues... não achei nada. No Brasil não se fala nem se critica o Etanol.

kiki
Moderador
# mai/13
· votar


Snakepit
se não fosse pelo fato disso tudo ser alimento
ainda não entendi qual o ponto de ser alimento, pra mim isso é uma questão menor.

soja também é alimento, tem muita tecnologia desenvolvida, muita opção de aplicação pra comer ou pra usar como outras coisas.
mesmo assim a gente planta extensivamente e fica vendendo bolinha pro exterior ao invés de alimentar o país.

O resultado de tentar substituir inteiramente o petróleo por etanol seria catastrófica.
pra mim o problema disso não tá no etanol, no biodiesel ou em qualquer tipo de combustivel, mas na forma como se consome.
a gente torra isso em carros, onibus e caminhões, que são um gasto enorme de energia pra transportar pouca coisa.

Snakepit
Veterano
# mai/13 · Editado por: Snakepit
· votar


kiki
ainda não entendi qual o ponto de ser alimento, pra mim isso é uma questão menor.

Pra mim esse é o único problema. Usando comida como combustível o preço dos alimentos ficam diretamente atrelados ao preço do petróleo, que é puramente especulativo.

Isso que eu tentei explicar no outro post.

Em uma daquelas reportagens que eu postei ali, não lembro qual, existe uma comparação direta entre o preço do petróleo e do milho nos EUA. Quando o barril do protroleo chegou nos 100 dólares o preço do milho atingiu um nível histórico. Isso pra mim é tão óbvio... sei lá.

Bizet
Veterano
# mai/13 · Editado por: Bizet
· votar


Aumento do preço de petróleo sempre vai aumentar preço de plantação, e não é por causa de etanol, máquinas não funcionam a bateria e petróleo é aditivo de muito composto usado em plantação, é lógico que vai aumentar o custo da porra toda.

Sim, é óbvio que etanol pode aumentar preço de comida, mas você tá exagerando e simplificando. E o preço da comida pode aumentar por um milhão de razões diferentes, razões que são bem mais significativas.

Bizet
Veterano
# mai/13 · Editado por: Bizet
· votar


edit

sallqantay
Veterano
# mai/13
· votar


Snakepit
Usando comida como combustível o preço dos alimentos ficam diretamente atrelados ao preço do petróleo, que é puramente especulativo.


até aí TUDO está atrelado ao petróleo (que é a base de 99% dos processos industriais). Os fertilizantes e o transporte dos alimentos são à base de petróleo e compõe o preço dos alimentos significativamente

por isso que os EUA mandam no mundo: a OPEP só negocia em dólares. Essa sua preocupação é meio sem sentido

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre usar comida para fabricar combustível (Etanol)