Qual combustível polui mais: Álcool ou Gasolina?

Autor Mensagem
Sam
Moderador
# fev/09


Que eu saiba, São Google não sabe, mas confio em vocês.

Para responder essa pergunta é preciso levar em conta que num carro flex, para cada 100 litros de álcool, são queimados em média* 70 litros de gasolina.

Portanto, acredito que a forma mais correta de responder à indagação é dizendo quem polui mais por quilômetro rodado.

Muito me espanta não ter encontrado nada no Google respondendo isso da forma que citei. Não sei se foi por pura falta de pesquisa ou se realmente tem gente que não está interessada em divulgar o resultado.

* Seria muito interessante se houvesse um valor de teste abrangendo um maior número de motores (1.0, 1.4, 1.6, 2.0, etc) e modelos (marcas diferentes, motores diferentes).

TWT ICE
Veterano
# fev/09
· votar


gasolina eu acho...

XurruS
Veterano
# fev/09
· votar


gasosa pq possui maior qtdade d carbonos em sua estrutura q qdo queimados fazem fumaça

kohler1000
Veterano
# fev/09
· votar


Sam

Precisa ver reação química e tal.. saber quantos mols de álcool/gasolina tem em um litro e, por fim, comparar. Não pode esquecer que na gasolina também tem uma porcentagem de álcool.

Sam
Moderador
# fev/09
· votar


TWT ICE
gasolina eu acho...

A coisa é muito complicada. "Eu acho" não serve.

XurruS
gasosa pq possui maior qtdade d carbonos em sua estrutura q qdo queimados fazem fumaça

Em que proporção? Viu ali em cima que coloquei que para o carro rodar gasta-se MENOS gasolina que alcool? Esse detalhe é importantíssimo para a resposta final. Pq, se gasolina polui 10% menos, logo, o álcool polui mais por Km rodado.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/09
· votar


http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/3294

Fraquinho, mas é uma posição...

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/09
· votar


http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2741490-EI306,00.html

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/qual-combustiv el-polui-mais.htm

Sei pesquisar no Google melhor que o Sam. * orgulho *

rodsom
Veterano
# fev/09
· votar


ainda continuo achando q a bicicleta polui menos

klypterosforme
Veterano
# fev/09
· votar


Qual combustível polui mais: Álcool ou Gasolina?

Klypterosforme Kimíco

Álcool = 6 Letras
Gasolina = 8 Letras

Resultado do exame:

A poluição visual da palavra gasolina é maior que ao álcool pois tem duas letras a mais.

[/Poluição Visual]

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


Estou me esforçando, mas estou sem criatividade hoje.

King of Terror
Veterano
# fev/09
· votar


Veja o quadro abaixo, que analisa todo processo produtivo do etanol e no fim faz um comparativo com o da gasolina. A emissão de dióxido de carbono é praticamente 10 vezes menor com o uso do álcool.

Comparativo na emissão de CO2 : etanol x gasolina

Na balança da poluição, apesar dos pontos negativos (como queima da palha) o etanol ainda dá de 10 na gasolina. Veja o quadro, que analisa todo processo produtivo do etanol e no fim faz um comparativo com o da gasolina. A emissão de dióxido de carbono é praticamente 10 vezes menor com o uso do álcool. O fator que desequilibra a favor do álcool é a lavoura de cana, pois para crescer a planta retira da atmosfera muito dióxido de carbono. Então o processo todo produz, o que alguns chamam de efeito geladeira.

Fonte

Não é um comparativo por litro ou por km, mas já é possível ter uma base. Deve haver muito estudo sobre o tema, pois a substituição da gasolina pelo etanol está na pauta de países desenvolvidos como alternativas sustentáveis ao meio ambiente, mesmo com muitas controvérsias.

King of Terror
Veterano
# fev/09
· votar


Etanol vai evitar emissão de 500 mi de t de CO²

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou, durante a 1ª Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, que o Brasil deve aumentar em 11% ao ano o uso do etanol na matriz energética. Em dez anos, segundo o ministro, o País deixará de lançar 508 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera. O CO² é o principal gás de efeito estufa, que causa o aquecimento global. No encontro, que se encerra nesta sexta-feira em São Paulo, ele enfatizou que o governo brasileiro está empenhado em parcerias que possibilitem a transferência de tecnologia dos biocombustíveis para nações pobres da América Latina, Caribe, África e Ásia. E, internamente, no uso de subprodutos, como a palha da cana (como fonte de energia renovável) e o vinhoto, na composição do biogás e dos biofertilizantes, contribuindo para reduzir os custos de produção do agronegócio


Fonte

King of Terror
Veterano
# fev/09 · Editado por: King of Terror
· votar


Presidente diz que mundo precisa lidar com ameaça do aquecimento global

Lula citou uma pesquisa feita no Brasil comparando emissões de dióxido de carbono em um carro movido a etanol e outro movido a gasolina. Segundo ele, o carro movido a gasolina emite oito vezes e meia mais dióxido de carbono do que o veículo a etanol. "Na comparação do diesel com o biodiesel, constatamos que o caminhão movido com combustível fóssil emitiu 5,3 vezes mais dióxido de carbono do que aquele movido a biodiesel".

Ao defender o etanol, Lula lembrou que esse combustível, que vem da cana-de-açúcar, durante a fase de crescimento também é responsável pelo seqüestro de grande quantidade de dióxido de carbono. "O etanol não é apenas um combustível limpo. É também um combustível que limpa o planeta enquanto está sendo produzido".


Fonte

Dogs2
Veterano
# fev/09
· votar


qualquer um que vc coloque no Opala

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# fev/09
· votar


etanol é RENOVÁVAEL, mas não é LIMPO...
libera C02 igual os outros...
as plantações de cana até ajudam a limpar o ar, mas a cana empobrece o solo...onde se planta cana não planta mais nadaa

King of Terror
Veterano
# fev/09
· votar


Estudo: etanol seria pior para saúde que gasolina

Veículos movidos a etanol podem ter um impacto sobre a saúde humana pior do que os movidos a gasolina convencional, advertiram cientistas americanos.

Um modelo de computador criado para simular a qualidade do ar em 2020 mostrou que em algumas áreas os níveis de ozônio aumentariam se todos os carros utilizassem etanol.

Mortes por problemas respiratórios e ataques de asma aumentariam com esses níveis, disseram os pesquisadores na publicação Environmental Science and Technology.

O resultados da pesquisa estão sendo divulgados poucas semanas depois de Brasil e EUA terem anunciado uma parceria para incrementar a produção de etanol e de os países da União Européia terem concordado em usar biocombustíveis em 10% dos transportes até 2020.


Cenário completo e argumentos

King of Terror
Veterano
# fev/09 · Editado por: King of Terror
· votar


Sam
E finalmente, uma resposta mais objetiva à sua pergunta no cálculo para 1km rodado:


Etanol:
Graças ao uso de etanol, você deixa de emitir 0,2398 quilos de CO2 por mês, em comparação com a gasolina. Emitindo menos CO2, você diminui o Efeito Estufa.


Gasolina
Graças aos 25% de etanol que a gasolina tem no Brasil, você deixa de emitir 0.0462 quilos por mês de CO2, o principal causador do Efeito Estufa. Se você usasse só etanol, seria evitada uma emissão ainda maior, de 0.2398 quilos de CO2 por mês!


Bem, é um resultado um tanto tendencioso, levando em consideração a fonte. Mas tá aí uma calculadora por L ou km.

Outra fonte, segundo a USP, dessa vez:

Poluentes: / Manóxido Carbono / Hidrocarboneto / Oxido Nitrogênio

Álcool 14,4 / 1,2 / 1,3

Gasolina 41,7 / 3,9 / 1,1


Faltou a razão de proporção aí, mas tudo bem.

lula_molusco
Veterano
# fev/09
· votar


King of Terror
Interessante ver que o Álcool libera mais N2O: "Gás incolor e inodoro utilizado como anestésico e analgésico. Altas concentrações causam efeitos narcóticos e podem deslocar o oxigênio, levando a óbito por asfixia".

Sam
Moderador
# fev/09
· votar


King of Terror
The Blue Special Guitar

Nenhum link conclui nada no final das contas. Aparentemente o resultado final é desfavoravel ao etanol devido ao maior consumo de combustível por Km... =(

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/09
· votar


Sam

E conta também a eficiência da catalisação do veículo.

ROTTA
Veterano
# fev/09 · Editado por: ROTTA
· votar


Sam
Portanto, acredito que a forma mais correta de responder à indagação é dizendo quem polui mais por quilômetro rodado.

Tem outras variáveis a considerar, pequeno gafanhoto:

- A poluição gerada para produzir o combustível.
- A combustão mais ou menos completa de cada um, o que gera o tão temido monóxido de carbono.
- A quantidade de compostos nitrogenados, sulfurosos e metais pesados eliminada após combustão.

Não tenho os valores acima, mas acho que, neste contexto todo, o álcool é significativamente menos poluente.

Abraços.

TiagoR.M
Veterano
# mar/09
· votar


To com insônia e resolvi ta ajudar hauhauhah

Espero q ajude ^^

Álcool polui quase tanto quanto gasolina
Diferença é que o combustível produzido a partir da cana-de-açucar é renovável e absorve o CO2 da atmosfera

(26-09-07) - O carro flex chegou com um forte argumento de venda no mercado nacional: o álcool mais em conta do que a gasolina para o bolso do consumidor. As montadoras comemoram o grande volume de vendas, que já chega a 85% dos veículos comercializados no país.

Outro fator que impulsionou a versão flex no mercado foi o apelo ecológico. Diferente da gasolina, o álcool é um combustível renovável e a própria cana-de-açucar absorve o gás carbônico da atmosfera no processo de fotossíntese. Já o combustível derivado do petróleo libera o carbono que estava fixado no solo do planeta e contribui para a maior concentração do CO2 na atmosfera.

Mas, segundo o gerente de Desenvolvimento de Motores da Volkswagen do Brasil, Henry Joseph, os dois combustíveis emitem praticamente a mesma quantidade de poluentes. "Depois que foram estabelecidos limites, os níveis ficaram quase em patamares iguais".

A diferença do carro flex está, apenas, na emissão de hidrocarbonetos (HC). Segundo o engenheiro, os tipos de hidrogênio e oxigênio liberados com a queima do álcool são menos reativos na atmosfera do que os formados pela gasolina.

Além dos hidrocarbonetos, outros vilões da poluição dos carros são os óxidos de nitrogênio (NOx), aldeídos, substâncias químicas que podem se apresentar em até 12 tipos de combinações de gases poluentes, e o material particulado, a fumaça preta liberada pelos escapamentos dos ônibus e caminhões a diesel.

O poluente mais condenado pelos ambientalistas é o monóxido de carbono (CO), cuja emissão foi bastante reduzida em razão dos catalisadores. "Um carro zero, que sai de fábrica com catalisador, polui 40 vezes menos que um carro antigo, que não tem o equipamento", explica o gerente de Desenvolvimento de Motores da Volkswagen do Brasil.


Fonte:
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?h nid=38288

Texto: AutoInforme

T++

Lord Cachaça
Veterano
# mar/09
· votar


Vai trocar de carro, heim Sam?!

james_the_bronson
Veterano
# mar/09
· votar


Sam não "troca" de carro, apenas acrescenta ao seu pátio...

Lord Cachaça
Veterano
# mar/09 · Editado por: Lord Cachaça
· votar


A notícia que o King of Terror postou é um negócio altamente questionável. Olha só: alguns cientistas note americanos fizeram uma simulação em computador mostrando que o uso de etanol vai provocar um aumento de 200 mortes por ano a partir de 2020. Justamente o combustível que o Brasil é líder em produzir!

É uma simulação em computador, algo que não tem muita credibilidade no meio científico pois todas as previsões falham em algum ponto e a longo prazo elas não servem pra mais nada, mostrando um cenário gravíssimo com as palavras "aumento no número de mortes". Totalmente sensacionalista visando manipular a opinião pública. E não se esqueçam que ainda deve ter um empurrãozinho do governo pra isso, já que vai contra os interesses financeiros do país.

A notícia é foda. Leva mais descrédito à imprensa.

Sam
Moderador
# mar/09
· votar


Lord Cachaça
De qualquer forma, a conclusão é muito interessante: "A questão é se nós não estamos obtendo nenhum benefício à saúde, por que continuamos a promover o etanol e outros biocombustíveis?".

Ele acrescentou: "Em comparação, converter todos os veículos em elétricos, onde a eletricidade vem de energia eólica, eliminaria 10 mil mortes por poluição do ar por ano e 98% das emissões de gás carbônico de veículos.""

Crazy Batera
Veterano
# mar/09
· votar


Apenas um parênteses com relação ao etanol.
Para quem interessar, esta abaixo.

Vale a pena apostar no Etanol a longo prazo!

Lord Cachaça
Veterano
# mar/09
· votar


Cara, sobre a poluição eu olhei muita coisa e não fiquei muito satisfeito com nada.

Mas uma informação que deu início a uma reflexão é a de que um litro de gasolina dá origem a 0,7Kg de carbono. Tanto faz se é monóxido, dióxido ou outros compostos como os aldeídos. Esse valor a galera da internet deve ter estimado a partir da densidade da gasolina e de que ela é composta por uma mistura de hidrocarbonetos. E lembrando que a gasolina tem até 25% de álcool em volume.

Na gasolina:

75% de gasolina: 0,7 X 0,75 X 750= 520 gramas

Os 25% de álcool: 0,8(densidade) X 0,52 X 250 = 105 gramas

625 gramas de carbono por litro de gasolina

Álcool:
Faz-se uma aproximação de que o álcool combustível é composto de uma parte insignificante de outros aditivos. A partir da fórmula molecular C2H6O temos que a massa molar do etanol é 46g/mol. E a massa de carbono que pode dar origem a compostos poluentes é 24g/mol. Logo, aproximadamente 52% da massa de álcool usada como combustível vai virar poluição.

Densidade do álcool = 0,8g/L

(omiti os cálculos aqui porque a mairia nem vai ler isso aqui mesmo, kk)

= 416 g de carbono por litro de álcool

Uma ligeira conclusão:

Um litro de gasolina gera 0,625Kg de carbono
Um litro de álcool gera 0,416Kg de carbono

Mas o álcool não rende o mesmo que a gasolina. Pro carro andar o mesmo que ele anda com um litro de gasolina, ele tem que consumir 1,3L de álcool. Sabe aqueles cálculos sobre se vale a pena abastecer com gasolina ou álcool? Pois é.

Agora é a conclusão mermo:

1,3 X 0,416 = 0,54

Poluição que cada um gera pro carro andar a mesma distância:

Gasolina 0,625 Kg/L
Álcool 0,54 Kg/L

O Álcool ganha. \o/

Mas só que nem o álcool nem a gasolina liberam só monóxido ou dióxido. A gasolina libera uma boa quantidade de NOx e SOx. E o álcool vai levar à produção de ozônio poluente também.

E dalhe maluquice! Eu vou dormir que eu já fiquei foi bêbado de sono aqui!

Lord Cachaça
Veterano
# mar/09
· votar


Saudade do meu ensino médio...

Sam
Moderador
# mar/09
· votar


Lord Cachaça
Belo post! Fineza!
Pena que eu não tenho capacidade técnica para checar os dados =)
Alguém aí valida?
Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual combustível polui mais: Álcool ou Gasolina?