Sobre a Comissão da Verdade

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# mai/12 · Editado por: -Dan


A presidente Dilma Rousseff empossou nesta quarta-feira, em Brasília, os sete integrantes da Comissão Nacional da Verdade, grupo de trabalho que irá apurar violações de direitos humanos durante a ditadura militar, entre os anos de 1946 e 1988. Com voz embargada, a presidente negou que o colegiado busque “revanchismo” ou a possibilidade de “reescrever a história”. Ex-integrante da organização clandestina VAR-Palmares, a presidente se emocionou ao relembrar os “sacrifícios humanos irreparáveis” daqueles que lutaram pela redemocratização do país...

Já o diplomata Paulo Almeida discordou:



peço licença para discordar.
Como ex-integrante de dois desses grupos que alinharam contra o regime militar, no final dos anos 1960 e início dos 1970, posso dizer, com pleno conhecimento de causa, que NENHUM de nós estava lutando para trazer o Brasil de volta para uma "democracia burguesa", que desprezávamos.
O que queríamos, mesmo, era uma democracia "popular", ou proletária, mas poucos na linha da URSS, por nós julgada muito "burocrática" e já um tantinho esclerosada.
O que queríamos mesmo, a maioria, era um regime à la cubana, no Brasil, embora alguns preferissem o modelo maoista, ainda mais revolucionário.
Os soviéticos -- e seus servidores no Brasil, o pessoal do Partidão -- eram considerados reformistas incuráveis, e nós pretendíamos um regime revolucionário, que, inevitavelmente, começaria fuzilando burgueses e latifundiários. Éramos consequentes com os nossos propósitos.
Sinto muito contradizer quem de direito, mas sendo absolutamente sincero, era isso mesmo que TODOS os desses movimentos, queríamos.
Essa conversa de democracia é para não ficar muito mal no julgamento da história.
Estávamos equivocados, e eu reconheço isso. Posso até dar o direito a outros de não reconhecerem e não fazerem autocrítica, por exemplo, dizer que nós provocamos, sim PROVOCAMOS, o endurecimento do regime militar, quando os ataques da guerrilha urbana começaram. Isso é um fato.
Enfim, tem gente que pode até querer esconder isso.
Mas eles não têm o direito de deformar a história ou mentir...





Então, será que essa comissão vai punir ambos os lados? Ou vai servir pra alguma coisa?


Dissertem sobre ou xinguem o governo. Tanto faz.

rock roll e pra quem merece
Veterano
# mai/12
· votar


a Dilma chorou

: O

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


O que queríamos mesmo, a maioria, era um regime à la cubana, no Brasil, embora alguns preferissem o modelo maoista, ainda mais revolucionário.

Keep trollin in the free world

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


malditos comunistas infiltrados nos altos escalões

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# mai/12
· votar


E enquanto isso na Argentina...

E depois a gente ainda chama os hermanos de babacas...

Strato_Master
Veterano
# mai/12
· votar


Paulo Almeida

finalmente alguém sincero ness história...

eu não posso falar muito pois não estava vivo nessa época... mas pelo que ouço falar a impressão que eu tive sempre foi justamente o que o cara falou...

Pedro_Borges
Veterano
# mai/12
· votar


rock roll e pra quem merece
a Dilma chorou


Lágrimas de crocodilo. Tenho dó vergonhosa dela.

Nunca, mas nunca mesmo, esses esquerdistas lutaram pela liberdade. Lutaram pela sua maldita ideologia. Tudo o que sempre quiseram foi formar sua redoma.

Sempre exerci a cidadania na luta pela democratização e pela liberdade de expressão, mas nunca me misturei com essa gentalha, justamente porque nunca me deixei enganar.

Jamais serei um reacionário a ponto de desejar a volta daqueles tempos sombrios, mas imagine os senhores, o que seria de nossa selva amazônia se o exército não destruísse o movimento da guerrilha do Araguaia? Hoje não poderíamos entrar no território minado, assim como é na floresta colombiana, com as FARC.

Ali morreram guerrilheiros, pelos quais suas mães chorraram, mas também morreram soldados que também tinham mães. Agora, será que esses guerrilheiros morreram pela pátria?

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Paulo Almeida

peço licença para discordar.
Como ex-integrante de dois desses grupos que alinharam contra o regime militar, no final dos anos 1960 e início dos 1970, posso dizer, com pleno conhecimento de causa, que NENHUM de nós estava lutando para trazer o Brasil de volta para uma "democracia burguesa", que desprezávamos.
O que queríamos, mesmo, era uma democracia "popular", ou proletária, mas poucos na linha da URSS, por nós julgada muito "burocrática" e já um tantinho esclerosada.
O que queríamos mesmo, a maioria, era um regime à la cubana, no Brasil, embora alguns preferissem o modelo maoista, ainda mais revolucionário.
Os soviéticos -- e seus servidores no Brasil, o pessoal do Partidão -- eram considerados reformistas incuráveis, e nós pretendíamos um regime revolucionário, que, inevitavelmente, começaria fuzilando burgueses e latifundiários. Éramos consequentes com os nossos propósitos.
Sinto muito contradizer quem de direito, mas sendo absolutamente sincero, era isso mesmo que TODOS os desses movimentos, queríamos.
Essa conversa de democracia é para não ficar muito mal no julgamento da história.
Estávamos equivocados, e eu reconheço isso. Posso até dar o direito a outros de não reconhecerem e não fazerem autocrítica, por exemplo, dizer que nós provocamos, sim PROVOCAMOS, o endurecimento do regime militar, quando os ataques da guerrilha urbana começaram. Isso é um fato.
Enfim, tem gente que pode até querer esconder isso.
Mas eles não têm o direito de deformar a história ou mentir...



Este já ganhou meu respeito agora! Sujeito honesto. Sim, era isto que eles queriam. E no íntimo, continuam querendo. Mas mentem, na maior cara de pau. E tem gente que acredita.



-Dan

Então, será que essa comissão vai punir ambos os lados? Ou vai servir pra alguma coisa?

Primeiro que esta Comissão nada mais quer do que pagar indenizações. Estão pouco se lixando a estas alturas pra quem foi torturado ou morto.
Segundo, que tem mesmo que valer para os dois lados. Daí o Gabeira tem que ser preso, a Dilma e outros tantos mais "animadinhos" que fizeram o que fizeram à època.

DrZaius
Veterano
# mai/12
· votar


Esse nome orwelliano é tão caricaturalmente adequado...

Joseph de Maistre
Veterano
# mai/12 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


-Dan
Então, será que essa comissão vai punir ambos os lados? Ou vai servir pra alguma coisa?

Tudo que eu penso sobre isso já foi eloqüentemente enunciado pelo deputado Jair Bolsonaro:



El_Cabong
Veterano
# mai/12
· votar


A maioria dos países que tiveram ditadura militar já julgaram e condenaram seus criminosos.

Enquanto isso no Brasil !!!!!!!!!!!!!!

Recém criaram esta comissão para agora apurarem fatos.
Apurar fatos pra quê ???? Pra prender defuntos !!!!
Já fazem 48 anos !!! Os poucos criminosos que ainda são vivos já devem estar sofrendo de Alzheimer.

Mas o que esperar de um país que homenageia com nomes de praças colégios, viadutos, etc. seus antigos presidentes sanguinários:
Costa e Silva, Castelo Branco, ...
É como criar na Alemanha uma praça chamada: Praça Adolf Hitler.

Penta_Blues
Moderador
# mai/12
· votar


Boa tarde!!!

El_Cabong
Enquanto isso no Brasil !!!!!!!!!!!!!!
Enquanto isso em Cuba......................

Mas o que esperar de um país que homenageia com nomes de praças colégios, viadutos, etc. seus antigos presidentes sanguinários:
Acho que o mesmo que se deve esperar de um país que elege políticos comprovadamente, e por vezes assumidamente, corruptos ou de um povo que prefere calar-se para garantir o recebimento das migalhas que lhe são jogadas a exigir de seus eleitos providências para as injustiças de hoje.
"Ditadura" no Brasil virou sinônimo de máquina de fazer dinheiro, pagando a um pequeno grupo de aproveitadores o que a esmagadora maioria dos trabalhadores neste país jamais ganhará em sua vida com um emprego honesto.
Anistia houve para todos os lados, mas se, em nome da verdade, deve-se continuar remexendo e remoendo o pasado, que a justiça seja feita para ambos os lados.
Que se faça justiça à vítimas sejam elas quais forem. Que a lei chegue aos ditadores e aos terroristas. Que os eventuais crimes de tortura sejam punidos assim como os crimes de justiçamento.
Que a verdade seja dita inclusive demonstrando que a luta não foi pela "democracia", mas para a troca da "ditadura militar" pela "ditadura comunista".
Que a Democracia seja exercida e aperfeiçoada buscando soluções para os problemas da educação, da segurança, da saúde, da economia ao invés de satisfazer o ego e os bolsos de quem se aproveita do revanchismo.
Que chorem pelos que sofrem de fome, pelos que morrem nas filas dos hospitais, pelos que morrem de frio, com a seca, com as enchentes, etc.
E aproveitando o ensejo, gostaria de saber se os nomeados para a Comissão trabalharão gratuitamente em nome da Justiça e da Verdade ou se a conta sobrará novamente para nós pagadores de impostos...

Valeu!!!

El_Cabong
Veterano
# mai/12
· votar


Penta_Blues
... Que a verdade seja dita inclusive demonstrando que a luta não foi pela "democracia", mas para a troca da "ditadura militar" pela "ditadura comunista" ...

Na verdade eu sou contra todo o tipo Ditadura.
Ditadura Militar (como a do Brasil, do Chile, da Argentina, ...);
Ditadura Comunista (como a da União Soviética, de Cuba, ...);
Ditadura Religiosa (como a dos países islâmicos com o islamismo fundamentalista, da Irlanda com os protestantes oprimindo a minoria católica, da itália que camufladamente oprime as comunidades protestantes e de outras religiões ao redor do vaticano, ...);
; Ditadura Étnica (como na Alemanha no nazismo, na Iugoslávia na provincia do Kosovo, na África do Sul com o Apartheid, ...)

A Ditadura só revela a pior face do ser humano, que é a incapacidade de muitos em aceitar aquele que é diferente.

qew
Veterano
# mai/12
· votar


Que a verdade seja dita inclusive demonstrando que a luta não foi pela "democracia", mas para a troca da "ditadura militar" pela "ditadura comunista".

Realmente.

wild.man
Veterano
# mai/12
· votar


Penta_Blues

Você foi na comemoração do golpe?

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


wild.man
Você foi na comemoração do golpe?

aposto 100 que tava ele e o devil boy na parada

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


Novidades recentes sobre o mesmo tema:

Dilma será indenizada pelo governo do Rio
Cássio Bruno
O Globo, 18/05/2012

Presidente e outras 244 pessoas pediram reparação e receberão R$ 20 mil por terem sido torturadas no estado

DIREITO À HISTÓRIA
A presidente Dilma Rousseff receberá do governo do Rio, até o fim de junho, uma indenização de R$ 20 mil por ter sido interrogada e torturada no estado durante a ditadura militar. A notícia foi publicada ontem na coluna "Informe do Dia". Dilma está na lista com outras 244 pessoas que serão beneficiadas até 2013. das 1.113 vítimas do regime ou herdeiros que entraram com pedidos de reparação, 895 tiveram os processos aprovados pela Comissão especial criada para analisar os casos, e 650 já foram indenizadas.

O requerimento foi feito por Dilma em 2004. Além do Rio, a presidente também pediu reparação em São Paulo e em Minas Gerais, estados onde foi interrogada, processada, julgada e condenada. Dilma fez parte da luta armada contra a ditadura na organização VAR-Palmares. Em 16 de janeiro de 1970, ela foi presa por subversão. Foi brutalmente torturada, submetida a choques e pau de arara. Acabou condenada a quatro anos de prisão.
- Trata-se de um reconhecimento daqueles que lutaram pela democracia. O dinheiro não resolve. O importante é o reconhecimento do Estado. Não podemos esquecer o passado - afirmou Andrea Sepúlveda, superintendente de Defesa e de Promoção de Direitos Humanos.

O secretário estadual de Assistência Social, Rodrigo Neves, disse ontem que Dilma doará o dinheiro. A assessoria de imprensa do Planalto, no entanto, não confirmou a informação. O pedido de desculpas oficial do governo do Rio às vítimas da ditadura ocorrerá em 4 de junho, às 16h, no estádio Caio Martins, em Niterói, na Região Metropolitana. Dilma não confirmou presença.


François Quesnay
Veterano
# mai/12
· votar


democracia radical deveria ser o objetivo

mas o combate perdeu o foco pouco após a revolução russa e ai surgiram aberrações como o stalinismo ou o mao

El_Cabong
Veterano
# mai/12
· votar


... O dinheiro não resolve. O importante é o reconhecimento do Estado...

Pois é !!!
Um militar idiota resolve torturar alguém, aí depois ele não é condenado pelos seus crimes, e além de tudo isso, o povo é que irá pagar com os impostos as indenizações para os torturados com o dinheiro de nosso próprio bolso.

Aliás, de nosso próprio bolso saí também o dinheiro para pagar a gorda aposentadoria deste mesmo militar.

Eta paisinho esse heim !!!

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Penta_Blues
Enquanto isso em Cuba......................

Mas o que esperar de um país que homenageia com nomes de praças colégios, viadutos, etc. seus antigos presidentes sanguinários:
Acho que o mesmo que se deve esperar de um país que elege políticos comprovadamente, e por vezes assumidamente, corruptos ou de um povo que prefere calar-se para garantir o recebimento das migalhas que lhe são jogadas a exigir de seus eleitos providências para as injustiças de hoje.
"Ditadura" no Brasil virou sinônimo de máquina de fazer dinheiro, pagando a um pequeno grupo de aproveitadores o que a esmagadora maioria dos trabalhadores neste país jamais ganhará em sua vida com um emprego honesto.
Anistia houve para todos os lados, mas se, em nome da verdade, deve-se continuar remexendo e remoendo o pasado, que a justiça seja feita para ambos os lados.
Que se faça justiça à vítimas sejam elas quais forem. Que a lei chegue aos ditadores e aos terroristas. Que os eventuais crimes de tortura sejam punidos assim como os crimes de justiçamento.
Que a verdade seja dita inclusive demonstrando que a luta não foi pela "democracia", mas para a troca da "ditadura militar" pela "ditadura comunista".
Que a Democracia seja exercida e aperfeiçoada buscando soluções para os problemas da educação, da segurança, da saúde, da economia ao invés de satisfazer o ego e os bolsos de quem se aproveita do revanchismo.
Que chorem pelos que sofrem de fome, pelos que morrem nas filas dos hospitais, pelos que morrem de frio, com a seca, com as enchentes, etc.
E aproveitando o ensejo, gostaria de saber se os nomeados para a Comissão trabalharão gratuitamente em nome da Justiça e da Verdade ou se a conta sobrará novamente para nós pagadores de impostos...

Valeu!!!



Perfeito!

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


El_Cabong
... O dinheiro não resolve. O importante é o reconhecimento do Estado...

Pois é !!!
Um militar idiota resolve torturar alguém, aí depois ele não é condenado pelos seus crimes, e além de tudo isso, o povo é que irá pagar com os impostos as indenizações para os torturados com o dinheiro de nosso próprio bolso.

Aliás, de nosso próprio bolso saí também o dinheiro para pagar a gorda aposentadoria deste mesmo militar.

Eta paisinho esse heim !!!



Exatamente. Mas reconhecimento do Estado é conversa pra boi dormir.
Ninguém pode ser tão romântico a ponto de imaginar que se trata disto.
Queria ver toda esta gente dos dois lados ser julgada e punida, isto sim.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


El_Cabong
Na verdade eu sou contra todo o tipo Ditadura.
Ditadura Militar (como a do Brasil, do Chile, da Argentina, ...);
Ditadura Comunista (como a da União Soviética, de Cuba, ...);
Ditadura Religiosa (como a dos países islâmicos com o islamismo fundamentalista, da Irlanda com os protestantes oprimindo a minoria católica, da itália que camufladamente oprime as comunidades protestantes e de outras religiões ao redor do vaticano, ...);
; Ditadura Étnica (como na Alemanha no nazismo, na Iugoslávia na provincia do Kosovo, na África do Sul com o Apartheid, ...)

A Ditadura só revela a pior face do ser humano, que é a incapacidade de muitos em aceitar aquele que é diferente.


Todos se dizem democráticos ou argumentam que estão agindo assim porque tem apoio de uma maioria, ou em nome de alguma ordem maior e necesssária.
Pra mim tudo o que querem é o poder ( que no final das contas os transforma em elite) e os"diferentes" são apenas aqueles que os contrariarem em sua ideologia. O resto pode.

ROTTA
Veterano
# mai/12
· votar


Sobre a Comissão da Verdade

Só sou a favor se investigar também o lado criminoso dos revolucionários. Afinal, busca-se a verdade ou uma meia-verdade?

Abraços.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Esse nome me lembra "Inquisição".

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


Verdade

hm

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


ROTTA
Só sou a favor se investigar também o lado criminoso dos revolucionários. Afinal, busca-se a verdade ou uma meia-verdade?

Abraços.


Sim é disto que estamos falando. E não adianta investigar nem pagar para os dois lados. Dinheiro sái do nosso bolso e eles continuam numa boa. Assim como muitos criminosos contra os direitos humanos foram condenados e punidos depois de décadas, eu queria ver esta gente toda na cadeia, inclusive a Dilma.

Beijos.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Esse nome me lembra "Inquisição".

Este nome cheira a nomes vulgares e popularescos que tentam dar uma cara democrática e ética à imundície demagógica.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Eu queria ter sido um "comuna" na época da ditadura, e ter sido "exilado" para Londres, para compor minhas canções.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker

Eu queria ter sido um "comuna" na época da ditadura, e ter sido "exilado" para Londres, para compor minhas canções

Covarde mimado. Deveria querer ter ficado, compondo versos revolucionários e de duplo sentido e se apresentar nos festivais. Depois aparecia morto num quarto e entrava pra história da MPB.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite

A (minha) intenção era ficar em Londres mesmo, lá não não teria José Sarney e PT logo adiante:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Comissão da Verdade