Eu não acredito em pessoas agnósticas.

Autor Mensagem
One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12


Pelo menos não em pessoas verdadeira e intimamente agnósticas.

Eu acho que no máximo pode ser uma posição "acadêmica", uma declaração oficial e polida, um abrigo contra o argumento de que você não pode provar a inexistência de deus.

Eu acho que há uma necessidade natural em criarmos nossa própria interpretação da realidade, através da consciência das coisas; e eu acredito que essa visão de mundo só pode ser edificada sob certezas.

Não tenham medo.
Objetem.

Tamehiro
Veterano
# jan/12
· votar


Eu acho que há uma necessidade natural em criarmos nossa própria interpretação da realidade, através da consciência das coisas; e eu acredito que essa visão de mundo só pode ser edificada sob certezas.


acho que nao

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Concordo.

brunohardrocker
Veterano
# jan/12
· votar


Pode ser que sim, pode ser que não, não faz muita diferença.

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


Aguardo post da Rute.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


Aguardo post do Bog, porque não tô a fim não.

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Vadio.

Bog
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bog
· votar


One More Red Nightmare

Eu sou agnóstico. Praticante.

um abrigo contra o argumento de que você não pode provar a inexistência de deus.

É exatamente o contrário. O agnosticismo não é uma proteção contra este argumento. O agnosticismo é, até certo ponto, FUNDAMENTADO neste argumento, ou ao menos em uma variante mais racional do mesmo - a de que é impossível computar a probabilidade de existência de algo metafísico e insondável.

Se me perguntarem se existem unicórnios tímidos vivendo nos confins da amazônia, eu não posso provar que não, mas por tudo que sabemos, eles seriam muito, muito improváveis. Algumas coisas atribuídas a um deus também são bem improváveis, como "quem não reza só se f* da vida" (visto que eu conheço uma horda de gente que não reza e vai muito bem, obrigado). Agora, a probabilidade de existência de ALGUM Deus é, para todos os efeitos, desconhecida. E isso é exatamente o que motiva o agnosticismo. Eu realmente NÃO SEI se existe algum deus. Mais do que provar que existe ou não existe, eu não posso nem dar um palpite!

Enfim, não faz sentido dizer que você busca abrigo contra aquilo que você mesmo defende.

Eu acho que há uma necessidade natural em criarmos nossa própria interpretação da realidade, através da consciência das coisas; e eu acredito que essa visão de mundo só pode ser edificada sob certezas.

Qual o nome do deputado que redigiu o projeto de lei que mais afetou a sua vida nos últimos 5 anos? O que diz a 14a linha deste projeto?

Simonhead
Veterano
# jan/12
· votar


Bog

Não sou agnóstico, mas gostei do seu post!

wild.man
Veterano
# jan/12
· votar


o Bog já disse tudo, pode fechar

Headstock invertido
Veterano
# jan/12
· votar


o Bog já disse tudo

Não disse, deu uma surra.

Villts
Veterano
# jan/12
· votar


Se Deus existe, será que ele acredita em algum Deus?

Simonhead
Veterano
# jan/12
· votar


Se Deus existe, será que ele acredita em algum Deus?

E isso faz diferença?

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Villts

Ele pensa: "existo, logo existo". =P

Cavaleiro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Bog

Eu tenho dúvidas em relação ao limiar do agnosticismo, por ignorância mesmo. Minha questão é em relação a imparcialidade dele em relação a este assunto.

Por exemplo, se eu seguir a linha de raciocínio: "Pode ser que Deus exista ou não, mas eu tendo a acreditar na inexistência dele, apesar de não estar totalmente convicto porque não há como prová-la" Existe algum meio termo entre o ateísmo e o agnosticismo, ou isto caracterizaria um dos dois?

Bog
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bog
· votar


Cavaleiro
Existe algum meio termo entre o ateísmo e o agnosticismo, ou isto caracterizaria um dos dois?

O problema aí é que existe muito ateu que não é "radical", e pensa exatamente assim: "não tenho certeza, mas acho que não existe". Ocorre que também conheço um monte de crentes que é assim também: "não tenho certeza, mas acho que existe sim". Neste ponto, acho que a linha é cinzenta, e qualquer diferença acaba sendo muito sutil para se dizer qualquer coisa com certeza.

Você é computeiro, né? Estudou classificadores e clustering? Pergunto porque este tipo de questão aparece a todo momento no estudo de classificadores. As classes nem sempre (quase nunca) são linearmente separáveis (separáveis por um hiperplano que corta o espaço das amostras), e às vezes não são sequer separáveis. Nestes casos, sempre vão aparecer amostras em algum ponto inclassificável.

(edit: figura ilustrativa:
http://media.wiley.com/wires/WCS/WCS141/nfig001.jpg)

De toda forma, eu me considero um "agnóstico praticante". Eu posso dizer que não acredito em certas definições de deus, mas não faço idéia se existe ALGUM deus. Só que no dia a dia, na prática, a minha vida não tem lá muita diferença da de um "ateu soft". Nem da de um "crente não-praticante". Minha esposa não se diz atéia nem agnóstica, diz que acha que deve existir algum deus, mas vai na igreja e reza com a mesma frequência que eu (i.e. nenhuma).

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Você é computeiro, né?

Já fui mais, faz tempo que o meu foco está na gestão.

Estudou classificadores e clustering?

Faz tempo :)

Nestes casos, sempre vão aparecer amostras em algum ponto inclassificável.

É uma forma de ver que não tinha analisado e faz bastante sentido. Você faz o mesmo que eu pegando conceitos de áreas de estudo que domina para procurar entender alguma questão. Às vezes me soa como uma certa trangressão multidisciplinar técnica, mas as aplicações práticas até então tem ido bem.

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro
Você faz o mesmo que eu pegando conceitos de áreas de estudo que domina para procurar entender alguma questão.

Hahha, melhor do que tentar entender a questão usando conceitos que eu NÃO domino. A gente se vira como pode, né? =P

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12
· votar


Eu continuo com a minha posição. Que bem na verdade não é uma posição, somente uma impressão.

Ademais, o Bog está certíssimo em tudo o que ele falou, todavia ele apenas tangenciou o que eu falei.

Em nenhum momento eu disse o que o agnosticismo é isso ou aquilo, que o agonosticismo é uma defesa contra tal argumento, mas sim que as pessoas que se dizem agnósticas usariam o agnosticismo dessa maneira. Além do mais, eu elenquei algumas razões, enfim, é uma ideia que carece de maiores considerações, como eu disse é só um achismo polêmico.


Qual o nome do deputado que redigiu o projeto de lei que mais afetou a sua vida nos últimos 5 anos? O que diz a 14a linha deste projeto?

É impossível conhecer tudo. Eu iria assumir essa premissa, mas, será mesmo? Qual o raciocínio que leva a esta conclusão?

Eu ia escrever mais, mas tudo é muito prematuro.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


e eu acredito que essa visão de mundo só pode ser edificada sob certezas.

Teu erro tá aí.

Scrutinizer
Veterano
# jan/12
· votar


Concordo.
Quem se diz agnóstico geralmente é ateu.
Ateístas nem sempre tem opiniões, mas não possuem crença.

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12
· votar


E o scrut e o cavaleiro concordam, isso deve valer alguma coisa.

Bog
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bog
· votar


One More Red Nightmare
as pessoas que se dizem agnósticas usariam o agnosticismo dessa maneira

Heheh, você não pode provar.

é só um achismo polêmico

Achismo? E o papo de que a visão de mundo só pode ser edificada sob certezas???

É impossível conhecer tudo.

Exatamente. E como você consegue suprir a tua necessidade natural em criarmos nossa própria interpretação da realidade, através da consciência das coisas sem conhecer algo que tem impacto direto no seu dia a dia? Ou o papo de que a visão de mundo só pode ser edificada sob certezas só vale para assuntos religiosos?

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12
· votar


Bog
Heheh, você não pode provar.

haha, provas é tão last week, bog.

Achismo? E o papo de que a visão de mundo só pode ser edificada sob certezas???

É uma hipotese prematura que carece de fundamentação. No popular, achismo.


Exatamente. E como você consegue suprir a tua necessidade natural em criarmos nossa própria interpretação da realidade, através da consciência das coisas sem conhecer algo que tem impacto direto no seu dia a dia?


Exatamente digo eu. Você tocou numa contradição importante. Este estado paradoxal entre a necessidade de saber e a impossibilidade do conhecimento pleno é a condição natural; a qual estamos sujeitos.
A minha opinião (novamente, prematura) é a de que forjamos os fatos, mesmo que inconscientemente, seja por eleger um tipo de conhecimento como único, ou adotando certos princípios de verificação idiossincráticos, enfim, racionalizações quaisquer.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


A minha opinião (novamente, prematura) é a de que forjamos os fatos, mesmo que inconscientemente, seja por eleger um tipo de conhecimento como único, ou adotando certos princípios de verificação idiossincráticos, enfim, racionalizações quaisquer.


Aqui jaz uma mente. Morreu de Coltraníase.

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/12
· votar


Coltraníase

AUHSHUASHASUHUAS ri alto

Bog
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bog
· votar


One More Red Nightmare
estado paradoxal entre a necessidade de saber e a impossibilidade do conhecimento pleno é a condição natural

Engraçado que você diz isso com base em uma experiência pessoal limitada, e daí deriva uma verdade universal. Universo umbigo!

A minha opinião (novamente, prematura) é a de que forjamos os fatos, mesmo que inconscientemente, seja por eleger um tipo de conhecimento como único, ou adotando certos princípios de verificação idiossincráticos, enfim, racionalizações quaisquer.

Mas se formos colocar tudo em termos de "minha opinião", na minha opinião você é um sapo digitante. E nada do que você disser em contrário mudará este fato, porque será tudo com base em uma adoção inconsciente de certos princípios de verificação indiossincráticos, enfim, racionalizações quaisquer. Você pode se enganar o quanto quiser, mas continuará sendo um sapo digitante. :)

O legal do ultra-relativismo é isso, eu posso dizer qualquer abobrinha que, se eu colocar "na minha opinião" na frente, é válido.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Aqui jaz uma mente. Morreu de Coltraníase.


hasuhasuashuashau

Muito boa, Root tá com humor afiado hoje.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Bog

Tem também os caras que relativizam o relativismo e não se dizem relativistas como o Derrida.

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Coltraníase

\o/

É uma pena que eu não saiba escrever como esse pessoal. Mas eu também sei usar palavras difíceis. Olha, eu escrevi "hiperplano" ali em cima. :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eu não acredito em pessoas agnósticas.