Nunca haverá livre mercado enquanto existirem empresas que dominam a propaganda.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Você nem tenta entender o que eu escrevo, tenho mais o que fazer.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


Black Fire

Ok, valeu.

NiLLaKettY
Veterano
# jan/12
· votar


A china quebraria o mundo inteiro se quisesse e nem faz propaganda.
Sua propaganda vem através de produtos baratos provenientes do trabalho escravo. Mais do que propaganda, é o boca-a-boca, é a indicação.
Apesar que estou indignada com os produtos chineses por aí hein

Bob Mauley
Veterano
# jan/12
· votar


Apesar que estou indignada com os produtos chineses por aí hein

eu tambem, comprei um headfone essa semana e tava zoado, aí voltei na loja pra trocar, e os outros tres que eu testei por lá tambem estavam zoados...e aquela porcaria ainda me custou 30 mangos =/

é, ninguem perguntou

NiLLaKettY
Veterano
# jan/12
· votar


Olha, é complicado colocar a culpa do "não" mercado livre na propaganda. Assim como a indústria do cigarro, a indústria da propaganda precisa sobreviver, com meios um pouco menos escusos, eu diria (em se tratando que não prejudica a saúde, neste caso). Claro, pode ser ridículo comparar isso, mas o que eu quero dizer é que, num mundo capitalista como esse, é dispensável lamentar por isso.
Duvido que vc nunca tenha se influenciado, e criticar uma coisa dessas então é dar um tiro no pé.

NiLLaKettY
Veterano
# jan/12
· votar


Bob Mauley
Apesar que estou indignada com os produtos chineses por aí hein

eu tambem, comprei um headfone essa semana e tava zoado, aí voltei na loja pra trocar, e os outros tres que eu testei por lá tambem estavam zoados...e aquela porcaria ainda me custou 30 mangos =/

é, ninguem perguntou

eu comprei um Tablet... não funcionou muito não

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


Bob Mauley

Pow headphone de 30 reais não vai ser bom nem se tu comprar na sede da Behringher né

NiLLaKettY

...dar um tiro no pé.

: / Não atira em mim pufavô moça

NiLLaKettY
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo
ahauahauahaua calma... não sou tão violenta :P



É engraçado, o pessoal, em sua maioria, critica a indústria musical, por exemplo, algo discutido em meu TCC. Mas daí vc pergunta pros entrevistados se ouvem rádio, se gostam do que faz sucesso, e uma boa parte diz que sim! Que contraditório isso!

Bob Mauley
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo

Que isso, eu usava um de 20 mangos que era legal.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


NiLLaKettY

Verdade. Muitos músicos mesmo criticam a cena mainstream, mas se aparecer algum empresário fodão oferecendo pra eles viverem de música, tocando pop e ganhando uma baita grana eles se contradizem na hora e aceitam.

Na verdade quase todos até uns 18 anos são bem preconceituosos com relação a estilo musical, eu mesmo já fui assim, mas dps eu vi que no mundo da música não tem mto espaço pra egocentrismos do tipo...
... a não ser q queira ser um guitarrista digitador de quarto né

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


Bob Mauley

O meu é um Sehnheizer (acho q é assim q escreve), comprei lá em Sampa , paguei 130 reais a 4 anos . Isso sim é um headphone bom, se tu comprar um nessa faixa de preço e cuidar bem, dificilmente vai ter problemas, vale mto mais a pena que esses baratinhos.

Comuna CCCP
Veterano
# jan/12
· votar


NiLLaKettY
Bob Mauley

Nem tudo que vem da China é de baixa qualidade, as vezes o custo extremamente mais baixo do que o convencional esta atrelado a qualidade do produto que vocês compraram, mas existem coisas boas se pesquisar bem antes.

Ao meu ver se existe concorrência sem ser formada por quartel e outras coisas do gênero, não existe problema algum a propaganda no livre mercado... eu não consigo nem ligar as duas coisas...

Bob Mauley
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo

Cara, eu só queria um fone pra ouvir musica e usar skype, nunca gastaria 130 mangos pra dar essa utilidade ao produto o/

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


Bob Mauley

Bom então vc vai continuar tendo problemas com phones vagabundos ! :]

NiLLaKettY
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo
... a não ser q queira ser um guitarrista digitador de quarto né
sim, e no caso da propaganda, a não ser que queira ser um eremita haha

Comuna CCCP
sim, eu sei que não dá pra generalizar... o meu primeiro celular ching-ling (haha) veio da Tailândia, e eu gostava dele. Só que durou pouco tempo.

NiLLaKettY
Veterano
# jan/12
· votar


Bob Mauley
Cara, eu só queria um fone pra ouvir musica e usar skype, nunca gastaria 130 mangos pra dar essa utilidade ao produto o/
já eu queria tanto usar a internet, mas nem a Oi e nem a Tim conseguiram configurar meu celular :(

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge

A propaganda é só um dos compostos básicos do marketing, e cada vez mais um dos menos valorizados, pelo menos nos moldes tradicionais. O texto da wikipedia que você colocou é de uma época em que a televisão e jornais detinham um poder imensamente maior do que hoje, principalmente em relação ao consumo de produtos e serviços.

Você desconsiderou todos os outros compostos que são igualmente ou até mais importantes na escolha de um consumidor para um produto: preço, praça e produto.

A precificação de um produto é mais importante que a propaganda para a maioria da população, assim como a disponibilidade dele que é analisado pela praça, e nisto entra nichos específicos de mercado, como os mini mercados regionais que vendem produtos voltados para aquele público especifico, esta briga que você citou entre empresa grande x pequena só é relevante quando a pequena não busca se diferenciar e morre pela falta de competitividade.

Outro mais importante que a promoção (ou propaganda) e que a invalida é o produto, suas qualidades, características, a embalagem. A Apple soube explorar muito bem este lado, ou você acha que ela é famosa por causa da propaganda? Quantas vezes você viu uma propaganda da Apple?

Além do que a internet ainda não tem praticamente nenhuma regulamentação do governo, diferente das propagandas.

No demais, com certas coisas que você mesmo citou, fica as considerações do Friedman sobre o assunto.

"The most important single central fact about a free market is that no exchange takes place unless both parties benefit."

"Nobody spends somebody else's money as carefully as he spends his own. Nobody uses somebody else's resources as carefully as he uses his own. So if you want efficiency and effectiveness, if you want knowledge to be properly utilized, you have to do it through the means of private property."

"Governments never learn. Only people learn."

"So the question is, do corporate executives, provided they stay within the law, have responsibilities in their business activities other than to make as much money for their stockholders as possible? And my answer to that is, no they do not"

"The only way that has ever been discovered to have a lot of people cooperate together voluntarily is through the free market. And that's why it's so essential to preserving individual freedom."

"Most economic fallacies derive - from the tendency to assume that there is a fixed pie, that one party can gain only at the expense of another."

"Underlying most arguments against the free market is a lack of belief in freedom itself."

"What kind of society isn't structured on greed? The problem of social organization is how to set up an arrangement under which greed will do the least harm; capitalism is that kind of a system"

"History suggests that capitalism is a necessary condition for political freedom. Clearly it is not a sufficient condition."

"The society that puts equality before freedom will end up with neither. The society that puts freedom before equality will end up with a great measure of both."

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


"Underlying most arguments against the free market is a lack of belief in freedom itself."

Este é especialmente para este tópico.

brunohardrocker
Veterano
# jan/12
· votar


A propaganda até um certo ponto tem até mesmo a liberdade de mentir sobre seus produtos, com apenas a limitação da Lei controlada pelo Estado. O que determinará o sucesso das vendas é o senso crítico do consumidor.

Posso anunciar merda e dizer que é mussi de chocolate. Se eu vender é porque tem quem compre.

Mudem o foco das críticas para a procura e não para a oferta.

NiLLaKettY
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro
\o/ alguém que entende de Marketing, como é bom ler

além dos 4Ps, ainda tem o fato de o Marketing de Relacionamento cada vez mais ganhar espaço, para se fazer de um negócio um sucesso em potencial.

de uma época em que a televisão e jornais detinham um poder imensamente maior do que hoje, principalmente em relação ao consumo de produtos e serviços.
isso não quer dizer que ainda não tenham... e não é só assim que as propagandas são veiculadas. Não podemos esquecer dos outdoors e algo que está crescendo cada vez mais em seu uso: outdoors luminosos e congêneres.

NiLLaKettY
Veterano
# jan/12
· votar


brunohardrocker
mussi
musse, beibe

NiLLaKettY
Veterano
# jan/12
· votar


Mudem o foco das críticas para a procura e não para a oferta.
falou bonito \o/

brunohardrocker
Veterano
# jan/12
· votar


NiLLaKettY
musse, beibe

\o/
com creme de leite, por favor! ;)

Comuna CCCP
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro

Concordo com você em alguns pontos, mas cuidado, isso é um pouco mais complexo que os 4 P's.

Por exemplo a Coca-cola, que apesar de ter um preço acima dos concorrentes é preferida pelos consumidores.
Mas o que realmente a Coca-cola tem de surpreendente é o valor da sua marca, isso devido a todo o trabalho de Brading realizado ao longo do tempo, deixando a marca aspiracional, inclusive para quem não pode comprar.
Apesar disso, não existe impedimento nenhum ao livre mercado uma vez que basta uma nova marca ter um posicionamento adequado para entrar no mercado, ainda mais hoje onde as pessoas estão dispostas a conhecer coisas novas.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


brunohardrocker

Este é o ponto, anunciar que a demanda (ou consumidor) não tem condições de escolher porque vai ser influenciado pela propaganda em um cenário de monopólio é ignorar todos os outros fatores na escolha por um produto, além da propaganda.

NiLLaKettY

É formada em Adm também ou publicidade, comunicação e etc?

Claro que ainda tem importância, mas o foco dela mudou bastante, hoje a opinião boca a boca e as opiniões de consumidores finais na internet estão ganhando cada vez mais espaço do que os carísssimos 30 segundos na televisão.

O custo/benefício de se otimizar um SEO é imensamente menor do que veicular uma propaganda em um jornal.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro

Parabéns, concordo com o que disse. Tem que levar em consideração os 4P's em vez de ficar focando somente na propaganda. Afinal tem empresas que nem precisam de propaganda pra crescer, pois se baseam em outros fatores tão ou mais importantes que a propaganda.

Outro exemplo além da Apple é o Starbucks. Nos USA e Canadá praticamente não se vê propaganda dessa rede de cafés, porém existem aos montes e tão sempre cheios e todo mundo conheçe.

"Underlying most arguments against the free market is a lack of belief in freedom itself." [2]

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Comuna CCCP

Claro, e ela fez isto em uma época em que não existia internet e a televisão era a principal forma de veicular propagandas.

Mas hoje a coca cola tem foco praça, principalmente pelo controle dos pontos de venda e receita proveniente dos bangalôs. A coca cola hoje quase não veicula propagandas na televisão e quando faz é só exposição de marca e um slogan.

Investir em praça é tão importante para o branding de uma marca quanto investir em propaganda.

NiLLaKettY
Veterano
# jan/12
· votar


Comuna CCCP
se a Coca-Cola tem todo esse status, isso também vem de uma certa maneira da propaganda, inclusive com apelo emocional, ou publicidade indireta.
Aí tem a questão cultural também... o brasileiro gosta das coisas que não são daqui, com o pensamento de que santo de casa não faz milagre. Isso já é histórico.

NiLLaKettY
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro
sou formada em Comunicação Social - Relações Públicas.

claro que mudou bastante, até pq, quem não se inova, não consegue se manter muito tempo no mercado, ainda mais com tanta concorrência.
E realmente um espaço em televisão ou rádio hoje em dia está muito caro. Porém, isso não quer dizer q não haja propaganda, pois as formas de fazê-la são das mais variadas.
Mesmo eu ainda preferindo a parte de Marketing de Relacionamento, pessoalmente falando, como consumidora.

Comuna CCCP
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro

Para bebidas é o principal "P" trabalhado, vide exemplo a distribuição de cerveja no Brasil.
Porém esse não é o diferencial, é quase que uma necessidade nesta categoria.
O que poderia intervir no livre mercado seria a questão do peso da marca, o que eu também não acho. Enfim... não concordo que a propaganda não permite o livre mercado

NiLLaKettY

Sim, tbm! O Branding não é apenas a propaganda, mas na verdade toda uma cultura que vai desde a embalagem, rótulo, ações e propagandas...
Sobre a questão do Brasileiro, até tem um pouquinho disso sim, mas bem que a dolly força a barra com um MKT horrível.
Em contra partida, não sei se você conhece a nova Tubaína, que aqui em SP tem em diversos lugares. Obviamente não tem uma venda tão expressiva, mas ela soube atuar num nicho e não sair brigando diretamente com os grandes.

Veja a fotinho dela

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Nunca haverá livre mercado enquanto existirem empresas que dominam a propaganda.