Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Autor Mensagem
mikia
Veterano
# dez/11


Alguém aqui tem interesse em aprender ou sabe se comunicar em libras?

Acho interessante quando qualquer um quer aprender uma nova língua, assim como inglês, ou qualquer outro tipo de idioma. Aí tomei iniciativa de aprender libras, como um modo de compreender o que os surdos/mudos se comunicam pelas ruas ou até pra tirar um pouco do preconceito por aí. Ou até porque achei interessante, e deu.

Dissertem ou não, a vontade é sua.

strinbergshredder
Veterano
# dez/11
· votar


mikia
até acho interessante, mas é dificil pra k7...
um primo meu tinha um livro que ensinava, mas nunca fixei o que eu lia...

Bob Mauley
Veterano
# dez/11
· votar


mas é dificil pra k7

eu acho justamente o contrario, mas como sou preguiçoso e desinteressado pelo assunto, nem ligo

Benva
Veterano
# dez/11
· votar


mikia

Eu queria aprender, mas minha preguiça não deixa. =P

Na net tem material sobre libras?

Benva
Veterano
# dez/11
· votar


Achei esse site aqui:

É um dicionário, se tiver paciência de ir lendo... uheuheuh
Foda é não ter ninguém com quem treinar. =P

http://www.acessobrasil.org.br/libras/

mikia
Veterano
# dez/11
· votar


strinbergshredder
um primo meu tinha um livro que ensinava, mas nunca fixei o que eu lia...
o problema é esse, é ruim pra decorar tudo..

Benva
Na net tem material sobre libras?

Achei esse site aqui:
entao, é nesse site mesmo que to vendo alguns sinais. E to vendo alguns vídeos também pelo youtube e tal

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


eu preferiria aprender uma linguagem universal de sinais

Hannah Liimatainen
Veterano
# dez/11
· votar


Também tenho interesse, e já cheguei a pesquisar por instituições em Goiânia. hehe

Guitar_RdS
Veterano
# dez/11
· votar


Eu teria interesse, mas no momento estou com tanta coisa e trabalho na cabeça que qualquer informação a mais causaria uma crise hehehehe

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Ah, eu preciso mesmo é aprender direito o inglês. Eu leio e escrevo bem, escuto razoável, e falo bem pouco. ¬¬

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


Da pra comprar balas na esquina sabendo libras?

Guitar_RdS
Veterano
# dez/11 · Editado por: Guitar_RdS
· votar


One More Red Nightmare
Da pra comprar balas na esquina sabendo libras?

No seu caso acho q nem precisa saber libras. Só o fato de vc ser (ou agir como) uma criança já te garante uma porção de balas.

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


hurr durr

Chap
Veterano
# dez/11
· votar


Eu acho que tenho coisas mais úteis para aprender.
Tipo lojban.

marcus c. f.
Veterano
# dez/11
· votar


Acho interessante e gostaria de aprender, só não tive a dedicação pra correr atrás e começar a estudar. Tem um monte de outras coisas que eu também quero aprender...

Quantas vezes os sinais de "sim", "não" e "espera um pouquinho" se mostraram insuficientes!? Pra mim, várias. Acho que todos deveriam saber um pouco de Libras.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Tenho curiosidade, só pra saber como funciona o raciocínio abstrato em surdos, mas prefiro evitar a fadiga.

mikia
Veterano
# dez/11
· votar


tsc

Will Bejar
Veterano
# dez/11
· votar


Numa empresa onde eu trabalhei, escolhiam algumas pessoas para fazer o curso... no caso, ao invés de me escolherem, escolheram uma menina de facilities que tb era recepcionista... justo.
Deve ser bem interessante.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


prefiro evitar a fadiga [2]

brunohardrocker
Veterano
# dez/11
· votar


mikia

como um modo de compreender o que os surdos/mudos se comunicam pelas ruas ou até pra tirar um pouco do preconceito por aí.

Que bonito!

Will Bejar
Veterano
# ago/16
· votar


Olha só!!! Não foi naquela empresa, está sendo na atual!!!
Estou fazendo o curso de libras, e aqui na fábrica tem muitos surdos (dizer surdo-mudo é incorreto).

O curso é bem básico, com 30 horas de duração (aula semanal de 2h), fiz essa semana a quarta aula, e aprendi o abecedário e aquele basicão inicial para qualquer conversa (bom dia/tarde/noite, meu nome é, quantos anos tem e etc...).

Alguns fatos interessantes:
-pra não ficar soletrando o seu nome, os surdos te dão um sinal que vai ser seu. Mas esse sinal não é igual um apelido, ele normalmente ter a ver com uma característica, tipo, uma moça de cabelo enrolado recebeu um sinal que é a primeira letra do nome dela fazendo um "desenho" do cacheado do cabelo.
-os números são chatos pacarai...
-as cidades, bairros, países tb tem sinais específicos.
-é deselegante ficar xeretando a conversa alheia... Mas é mais difícil evitar... Kkkkk
-hj em dia tem muitos apps pra ajudar na tradução e aprendizado. Baixei um mas só funciona online (sim, eu uso pré pago).
-tentar ler o que eles escrevem tb pode ser uma tarefa difícil, pq a linguagem de sinais é simplificada em relação ao português que nos utilizamos no dia a dia.

Bora aprender!!!

Wade
Membro Novato
# ago/16
· votar


Sempre tive e ainda tenho vontade de aprender. Até me matriculei várias vezes nessa disciplina como eletiva na faculdade, mas nunca consegui vaga.

Eles deveriam padronizar pra uma linguagem universal.

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/16
· votar


Tenho um amigo que sabe essa linguagem e me disse que os surdinhos nos terminais só sabem falar de sacanagem.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16
· votar


One More Red Nightmare
como se os não-surdinhos não o fizessem né rs

Minha mãe estudou isso aí, ela manja bastante, já foi tradutora em escola etc
Eu manjo bem pouco, consigo desenrolar com os surdos que haviam na empresa antes dos cortes.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/16
· votar


tradutora em escola

E as crianças surdas sabem/aprendem isso mesmo?

Elas teriam que aprender as Libras para se comunicarem com os outros como se fosse outro idioma praticamente, não?
Como é que faz? Elas são alfabetizadas junto com a escrita tradicional?

Geral fala disso mas nunca vi ninguém se comunicar efetivamente em Libras por aqui, só na base da mímica, de apontamentos e gestos não padronizados mesmo.

Wade
Membro Novato
# ago/16
· votar


Um idioma envolve leitura, escrita e pronúncia. Surdos usam Libras (uma "versão" em sinais do Português) para a parte de pronúncia (falar/ouvir) e usam Português normal para leitura e escrita, como qualquer outra pessoa.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16
· votar


Viciado em Guarana
Na verdade é outro idioma.
Sim, as crianças aprendem isso normalmente.
A alfabetização é um pouco complicado, porque a estrutura das frases é um pouco diferente em libras, mas como qualquer outro idioma, quando vc aprende desde pequeno não é tão difícil assim.

gestos não padronizados mesmo.
muitas vezes os próprios surdos acabam aderindo a gestos que não existem na Libras. O nome disso é dialeto, assim como em qualquer outro idioma.

Wade
Existe escrita em libras. Na prática é ridículo, não tem como utilizar no mundo real, mas existe!

Lembrando que hoje em dia, os cara "bão" memo são, no mínimo, parcialmente oralizados, isto é, sabem mais ou menos como falar algumas palavras básicas. As vezes a pronúncia deles é um pouco estranha, ou acabam falando alto demais, mas dá pra entender de boa. É difícil encontrar surdos bem oralizados, eu nunca vi pessoalmente, mas a minha mãe fala desses caras. Pra mim é que nem caviar.

Wade
Membro Novato
# ago/16
· votar


acabaramosnicks
Existe escrita em libras. Na prática é ridículo, não tem como utilizar no mundo real, mas existe!

Disso eu não sabia.
Realmente não parece uma coisa prática, já que a surdez não impede a escrita em Português comum.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16
· votar


Wade
Lembrando também que libras não é uma "versão" do Português. Se tem como fazer uma analogia, é como se fosse o Chinês, onde vc tem ideogramas, ou seja, cada coisa passa uma idéia, e não um som.

Tipo assim, no português, ingles, etc, vc tem o símbolo (letra) que significa um fonema. Cada arranjo de fonemas significa uma coisa. No chinês, assim como em libras, cada símbolo, por si só, já significa uma coisa.

Will Bejar
Veterano
# ago/16
· votar


One More Red Nightmare
Tenho um amigo que sabe essa linguagem e me disse que os surdinhos nos terminais só sabem falar de sacanagem.

Kkkkkkkkkkkkk

Wade
acabaramosnicks
Eu odiaria ter que estudar novamente, mesmo que fosse música... Hj em dia estou muito feliz com esse curso.

Wade
Existe escrita em libras. Na prática é ridículo, não tem como utilizar no mundo real, mas existe!

Nossa, nada a ver mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS