Se o sistema de transporte público fosse excelente, você deixaria de andar de carro?

Autor Mensagem
tambourine man
Veterano
# dez/11 · Editado por: tambourine man
· votar


CUSTO REAL DE UM CARRO (achei meio subestimado, mas tá valendo)

Modelo do carro: Gol City 1.0 Totalflex
Valor do carro zero: R$ 27.676,00 (?)
Gastos fixos (R$ 3.968,00)
IPVA 4% (?) – R$ 1.383,80/ano
Seguro obrigatório (?) R$ 85,00/ano
Seguro R$ 2.500,00/ano (perfil jovem)
Despesas (R$ 3.043,91)
Depreciação (5% ao ano – estimativa pelo site da FIPE) R$ 1.383,35/ano
Custo de oportunidade= R$ 1.660,56/ano
(investir o dinheiro, ao invés de comprar o carro: poupança rendendo 6%)

Gastos Variáveis (R$ 2.528,00)
Manutenção e peças (pneus, filtro de óleo e ar, pastilhas, fluídos) – R$ 750/ano
Troca de pneus a cada 2 anos = R$ 1.000,00 = R$ 500/ano
Estacionamento – R$ 150,00
Combustível - R$ 1.128,00/ano
(8km/l | R$ 1,25/l | 600km/mês)

Total: R$ 9.539,91/ano

fonte: http://www.investidorjovem.com.br/quanto-custa-manter-carro

Excelion
Veterano
# dez/11
· votar




Excelion
Veterano
# dez/11 · Editado por: Excelion
· votar


Total: R$ 9.539,91/ano


Mas falando sério, é caro.

.omni
Veterano
# dez/11
· votar


Sim, sem a menor dúvida. Eu odeio carro. O Rio tá totalmente lotado de carros, não tem mais hora pra ter engarrafamento, qualquer hora é insuportável andar de carro pela cidade.
Aliás, tá na hora de ter rodízio nessa cidade, pra ver se pelo menos melhora um pouco a situação.

Eu adoraria usar mais o transporte público. Eu uso bastante ônibus, metrô e taxi, mas ainda não me desvencilhei totalmente do carro. Gostaria de usar mais a bicicleta como meio de transporte, o único problema é chegar todo suado no trabalho, mas jajá eu arrumo um jeito de tomar banho lá. :)

Obs: eu não tenho carro. Uso o dos meus pais quando eles não precisam mas não pretendo comprar o meu. Pode ser coisa de "ecochato" ou seja lá o que, mas realmente já tem carro demais nessa cidade, chega!

mvrasseli
Veterano
# dez/11
· votar


O problema do transporte público é justamente o público.

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


Viciado em Guarana
É mais uma questão cultural do que de espaço físico mesmo.

Não acho que seja nem isso. Acho que é todo o conjunto: como as pessoas encaram o transporte, como a cidade é estruturada, como o transporte público é pensado, como o $ é gasto...

Mas depois de morar na mais populosa metrópole do mundo e não sentir falta de carro, eu posso dizer com toda certeza que a questão não é o tamanho da população.

Excelion
O que todos esquecem aqui é o prazer de dirigir.

Eu acho que ninguém tem prazer de ficar preso em um congestionamento. =S

mvrasseli
Veterano
# dez/11
· votar


Primeiro melhora o público depois melhora o transporte, só assim teremos transporte público de qualidade.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Um meio de transporte deveria ser alguma coisa que te leva de um ponto a outro, o problema do Brasil é que um meio de transporte significa status, e a cultura é tão pobre que todo mundo precisa ostentar alguma coisa.

Só ver aqui onde eu moro, a cidade tem 180 mil habitantes, o trajeto mais dramático é o centro-universidade, que não deve ter mais que 10km, ninguém precisaria de um carro pra fazer ele, e, apesar de no horário de pico serem bem lotados, eu nunca fiquei exprimido em um na minha vida, mesmo assim o trãnsito é uma merda, porque todo mundo vai de carro para aparecer.

mvrasseli
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire
É o que eu disse, se as pessoas não se conscientizarem o transporte público não vai pra frente, vai ficar preso no engarrafamento.

"'o jardineiro é Jesus e as árvores somos nozes"

Xeper
Veterano
# dez/11
· votar


Se o sistema de transporte público fosse excelente, com bastante espaço, baixo intervalo de tempo entre um transporte e o outro, sem gente espremida, fosse rápido, tivesse ar condicionado, e quaisquer outras vantagens que você puder enumerar...

Você deixaria, ou pelo menos diminuiria a utilização apenas para casos excepcionais, a utilização de transportes privados (carros)?


Nem precisaria de tanto, só queria que os intervalos estipulados fossem pequenos e realmente cumpridos. Só isso evitaria boa parte do stress de usar transporte publico.
Nesse caso eu não compraria outro carro tranquilo... só usaria taxi em situações de emergencia

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


deveriam proibir entupir as ruas com carros privados estacionados ocupando local público

kiki para presidente

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


Aqui na minha cidade ta rolando um projeto (?) para forçar os carros a estacionarem fora do perímetro de maior urbanização. Não sei exatamente quais medidas foram tomadas, nem se ja foram, mas é isso ai.

não sei se isso é novidade.

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


Die Kunst der Fuge
óun

Bob Mauley
Veterano
# dez/11
· votar


Daria pra comer as kokota boladona no transporte publico?

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


Um meio de transporte deveria ser alguma coisa que te leva de um ponto a outro
e não uma companhia privada que visa simplesmente o lucro.

Bog
Mas depois de morar na mais populosa metrópole do mundo e não sentir falta de carro, eu posso dizer com toda certeza que a questão não é o tamanho da população.
eu já sabia disso isso teoricamente, mas é bom ouvir isso de quem tem conhecimento de causa.

tambourine man
se votar em mim, te nomeio secretário dos transportes.
e o tia rute secretario da cultura.

-Dan
Veterano
# dez/11 · Editado por: -Dan
· votar


Belo Horizonte também está apinhado de carros. Mas não culpo os motoristas. O transporte público é uma bosta. Uma merda mesmo.
E quando chove, vc não consegue nem taxi a não ser indo pra rua tentar parar um.

É simplesmente desrespeitoso, principalmente com a população mais pobre que depende de ficar horas esperando um onibus que parece uma batedeira. Geralmente vc fica esperando umas meia hora, daí de repente surgem 2 ônibus da mesma linha. Simplesmente ridículo.

brunohardrocker
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man
deveriam proibir entupir as ruas com carros privados estacionados ocupando local público (2)

Odeio sair e não encontra vaga. Assim teria em todo lugar.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Bob Mauley
Daria pra comer as kokota boladona no transporte publico?

na hora do rush é só chegar encoxando, manolo!

Kensei
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man
Eu adoro andar de trem nas Europas, com todo aquele charme. Passear no red bus londrino é o ó, mas se espremer no Lapa com essa gente feia e suja é coisa de pobre. Não dá para abrir mão do meu carro no qual eu gasto 600 reais por mês

/classe_médi


Nunca me esqueço do dia em que fui no aniversário de um amigo meu, isso em 1998, a mãe dele conversava com uma amiga, "ele voltou de Boston, e menina, lá ele pegava metrô!! Você vê como esses meninos são espertos".


Agora, eu tenho um outro amigo meu que nunca andou de ônibus em SP, amigo mesmo, porém ele não é classe média.

Kensei
Veterano
# dez/11 · Editado por: Kensei
· votar


tambourine man
Combustível - R$ 1.128,00/ano


Isso daí é o que vária bastante, eu gasto perto de R$ 350 por mês.
Do ponto de vista econômico, foi citado o custo de oportunidade, o que é correto, porém, faltou subtrair o que se gastaria utilizando outros meios de transporte (bicicleta não vale).

Outro erro é considerar pneu a cada 2 anos tendo como parâmetro a mesma Kmtragem do combustível

brunohardrocker
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man
Seguro R$ 2.500,00/ano
Estacionamento –

Estes gastos eu não teria.

Despesas (R$ 3.043,91)
Gastos Variáveis (R$ 2.528,00)
Combustível - R$ 1.128,00/ano

E esses na minha mão seriam reduzidos.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Kensei
bicicleta não vale

se eu gastasse em bike o que gasto em busão, teria uma pinarello hoje em dia

Kensei
Veterano
# dez/11 · Editado por: Kensei
· votar


tambourine man
Design totalmente italiano


PS: Praticamente o preço de um carro popular.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Kensei

bah, eu compraria uma vintage em cromo. Na verdade eu mandaria fazer uma sob medida. MTB, claro

Kensei
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man
Dois caras que mandam bem: Igor Miyamura e Klaus Poloni
http://igormiyamura.blogspot.com/

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Kensei

esses mesmo. Só troco a minha atual por uma dessas

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


tambourine man
Kensei
tem uma nacional nova que ta saindo agora:
http://urbanabicicletas.com.br/novo/urbana

Kensei
Veterano
# dez/11
· votar


kiki
Apesar da descrição, fiquei com a impressão que se trata de uma boa bicicleta para cidades européias (planas). Não consigo imaginar uma boa performance utilizando ela na subida.

kiki
Moderador
# dez/11 · Editado por: kiki
· votar


Kensei
pois é, ela tem mais cara de européia, apesar de dizer isso da subida.
ainda não testei, um amigo meu tem, vou ver se alguma hora pego ela pra dar uma volta...

(lembrando que o lance de ser plano ou não não é exatamente ser europeu ou americano, é mais da raiz portuguesa)

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


kiki

a bike tem tamanho diferente? Ou é tamanho único [só serve para a média]?

Kensei

é tipo uma caloi ceci hypada = P

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Se o sistema de transporte público fosse excelente, você deixaria de andar de carro?