Se o sistema de transporte público fosse excelente, você deixaria de andar de carro?

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/11


Se o sistema de transporte público fosse excelente, com bastante espaço, baixo intervalo de tempo entre um transporte e o outro, sem gente espremida, fosse rápido, tivesse ar condicionado, e quaisquer outras vantagens que você puder enumerar...

Você deixaria, ou pelo menos diminuiria a utilização apenas para casos excepcionais, a utilização de transportes privados (carros)?

Sim, não, por quê?

Bjos para o Kiki.

SODAPOP
Veterano
# dez/11 · Editado por: SODAPOP
· votar


pra ir pro trabalho/faculdade, com certeza
o que fode é o barulho, mas convém uns tapões de ouvido supimposos

SODAPOP
Veterano
# dez/11
· votar


nossa, tem um usuário chamado "pedrofole", juro que li "pedófilo"

Crazy Batera
Veterano
# dez/11
· votar


Se o sistema de transporte público fosse excelente, com bastante espaço, baixo intervalo de tempo entre um transporte e o outro, sem gente espremida, fosse rápido, tivesse ar condicionado, e quaisquer outras vantagens que você puder enumerar....


Hmmmm só vantagens, como eu poderia dizer não??

Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/11
· votar


Crazy Batera
Hmmmm só vantagens, como eu poderia dizer não??

As desvantagens são as inerentes de deixar de usar um carro e usar o transporte público, você mesmo deve saber quais são.

Mas mesmo assim, vamos ver, ainda assim pode ter gente dizendo não.

SODAPOP

Você me surprendeu! :O

mateussch
Veterano
# dez/11
· votar


Sim.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# dez/11
· votar


Pra trabalhar e ir pra faculdade sim, para sair não.

brunohardrocker
Veterano
# dez/11
· votar


Se fosse mais fácil, cômodo e mais econômico que o transporte particular, sim.

Mas não deixaria de ter o particular. Afinal é sinônimo de privacidade, poder ir pra onde quiser, conforto...

Rafa-Ban
Veterano
# dez/11
· votar


óbvio que deixaria, manter um carro custa caro demais. Pena não poder substituir completamente um veículo particular

Strato_Master
Veterano
# dez/11
· votar


jamais... nada como a liberdade....

mind_riot
Veterano
# dez/11
· votar


Eu iria, mas boa parte da população gosta de ostentar, ir na padaria da esquina de carro.

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Die Kunst der Fuge
sem gente espremida

essa parte é não dá para oferecer, o rush sempre vai ser o rush.

@topic

Já vendi o meu carro faz tempo e troquei por bike/transporte público. Carro é jogar dinheiro fora

brunohardrocker
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man
Carro é jogar dinheiro fora

Dinheiro é feito pra isso =]

mvrasseli
Veterano
# dez/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Não adianta ter todas essas vantagens se o pessoal que anda de ônibus vai continuar a ser o mesmo povinho sem educação que joga lixo pela janela, atende o celular gritando e isso sem falar no pessoalzinho que escuta música no último volume. Não estou falando mal de ninguém, só quero dizer que o pessoal deve ter um pouco mais de respeito pelas coisas públicas e pelas pessoas principalmente.

DarkMakerX
Veterano
# dez/11 · Editado por: DarkMakerX
· votar


Não dá pra levar a namorada para o estabelecimento de rápida permanência e de propósito específico de ônibus :\

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Ia depender de cada caso.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Se o sistema de transporte público fosse privado, sim. De qualquer jeito, eu não tenho carro mesmo.

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Não entendi o objetivo da sua pergunta!
Por que você pergunta isso se sabe que tal coisa não irá acontecer?

Excelion
Veterano
# dez/11 · Editado por: Excelion
· votar


público fosse privado

:D



PS: Se fosse mais ou menos como no Canadá, eu usaria só transporte público no dia-a-dia, mas não me desfazeria de um carro na garagem.

PS2: Isso é plausível em Campinas, Curitiba ou mesmo Santos por exemplo, onde moram poucas pessoas. Mas nunca fuincionará em São Paulo com seus quase 20 milhões de habitantes.

Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


Die Kunst der Fuge

No Japão, eu não sentia falta de ter um carro. Nas raras ocasiões em que realmente precisei, chamei um taxi. De resto, usei muito trem e bicicleta. Nenhum dos dois era perfeito. Em certos horários, os trens ficavam cheios. Bicicleta é sempre complicado quando chove, e só serve para distâncias relativamente curtas (~10km). Mas os trens são rápidos e pontuais, e SEGUROS. E usar bicicleta em um lugar onde elas são vistas como meio de transporte é muito diferente de usar onde elas são vistas como brinquedo para passear no fim de semana. De vez em quando também usava ônibus, e normalmente com essa combinação (bicicleta+trem+ônibus) eu conseguia chegar em qualquer lugar sem problemas.

Mesmo tendo carro, eu uso ônibus em Curitiba quando posso. Carro é mais para quando o tempo está apertado, quando tenho muita coisa para carregar, ou quando vou em lugares onde não dá para ir de ônibus.

Já bicicleta não. Aqui, não tem lugar para bicicleta - na rua, os carros passam por cima, e os motoristas ainda dizem coisas como "quer passear, vai no parque". E em lojas e mercados, não tem nem lugar para deixar a bicicleta, muito menos um lugar seguro. A prefeitura fez uma palhaçada chamada "ciclofaixa de lazer", que é tão equivocada que já parte do pressuposto de que bicicleta = lazer (e tem muitos outros problemas).

Por essas e outras é que eu fiquei mais de 6 anos sem carro - e sem sentir falta - mas comprei um carro menos de 1 mês depois de voltar para o Brasil. E agora sou mais um passando raiva em congestionamentos em dia de chuva. Imagino como não deve ser em SP...

Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


Excelion
onde moram poucas pessoas

A região metropolitana de Tokyo tem bem mais gente que SP:

http://en.wikipedia.org/wiki/Largest_Metropolitan_Area

E dá para viver lá sem carro tranquilamente. Em Curitiba, eu não aguentei 1 mês. Não dá para resumir a questão ao número de habitantes.

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
É mais uma questão cultural do que de espaço físico mesmo.

Isso pode funcionar em Tókio com seus 30 milhões de habitantes, mas nunca funcionará em São Paulo com seus quase 20 milhões de habitantes.

Headstock invertido
Veterano
# dez/11
· votar


Sendo realmente rápido e seguro, assentos individuais e confortáveis reservados para cada pagante, ar condicionado, internet, funcionários educados, espaço de tempo muito curto entre um e outro da mesma linha (5 minutos no máximo) e barato...

É sonhar demais, mas nesse caso sim, eu deixaria.
Em situações específicas chamaria um táxi ao invés de ir com o meu próprio veículo (poderia beber a vontade).

Teria um próprio pra viver na garagem e ser usado apenas em situações mais específicas ainda, onde seria insano chamar um táxi.

Excelion
Veterano
# dez/11
· votar


O que todos esquecem aqui é o prazer de dirigir.

Não é possível que só eu goste de dirigir aqui? Pegar uma estrada de boas e tal.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Depois sou eu que escrevo muito...

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Excelion
Não é possível que só eu goste de dirigir aqui? Pegar uma estrada de boas e tal.

de acordo. Aluga um carro, dá um rolê e devolve. Agora ficar pagando IPVA, IP-sei-lá-o-que, seguro, ... é um saco

brunohardrocker
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man

Tenha uma moto.

One More Red Nightmare
Veterano
# dez/11
· votar


Eu adoro passar de ônibus pelo centro e ver a cidade suja, pessoas feias etc Claro que tem vezes que incomoda, mas em geral eu gosto.

Excelion
Veterano
# dez/11
· votar


tambourine man

Meu carro é Thoreauriano, no que tange impostos.

Dey see me rollin

Dey hatin

tambourine man
Veterano
# dez/11
· votar


Eu adoro andar de trem nas Europas, com todo aquele charme. Passear no red bus londrino é o ó, mas se espremer no Lapa com essa gente feia e suja é coisa de pobre. Não dá para abrir mão do meu carro no qual eu gasto 600 reais por mês

/classe_média

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Se o sistema de transporte público fosse excelente, você deixaria de andar de carro?