Se o sistema de transporte público fosse excelente, você deixaria de andar de carro?

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# dez/11
· votar


Cidade espanhola oferece passe vitalício de transporte em troca de carros
Campanha em Murcia envolve as redes sociais e visa diminuir congestionamentos e poluição de ar

A cidade de Murcia, na Espanha, lançou a campanha "Mejor en Tranvía" em que oferece passe gratuito e vitalício para transporte público do sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) aos cidadãos que estiverem dispostos a abandonar seus carros.

Além de promover o sistema VLT, a campanha, que funciona desde maio, visa a redução dos congestionamentos e a poluição do ar na cidade. O sistema estava em fase de teste desde 2007, mas foi aberto recentemente, enquanto mais três linhas estão em construção. Até o momento o transporte elétrico de superfície abrange 18 quilômetros.

A população atual da cidade é de 440 mil pessoas, sendo que a maior parte delas depende exclusivamente de veículos particulares. O passe é só o primeiro passo para reduzir o número de motoristas. A cidade já recolheu alguns veículos livres de dívidas e em funcionamento e agora irá desmontá-los.

A campanha está envolvendo também as redes sociais como forma de incentivo. "Para cada comentário enviado via Facebook ou Twiiter, os mecânicos de Murcia retiram uma peça de um dos carros da nova coleção veicular da cidade, com reprodução ao vivo via webcam para todos verem", explica o site Springwise.

A publicidade fez questão de mostrar a dificuldade em estacionar um carro no centro da cidade colocando carros em vagas impossíveis demonstrando o grande problema de achar lugares disponíveis no caos da cidade.

Para finalizar, a campanha publicitária também fez videoclipes curtinhos que promovem a troca dos carros pelo passe de transporte público e ainda destacam as desvantagens do uso de veículos privados e individuais.

http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/ci dade-espanhola-oferece-passe-vitalicio-de-transporte-em-troca-de-carro s

tambourine man
Veterano
# dez/11 · Editado por: tambourine man
· votar


o carro é uma forma velha que entrou em deseconomia de escala, trás mais lentidão que velocidade ao sistema. Mas isso só é válido nos países centrais, onde a acumulação é mais avançada e o espaço-tempo vale muito mais [é relativamente mais escasso frente a uma massa muito maior de capital]

Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/11
· votar


kiki

Eu toparia, hein!
Por quanto vendem esse passe, se a pessoa não possui um carro?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


Up.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Dependeria da situação. Acho que tem demanda pra tudo e tudo deve funcionar. Tem que ter coletivo de qualidade pra quem quer e precisa e tem que haver condições para os carros circularem também.
Além do mais ninguém pode julgar o que o outro deve ou não fazer em termos de transporte. Cada um sabe si e tem as suas necessidades. Basta que haja opções.

brunohardrocker
Veterano
# jul/12
· votar


Eu gostaria que todos usassem transporte publico e deixassem as ruas livres pra eu andar de carro.

Les Guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Eu gostaria que todos usassem transporte publico e deixassem as ruas livres pra eu andar de bicicleta.

Atom Heart Mother
Veterano
# jul/12
· votar


queria que construíssem tirolesas entre os prédios.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


Além do mais ninguém pode julgar o que o outro deve ou não fazer em termos de transporte. Cada um sabe si e tem as suas necessidades. Basta que haja opções.

mimimi minha SUV primeiro mimimi

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


ninguém pode julgar o que o outro deve ou não fazer em termos de transporte

CO FTW

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/12
· votar


pobre é o diabo eu odeio ostentação

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


http://thecityfixbrasil.com/2012/09/13/o-que-5-cidades-do-mundo-fizera m-contra-os-congestionamentos/

http://thecityfixbrasil.com/2012/08/10/a-logica-do-congestionamento-co mo-comecar-a-reduzi-lo/

Um estudo da IMPRINT EUROPE confirma que o sistema de taxação de congestionamento de Singapura, iniciado em 1975, reduziu o tráfego em zonas específicas em mais de 30% até 1988, forçando o fluxo de carros que passavam por ali a procurar outras rotas. Esta queda ocorreu mesmo com o aumento de 77% nas vendas dos automóveis e o terceiro crescimento dos empregos. A expansão para o atual sistema eletrônico que cobra por carro aumentou ainda mais a eficiência do fluxo de tráfego.

http://www.youtube.com/watch?v=Bv0Fjk9D968&

.omni
Veterano
# out/12
· votar


Eu queria ter acompanhado esse tópico do inicio.

Enfim, eu não gosto de dirigir aqui no Rio.
Eu faço tudo de bicicleta > taxi > ônibus > metrô. Nessa ordem.

Atom Heart Mother
Veterano
# out/12
· votar


tirolesa > bike > carro

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


meh, após a fase deslumbrento da cnh, caguei pro carro

i mean, a unica coisa que me motivava a dirigir é a nova sensação de não estar preso aos horários (semi) fixos do transporte público

mas aí perdi mais dinheiro e tempo do que puta gravida

Rafa-Ban
Veterano
# out/12
· votar


Opa, seria meu sonho. Um passe vitalício. Mas aqui no Brasil, onde todo mundo quer lucrar as custas da desgraça alheia e até o mais lascado dos lascados só pensa em exibir qualquer coisa pra fazer inveja na pessoa do lado...Esquece

kiki
Moderador
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge
boas referencias

o video é muito bom
as 5 soluções, nem tanto

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Em breve terei o meu.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


kiki
o video é muito bom

Eu gostei da forma clara que o vídeo mostra os problemas, mas não gostei da solução que ele pincela não. Eu concordo que esteja muito errado o governo subsidiar a gasolina e favorecer a menor parcela da população que usa esse transporte, mas não acho que a melhor solução seja apenas trocar o subsídio de lado na balança. Não acho que é assim que todo mundo vai se beneficiar ao máximo.

as 5 soluções, nem tanto

Na verdade, a solução que eu mais gostei (pra transporte rodoviário) foi a de Singapura, sério mesmo.

Ch4p0L1N
Veterano
# out/12
· votar


Se o sistema de transporte público fosse excelente, você deixaria de andar de carro?

o que eu uso é excelente, e vale muito mais a pena que carro pra vir pra onde eu trabalho

O onibus é espaçoso, com poltronas grandes e acolchoadas, tem janelas grandes com cortinas, e é o mesmo preço de se pegar ônibus de linha + metrô. Se fosse pra ir de carro, ia gastar uma fortuna de estacionamento + uma fortuna de gasolina.

Benva
Veterano
# out/12
· votar


Ch4p0L1N

Fretado?

Ch4p0L1N
Veterano
# out/12
· votar


Benva
quase isso, é um intermunicipal executivo

RafaelValeira
Veterano
# out/12
· votar


kiki
Achei o video legal, porém...

O custo de usar automóvel aqui no Brasil é mto grande (automóvel é caro demais, alta manutenção, gasolina é um tanto cara, etc...) e, mesmo assim, temos problemas sérios de transporte nas cidades grandes.

Isso seria só pq não investimos direito em transporte público?

kiki
Moderador
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge
mas não acho que a melhor solução seja apenas trocar o subsídio de lado na balança.
as soluções propostas são bastante simplistas, o vídeo é muito esquemático.
além disso, eu detesto soluções tipo "cobertor curto", ou investe em um ou em outro.
o bom do vídeo é a análise da situação de maneira divertida. já vimelhores, porém não mais didáticos.

Na verdade, a solução que eu mais gostei (pra transporte rodoviário) foi a de Singapura, sério mesmo.
sim, eu também.
e voce percebe que as outras 4 são medidas pontuais de implantação de um sistema específico, em cidades que já possuem um maior desenvolvimento econômico; e que o de singapura é uma política generalizada de aumento do custo de uso do automóvel?

RafaelValeira
O custo de usar automóvel aqui no Brasil é mto grande (automóvel é caro demais, alta manutenção, gasolina é um tanto cara, etc...) e, mesmo assim, temos problemas sérios de transporte nas cidades grandes.
acredite, ainda não pagamos o custo real do uso do automóvel.
talvez o mais evidente seja estacionamento gratuito na rua. todo mundo paga pela rua, mas só alguns a (in)utilizam para estacionamento.

Isso seria só pq não investimos direito em transporte público?
principalmente, acho que é o maior erro de todos. houvesse mais transporte publico as pessoas usariam menos carro.

------------------------------

lembrei de outro video divertido:


kiki
Moderador
# out/12
· votar


achei um mais legal ainda:
http://www.vadegalinha.org.br/

TG Aoshi
Veterano
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge
kiki
Bem legais os vídeos e os links!

Sou meio leigo, então pode ter um monte de besteira aqui, mas também achei as 5 soluções um tanto quanto superficialistas. Acho que não dá pra simplesmente pegar soluções de fora e jogar em cima do planejamento e esperar que tudo dê certo.

Claro que o seguinte é feito, mas acho que estudos de impacto, do uso do transporte, fluxo, etc... deveriam ser mais enfatizados. Quase nunca que a gente ouve falar do resultado desse tipo de estudos.

Uma coisa que sempre penso é sobre a configuração de Sampa. Essa cidade é como se fosse uma cidade de "núcleo único". A grosso modo é um fluxo único que se concentra todo indo para o centro (aquela região centro-sudoeste). Por exemplo, alguém já percebeu como é tranquilo pegar linha vermelha no sentido bairro pela manhã e sentido centro durante o resto do dia?
Fico imaginando quantas cidades no mundo sofrem com configurações parecidas e quantas dessas conseguiram achar/aplicar soluções relevantes.

TG Aoshi
Veterano
# out/12
· votar


Claro que o seguinte é feito, mas acho que estudos de impacto, do uso do transporte, fluxo, etc... deveriam ser mais enfatizados. Quase nunca que a gente ouve falar do resultado desse tipo de estudos.

Aquelas pesquisas origem~destino do metrô são uma das poucas que eu vi. Com resultados muito pouco divulgados por aí...

Benva
Veterano
# out/12
· votar


TG Aoshi
Aquelas pesquisas origem~destino do metrô são uma das poucas que eu vi. Com resultados muito pouco divulgados por aí...

O problema dessas pesquisas origem-destino, é que o metrô faz, pensando em seu planejamento, e só.

Aí CPTM, EMTU e CMSP (metrô) querem trabalhar independentemente e vira essa cagada que é. Essas pesquisas tinham que ser feitas levando-se em conta todo o transporte, e não somente as entradas e saídas de estações do metrô.

kiki
Moderador
# out/12
· votar


TG Aoshi
Sou meio leigo
mas pra um leigo ce ta sacando muito bem. melhor que muito estudioso que eu ja vi por ai (infelizmente).

é feito, mas acho que estudos de impacto, do uso do transporte, fluxo, etc... deveriam ser mais enfatizados. Quase nunca que a gente ouve falar do resultado desse tipo de estudos.
Aquelas pesquisas origem~destino do metrô são uma das poucas que eu vi. Com resultados muito pouco divulgados por aí...

pois é, é pra isso que serve. fazer até fazem, mas escondem mesmo. tem uma cultura de esconder informação pública que é uma desgraça.

Benva
Aí CPTM, EMTU e CMSP (metrô) querem trabalhar independentemente e vira essa cagada que é. Essas pesquisas tinham que ser feitas levando-se em conta todo o transporte, e não somente as entradas e saídas de estações do metrô.

já ouvi da boca dos tiozões dessas companhias que uma é concorrente da outra.
na CPTM falam que a EMTU "rouba cliente" deles.
depois vem fazer mil discursos "porque o transporte intermodal é sustentavel e blablabla"...

TG Aoshi
Uma coisa que sempre penso é sobre a configuração de Sampa. Essa cidade é como se fosse uma cidade de "núcleo único". A grosso modo é um fluxo único que se concentra todo indo para o centro (aquela região centro-sudoeste). Por exemplo, alguém já percebeu como é tranquilo pegar linha vermelha no sentido bairro pela manhã e sentido centro durante o resto do dia?
exato. ótimo diagnóstico.
todo mundo tenta resolver a lotação da linha vermelha, mas pouca gente tenta resolver o fato dela voltar vazia.
houvessem mais empregos pro lado leste e teria gente indo pra lá, e gente que nao precisaria ir pro centro trabalhar. ou seja, um equilibrio maior de fluxos.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/13 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


[edit]

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Se o sistema de transporte público fosse excelente, você deixaria de andar de carro?