Como é que o jovem pode fazer vestibular pra um curso "que ele gosta" se ele nunca trabalh

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# nov/11


Pois é, até o 5º semestre de faculdade, eu não fazia a menor ideia do que um engenheiro fazia, como é que um guri de 17 anos pode fazer um vestibular pra uma área, que ele goste, se ele não faz a menor ideia do que um profissional dessa área faz de verdade?

Dissertem.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/11
· votar


Obrigado por cortar meu título.

*ou na área.

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


tambem acho,o sistema de ensino do Brasil é falho

brunohardrocker
Veterano
# nov/11
· votar


Claro que na faculdade descobre na REAL o que um profissional da área faz. E sempre é horrivelmente diferente daquilo que se pensa de antemão.

"ah, adoro desenhar, fazer casinha... vou ser engenheiro"

Cavaleiro
Veterano
# nov/11
· votar


Muitas vezes você só sabe mesmo no mercado de trabalho, tem a desilusão do ensino médio > faculdade e da faculdade > mercado de trabalho.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Eu aposto que quando as primeiras universidades surgiram, este sistema fazia sentido e funcionava.
Aí, com o aumento da especialização dos conhecimentos, este sistema tornou-se falido, mas é mantido por tradicionalismo, como várias entidades que não funcionam e ainda assim são mantidas.

ex: Estado, democracia, políticos, etc...

/post pra fazer novas amizades

QUARESMA
Veterano
# nov/11
· votar


Sempre falei isso(não no forum)

Cara sai da escola pra fazer vestibular TOTALMENTE perdido, perdi as contas de gente que fez n cursos pra depois achar o que gosta, isso se achar né, desperdício de tempo e dinheiro aliada a frustração por não ter entrado no mercado de trabalho mais cedo ou no tempo que imaginava. São raros os casos que o cara ja vai certo no que fazer, boa parte disso são tipos filhos de médicos que viu a vida inteira o pai(mãe) trabalhando e tem a exata noção do que vai fazer no trabalho.

Será que custa muito fazer uma espécie de "dia das profissões"? Palestras ou o kralho a 4 que for? 1 dia no mes...

É que na verdade a mentalidade das escolas e que fulano passe em 1° no vestibular, depois dali que se foda.

brunohardrocker
Veterano
# nov/11
· votar


Cavaleiro

o/

Volunteer
Veterano
# nov/11
· votar


Em alguns casos é bem simples, muito fácil saber se você quer ser professor de[coloque aqui a matéria], por exemplo. Mas em coisas tipo engenharia, ciência da computação, medicina e etc, realmente complica saber se gosta de verdade.

No meu caso eu já sabia assim que entrei, é biologia, né.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# nov/11 · Editado por: Dental Floss Tycoon
· votar


Sobre a discrepância entre vida real/mercado de trabalho e o que nos ensinam na faculdade/o que esperamos do curso. (assunto correlato)

Cavaleiro
Veterano
# nov/11
· votar


brunohardrocker

\o

Die Kunst der Fuge

Root fazendo intensivo purpurine (wo)man

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/11
· votar


E ainda nessa linha, é engraçado como eu nunca pensei, quando entrei na faculdade, que fossem importantes cadeiras em áreas administrativas, de avaliação de investimento e de legislação, e agora, que eu conheço melhor como funciona o mercado de trabalho, eu tô caçando essas cadeiras com outros cursos.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/11
· votar


Esse semestre fiz uma cadeira opcional de custos industriais, e semestre que vem tô pensando em cursar legislação ambiental, ou direito tributário e empresarial.

Mano Pepa
Veterano
# nov/11
· votar


Eu tou fodido, quero ser professor =/

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/11
· votar


Mano Pepa
Eu fugiria, profissões que, quando alguém quer te convencer a seguir, envolvem as frases: "se você for bom não vai faltar..." ou "agora o mercado está ruim, mas (qualquer palavra) ambiental, é a profissão do futuro", geralmente significa que ou você vai ter que trabalhar 12 horas por dia pra levantar 2000 reais por mês, ou que você nunca vai conseguir emprego na área.

Ken Himura
Veterano
# nov/11
· votar


Black Fire
Eu ainda levo a questão pra outro nível: as pessoas raramente sabem o que querem - é só ver o número de infelizes por aí. Mas é muito mais fácil saber o que não se quer.

Deveria haver alguma pesquisa de aptidões genéticas + uma análise vocacional desde cedo no sistema de ensino.

Rafael Walkabout
Veterano
# nov/11
· votar


QUARESMA
Será que custa muito fazer uma espécie de "dia das profissões"? Palestras ou o kralho a 4 que for? 1 dia no mes...
A Universidade onde estudo faz isso todo semestre. Dedica um final de semana para divulgação e explicação plena a respeito dos cursos e profissões, com palestras, respondendo dúvidas e mais diversas atividades, tudo gratuitamente.

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


QUARESMA
Será que custa muito fazer uma espécie de "dia das profissões"? Palestras ou o kralho a 4 que for? 1 dia no mês...


Boa! Aos 16 anos de idade, eu sabia que curso eu faria numa Universidade. E eu não estava errado. Devo isso a alguns professores e a minha curiosidade em ir atrás e sacar qualé a da profissão quando eu ainda estava cursando o Ensino Médio. Meu pai também me ajudou e eu participei de uma pá de congressos que estavam acontecendo naquele momento anterior a vestibular e tals. Pode ser que eu estivesse no local certo e na hora certa, mas é mais certo ainda que eu contei com a minha vontade de entender muito mais do que os olhos mostravam e não me arrependi um segundo sequer do curso que eu escolhi ainda em tenra idade.

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


é o que eu sempre digo: curso superior não é profissionalizante, e nem deve ser.

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Curso superior é profissionalizante?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/214004/

Bob Mauley
Veterano
# nov/11
· votar


Cavaleiro
o/

Sobre o tópico...bem, é isso aí

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Cavaleiro

=D

tambourine man
Curso superior é profissionalizante?

Por mais que meu curso tenha tido várias aulas e provas práticas, não acho que você saia de lá pronto para trabalhar em qualquer uma das áreas vistas.
Eu só fui aprender a fazer o trabalho de bancada da minha área quando fui estagiar no laboratório, fora isso, só sabia a parte teórica e tinha uma idéia de como funcionava.

Ainda assim, se eu fosse mudar pra outro assunto, mesmo que dentro de biologia molecular, teria que aprender um monte de técnicas diferentes.

Mas eu acho que neste caso o problema é que Ciências Biológicas é uma coisa muito ampla, por isso fica difícil.

Acho que se o cara faz algo focado, tipo Odontologia, já deve sair preparadinho para o mercado de trabalho.

Benva
Veterano
# nov/11
· votar


Simonhead

O que você estudou, cara?

-----

Bom, eu por uns tempos antes do vestibular me sentia perdido, sem saber o que realmente queria. Até que comecei a pesquisar e achei um curso que me identifiquei bastante (e por culpa do meu pai, também).

Ele mesmo não queria que eu fizesse tal curso, mas eu fui atrás, comecei faculdade e, agora que estou no meio do curso, percebo realmente que é isso que quero.

o/

Bob Mauley
Veterano
# nov/11
· votar


Benva
O que você estuda, cara?

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Acho que se o cara faz algo focado, tipo Odontologia, já deve sair preparadinho para o mercado de trabalho.

pode até ser, mais depois de 5 anos nada daquilo que o cara aprendeu vale nada [fora os conhecimentos fisiológicos básicos]

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


O Cavaleiro tá virando tipo um SODAPOP: goza e sai fora

Benva
Veterano
# nov/11
· votar


Bob Mauley

Rádio e televisão.

Ah, e sim, existe curso disso. =P

Bob Mauley
Veterano
# nov/11
· votar


Benva
Rádio e televisão.

Ah, e sim, existe curso disso


Ah sim, tenho um tio que trabalha com isso. Eletroeletronica dá uns trocados, sempre tem umas tv's precisando de conserto por aí

-Dan
Veterano
# nov/11
· votar


Como funcionam as universidades nos EUA?

Benva
Veterano
# nov/11
· votar


Bob Mauley

Uhauhauhauahuahuhauhuahauhauh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como é que o jovem pode fazer vestibular pra um curso "que ele gosta" se ele nunca trabalh