Como é que o jovem pode fazer vestibular pra um curso "que ele gosta" se ele nunca trabalh

Autor Mensagem
Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


Benva
Bob Mauley

Adm. Pública e de Empresas.

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Black Fire

Eu acho que a imensa maioria do pessoal escolhe sem saber mesmo. Vai no chute, na sorte, no achismo. Eu era muito imaturo quando escolhi a carreira. E olha que ainda fui mais "profundo" do que muitos, porque escolhi com base em aptidões pessoais. A maior parte se guia por uma vaga noção do que talvez pode ser que um profissional da área faz.

Não é surpresa que no meu curso de Ciência da Computação tinha uma galera que escolheu o curso porque gostava de ficar na Internet ou de jogar videogame. E também não é surpresa que dos 55 que entraram, só 7 se formaram no tempo previsto, e uns 30 (não, não é exagero) desistiram antes de se formar.

QUARESMA
Será que custa muito fazer uma espécie de "dia das profissões"? Palestras ou o kralho a 4 que for? 1 dia no mes...

Existem essas "feiras". Mas eu acho que boa parte dos estudantes do ensino médio acha isso "um saco", não tem paciência, fica perdido no meio de tantas opções, e acaba indo mesmo na impressão e no impulso, como é comum a adolescentes.

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Mano Pepa
Eu tou fodido, quero ser professor =/
Eu fugiria, profissões que, quando alguém quer te convencer a seguir, envolvem as frases: "se você for bom não vai faltar..." ou "agora o mercado está ruim, mas (qualquer palavra) ambiental, é a profissão do futuro", geralmente significa que ou você vai ter que trabalhar 12 horas por dia pra levantar 2000 reais por mês, ou que você nunca vai conseguir emprego na área.

(2)

Black Fire

Acho que é herança da tradição acadêmica afrancesada que nós temos. Essa coisa do conhecimento teórico estar completamente desvinculado de alguma aplicação prática. Romantizam o "conhecimento".

Se você para para pensar está em todo o lugar. No Direito, na ideia da reclusão ser remissiva e não punitiva, na ideia de que há um "contrato social" com o Estado e etc.

Claro que estou sendo simplista, mas em minha opinião há o dedo intelectual dos franceses nisso.

Chap
Veterano
# nov/11
· votar


Eu escolhi observando a lista de disciplinas. Mas eu tô meio fodido, afinal, o único curso que não tem disciplinas que eu odiaria fazer é o de bacharelado em matemática.

Mano Pepa
Veterano
# nov/11
· votar


Black Fire
Konrad
Veja bem, eu quero ser pesquisador científico, mas penso que dificilmente você já sai da faculdade com recurso pra fazer pesquisa, dependendo da pesquisa. Então eu teria que dar aulas até subir minha formação.

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Mano Pepa
eu quero ser pesquisador científico

Qual área?

Meu negócio é mais pesquisa aplicada, mas estou seguindo o caminho acadêmico. Meu próximo passo é tentar passar em algum concurso para professor em uma universidade pública. Vamoquevamo!

No meio privado, o maior problema para trabalhar com pesquisa no Brasil é a escassez de opções/oportunidades. No meio público, existem alguns centros de pesquisa, mas a maior parte vai acabar mesmo é como professor em universidades públicas.

dificilmente você já sai da faculdade com recurso pra fazer pesquisa, dependendo da pesquisa

Recurso de onde, você diz?

eu teria que dar aulas até subir minha formação.

Muita gente faz mestrado e doutorado com bolsa. Eu trabalhei durante o mestrado mais porque queria ter experiência no "mundo real" do que por necessidade financeira. Fiz o doutorado com bolsa, voltei para o "mundo real" por 3 anos, e agora sou bolsista de pós-doutorado.

E nunca dei aulas!!! O.o

Nilton Rafael
Veterano
# nov/11 · Editado por: Nilton Rafael
· votar


Eu escolhi fazer direito e estou amando esse curso, mais isso teve a participação da minha irmã e de um professor que me ajudou muito a decidir qual rumo tomar.
Bog
Oo um doutor postando no fórum, qual tua profissão?

Headstock invertido
Veterano
# nov/11
· votar


Em 2008 fiz vestibular pra Engenharia sem ter a mínima noção do que era. Quando me descobri um cara que odiava matemática dentro de um curso que gira em torno de calculos eu pulei fora e tranquei com menos de três meses de curso.

Eu achava que ninguém era tão burro assim a ponto de fazer uma besteira dessas também. Achava que eu tinha sido uma exceção rara ao bom senso. Mas pelo visto é mais comum do que pensei.

Depois da cagada eu juntei as coisas que eu gostava de fazer espretenciosamente e me perguntei se eu levaria aquilo pra vida toda como profissão e a resposta foi sim. Então procurei uma área que abrigasse todas, ou pelo menos a maioria, daquelas coisas e caí em PP. Como sabia que não era só aquilo analisei a grade do curso, o mercado de trabalho e pesquisei com gente da área como era o dia-a-dia e então me decidi :)

Depois do segundo ano de curso descobri que tenho um interesse por certas coisas e pesquisando um pouco descobri que elas se encaixam no campo da psicologia, que agora é mais uma meta a longo prazo.

Headstock invertido
Veterano
# nov/11
· votar


E eu não sei pra que porra eu escrevi isso tudo, mas ok.

mosca volante
Veterano
# nov/11
· votar


Headstock invertido E eu não sei pra que porra eu escrevi isso tudo, mas ok.

é a Cocaina mano!

a.macedo
Veterano
# nov/11
· votar


[E eu não sei pra que porra eu escrevi isso tudo, mas ok.

rsrs... vc só quis abrir a ''merda'' que vc fez, pra ver se si sentiria melhor...rsrs
brinks...
mas pensa pelo lado positivo,, se vc não tivesse tentado,,
teria essa eterna dúvida...

a.macedo
Veterano
# nov/11
· votar


esse negócio de ter que decidir oque vc quer ....
é uma merda...
''vc'' (no caso eu neh..) geralmente quer mais de uma coisa,,
e nunca tem certeze de nada....

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Depois de aconselhar os jovens mancebos, o ermitão Bog retornou à sua caverna...

Volunteer
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man
uaheuhauhe é a mesma coisa que passa pela minha cabeça

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Nilton Rafael
Oo um doutor postando no fórum, qual tua profissão?

Não tem nada demais...

Mas sou... pesquisador, ué. =P

tambourine man
Volunteer

Eu não entendi.

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Bog

é meio que uma piada-padrão no OT.

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man

Não sabia que eu tinha virado piada. Seria pedir demais você explicar exatamente o que quer dizer?

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Bog

a piada é que é padrão, não vc. Fiz ela porque vc aparece pouco aqui no OT, porque você é mais velho e dá dicas aos mais novos. Só isso

-Dan
Veterano
# nov/11 · Editado por: -Dan
· votar


Bog

tambourine man
é meio que uma piada-padrão no OT.

a piada é que é padrão, não vc. Fiz ela porque vc aparece pouco aqui no OT, porque você é mais velho e dá dicas aos mais novos. Só isso


Sempre o vi apenas dando as opiniões dele e nada mais, como muitos outros users aqui. A diferença que ele embasa muito bem e escreve muito bem, de modo que alguns não conseguem contra argumentar. Aí fica aquele jeito de "velho sábio".

Bob Mauley
Veterano
# nov/11
· votar


Nao consigo entender essa parada de "trabalho com o que eu gosto". Sério. Eu gosto de nao fazer nada, comofas?

Volunteer
Veterano
# nov/11
· votar


-Dan
Sempre o vi apenas dando as opiniões dele e nada mais, como muitos outros users aqui. A diferença que ele embasa muito bem e escreve muito bem, de modo que alguns não conseguem contra argumentar. Aí fica aquele jeito de "velho sábio".

Sim, a parte do velho sábio é essa, a parte da caverna é porque ele aparece pouco e só pra dizer alguma coisa importante :p

E nem é que alguns não conseguem contra-argumentar, é porque o que ele fala tá certo muitas vezes mesmo.

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man
-Dan
Volunteer

Hahha, tradução: o Bog aparece no OT entre uma rodada e outra do seu programinha, escreve como se fosse um velho, e volta para os seus gráficos e linhas de código.

Obrigado por esclarecer. =P

SODAPOP
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man
O Cavaleiro tá virando tipo um SODAPOP: goza e sai fora

então era vc ontem a noite, Kellynha Raio-Laser?

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


SODAPOP

oi

Cavaleiro
Veterano
# nov/11
· votar


tambourine man

Tenho que dormir às vezes, ou jogar Skyrim.

Tmusic
Veterano
# nov/11
· votar


QUARESMA
Será que custa muito fazer uma espécie de "dia das profissões"? Palestras ou o kralho a 4 que for? 1 dia no mes...

Pelo menos aqui em BH e região, há umas coisas do tipo. O programa PUC aberta é bem por aí. Tem palestras sobre areas especificas e depois uma feira geral de demonstrações dos proprios alunos da faculdade. Já fui e curti.

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/11
· votar


A maioria das pessoas não sabem o que querem ou não se conhecem o suficiente pra seguir um caminho porque não têm nada para ser conhecido, não tem maiores vontades e o melhor caminho pra essa gente é fazer qualquer engenharia profissionalizante mesmo.

Gansinho
Veterano
# nov/11
· votar


A gente não faz vestibular pra uma área que a gente gosta.
A gente faz vestibular pra um curso que foca em disciplinas acadêmicas que a gente gosta.

Ken Himura
Veterano
# nov/11
· votar


Gansinho
A gente não faz vestibular pra uma área que a gente gosta.
A gente faz vestibular pra um curso que foca em disciplinas acadêmicas que a gente gosta.

Como, se 80% do que você viu no 2º grau na faculdade não funciona?

Exemplo:
Segunda Lei de Newton:
2o grau => F = m.a
Faculdade => Triste

guizimm
Veterano
# nov/11
· votar


Ken Himura
nósss,ateh desanimei agora,to me sentindo no jardim de infancia

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como é que o jovem pode fazer vestibular pra um curso "que ele gosta" se ele nunca trabalh