Governo paga $1,5 milhões para Maria Bethânia

Autor Mensagem
Bizet
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Deve ter aparecido um retardatário aí. Vai ter que esperar pra poder continuar a discussão.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/11
· votar


fernando tecladista
pelo que li segundo link
o MinC autorizou a captação, se vai captar depende das empresas, o que é diferente de já ter recebido como dá a ídeia do primeiro link

se ela receber essa bolada o culpado é mais o teu patrão do que o governo, pelo incentivo da lei alguém receberia essa bolada de uma forma ou de outra, já que é atraente para as empresas investir na cultura do que pagar o imposto
o mimimi está mais pra quem se aproveita da lei e entrou mais um pra roer o osso


Boa véio, quase que eu faço como a galera e já saio metendo o pau no governo e etc. . .

Konrad
Veterano
# mar/11
· votar


Minow
Mas isso já é uma imagem e som decente. Acha que se for fazer em 35mm vai ser esse preço?
É uma por dia, cara!
Se for pra fazer mais ou menos não chama a Bethânia nem o Andrucha.



Pois é cara, pela própria ideia ser um blog, eu acho que dispensa essa parafernália toda, ao menos em minha cabeça, em meu ponto de vista, a declamação de poesia com vistas à exposição na internet não requer algo tão "grandioso".

A mim me parece que o projeto ficou meio esquisito, com pessoal de primeira em um formato que me parece "menor" do que os próprios autores merecem. (ou acham merecer).

Comoeu disse lá atrás, projeto no mínimo mal pensado e dimensionado.

Sheev
Veterano
# mar/11 · Editado por: Sheev
· votar


Minow
Só para constar, eu sei o quanto custa manter uma produção de qualidade. E também o quanto custa manter toda uma equipe de produção audio-visual e um estúdio. Não foi uma leiga falando. E você não entendeu o que eu questionei.

A minha questão não foi sobre o quanto se gasta para manter tudo isso, e sim que EU acho desnecessário por não ter visto algo tão relevante assim nesse projeto. Aí sim, cabem críticas à minha opinião, visto que eu tenho uma visão do projeto que pode ser equivocada.

Antes de você expor a sua contra-opinião de maneira tão agressiva, elucide a dúvida quanto ao que a outra pessoa escreveu. Ainda que seja por uma questão de educação.

EDIT: ah sim, sei perfeitamente do que se trata a Lei Rouanet. Mais uma vez você pré-julgou alguém sem conhecer. Mas eu não preciso vomitar conhecimento ou provar nada para ninguém. Não ganho absolutamente nada sendo a sabichona em um fórum de internet.

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Minow
O que me deixa PUTO é a hipocrisia das pessoas de reclamar por causa de R$1,5 milhão (coxinha de padaria) quando tem vagabundo fazendo projetos faraônicos de merda e superfaturando tudo, fazendo Cidades da'Música e gastando bilhões refazendo as mesmas obras.

Minow, por favor não tente substituir um erro apontando o outro. As duas coisas estão erradas. Não é porque o Jerry brigou com o Tom que ele pode ser considerado gente. Ele continuará sendo rato (não confundir como o meu amigo Rato do FCC).

fernando tecladista
pelo que li segundo link
o MinC autorizou a captação, se vai captar depende das empresas, o que é diferente de já ter recebido como dá a ídeia do primeiro link


jimmy vandrake
Boa véio, quase que eu faço como a galera e já saio metendo o pau no governo e etc. . .

Compreenda uma coisa. Quando o projeto é aprovado e autorizada a sua captação significa que o governo autorizou a empresa a pagar e debitar na conta do Imposto e Renda. O empresário não vai questionar nada. Ele quer apenas o certificado valendo 4% para juntar com o seu DARF de 96% do imposto e pronto e arquivar na sua partinha de "contas quitadas". Da parte do governo o cheque já foi assinado.

Quando emitimos um cheque, estamos autorizando o banco a pagar por este cheque a quantia de... a Fulando de tal ou a sua ordem... Isso já é considerado pagamento. O Certificado de aprovação autoriza a empresa a pagar...

jimmy vandrake pode meter o pau no governo, se quiser. A mer... já foi feita.

Chespirito
Veterano
# mar/11
· votar


Meu Deus, nem sei como conseguiu manter um blog até hoje sem esse tipo de recursos. São essas e outras que mostram que o Brasil ainda é uma piada. :S

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11
· votar


Chespirito
Meu Deus, nem sei como conseguiu manter um blog até hoje sem esse tipo de recursos. São essas e outras que mostram que o Brasil ainda é uma piada. :S

Chespirito, em post anterior eu citei a questão dos filmes da Xuxa que são financiados com recursos da Lei Rouanet. Pois bem, aquí na minha cidade eles são exibidos nas luxuosas salas Severiano Ribeiro. Temos salas para exibição aberta ao público com entrada franca, porém lá tais obras não passam.

Agora imagina você, se esses filmes que são produzidos com recuros do MinC fossem exibidos de graça, como deveriam, quantas crianças pobres, que muitas das vezes nunca entraram numa sala de cinema, iriam ter essa experiência marcante. Quanta alegria nesses pequenos corações!

É pra isso que existe tais verbas. Para levar cultura e diversão a quem não pode pagar e não para servir de negócio a espertalhões.

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Sheev
Eu não tava falando de você, na verdade não me dirigi diretamente a ninguém aqui.


Pedro_Borges
Minow, por favor não tente substituir um erro apontando o outro.

Que erro?
Eu tenho minha opinião, ela não é errada.
Tem gente que acha que "se é um negócio de poesia, só a poesia precisa prestar", mas eu acho que como é um projeto AUDIOVISUAL, todas as lacunas devem ser preenchidas com cuidado ao invés de fazer um sanduíche de picanha com pão cru.

Sheev
Veterano
# mar/11
· votar


Minow
Você usou exatamente as frases que eu escrevi. Enfim, de qualquer maneira fiquemos na paz. Respeito sua opinião e entendi seu ponto de vista, só não gosto de ser tratada com rispidez, e também não gosto de tratar ninguém assim. Foi ação e reação.

Me desculpe por qualquer coisa aí.

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Sheev
Agora que eu vi, eu nem tinha visto seu post. =(

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11
· votar


Minow

É isso aí. Respeito também sua opinião, porém reflita bem sobre o que se está fazendo em termos de cultura, quando se trata de incentivos fiscais.

O Governo anterior havia proposto uma Lei que unificava todos os projetos de incentivo a cultura numa só Lei. Também criava uma verba proporcional a cada unidade federada e dispensava o titular do projeto de procurar a captação junto as empresas.

Pelo projeto, cada Estado teria seu fundo proporcional per capta e bastava o projeto ser aprovado que o MinC garantiria o repasse das verbas. As empresas, por sua vez, apenas mencionariam nas suas Declarações de Renda que 4% do Imposto que elas pagaram deveria ser destinado ao fundo da cultura.

Essa mudança tiraria os privilégios dos estados que sempre concetraram a captação de recursos para seus projetos (São Paulo e Rio). Isso porque estavam sempre mais próximos às diretorias das grandes empresas do país (eixo Rio-São Paulo) e com relacionamentos muitas das vezes já cruzados com outros interesses comerciais.

Pois bem, Lula prometeu que essa Lei seria aprovada no Congresso até 30/06/2010 e o resultado é que tudo isso esfriou.

Pois bem, temos aquí em Goiânia, um projeto de uma orquestra sinfônica para ser financiada pela lei de incentivo à cultura. Diga-se de passagem: um projeto de grande alcance social, com emprego de músicos e contrapartidas inclusive em termos de desenvolvimento da cultura musical junto a rede escolar pública em todo o estado.

Se o nosso Estado tivesse essa verba já destinada orçamentariamente esse projeto já estaria em funcionamento há tempos e trazendo referências turísticas à cidade e ao Estado.

Agora como está, aprovar o projeto é uma coisa. Ir até o eixo Rio-São Paulo para buscar recursos nas grandes empresa é uma tarefa inglória porque, quando chegamos lá. Pessoas como a Xuxa, a Bethânia e etc., já se anteciparam a esses recursos nas empresas e por projetos que, como se viu neste tópico, dá pra rí sem parar.

Prá conseguir verba suficiente para manter uma orquestra com todos os intrumentos, músicos e tais, necessita chegar a empresas que tenha pelo menos R$ 500.000.000,00 de lucro por ano e que paguem em torno de R$ 100.000.000,00 de Imposto de Renda, também por ano, para poder destinar 4% e ser suficiente para manter anualmente uma orquestra.

Temos em Goiás empresas que tenham lucros dessa magnetude? Podemos até ter porém suas matrizes estão no eixo Rio-São Paulo. Viu porque a Xuxa e a Bethânia chegam primeiro.

Quem quiser ver nosso país mais culto gritem: AS LEIS DE INCENTIVO A CULTURA ESTÃO ASSENTADAS EM UM GRANDE ERRO E "FORÇAS OCULTAS" IMPEDEM QUE ELAS SEJAM MUDADAS.

Bom dei o meu recado e minha contribuição pela Cultura de nossa nação.

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Deserto cultural (o vocabulário ficou carregado mas a mensagem é legítima)




Lembremos que a Ministra da Cultura é Ana de Holanda, amiga da Maria Bethânia dos tempos do início da Bossa Nova. Amiga de "cozinha e alpendre" a "n" anos. Esse fato deve ser considerado

DrStrangelove
Veterano
# mar/11
· votar


dessa magnetude

DrStrangelove
Veterano
# mar/11
· votar


1,5 milhão de reais paga 1910 cirurgias de catarata.


Sem mais.

thebassx
Veterano
# mar/11
· votar




thebassx
Veterano
# mar/11
· votar


R$1.500.000/365 = R$4.109,59 por video.

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


DrStrangelove
1,5 milhão de reais paga 1910 cirurgias de catarata.

Valeu pela referência, mas vou discordar de você num ponto. Dinheiro da cultura tem de ser gasto em cultura. Dinheiro da saúde tem que ser gasto na saúde. A questão neste último caso é que também o dinheiro é mal empregado.

Voltando à questão do investimento cultural, devemos ver que, ainda que possa haver carência de outros serviços públicos em outras áreas, a cultura é um bem tão importante quanto os outros. Um povo sem cultura é um povo sem história, sem referência de sí próprio e isso é, sem dúvida o que mais nos fixa no terceiro mundo do desenvolvimento humano. É como disse o rapaz no vídeo. Vivemos num deserto cultural.

Na verdade nunca se fez cultura nesse país com vistas a prover desenvolvimento humano. Criou-se um minístério porque estava previsto na constituição federal a obrigatoriedade do financiamento e gestão. O texto contitucional, por sua vez, foi inserido meio que pró-forma, porque consta nas contituições de outras nações de onde a nossa foi copiada, e assim é que são tocadas as coisas no Brasil.

Pois bem, a cultura de um povo é o que faz, por exemplo, um soldado lutar até a morte pelo seu povo. Faz o povo zelar e exigir zelo pela coisa pública (de todos). O Japão ilustra bem esse raciocício.

Vamos continuar postando. A freqüência das críticas é que vai fazer a Bethânia ficar com receio e desistir do projeto e a ministrazinha perceber que o povo está vigiando suas mazelas.

leo2505
Veterano
# mar/11
· votar


Caralho, eu faço um blog de graça...

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Pedro_Borges
Pois bem, a cultura de um povo é o que faz, por exemplo, um soldado lutar até a morte pelo seu povo. Faz o povo zelar e exigir zelo pela coisa pública (de todos). O Japão ilustra bem esse raciocício.

Voce tá misturando Arte com Cultura. Os investimentos do Minc são essencialmente para promover a Arte, e essa por sua vez contribuí para a construção da cultura

Se os poemas forem de Bilac, é bem provável (utopicamente) que eles fariam o povo brasileiro lutar até a morte. Mas se forem de Drummond, eu duvido muito, hUHAUahuAHau

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Kobberminer
Voce tá misturando Arte com Cultura

Não. Nós estamos falando a mesma coisa. Só que estou tratanto do resultado disso tudo. Agora, falo cultura no aspecto do conjunto de valores, símbolos e etc. de um povo, o que o faz ter referência de sí próprio. A palava cultura tem interpretação relativa e contextual assim com a palavra política. Temos que ter esse cuidado, senão daquí a pouco estaremos falando da cultura dos samurais.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Pedro_Borges
Exatamente. Nós estamos falando do Minc disponibilizar 1 milhão e meio para a Maria Bethânia com um grande equipe gravarem 365 vídeos com declamações de poemas

Nada de cultura no aspecto do conjunto de valores, símbolos e etc. de um povo, o que o faz ter referência de sí próprio.

McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


Essa lei Rouanet tem um problema gravíssimo. Ela coloca na mão do empresário a tarefa de decidir o que é cultura e o que não é.

O empresário, claro, vai apostar no projeto que tiver mais projeção. O resultado é que vão ganhar projetos de Maria Bethânia, Chitãozinho e Xororó e Antônio Fagundes (que, teoricamente, teriam condições de pleitear até um patrocínio limpo, sem incentivos fiscais junto às empresas), enquanto produtores menores até conseguem aprovar o projeto, mas ficam sem condições de captar o recurso.

O fato é que as empresas acabam se promovendo às custas do dinheiro público.

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Kobberminer
Nada de cultura no aspecto do conjunto de valores

Enetendí você e quanto ao questionamento de conceito de cultura o meu post que me referí ao DrStrangelove buscou apenas mostrar que cultura não algo supérfluo e desprezível como possa parecer num primeiro momento.


McBonalds
Essa lei Rouanet tem um problema gravíssimo. Ela coloca na mão do empresário a tarefa de decidir o que é cultura e o que não é.

Cara como vc foi feliz do início ao fim de seu texto. Te positivei.

kami_hiey_bakura
Veterano
# mar/11
· votar


eu fico mais puto ainda e que esse 1,5 milhoes são do nosso dinheiro que a gente paga pro governo fazer uma merda dessas

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Pelo que se tem desse vídeo, o plano nacional da cultura já está aprovado e só espera a sanção presidencial.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Governo paga $1,5 milhões para Maria Bethânia