Governo paga $1,5 milhões para Maria Bethânia

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Minow

Minow, meu caro, já participei da elaboração de projetos culturais e sei o quanto custa muita coisa técnico-profissional. Aliás, meu caro, qualquer trabalho para ser bem feito com qualidade profissional é muito caro. Envolve muitas pessoas e equipamentos.

Agora vejamos, quanto custa a logística de um assalto a um banco, daqueles que fecham cidades do interior? Eu não sei porque não sou do ramo e nem quero ser, mas com certeza custa alguns "lhões" e nem por isso tenho que compreender a ganancia dos bandidos.

Questão que se coloca: muitas pessoas serão remuneradas pelo seu trabalho, câmeras man, cinegrafistas, fotográfos, roteiristas, locadores de equipamentos, de estúdios, arte finalistas, editores de vídeo e de áudio, locutores, etc. Todos cobrarão pelo valor justo de suas horas empregadas e/ou recursos alocados. Pergunto: haverá ganho cultural que justifique a relação custo x benefício?

Tá vendo? Eu volto lá naquele ponto inicial. Tem muita gente se empregando e/ou complementando suas rendas a custa de incentivos culturais. Citei até o exemplo das produções cinematográficas.

Repara não colega, mas essa discursão já estava passando da hora de acontecer. O volume de recursos que existe e que é gasto para a produção de conteúdo cultural é muito grande e que se vê em contrapartida é muito pequeno.

Editei duas vezes.

marcosshrp
Veterano
# mar/11
· votar


southbass
essa foi a minha primeira vez tb! HUAHu

southbass
Veterano
# mar/11
· votar


Murillo Wendel
acho que lotaria se fosse um show com algum músico tocando diversos ritmos do Brasil. e seria mais barato para o governo e interessante para o povo

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Não é isso, é questão de levar cultura com qualidade, um certo nível e padrão de qualidade.

The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/11
· votar


Nada contra o projeto em si, só que fico pensando o retorno que um blog com declamação de poesia trará culturalmente. Não havia outras atividades com maior difusão e interesse?

southbass
Veterano
# mar/11
· votar


Minow
a questão é que qualquer um com acesso à banda larga em casa pode receber mais cultura do que o que esse projeto oferece. o dinheiro deveria ser gasto com quem não tem acesso à cultura...

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Pedro_Borges
É possível que hajam coisas mais baratas, mas considere que o produto final, aquele que atinge as pessoas, é de graça. E são muitas pessoas, muito mais do que um show ou teatro, mais barato que alguma coisa na tv e tem um appeal grande por ser (muito) dinâmico, bem feito e por uma pessoa que tem apelo popular.

Murillo Wendel
Veterano
# mar/11 · Editado por: Murillo Wendel
· votar


southbass


Sim. O que eu quis dizer é que existem vários tipos de culturas e vários tipos de costumes.

Os órgãos públicos não podem investir em cultura de certa forma "empurrando" para quem não está habituado com aquilo. Tem que ser atrativo. Tem que ser aos poucos. Para os mais carentes, tem de começar por onde eles estão e de acordo com seus costumes e depois partindo para níveis culturais mais avançados. Isso envolve tudo: arte, leitura, música...

O show do Stanley Jordan naquele bairro foi um erro, sem querer menosprezar que mora lá, mas um erro em que todo mundo saiu prejudicado.

Falta de divulgação também é um erro, sem divulgação ninguém fica sabendo de nada!

Murillo Wendel
Veterano
# mar/11
· votar


The Blue Special Guitar


Exatamente!

Kobberminer
Veterano
# mar/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Minow
Cara, eu to começando a achar que o seu conceito de cultura é diferente do meu...

Uma orquestra sinfônica com toda certeza custará mais que um grupo de pagode. Isso não significa que Beethoven seja melhor que Fundo de Quintal (mas pelo-amor-de-deus, não levem isso literalmente... voces entenderam o que eu quis dizer...)

Da mesma forma, uma produção profissional com câmeras caras e produtores incríveis não vão tornar os poemas (que são a única coisa que importa) mais "culturais" e de "mais qualidade" do que uma produção amadora...

No final das contas, será apenas pra inglês ver...

marcosshrp
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Positivei

marcosshrp
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Pega essa grana, selecione algumas pessoas desconhecidas e deixe-as juntas durante um tempo sem fazer nada..
Pronto, em instantes vocês veram uma nova cultura sendo criada, não há melhor investimento em cultura do que esse..

Assistam "o senhor das moscas"

southbass
Veterano
# mar/11
· votar


Murillo Wendel
eu entendi você falando exatamente o contrario haha

Os órgãos públicos não podem investir em cultura de certa forma "empurrando" para quem não está habituado com aquilo. Tem que ser atrativo. Tem que ser aos poucos. Para os mais carentes, tem de começar por onde eles estão e de acordo com seus costumes e depois partindo para níveis culturais mais avançados. Isso envolve tudo: arte, leitura, música...

O show do Stanley Jordan naquele bairro foi um erro, sem querer menosprezar que mora lá, mas um erro em que todo mundo saiu prejudicado.


foi o que eu disse! tem que fazer algo que atraia o povo que necessita de cultura inserida no seu meio, e não fazendo um blog que quem vai acessar é a mesma pessoa que pode ler um e-book do machado de assis...

Murillo Wendel
Veterano
# mar/11 · Editado por: Murillo Wendel
· votar


Kobberminer

Da mesma forma, uma produção profissional com câmeras caras e produtores incríveis não vão tornar os poemas (que são a única coisa que importa) mais "culturais" e de "mais qualidade" do que uma produção amadora...


Em exemplo de programas humorísticos, o seriado Chaves possuia tudo que envolvia produção material de categoria inferior e tecnologia simples e limitada. Havia pouco dinheiro, mas eles tinham algo muito bom: Criatividade.

Se não fosse por isso, não seria o sucesso que é até hoje com tantas produções caras no setor do humor.


E dá sim pra se fazer muito com pouco e com qualidade. Bastar ter CRIATIVIDADE.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


marcosshrp
Pega essa grana, selecione algumas pessoas desconhecidas e deixe-as juntas durante um tempo sem fazer nada..
Pronto, em instantes vocês veram uma nova cultura sendo criada, não há melhor investimento em cultura do que esse..


Exatamente.
Os que dizem que a "arte morreu" desde os anos 90 pra cá tem preguiça de pensar no novo e, sobretudo, de reagir contra a cultura de massas...

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


e tem um appeal grande por ser (muito) dinâmico, bem feito e por uma pessoa que tem apelo popular.

A Maria Bethânia tem tanto apelo popular, hoje, quanto o Sérgio Malandro.

E no mais, desconfiem de qualquer projeto e seus valores feito por brasileiros.

DrStrangelove
Veterano
# mar/11
· votar


Ainda tem gente pra defender...

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11
· votar


The Blue Special Guitar
Nada contra o projeto em si, só que fico pensando o retorno que um blog com declamação de poesia trará culturalmente. Não havia outras atividades com maior difusão e interesse?

Esse é o ponto

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Kobberminer
Da mesma forma, uma produção profissional com câmeras caras e produtores incríveis não vão tornar os poemas (que são a única coisa que importa) mais "culturais" e de "mais qualidade" do que uma produção amadora...

No final das contas, será apenas pra inglês ver...


Tô gostando de ver o bom senso. É isso aí.

Os que dizem que a "arte morreu" desde os anos 90 pra cá tem preguiça de pensar no novo e, sobretudo, de reagir contra a cultura de massas...

Eu as vezes pensava exatamente assim, achando que a arte no Brasil havia morrido com o fim da ditadura, não que a ditadura a incentivasse, mas naquela época a arte tinha que ser criativa para driblar a censura. Hoje como não há repressão (pelo menos formalmente) o que acontece é exatamente o que você disse. Está faltando criatividade e sobrando preguiça. Esse projeto da Maria Bethânia é coisa de quem já se aposentou e quer ganhar dinheiro sem esforço. Somente com a fama.

Minow
Veterano
# mar/11 · Editado por: Minow
· votar


Kobberminer
Da mesma forma, uma produção profissional com câmeras caras e produtores incríveis não vão tornar os poemas (que são a única coisa que importa) mais "culturais" e de "mais qualidade" do que uma produção amadora...

Verdade, mas talvez abra os olhos das pessoas pra a poesia em si. Não?
Independente disso, na verdade eu não estou argumentando sobre a qualidade da poesia da Bethânia (que eu nem conheço), apenas dois pontos importantes sobre o tópico:

1- O governo não "pagou R$1,5 milhões para Maria Bethânia".
2- R$1,5 milhões é uma verba bastante razoável pra um projeto com essa proposta.

Só isso.

Kobberminer
Veterano
# mar/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Minow

Sim, mas infelizmente né... por isso que as novelas da Grobo fazem tanto sucesso... tem que haver um esbanjo enorme pra colocar na cabeça das pessoas uma idéia simples. E com a cultura não seria diferente... :/

Independente disso, na verdade eu não estou argumentando sobre a qualidade da poesia da Bethânia (que eu nem conheço), apenas dois pontos importantes sobre o tópico:

1- O governo não "pagou R$1,5 milhões para Maria Bethânia".
2- R$1,5 milhões é uma verba bastante razoável pra um projeto com essa proposta.


(2)

Razoável, porém desnecessário...

BokuWa
Veterano
# mar/11
· votar


Com tanto blog por ai... Podiam apenas pagar para algum deles fica recitanto poesia.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Pedro_Borges
Eu as vezes pensava exatamente assim, achando que a arte no Brasil havia morrido com o fim da ditadura, não que a ditadura a incentivasse, mas naquela época a arte tinha que ser criativa para driblar a censura. Hoje como não há repressão (pelo menos formalmente) o que acontece é exatamente o que você disse. Está faltando criatividade e sobrando preguiça. Esse projeto da Maria Bethânia é coisa de quem já se aposentou e quer ganhar dinheiro sem esforço. Somente com a fama.

Concordo totalmente \o

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Engraçado é que todo mundo tenta argumentar comigo que o projeto é uma merda. Ok, eu nem conheço o projeto direito, eu não sei como são as poesias, não sei se gosto ou não. Na verdade nem estou interessado.

O que me deixa PUTO é a hipocrisia das pessoas de reclamar por causa de R$1,5 milhão (coxinha de padaria) quando tem vagabundo fazendo projetos faraônicos de merda e superfaturando tudo, fazendo Cidades da Música e gastando bilhões refazendo as mesmas obras.
Just sayin'

BokuWa
Veterano
# mar/11
· votar


http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/11074662.jpeg


Presença ilustre no tópico.

Excel Lion
Veterano
# mar/11
· votar


http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/11074662.jpeg

Não abram, é de susto.

pacpac
Veterano
# mar/11 · Editado por: pacpac
· votar


http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/11074662brinks.jpeg

Presença ilustre no tópico.


[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mar/11
· votar


Minow
R$1,5 milhão (coxinha de padaria)

Me arranja 20 unidades dessa coxinha.

Excel Lion
Veterano
# mar/11
· votar


[M]@a.[K]!ller

1,5 milhão de fato é uma quantia desprezível.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Sumiço de posts... que coisa não?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Governo paga $1,5 milhões para Maria Bethânia