Governo paga $1,5 milhões para Maria Bethânia

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# mar/11
· votar


dei uma lida e pelo que entendi o governo não está pagando nada. Não entendi o motivo de tanta 'consternação'.


eu hein =/

Ian Anderson
Veterano
# mar/11
· votar


Sheev
Fala sério! Liga uma webcam e grava o negócio. Precisa de um aparato cinematográfico para colocar um videozinho num blog?

É que precisa de uma superprodução cinematográfica pra deixar a cara dela bonita

=P

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11
· votar


Rato
dei uma lida e pelo que entendi o governo não está pagando nada. Não entendi o motivo de tanta 'consternação'.

Tudo bom, man.

Rato o governo está pagando sim. Aliás nós estamos pagando. O valor da verba representa incentivos fiscais, ou seja, é fruto de renuncia de Imposto de Renda por parte do governo. As empresas devem o imposto de renda e ao invés de pagar ao governo, tiram 4% de forma voluntária para a cultura. Se não fizer essa opção, o empresário vai pagar da mesma forma, só que 100% em forma de imposto.

Agora o que torna a situação mais grave é que essa verba é dada para incentivar a produção de conteúdo cultural de acesso, sobretudo a população mais carente "de graça" e o que se ver no Brasil é que todos os filmes brasileiros, inclusive os campeões de bilheteria, são financiados por esse fundo. É só observar a ficha técnica deles. Os filminhos sem platéia da Xuxa (sem platéia porque é de pouco interesse mais são cobrados ingressos) ilustra bem isso.

Ou seja, nesses casos os produtores estão ganhando duas vezes. Ganham o dinheiro do financiamento (financiamento vírgula, pois não tem que devolver) e a grana das bilheterias e do merchandising.

Esse tópico representa o tipo de crítica que tem que ser levantada de forma cada vez mais incisiva, sobretudo por nós que apreciamos as produções culturais e sabemos o quanto nosso povo é carente de acesso a esses conteúdos.

Rato
Veterano
# mar/11
· votar


Pedro_Borges
boa guras!

entendi. Mas essa 'renúncia fiscal', no fim é um direito que todos os brasileiros tem.
Imagino que entramos em outra seara.

Agora se todo o questionamento está baseado na 'facilidade' que ela tem, por ser teoricamente popular, para conseguir esse incentivo, creio que entraremos em outra discussão. O que na verdade está mais em linha com o que vc postou.


Pelo que entendi, muitas pessoas estão achando que o governo vai financiar esse projeto dela, diretamente.

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11
· votar


Rato
Pelo que entendi, muitas pessoas estão achando que o governo vai financiar esse projeto dela, diretamente.

E na realidade vai financiar porque é dinheiro público sim, destinado ao fomento da cultura. Agora se fosse uma produção de alta relevância e acesso gratuíto e fácil à grande massa, não resta dúvida que deveria ser aplaudido.

Veja um exemplo. O pianista Arthur Moreira Lima encabeçou um projeto que foi muito noticiado pela imprensa escrita e televisionada. Ele saiu pelo interior do país com seu aparato num caminhão-palco fazendo apresentações nos mais distantes rincões.

Tinha cidade que nem alfalto tinha e lá estava ele numa praça apresentando as peças musicais a uma platéia calçada com sandálias de dedo. Tinha cidade que nem sequer tinha uma praça e a apresentação tinha que ser feita numa esquina empoeirada sob um calor de 40 graus.

Pois bem, ele recebeu por isso e deu a contrapartida pública que o recurso recomendava.

DarkMakerX
Veterano
# mar/11
· votar


Dados dos gastos do blog:

http://www.implicante.org/blog/blog-bethaniaandrucha-dissecamos-o-proj eto-entregue-ao-minc/

A própria Maria Bethânia é a DIRETORA ARTÍSTICA (R$ 600 mil) e também ocupa os cargos destinado à "pesquisa" (R$ 36 mil).

ps. – Se você não tiver paciência para números, ao menos leia o projeto na parte da Cospiração Filmes: COPIARAM A WIKIPEDIA NA CARA-DURA! Mantiveram até aquela observação sobre "fontes" num dos trechos. UMA BELEZA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO!

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Quanto lixo que eu li nesse tópico.
A começar que "o governo" não está pagando isso PARA a Bethânia, isso foi a verba liberada para o projeto.
E quem diz "mimimi, precisa disso tudo pra gravar uns videozinhos?" não tem a MENOR noção de quanto custa uma filmagem, esse dinheiro mal paga o aluguel de uma câmera, que dirá todo o equipamento de luz, som, maquinária, etc.
O projeto é gravar UM POR DIA, ou seja, um estúdio vai ter que ficar disponível pra isso A PORRA DO ANO INTEIRO, com todo o equipamento.
Além do mais, as pessoas tem que receber por isso, é o trabalho delas, elas tem uma vida.
"ah, é só ligar uma webcam blá lá lá", não, não é. Se é pra fazer malfeito não faz, vai botar um diretor legal pra dirigir uma coisa de merda? Sem fotógrafo? Sem som? Quanta falta de noção.
Agora, não estou defendendo a Bethânia, ela vai receber um cachê por isso que na minha opinião podia ser menor, mas ela NÃO vai ganhar essa grana aí, muito menos pra "fazer um blog".
Neto critica sem nem saber o que é o projeto, que é DE GRAÇA, btw. Aliás, sem nem saber como funciona um projeto qualquer. Acham que o dinheiro pra fazer isso sai de onde? Acha que não precisa de dinheiro? .
"mimimi, Brasil é assim" - brasileiro é que gosta de reclamar, só não gosta de tentar entender as coisas, o negócio é falar mal mesmo.
Vão googlar a lei rouanet e pesquisar como se faz um projeto e quanto custa uma filmagem antes de sair vomitando asneiras em fóruns de internet.

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Isso é promoção social da cultura ou o caralho de asa que o for. Quem for contra é puro racismo reacionário.

Cara, acontece que dezenas de blogueiros podem fazer tudo isso que a proposta do governo sugere sem gastarem um puto. Esse dinheiro todo é, sem dúvida, um baita exagero.

cara, ela vai receber mais de 4 mil reais por dia. Você ja pensou nisso?

hauhauha

Konrad
Veterano
# mar/11
· votar


Eu acho que os projetos Culturais do Brasil são meio feitos nas coxas; acho que esse dinheiro poderia ser aplicada em coisa mais relevante, tendo em mente a própria lei Rouanet.

Minow



Gravar todo esse projeto em estúdio? Uma boa câmera com uma imagem decente, e áudio decente não seria suficiente para o objetivo de um Blog?

Do jeito que você colocou os argumentos, parece que a Betânia pleiteará prêmios internacionais como intéprete numa superprodução que fará cada brasileiro fã incondicional de suas interpretações de Bilac. ehhehe

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


cara, ela vai receber mais de 4 mil reais por dia. Você ja pensou nisso?

Não vai, caralho. Vai receber uns 1600, que é uma diária de ASSISTENTE DE CÂMERA num comercial (paga bem). É menos (quase metade) do que um diretor de fotografia ganha por semana num longa metragem.
De novo, parem de falar merda.

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Konrad
Uma boa câmera com uma imagem decente, e áudio decente não seria suficiente para o objetivo de um Blog?

Mas isso já é uma imagem e som decente. Acha que se for fazer em 35mm vai ser esse preço?
É uma por dia, cara!
Se for pra fazer mais ou menos não chama a Bethânia nem o Andrucha.

Kobberminer
Veterano
# mar/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Konrad
Gravar todo esse projeto em estúdio? Uma boa câmera com uma imagem decente, e áudio decente não seria suficiente para o objetivo de um Blog?

Do jeito que você colocou os argumentos, parece que a Betânia pleiteará prêmios internacionais como intéprete numa superprodução que fará cada brasileiro fã incondicional de suas interpretações de Bilac. ehhehe


Putz ia te positivar mas acabei negativando (positivei depois mas acabei perdendo o voto)

Minow
O projeto é gravar UM POR DIA, ou seja, um estúdio vai ter que ficar disponível pra isso A PORRA DO ANO INTEIRO, com todo o equipamento.
Além do mais, as pessoas tem que receber por isso, é o trabalho delas, elas tem uma vida.
"ah, é só ligar uma webcam blá lá lá", não, não é. Se é pra fazer malfeito não faz, vai botar um diretor legal pra dirigir uma coisa de merda? Sem fotógrafo? Sem som? Quanta falta de noção.


Me deu vontade de gravar um soneto de Bocage por dia, usando meu celular como câmera, a parede do meu quarto como cenário, o sol como luz e a minha vontade como pagamento. Não preciso de milhões para isso e pra objetivo do projeto (levar cultura para o povo, a partir da Internet) acho que só isso está de bom tamanho :)

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Minow
Se for pra fazer mais ou menos não chama a Bethânia nem o Andrucha.

Pois eh... não precisa dela. Qualquer letrado pode fazer isso (e com mais gosto, muito provavelmente...)

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Me deu vontade de gravar um soneto de Bocage por dia, usando meu celular como câmera, a parede do meu quarto como cenário, o sol como luz e a minha vontade como pagamento.

Faça isso! Só que não vai ficar tão bom em termos de qualidade técnica. As coisas são caras por um motivo, o que não pode é achar que é tudo simples e fácil porque está longe disso, dá muito trabalho.

Excel Lion
Veterano
# mar/11 · Editado por: Excel Lion
· votar


Eu acho que a Maria Bethânia foi uma PÉSSIMA escolha. Acharia mais digno se fosse o Chico Buarque.

Minow
Veterano
# mar/11 · Editado por: Minow
· votar


Nego reclama do preço mas um longa metragem de BAIXO orçamento brasileiro, de mais ou menos um mês de duração custa mais do dobro disso. Isso aí é pro ano inteiro.
Parem de chorar, se fazem um projeto cultural, reclamam. Se não fazem, reclamam também. Chega, tem coisa pior acontecendo pra vocês reclamarem.
Vejam bem, não estou defendendo a Bethânia, estou cagando pra ela.
Mas quando ela vai fazer shows pra 1200 pessoas por aí a 20 Reais ninguém elogia. Discernimento na hora de reclamar, gostos à parte.

Excel Lion
Veterano
# mar/11
· votar


Minow

+20

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Minow
Faça isso! Só que não vai ficar tão bom em termos de qualidade técnica. As coisas são caras por um motivo, o que não pode é achar que é tudo simples e fácil porque está longe disso, dá muito trabalho.

Sei que dá muito trabalho, mas como eu disse, é um exagero todo esse dinheiro PELOS MEIOS E OBJETIVOS PROPOSTOS. É matar uma formiga com uma bazuca.

Também não tô nem aí pra ela... podia ser até o Zina pra fazer as gravações... a questão pra mim não é o quem, e sim o como.

Nego reclama do preço mas um longa metragem de BAIXO orçamento brasileiro, de mais ou menos um mês de duração custa mais do dobro disso. Isso aí é pro ano inteiro.

Não dá pra comparar um longa-metragem com um blog divulgador de poemas.

Vejam bem, não estou defendendo a Bethânia, estou cagando pra ela.
Mas quando ela vai fazer shows por aí a 20 Reais ninguém elogia. Discernimento na hora de reclamar, gostos à parte.


Isso eu concordo. Muita gente só aponta as falhas e ignora os pontos ganhos. É quase idêntico às opiniões sobre goleiro, rsrsrs.

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Outra coisa que é mais um desabafo, mas as pessoas parecem que não tem mais critério pra julgar qualidade das coisas. "Pra que usar uma câmera se eu tenho meu celular?" ou "ah, pra que fone se meu cel tem caixinhas de som?", "pra que usar uma equipe profissional de cinema se dá pra fazer com uma webcam?".
Aí quando aparece uma coisa pra ser bem feita, independente das pessoas envolvidas, todo mundo reclama.
Depois não sabem porque todas as bandinhas tem o mesmo som e todos os filmes são iguais, nego aceita qualquer lixo! E sim, é a mesma coisa.
Critério, porra.

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Sei que dá muito trabalho, mas como eu disse, é um exagero todo esse dinheiro PELOS MEIOS E OBJETIVOS PROPOSTOS. É matar uma formiga com uma bazuca.

Eu discordo, precisa bancar uma equipe por 365 dias, mas o que você sugere então? Dê sua opinião.

marcosshrp
Veterano
# mar/11
· votar


eu acho que ta certo, tem que tira dos pobres e da pros ricos mesmo!

Já que pobre não sabe usar o dinheiro, não faz sentido ficar com ele...
Pobre paga imposto e compra coisas baratas.. os ricos que fazem bom proveito mesmo..

Kobberminer
Veterano
# mar/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Minow
Eu discordo, precisa bancar uma equipe por 365 dias, mas o que você sugere então? Dê sua opinião.

Aí que tá velho. Pra mim, não é necessário bancar uma equipe altamente profissional, durante um ano inteiro, pra cumprir a "proposta da página é que a cantora publique diariamente um vídeo declamando poemas, numa série de 365 clipes dirigidos por Andrucha Waddington.".

Se eles quiserem mesmo fazer um negócio desses, beleza... vai ter que gastar tudo isso. Mas que eu acho desnecessário é... Em essência, o objetivo final será apenas "um blog com vídeos com poemas".

Como eu disse, é matar uma formiga com uma bazuca.

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Ok, mas qual a sua idéia pra gravar um blog com um poema por dia em vídeo?
Quantas pessoas? Equipamento, local, etc. Dê uma idéia geral.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Minow

Uai, já disse isso:

Me deu vontade de gravar um soneto de Bocage por dia, usando meu celular como câmera, a parede do meu quarto como cenário, o sol como luz e a minha vontade como pagamento.

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


Kobberminer
Você sugere que a Bethânia grave os poemas com um celular? Em casa? Essa é sua sugestão de incentivo a cultura?
Acho ótimo que as pessoas façam isso, mas algo que era pra ser um exemplo não pode ser feito nas coxas assim, discorda?

Kobberminer
Veterano
# mar/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Minow
Mas que porra... e quem disse que eu quero que a Bethânia faça isso? Quero que seja qualquer um que tenha a capacidade e desejo de fazer...

Se para a "Miss" Bethânia é necessário mais de 1 milhão para o seu nobre projeto de levar cultura às massas, então creio que muitos sambistas e cantores de bar estão incentivando a cultura de forma muito melhor e eficiente!

Murillo Wendel
Veterano
# mar/11
· votar


marcosshrp
eu acho que ta certo, tem que tira dos pobres e da pros ricos mesmo!


Eu lmbrei da vez que a Prefeitura de São Paulo trouxe o Stanley Jordan para um show gratuito em um bairro humilde de São Paulo.

Consequência?

17 pessoas apareceram no evento.

Por isso que eu falo. Quem quer cultura vai atrás...

southbass
Veterano
# mar/11
· votar


a "unica" coisa que na minha opinião não está certa, é o projeto em si. acho que um blog com 365 poemas não são um incentivo à cultura que se equipare ao projeto do Arthur Moreira Lima, por exemplo, se tratando de atingir as classes menos favorecidas.

southbass
Veterano
# mar/11
· votar


Murillo Wendel
Stanley Jordan

cara, eu aposto que 99% das pessoas do bairro jamais tinham ouvido falar em Stanley Jordan...

Murillo Wendel
Veterano
# mar/11
· votar


southbass
cara, eu aposto que 99% das pessoas do bairro jamais tinham ouvido falar em Stanley Jordan...


E não era um ótimo momento para conhecer? Era de graça!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Governo paga $1,5 milhões para Maria Bethânia