Sobre o salário mínimo

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # mar/11


    1. Quem paga somente Salário Mínimo no Brasil é basicamente o Estado, via Previdência. Estima-se que 80% dos que recebem SM são do Estado.

    2. No Salário Mínimo da Previdência, aposentado merece inflação, mas não os ganhos de produtividade daqueles que continuam trabalhando. Por isto, não faz sentido ter o mesmo SM como benchmark de trabalhador e de aposentado.

    3. Salário Mínimo custa para a empresa R$ 1.200,00 por posto de trabalho. (O cálculo certo exige um computador e 40 horas de cálculo. O primeiro computador do Brasil, um trazido pelo Unibanco, era usado não para analisar empréstimos, mas para calcular a Folha de Empregados.)

    4. Nas férias, empresas precisam empregar outro funcionário, por isto por Posto de Trabalho é 8% mais caro. Pior, quem ganha salário mínimo trabalha nas férias sim, mas é obrigado a fazer um bico, com metade da produtividade anterior.

    5. Décimo Terceiro é mais um engodo dos "bem intencionados", que querem reforçar a ideia de ganhar produzindo nada. O 13º salário simplesmente posterga por 12 meses o que o trabalhador produziu 12 meses antes.

    6. O valor de R$ 545,00 é o que SOBRA depois que os impostos são tirados do trabalhador, que ainda tem que pagar 8% de contribuição para a aposentadoria dos outros. Ele é mínimo devido à desorganização do Estado, e não devido à ganância dos administradores de empresas.

    7. Mulheres custam R$ 1.400,00, porque estimamos que elas possam ter 3 filhos e vivem 10 anos a mais, o que custa em termos de aposentadoria.

    8. Uma nação que nem contabiliza corretamente os seus custos, que divulga dados com erro de precisão de 50%, realmente gera pobreza como afirmou a Dilma.

    9. Leva a nação inteira a acusar empresários de que pagam pouco, achando que discriminam mulheres e que pagam menos, e gera discórdia em vez de mostrar quem é que realmente está desorganizando o Brasil.

    http://blog.kanitz.com.br/2011/02/entenda-esta-discuss%C3%A3o-do-sal%C 3%A1rio-m%C3%ADnimo-.html#more


    Uma boa reflexão do Kanitz apesar do capitão óbvio na maior parte das afirmações, achei particularmente interessante o item 5, já tinha pensado sobre isso. O item 1 procede?

    Dissertem, ou não.

    Murillo Wendel
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Murillo Wendel
    · votar


    Cavaleiro

    3. Salário Mínimo custa para a empresa R$ 1.200,00 por posto de trabalho. (O cálculo certo exige um computador e 40 horas de cálculo. O primeiro computador do Brasil, um trazido pelo Unibanco, era usado não para analisar empréstimos, mas para calcular a Folha de Empregados.)

    Ainda é lamentável o custo que um funcionário gera para uma empresa. Todo mundo reclama dos lucros do empresário, mas se nossa política de contribuição fosse ao menos mais justa, os empresários poderiam repassar o dinheiro desse custo para o próprio funcionário.

    Cavaleiro
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Murillo Wendel

    Se ainda fosse só o funcionário teríamos alguma competividade no cenário internacional, nosso custo logístico é um absurdo, além de matar as nossas indústrias faz com que os municípios tenham pouco poder de barganha frente a multinacionais oriundas de outros países, tendo que subsidiar impostos.

    Murillo Wendel
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cavaleiro

    Exato! É um ciclo!


    Por incrível que pareça, ainda é mais viável a performance do "terceirizar" do que "contratar" ainda mais se a empresa contratada para prestar serviços for uma cooperativa.

    E acredite ou não, a questão da terceirização gera um grave problema: a falta de controle e baixa qualidade.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    No Salário Mínimo da Previdência, aposentado merece inflação, mas não os ganhos de produtividade daqueles que continuam trabalhando

    porque privar os velhos dos ganhos de produtividade? Eles não tramparam também?


    nosso custo logístico é um absurdo

    Os investimentos necessários em infra estão além da capacidade do estado, e não interessam ao capital estrangeiro, pois o histórico do brasil ainda é negro.

    Kensei
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    J. S. Coltrane
    porque privar os velhos dos ganhos de produtividade? Eles não tramparam também?


    Tramparam e viram seu poder de compra minguar desde 1980.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Os governos da redemocracia insistem em não mecher na atual lei trabalhista. Fica assim, o Tio da pastelaria paga a mesma carga tributária que a Gerdau. Então o trabalhador continuará recebendo salários miseráveis, o trabalho informal continuará sendo a maior fonte de empregos para trabalhadores com direitos praticamente nulos, e o governo continuará com déficit previdenciário.

    Cavaleiro
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    o trabalho informal continuará sendo a maior fonte de empregos para trabalhadores com direitos praticamente nulos

    Agora estão correndo atrás com o MEI e colocam isso como estatística de empregabilidade.

    AnaClara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    7. Mulheres custam R$ 1.400,00, porque estimamos que elas possam ter 3 filhos e vivem 10 anos a mais, o que custa em termos de aposentadoria.

    :D

    AnaClara
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: AnaClara
    · votar


    É por essas coisas q temos q parar de reclamar do salário mínimo, e procurar crescer pra não depender dele........

    Tenho dito!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cavaleiro

    EXATAMENTE MEU CARO, FINALMENTE ALGUÉM QUE PENSA ! ! ! ! ! !
    Aguarde porque em breve tem os camelos que se inscreveram no programa do Sacolão Legalizado e tbm aparecerão nas estatísticas, só que não como empregados, mas como empresários do setor de importação.
    Vai ser algo mais ou menos assim :

    Novas empresas do setor de importação geraram X mil novas vagas de emprego no setor.

    DrStrangelove
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    AnaClara

    7. Mulheres custam R$ 1.400,00, porque estimamos que elas possam ter 3 filhos e vivem 10 anos a mais, o que custa em termos de aposentadoria.

    :D


    Mulheres ganham 76% do salário pago aos homens, aponta Dieese

    r2s2
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cavaleiro
    3. Salário Mínimo custa para a empresa R$ 1.200,00 por posto de trabalho. (O cálculo certo exige um computador e 40 horas de cálculo. O primeiro computador do Brasil, um trazido pelo Unibanco, era usado não para analisar empréstimos, mas para calcular a Folha de Empregados.)


    Meu Deus, quem é a mula que fala asneiras desse tipo?

    Ah, tá explicado, foi o Kanitz! Esse idiota já falou muita merda na vida, e eu já até dissequei uma delas por aqui, veja só:

    Kanitz e mais uma de suas asneiras

    Eu pesquisei há uns 2 anos sobre esse custo do trabalhador e a conclusão que eu cheguei é que, na pior das hipóteses, o custo extra fica entre 53 e 55%. Ou seja, com 545, o custo real é de 845 reais, no máximo.

    Eu estou morrendo de sono, por isso não vou nem me esforçar para rebater todas as asneiras que esse trouxa soltou.

    Um cara com o currículo dele deveria sentir vergonha por essas merdas que escreve. Acho que o ghostwriter dele é um estagiário do McDonalds. Ele pelo menos poderia dar uma revisada.

    Eu já até imagino a metodologia que ele usou. Dividiu o salário por dias úteis e considerou os feriados e férias como custo. É uma distorção grosseira, mas tem gente que acredita! Aliás, tem gente que acredita nesses valores que ele deu!

    Cavaleiro
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    r2s2

    Como tu pode fazer um estudo desse, se tem diversas variáveis que incidem sobre os encargos sociais?

    Primeiro, depende do segmento de empresa, se ela é optante ou não do simples, mei ou qualquer outro encargo.

    Grosseiramente para uma empresa que não opta pelo simples, alguns encargos:

    13º salário 9,75%
    Férias 13,00%
    DSR - Descanso Semanal Remunerado 16,99%
    INSS 20,00%
    SAT/até 3,00%
    Sal.Educação 2,50%
    INCRA/SENAI/SESI/SEBRAE 3,30%
    FGTS 8,00%
    FGTS/Provisão de Multa - Rescisão 4,00%
    Total Previdenciário 40,80%
    Previdenciário s/13º/Férias/DSR 16,21%

    SOMA 96,75%

    Cavaleiro
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ah, tá explicado, foi o Kanitz! Esse idiota já falou muita merda na vida, e eu já até dissequei uma delas por aqui, veja só:

    Kanitz e mais uma de suas asneiras


    Você fez uma comparação de IR com incidência de impostos sobre grandes fortunas, isso não faz o menor sentido, visto que o poder de barganha eleitoral dos que pagam IR é muito maior do que os enquadrados em impostos sobre grandes fortunas.

    Pense bem antes de escrever e analise o contexto, você é muito passional nesses assuntos.

    Cavaleiro
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    jimmy vandrake

    Novas empresas do setor de importação geraram X mil novas vagas de emprego no setor.

    Eu tenho um ódio absurdo disso, e posso falar porque acompanhei de perto junto ao SEBRAE como funciona.

    Tem metas absurdas do governo junto aos SEBRAE's para enquadramento no MEI para aumento de arrecadação e diminuição das estatísticas de desemprego com a "criação de postos formais de trabalho"

    r2s2
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cavaleiro

    Vc vai tentar defender o cara e fala mais merda ainda? Nãp precisa, eu já percebi que ele é um mané. Mas vamos às explicações:

    DSR - Descanso Semanal Remunerado 16,99%


    Uai, que 17% é esse? Bem que eu havia imaginado isso! O cara gasta 545 reais em salário, e considera que gastou isso só nos dias úteis! Vê se pode! Então em um mês com 19 dias úteis ele paga um valor e em outro com 21 ele paga outro, maior? Porra nenhuma! hahahahah

    FGTS/Provisão de Multa - Rescisão 4,00%


    Porra! Ele faz provisão cheia para todos os empregados! Ou seja, ele sabe que irá demitir todos sem justa causa!

    É claro que não, o cara quer inflar o cálculo! Lembrando que as provisões viram receitas se o fato não ocorrer.

    Pelo princípio da prudência ele pode até usar a provisão cheia, mas reverterá como receita depois.

    Total Previdenciário 40,80%


    Que total previdenciário é esse? Eu tive até que pesquisar e descobri de onde vc tirou esses seus valores! ( link)

    Vc teve a cara de pau de pegar o cálculo de salário por hora para embaralhar a conversa! Que feio! Estamos falando sobre assalariados e vc vem com essa de horistas!

    No mesmo link que vc mostrou tem os mensalistas. Veja que os valores são bem mais próximos do que eu achei. E ainda que os seus valores estivessem certos para o caso em questão, o custo seria de 1.075 reais.

    Como não está, pois falamos de mensalistas, o valor seria de 915 reais!

    Se vc considerar que o cabra demite sem justa causa no máximo metade, ele recebe 2% de volta da rescisão do FGTS. Fora isso, a parte do INSS a cargo do empregado é parte do salário! Ou seja, se o cara fala que pagará 545 reais, na verdade ele precisa assinar o contrato com os 545 mais o INSS. O 8% do empregado é por dentro. Ou seja, o salário do contrato dele seria de 592 reais.

    O erro é comum, pq todo mundo pega o bruto e calcula os encargos. Mas na hora de pegar o líquido e reverter a conta, todo mundo erra aí. Mas um formado em Harvard não poderia!

    Pronto, voltamos aos 55% que eu falei (56%, mas considerando o FGTS, que a provisão reverte mais que 2%, chegamos aos 55%, c.q.d.)!

    r2s2
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cavaleiro
    Você fez uma comparação de IR com incidência de impostos sobre grandes fortunas, isso não faz o menor sentido, visto que o poder de barganha eleitoral dos que pagam IR é muito maior do que os enquadrados em impostos sobre grandes fortunas.


    Como? 1% não consegue ter força política? E como vc explica o imposto até hoje não ter sido implementado?

    Além disso, cadê os argumentos sobre o resto do post? Os 3%, que na verdade são 0,7%? E as faixas de isenção? E a degradação da base de cálculo que acabará com o principal em 30 anos?

    Aliás, vc ousou contestar seu mestre? Faça o cálculo dos 3% de imposto por ano sobre os 3 milhões! Ele disse que seu patrimônio créu, mas ele cai para 1,2 milhões em 30 anos! E isso considerando a alíquota de 3%, e não 0,7!

    Ou seja, o renomado idiota calculou a alíquota sobre os 3 milhões sempre! Ou seja, quando o cabra tiver 0 de patrimônio ele ainda pagará 3% ao ano sobre 3 milhões!

    Que idiota! IDIOTAAAAAAAA!

    Isso é ser passional? Melhor que ser idiota com título em Harvard!

    r2s2
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ah, e cai para 1,2 milhões em 30 anos sem considerar que ele entra em outra faixa de alíquota!

    Ou seja, ele errou de cima a baixo, da esquerda para a direita e de trás para frente!

    r2s2
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Aliás, ele não é idiota!

    Agora que percebi! Ele é é muito esperto!

    Com esse discurso do caos conseguiu convencer gente de que seria um desastre esse imposto!

    Um gênio!

    Idiota é quem cai!

    Cavaleiro
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Cavaleiro
    · votar


    r2s2

    Vc teve a cara de pau de pegar o cálculo de salário por hora para embaralhar a conversa! Que feio! Estamos falando sobre assalariados e vc vem com essa de horistas!

    Você não especificou, por isso que eu falei, esse valor tem diversas variáveis, você não pode afirmar que é X.

    Como? 1% não consegue ter força política? E como vc explica o imposto até hoje não ter sido implementado?

    Interesse dos próprios políticos e medo de fuga do investimento para outros países. 1% tem força política menor que 7,5% da PEA de todo o país.

    Quanto a patrimônio zero, é força de expressão e tem que considerar a inflação da época e o custo de oportunidade.

    Cavaleiro
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Que idiota! IDIOTAAAAAAAA!

    Um gênio!

    Idiota é quem cai!


    Sim, isso é ser passional.

    Você é um cara inteligente, mas cai em descrédito pela forma passional como argumenta.

    Cavaleiro
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    r2s2

    http://www.campesi.com.br/custofunc.htm

    http://www.insistimento.com.br/download/simulado_folha.pdf

    Algumas outras fontes, pra ver como é variável, e normalmente boa parte do custo do funcionário é ajustado em negociação coletiva de trabalho com os sindicatos.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Este assunto de salário dispensa boa parte d discussão uma vez que quem paga os encargos é o próprio trabalhador. Ou seja; vc ganha R$1.000,00 mas custa 2 mil. Traduzindo o empregador paga a metade do seu custo para vc e outra metade em encargos, com o seu próprio dinheiro.
    A mesma situação acontece com os impostos, quem paga a conta toda é o consumidor final, alguma dúvida ?

    AnaClara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    DrStrangelove
    Mulheres ganham 76% do salário pago aos homens, aponta Dieese

    Não tem problema... eu sou uma excessao...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o salário mínimo