MEC irá distribuir "kit gay" para criança

Autor Mensagem
F.BankZ
Veterano
# dez/10


Imagem da campanha

O "Kit Gay" para alunos conterá um DVD com uma história, no qual um menino vai ao banheiro, quando entra um colega, que se diz apaixonado pelo mesmo e assume sua homossexualidade.

O kit, destinado a combater a homofobia nas escolas públicas é resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Educação (MEC), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a ONG Comunicação em Sexualidade (Ecos).



O Kit deve conter material educativo composto de vídeos, boletins e cartilhas com abordagem do universo de adolescentes homossexuais que será distribuído para 6 mil escolas da rede pública em todo o país no programa Mais Educação.

Parte do que se pretende apresentar nas escolas foi exibido em uma audiência na Comissão de Legislação Participativa, na Câmara. No vídeo intitulado "Encontrando Bianca", um adolescente de aproximadamente 15 anos se apresenta como José Ricardo, nome dado pelo pai, que era fã de futebol. O garoto do filme, no entanto, aparece caracterizado como uma menina, como um exemplo de um travesti jovem. Em seu relato, o garoto conta que gosta de ser chamado de Bianca, pois é nome de sua atriz preferida e reclama que os professores insistem em chamá-lo de José Ricardo na hora da chamada.

O jovem travesti do filme aponta um dilema no momento de escolher o banheiro feminino em vez do masculino e simula flerte com um colega do sexo masculino ao dizer que superou o bullying causado pelo comportamento homofóbico na escola. Na versão feminina da peça audiovisual, o material educativo anti-homofobia mostra duas meninas namorando. O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, afirma que o ministério teve dificuldades para decidir sobre manter ou tirar o beijo gay do filme.

"Nós ficamos três meses discutindo um beijo lésbico na boca, até onde entrava a língua. Acabamos cortando o beijo", afirmou o secretário durante a audiência.

O material produzido ainda não foi replicado pelo MEC. A licitação para produzir kit para as 6 mil escolas pode ocorrer ainda este ano, mas a previsão de distribuição em 2010 foi interrompida pelo calor do debate presidencial.

O secretário do MEC reconheceu a dificuldade de convencer as escolas a discutirem o tema e afirmou que o material é apenas complementar. "A gente já conseguiu impedir a discriminação em material didático, não conseguimos ainda que o material tivesse informações sobre o assunto. Tem um grau de tensão. Seria ilusório dizer que o MEC vai aceitar tudo. Não adianta produzir um material que é avançado para nós e a escola guardar."

Um estudo realizado em escolas de 11 capitais mostrou quadro de tristeza, depressão, baixo rendimento escolar, evasão e suicídio entre os alunos gays, da 6ª à 9ª séries, vítimas de preconceito. "A pesquisa indica que, em diferentes níveis, a homofobia é uma realidade entendida como normal. A menina negra é apontada como a representação mais vulnerável, mas nenhuma menina negra apanha do pai porque é pobre e negra", compara Carlos Laudari, diretor da Pathfinder do Brasil.

Fonte

Zandor
Veterano
# dez/10
· votar


Ai meu jesus do céu, tava tudo perfeito e aí eles inventam isso

F.BankZ
Veterano
# dez/10
· votar


Zandor

Explique seu ponto de vista.

White G3
Veterano
# dez/10
· votar


Porra,gastar dinheiro com isso meu...

Zandor
Veterano
# dez/10
· votar


Em outras palavras a aceitação do homosexual como integrante responsável e produtivo da sociedade estava crescendo devagarinho e aí eles vem com um negócio desses, como se fosse mudar de repente a idéia do pai viciado em futebol que espanca o filho porque ele é viado

Carpano-Jr.
Veterano
# dez/10
· votar


Baita viadagem isso aí

pacpac
Veterano
# dez/10
· votar


desnecessário..

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/10
· votar


Onde ficam minha liberdade de distribuir um livro que no final o jovem serelepe leva um chute na boca após a declaração?

_FrEd_
Veterano
# dez/10
· votar


Isso não é combate ao homossexualismo, mas sim incentivo.

Respeito aos homossexuais vem de "casa". Quem tem educação de pai e mãe não só respeita homossexuais, como também respeita negros, deficientes fisicos, ou seja, qualquer ser humano.

pacpac
Veterano
# dez/10
· votar


_FrEd_
[2]

com isso vai é aparecer muitos pais fazendo é quebrar o dvd, já gerando um conceito desnecessário antes sequer da própria criança saber o que pensar..

vai incentivar, vão ter pais reclamando do incentivo, culpando o DVD, e só piorar a situação.

pessoal parece que não pensa..

F.BankZ
Veterano
# dez/10
· votar


Isso aí não é pra ensinar os "já criados" a aceitarem os homossexuais, é pra ensinar quem ainda não "aderiu" à ele (os pequenos) a não irem por isso caminho.
Acho digno.

Dogs2
Veterano
# dez/10 · Editado por: Dogs2
· votar


Sei lá, nem tenho opinião formada... já tive por vários lugares do Brasil, e dependendo do lugar a homossexualidade é mais tolerável ou não. Aqui em Brasília nem é essa problemática toda que imagino que seja no Rio de Janeiro. Tem mulequinho gay que vive dboaz, cheio das amiguinhas e alguns amiguinhos. Sem contar que é uma fase de descobertas também né... nem sei se é algo definitivo.
Acho que a opinião geral do pessoal do fórum vai variar mais em relação territorial (educação familiar + cultura) do que uma reflexão isenta mesmo (se é que existe). Acho uma porcaria esse excesso de enfoque que existe na sexualidade hoje em dia, mas já que ele existe...

pacpac
Veterano
# dez/10
· votar


Em seu relato, o garoto conta que gosta de ser chamado de Bianca, pois é nome de sua atriz preferida e reclama que os professores insistem em chamá-lo de José Ricardo na hora da chamada.

O jovem travesti do filme aponta um dilema no momento de escolher o banheiro feminino em vez do masculino


ah, vá.

F.BankZ
Veterano
# dez/10
· votar


Dogs2

Não querendo discriminar, mas eu vejo MUITO mais preconceito (contra negroa, homossexuais e etc) por parte de nordestinos/decendentes de nerdestino.
Mas gente retrógrada existe em todo lugar.

_FrEd_
Veterano
# dez/10
· votar


F.BankZ

é pra ensinar quem ainda não "aderiu" à ele (os pequenos) a não irem por isso caminho.

O que da a entender pela notícia é justamente o contrário, tanto que a campanha é designada como anti-homofóbica.

faith_girl
Veterano
# dez/10
· votar


Eu já tinha postado esse video e comentei no tópico do ''Partido Ecofeminista" q esse pessoal libertario PERDEU o senso do discernimento faz tempo.E por que? Infelizmente nós não temos profissionais da educação com qualificação necessária pra dar suporte as dúvidas de modo neutro e sem constrager os alunos,vai adiantar distribuir esse kit gay se n tiver alguma base de apoio? Sem uma abertura consciente só vai piorar o preconceito e incentivar o homossexualismo pela curiosidade e não pelo desejo natural.

F.BankZ
Veterano
# dez/10
· votar


_FrEd_

Eu espero que esse DVD seja MUITO BEM feito, que saiba explicar bem para fazer crianças entenderem. Senão só vai gerar mais discriminação.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/10
· votar



O jovem travesti do filme aponta um dilema no momento de escolher o banheiro feminino em vez do masculino


Agora todo punheteiro tarado vai poder usar o banheiro feminino? Carai, se isso fosse nos meus 12 anos, ia todo dia pra escola fantasiado de Bianca.

pacpac
Veterano
# dez/10 · Editado por: pacpac
· votar


F.BankZ
mas dessa forma?
não se sabe exatamente como tá o DVD, mas pelo que tá dizendo na matéria, tá parecendo mais um incentivo
não vai ser distribuindo filmes gays felizes que vai diminuir o preconceito.
foi como o _FrEd_ disse, se uma criança que tem uma educação em casa totalmente homofóbica ganha um kit desses na escola, só vai servir pra gerar confusão da parte dele com os outros, e com o dvd

pacpac
Veterano
# dez/10
· votar


faith_girl
Sem uma abertura consciente só vai piorar o preconceito e incentivar o homossexualismo pela curiosidade e não pelo desejo natural.

aham..
e pelo jeito não duvido que seja isso que vá mesmo acontecer
vão surgir mais "homossexuais", o que não vai fazer o preconceito diminuir, de repente até aumentar
eles não tão indo pelo caminho certo..

Dogs2
Veterano
# dez/10 · Editado por: Dogs2
· votar


F.BankZ
Não querendo discriminar, mas eu vejo MUITO mais preconceito (contra negroa, homossexuais e etc) por parte de nordestinos/decendentes de nerdestino.

Minha vó inclusive, é índia nordestina bem morenona, mas odeia "preto". Mas esse tipo de preconceito acho que se concentra nas partes do nordeste que não houve predominância da cultura escravocrata. Piauí, Rio Grande do Norte, acho que Maranhão teve colonização holandesa, apesar de que lá tenha muitos negros... mas preconceito contra negro na Bahia imagino que deve ser difícil ahuhua.
Sobre preconceito contra homossexuais, não tenho idéia.
Desculpa por não ter citado nenhum estudo, isso só faz parte da minha observação empírica também.

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


O kit, destinado a combater a homofobia nas escolas públicas

Sei não.

Muitas vezes isso traz até um efeito contrário.

Enfim, não tenho opinião formada. É um tema difícil. Eu, no meu ponto de vista, tenho minhas opiniões sobre muitas coisas do tipo, mas gostaria que elas não interferissem na liberdade dos outros. Ficassem apenas para mim. Fossem apenas opiniões e não leis.
Gostaria que homossexuais pudessem se casar e que prostitutas tivessem sua profissão respeitada e reconhecida.

Cada um deve fazer o que quiser, respeitando a liberdade. Uma coisa ou outra jamais deixará de existir porque é proibido. Só deixará de existir por um motivo nobre de liberdade: no momento em que ninguém praticar por livre e espontânea vontade.

Mas na realidade nada disso acontece. Parece ser da nossa natureza querer que aquilo que defendemos seja defendido por todos e que o incomum, as minorias sejam rejeitadas. E não são só os homossexuais que se enquadram nisso, qualquer ponto azul que entrar no meio de um monte de pontos vermelhos está propenso a ser discriminado.

Gostaria de poder livremente, filosoficamente, achar tal coisa certa ou errada, mas ao mesmo tempo que ninguém deixasse de ser o que é só porque eu penso assim. Mas a tendência parece ser ou proibir as pessoas de falarem ou proibir as pessoas de agirem como bem entendem.

F.BankZ
Veterano
# dez/10
· votar


Dogs2

mas preconceito contra negro na Bahia imagino que deve ser difícil ahuhu

Lá tem muito preconceito contra negro, dos próprios negros.
Exemplo: os caras discutem e um começa a chamar o outro de "preto fdp","nego do saravá", etc.
Eles convivem com negros e tudo, só que têm atitudes como e piores que essa.
Minha família é Bahia e eu sei bem como é isso.

Dogs2
Veterano
# dez/10 · Editado por: Dogs2
· votar


F.BankZ
Que doideira... mas tem certeza que esses adjetivos refletem um preconceito de verdade? Pra eles pode ser que não soe tão agressivo quanto pra nós. Por exemplo, minha vó se chamasse os negros de "nego do saravá" eu acharia é graça, porque é bem comum esse tipo de xingamento, em tom de zuação, na região. Ela é preconceituosa porque não chega perto de negros, fica longe. Aí depois fala "eles são pretos, sujos, que nojo...". A gente traz um amigo negro pra casa e ela sai de perto na hora e depois vem reclamar com a gente... isso que me faz caracterizá-la como racista.

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


Em seu relato, o garoto conta que gosta de ser chamado de Bianca, pois é nome de sua atriz preferida e reclama que os professores insistem em chamá-lo de José Ricardo na hora da chamada.

Bah, aí não né?

A menos que o muleque tenha mudado os documentos e feito uma cirurgia, não vão querer cobrar isso por parte das pessoas, né?
Ou então eu me chamo Luis Inácio Lula da Silva.

F.BankZ
Veterano
# dez/10
· votar


Dogs2

Não chega à esse extremo de querer manter negros à distância, mas rola piadinha, se acontece algum roubo ou algo assim já olham de "olho torto" pro mais escuro, etc.

Dogs2
Veterano
# dez/10
· votar


F.BankZ
Aqui em Brasília que é legal, a gente tem preconceito contra os goianos AHUAHEUAEHUAEHUAE
tem até o bordão "êê Goiáááss" pra quando alguém faz alguma besteira

Bizet
Veterano
# dez/10
· votar


Não querendo discriminar, mas eu vejo MUITO mais preconceito (contra negroa, homossexuais e etc) por parte de nordestinos/decendentes de nerdestino.
Mas gente retrógrada existe em todo lugar.


Creio que seja assim em qualquer interior.

F.BankZ
Veterano
# dez/10 · Editado por: F.BankZ
· votar


Mas também depende muito da pessoa aderir à isso.
Meus pais e familiares são homofóbicos. O único gay que meu pai defende é o Freddie Mercury. Ele já chegou a dizer que "quer que eu seja honesto, trabalhador e não queime a rosca". Com a minha mãe teve o caso da mensagem da Carol...
Mesmo convivendo com pessoas homofóbicas, eu não me tornei uma delas.

Bizet
Veterano
# dez/10
· votar


Mesmo convivendo com pessoas homofóbicas, eu não me tornei uma delas.(2)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MEC irá distribuir "kit gay" para criança