Regionalismo/Xenofobia ou o que quer que seja.

Autor Mensagem
Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


nem sou Paulista
sou Paranaense

E não é a mesma coisa?

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones

sim, são todos não gaúchos

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
yeah!

_Dio
Veterano
# nov/10 · Editado por: _Dio
· votar


The Root Of All Evil
Dei uma guglada rápida e juntei com uns favoritos que já tinha no pc, por causa das aulas de geopolítica.

São Paulo apresenta migração negativa

A migração no Estado de São Paulo está se caracterizando por um maior número de pessoas saindo do estado. Isso é o que indica a análise de José Marcos Pinto da Cunha, demógrafo e pesquisador do Núcleo de Estudos de População (NEPO), da Unicamp sobre a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) de 2004. Divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final de 2005, a pesquisa ainda permite estabelecer, segundo Cunha, um perfil médio do migrante brasileiro e traz dados importantes sobre a intensidade da migração no país como um todo.

Com relação a taxa de migração no estado de São Paulo, Cunha indica que quando comparada ao Censo de 2000, que já sinalizava uma redução do número de pessoas que chegavam ao estado, a migração foi 29% menor. Segundo Cunha, esse fenômeno se deve principalmente à "migração de retorno": muitas pessoas, que migraram para o estado em busca de melhores oportunidades e não conseguiram se fixar, estão voltando para seus estados natais.


http://www.comciencia.br/noticias/2006/02/migracao.htm


Em seis anos, mais de 400 mil nordestinos voltaram para cidade de origem

Números apontam para uma inversão de sentido na rota dos nordestinos para o sul do país nos últimos anos. A professora do departamento de Economia da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) Liedje Siqueira revela que a migração de retorno começou a existir em meados desta primeira década do século 21. Entre 2002 e 2007, os números mostram que mais de 400 mil voltaram para casa.

"A migração de retorno para o Nordeste é um fenômeno relativamente novo. De fato, com base nos dados da Pnad [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios] 2007, observa-se, por exemplo, que das 862 mil pessoas que vieram morar na região Nordeste, entre os anos de 2002 e 2007, aproximadamente 47,5% eram pessoas que estavam voltando aos seus locais de nascimento"

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/01/10/em-seis-anos-mais-de-4 00-mil-nordestinos-voltaram-para-cidade-de-origem.jhtm

Cai número de migrantes no Brasil, diz estudo do Ipea

A migração interna brasileira está caindo nos últimos anos, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta terça-feira. O percentual de migrantes dentro da população caiu de 3%, em 1995, para 1,9% - ou 3,3 milhões de pessoas - em 2008.

"Se analisarmos o total de migrantes que, entre 2003 e 2008, mudaram de Estado, veremos que a maior quantidade ocorre entre Estados da região Sudeste, com 465.593 migrações. Em segundo lugar, com 461.983 casos, está a migração de pessoas que vão de algum Estado nordestino para algum Estado do Sudeste", afirmou o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Herton Araújo.

Segundo ele, a migração entre Estados do Sudeste se difere da do Nordeste-Sudeste principalmente pelo fator escolaridade. "Apenas 6,1% dos nordestinos que vão para o Sudeste estudaram pelo menos 12 anos. Esse percentual sobe para 23% quando analisamos a migração dentro do Sudeste", afirma o pesquisador.

O Centro-Oeste surpreendeu por apresentar 151.614 migrações internas. Proporcionalmente, foi o maior índice de migração entre Estados de uma mesma região. "Muito disso pode ser justificado pelo alto custo de vida no Distrito Federal, o que gera um grande número de migrações para a região do Entorno do Distrito Federal, de mais baixo custo de vida", disse.


http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4627428-EI306,00-Cai +numero+de+migrantes+no+Brasil+diz+estudo+do+Ipea.html

Por último, um texto legal do presidente do PPS-PE Raul Jungmann

http://www.rauljungmann.com.br/index.php?option=com_content&view=artic le&id=4570:com-o-crescimento-economico-cai-a-migracao-do-nordeste-para -o-sudeste&catid=65:noticias-variadas&Itemid=146

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


O racismo por si só não pode ser tolerado, continua Mariano. Mas a situação é ainda mais grave, afirma, por se tratar de "estudante de Direito".

"É inadmissível que uma futura profissional do Direito, que terá por obrigação defender os direitos humanos, faça uma coisa dessas. Por isso vamos oficiar a OAB de São Paulo para saber se a moça está inscrita como estagiária no órgão", diz.

"Se estiver, vamos pedir a instauração de procedimento no tribunal de ética da OAB".



Só digo uma coisa: Sifu Dell.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


proibir a manifestação de opinião é censura, vai contra o princípio constitucional de livre expressão.

_Dio
Veterano
# nov/10 · Editado por: _Dio
· votar


esquece huaehuaehue

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
fronteiras foram criadas para as pessoas se matarem umas às outras sem questionarem o porquê do sangue derramado

Ou: as fronteiras foram criadas pelo próprio sangue derramado.

Mas, tô contigo e não abro!

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


_Dio
Valeu, vou ler!

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
proibir a manifestação de opinião é censura, vai contra o princípio constitucional de livre expressão.

Ué, mas ela não foi proibida, nem censurada. Tanto é que ela disse o que queria dizer.

Mas não pode existir consequências, boas ou más, para a expressão?

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


proibir a manifestação de opinião é censura, vai contra o princípio constitucional de livre expressão.

Penta_Blues ri deste post.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
as fronteiras foram criadas pelo próprio sangue derramado

e por aqueles que acreditam nessa bosta

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
proibir a manifestação de opinião é censura, vai contra o princípio constitucional de livre expressão.

Tem na constituição que é proibido racismo também.

A constituição foi feita por humanos, normal que seja contraditória.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
Ué, mas ela não foi proibida, nem censurada. Tanto é que ela disse o que queria dizer.

ela só vai ser perseguida pelo o que falou

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
ela só vai ser perseguida pelo o que falou

E você acha isso injusto?

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker

acho. A ironia disso tudo é que as mensagens racistas só são ampliadas por tudo isso, uma pena. Deixe que falem.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
acho. A ironia disso tudo é que as mensagens racistas só são ampliadas por tudo isso, uma pena. Deixe que falem.

Eu vejo a punição como um exemplo que fica para os demais. Não por sentirem medo da justiça, mas que ao menos reflitam sobre as consequencias das palavras.

wild.man
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane
acho. A ironia disso tudo é que as mensagens racistas só são ampliadas por tudo isso, uma pena. Deixe que falem.


Eu acho digno que seja utilizada como exemplo. Eu acredito (baseado no empírico, antes que me peçam estudos) que isso ao menos diminui a exposição desse pensamento porco, mesmo que não o tire da mente da pessoa.
Se deixar que exponham, isso pode tomar proporções maiores por conta da sensação de impunidade.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
wild.man

a consequência prática é o aumento da exposição das mensagens. É impossível monitorar a net, o negócio é não prestar atenção. Mensagens sem leitores são mensagens mortas.

ju_flor
Veterano
# nov/10
· votar


A coisa mais ridícula que já vi.
Dilma onde ganhou, ganhou de lavada. Já Serra onde ganhou foi por uma quantia inexpressiva.
E essa de dizer que nordestino é burro pq vota em Dilma é froids.
Professores das universidades federais, funcionários públicos em geral, maioria dos estudantes (USP, UnB, UFBa.....) votaram em peso na Dilma.
Ahhh, ainda teve o manifesto pró Dilma que contou com diverssos intelectuais.
Além disso, o NE sozinho não elege.

Animal Mother
Veterano
# nov/10
· votar


Vídeo idiota.

Pega umas afirmações claramente racistas e mistura com declarações anti Dilma ou bolsa família ou que constatam fatos do perfil eleitoral brasileiro e coloca no mesmo saco.

Basicamente uma tentativa apelativa e sentimentalóide de dizer que quem é contra a Dilma é racista.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Animal Mother
O mais ridiculo é atentativa apelativa e sentimentalóide com essa música de fundo.

ju_flor
Veterano
# nov/10
· votar


Os ataques foram contra os nordestinos que votaram em Dilma.
Pressupõe-se (é assim na nova gramática né?) que os ataques vieram dos eleitores de Serra (claro que não são todos) que não aceitaram a vitória do adversário.

fcl
Veterano
# nov/10
· votar


Só lembrando que a Marina Silva é nordestina e foi a candidata mais votada em várias capitais do Sudeste no 1º turno, seu estado (Acre)

desde quando o acre fica no nordeste

q burro

Gui
Veterano
# nov/10
· votar


eu sou xenofobo..só num saio falando...

pensar é diferente de discriminar.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


pensar é diferente de discriminar.


Quem discrimina não pensa.


Ih, discriminei.

Gui
Veterano
# nov/10
· votar


The Root Of All Evil
vou denunciar.=O

Strato_Master
Veterano
# nov/10 · Editado por: Strato_Master
· votar


devo ter sido negativado até a morte mas deixa eu me explicar...

eu disse: que o sul/sudeste carrega o Brasil é fato.... não disse que sempre foi assim muito menos que sempre será assim e espero que não seja!

mas tirar o dinheiro daqui e "injetar" la não vai resolver o problema....

é como quando você vai na academia e descobre que um braço é mais forte que o outro.... se você fazer rosca direta e dividir o peso nos dois braços, o mais forte vai acabar levantando mais peso e ficando ainda mais forte...
a solução é fazer rosca alternada para "forçar" o braço fraco a levantar o próprio peso....


não sou da área então não sei se falei besteira... mas até alguem me convencer do contrário eu continuo pensando assim...

Anderson Eslie
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
Eu concordo com seu parágrafo, mas pra mim ele é aplicável a toda a política brasileira e não a um determinado partido.
Sim sim. O grande lance disso foi a irresponsabilidade do candidato derrotado em polarizar o discurso. Aí se criou a turminha "do bem", contra a turminha "do mal", onde quem é do bem é o povo trabalhador, que sustenta o país, e quem é do mal é um povo vagabundo que é sustentado pelos que são do bem, sacou?! hahaha...
Mas as demonstração de xenofobia não são novas, é histórico e tá nas entranhas daqueles que o propagam.

Anderson Eslie
Veterano
# nov/10 · Editado por: Anderson Eslie
· votar


_Dio
The Root Of All Evil
Nos últimos 10 anos vem havendo um refluxo migratório de nordestinos do sudeste. E vem diminuindo gradativamente. Antes se migrava e se estabelecia no lugar, hoje o processo migratório (que ainda existe) é passageiro, onde se vai e se fica um curto espaço de tempo e se volta pra terra natal. Nos últimos anos tem se investido (de forma bem tímida) nos estados do Norte/Nordeste, e esses investimentos tem levado muita gente de volta pro lugar de origem. Em Sampa agora tem mais boliviano chegando que nordestino e isso é fato. Quando tive lá eu vi, e são muitos mesmo.




__________________________________

Por outro lado, estados como Bahia e Pernambuco (principalmente nas capitais: Salvador e Recife) tem recebido muitos migrantes do sudeste, seja pra estudar (na UFBA tem muita gente do Sul), ou mesmo para trabalhar, embora os empregos não sejam sub-empregos em sua maioria, como no caso dos nordestinos que saem de sua terra pro sudeste, mas há de fato um fluxo crescente de pessoas do sudeste/sul vindo paras as bandas de cá. Há tbm de se contar que capitais como Salvador, por exemplo tem estado na mira de várias empresas e seu potencial turístico ainda acrescenta somas vultuosas de dinheiro, mesmo que especulativo, pois a demanda tem em vista principalmente as melhorias em torno do projeto urbanístico visando a Copa de 2014. Então, não há o que falar em termos de atraso, fome, blá blá blá, até pq TODOS os estados do país carecem de várias coisas. Não está tudo bem assim como sugerem o xenófobos de plantão.
Bem, é isso. Vou dormir.
Beijos :*

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Regionalismo/Xenofobia ou o que quer que seja.