Suponha que foi provada a inexistência de Deus, o que deixaria de fazer sentido?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Se o objetivo é atingir a água, existe a chance de atingir uma ilha, embora a probabilidade seja pequena.
Porém, se atingir, o acontecimento será muito ruim, portanto, será uma coisa a ser pensada e levada em conta na decisão.


O lançamento do míssil é aleatório, mas restrito ao oceano. O que matar uma pessoa no meio da selva não seria bem aleatório, mas teria algum motivo e a pessoa teria em mente que as possibilidades de acontecer algo com ela seriam mínimas.

Não é esta a situação que vc propõe.

Mas é nisso que vocês acreditam, não? E as teorias científicas?

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Não é esta a situação que vc propõe.

Mas é nisso que vocês acreditam, não? E as teorias científicas?


What's the point?

O lançamento do míssil é aleatório, mas restrito ao oceano. O que matar uma pessoa no meio da selva não seria bem aleatório, mas teria algum motivo e a pessoa teria em mente que as possibilidades de acontecer algo com ela seriam mínimas.

Não consegui tirar nenhuma conclusão do que foi dito ai.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Mais tarde eu volto pra responder os outros posts.

Até mais.

Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Devil Boy
Mas gente... se Deus não existe, tudo é permitido!

É só ver o exemplo dos comunistas genocidas como Che e Stalin para ver até onde vai a psicopatia inerente à descrença.

E os que creem em Deus não matam?

A inquisição e as cruzadas por exemplo não existiram?

Os casos de pedofilia até hoje.

Não queria que a discussão chegasse nesse patamar, mas se for analisar caso a caso TALVEZ as pessoas que se rotulem crentes e tementes a Deus tenham cometido mais atrocidades que os ateus, porque isso não é inerente à religião e o ser humano é hipócrita e falso moralista.

leonardobarcelos
Se Deus não existisse não existiria existência.

Então se fosse provado que Deus não existisse, eu deixaria de existir?!

Cadê a lógica nisso? Sério, de vez em quando temos que refletir e admitir que talvez tudo o que pensemos sobre qualquer assunto esteja ERRADO, isso vale tanto para crentes quanto para ateus.

Um pouco de reflexão não traz mal a ninguém.

brunohardrocker
Descobrir que a humanidade é um lixo.


Porque a humanidade seria melhor ou pior com a existência de uma entidade superior?

Isso vai contra o princípio do livre arbítrio e é o tipo de coisa que faz você atribuir tudo ao acaso ou ao sobrenatural, o mesmo para o discurso da sorte.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
TALVEZ as pessoas que se rotulem crentes e tementes a Deus tenham cometido mais atrocidades que os ateus, porque isso não é inerente à religião e o ser humano é hipócrita e falso moralista.

Nem precisa do talvez, assumindo que os ateus não devem representar 10% da população mundial.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Carlos_Souza_Jr

Na verdade é bem mais que isso, cerca de 1,1 bilhões de pessoas.

E olha que contraposição interessate:

http://www.arrobazona.com/os-paises-ateus-sao-os-mais-pacificos/

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Na verdade é bem mais que isso, cerca de 1,1 bilhões de pessoas.

Tá colocando agnósticos nesse grupo?


E olha que contraposição interessate:

http://www.arrobazona.com/os-paises-ateus-sao-os-mais-pacificos/


Não confunda menos religioso com ateu, da mesma forma que o autor do blog fez.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Carlos_Souza_Jr

Realmente a expressão não foi boa, foi para não-religiosos, mas a contraposição é a mesma em relação ao comentário feito pelo Devil Boy

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


Devil Boy
Mas gente... se Deus não existe, tudo é permitido!


Oi, Ivã.

EternoRocker
Veterano
# set/10
· votar


Postei !!!

Bog
Veterano
# set/10
· votar


Acho engraçado como SEMPRE tem alguém que associa falta de religiosidade com violência. "Ah, se não tem um Deus apontando o dedo para você, você não tem limites, vai sair por aí matando, roubando e estuprando".

Sempre lembro que olhar como é aqui no Japão mostra que isso é furado. Menos da metade da população acredita em divindades. No Deus cristão (aquele que julga) então, é entre 1 a 3%. Do jeito que falam, parece que num lugar assim sair de casa seria uma imensa aventura - em cada esquina deve ter um maníaco sem medo do que vai acontecer depois da morte, pronto para picotar quem ele vê pela frente. Não é o que acontece. Mesmo com poucos policiais nas ruas, aqui é muito mais seguro que no Brasil. Mas MUITO MUITO MESMO.

Os mais precipitados pensariam que com isso estou sugerindo que ateus são mais pacíficos, mas não é este o meu ponto. O ponto é que o que causa a violência não é a falta de crença em deuses julgadores. Provavelmente, o senso de comunidade (que pode ou não vir da religiãoa), a distribuição de renda, a justiça social e etc. são muito mais determinantes que a religiosidade ou a falta dela.

Enfim, eu penso que feladaputice é uma coisa do ser humano, e não é a religiosidade ou a falta dela que vai mudar isso.

brunohardrocker

Não entendi bem o que você está querendo dizer com "sorte". Se você diz "sorte" como "acaso favorável", beleza. Mas se é "sorte" como "força que impulsiona acasos favoráveis", é outra história. Se não existe Deus, nossa existência seria um acaso mesmo, mas não necessariamente um acaso impulsionado por uma força chamada "sorte".

Descobrir que a humanidade é um lixo.

Isso é uma coisa muito interessante. Quer dizer então que, se a humanidade não é o ápice da criação de uma divindade perfeita e onipotente, então ela é um LIXO? Me soa de uma arrogância sem tamanho.

ROo
Veterano
# set/10
· votar


Bog
Disse de uma maneira perfeita aquilo que eu gostaria de dizer, +1!

Adrianodevil
Veterano
# set/10
· votar


Esse site não teria graça

http://www.itsjesuslol.com/random_image_loader.php

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


É claro que eu pensaria que a humanidade é um lixo, mas não da forma que vocês estão pensando de mim. Simplesmente o The Root Of All Evil quis que eu respondesse e prolongasse o assunto em cima de algo que eu falei por mim mesmo, uma opinião minha.

Eu acharia que a humanidade seria um lixo por olhar toda essa história construída dessa forma, tudo o que já passou e estarmos erradíssimos.
Essa dúvida em querer saber quem somos e de onde viemos vai muito além da religião ou da descrença passada de geração em geração. Pra mim é algo inerente ao ser humano. Por mais que a pessoa acredite/diga que acredite na literalidade do Gênesis da Biblia, ela irá um dia pensar em Deus, num criador de outras formas, até no sentido de "racional" pregado pelos descrentes, e irá duvidar também. Eu mesmo me lembro das vezes em que me martelavam dúvidas na cabeça quando eu tinha 5 anos.

E eu encerro dizendo que acho incrível o pessoal que ama tanto a lógica, esquecer de pensar assim:

Religião do fulano: Cristianismo
Lei do Cristianismo: não matarás.
O que o fulano fez: matou.
O que o fulano deixou de ser enquanto matava: cristão.
O fulano tem uma segunda chance? Tem.
Os outros cristãos podem julgá-lo? Não.

Outra coisa:

Se alguém disser que um assassino não tem Deus no coração, não encare como uma ofensa, pois é diferente de dizer que quem não tem Deus no coração é assassino.

Não esqueçam que vocês gostam da lógica.

Machine Gun Man
Veterano
# set/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar






Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Eu mesmo me lembro das vezes em que me martelavam dúvidas na cabeça quando eu tinha 5 anos.


E o que aconteceu? :(

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Machine Gun Man

Respondo o que? Que hoje tenho uma grande certeza? Não.

Zandor
Veterano
# set/10
· votar


Se isso fosse provado ia se engraçado ver aqueles ateus ultra livre pensadores que vestem todos a mesma camisa preta, são todos igualmente gordos e fumam a mesma marca de cigarro. A vida deles ia deixar de ter sentido.

brunohardrocker
Veterano
# set/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Ps: Richard Dawkins e mais uma forçação de barra. Colocando chifres em cabeça de cavalo. Sem mais.

Zandor
Veterano
# set/10
· votar


Porque ele é livre.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Suponha que foi provada a inexistência de Deus, o que deixaria de fazer sentido?

E mais uma resposta:

Eu não sei do futuro, mas eu não desejaria ser ateu. Só seria um ex-teísta. Pela minha personalidade, não gosto de me lesar com o que os outros pensam.

Bog
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Eu acharia que a humanidade seria um lixo por olhar toda essa história construída dessa forma, tudo o que já passou e estarmos erradíssimos.

Ahn? Você está dizendo que seria um lixo por uma parte dela (é, uma parte) ter construído toda uma história com base em premissas erradas? A história da humanidade é recheada de grupos que fizeram coisas com base em premissas erradas. Não entendi o teu ponto.

Não esqueçam que vocês gostam da lógica.

É. Muita gente diz mesmo, com todas as letras, que sem um deus julgador o mundo afundaria em violência. Não estou dizendo que VOCÊ disse isso.

Lembre-se, acima de tudo: eu não estou tentando te convencer que deuses não existem, ou que um mundo ateu é um mundo melhor. Mas a tua argumentação está bem confusa, e esse papo de "sorte" e "lixo" não está muito claro.

-Toolbar-
Veterano
# set/10
· votar


Devil Boy
Mas gente... se Deus não existe, tudo é permitido!

Se chegasse o dia em que eu não acreditasse mais em Deus, no dia seguinte me tornaria pedófilo, pois não existem imperativos categóricos morais sem religiosidade. E vice-versa.


Nada a ver. Existe a ética.

E as leis dos homens são baseadas na ética.

Bog
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
eu não desejaria ser ateu

Mas se você SOUBESSE que não existem deuses, já seria.

Pela minha personalidade, não gosto de me lesar com o que os outros pensam.

Não entendi a relação entre "saber que deuses não existem" e "se preocupar com o que os outros pensam".

Ateus não são grupos de pessoas que saem por aí pregando contra a religião. Qualquer pessoa que acredite que não existem deuses é ateu. Se você soubesse que deuses não existem, seria ateu, mesmo pensando que seria melhor se deuses existissem.

(usei bastante a palavra "saber" aí para lembrar que eu sou agnóstico, que aponta exatamente para um "não saber")

Juh_Cruz
Veterano
# set/10
· votar


tudo perderia o sentido pra mim.

Bog
Veterano
# set/10
· votar


-Toolbar-

Ele estava sendo irônico...

Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Eu não sei do futuro, mas eu não desejaria ser ateu. Só seria um ex-teísta. Pela minha personalidade, não gosto de me lesar com o que os outros pensam.

Não tem sentido... o que faz de alguém ateu é a descrença em deuses, justamente o oposto do que constitui o teísta. Não tem nada a ver com "se lesar com o que os outros pensam". Isso é opção de alguns.

Machine Gun Man
Veterano
# set/10
· votar


Bog
Ele estava sendo irônico...

Psiu... =)

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Bog
Ahn? Você está dizendo que seria um lixo por uma parte dela (é, uma parte) ter construído toda uma história com base em premissas erradas?

Seria uma perte bem significante inclusive. Algo como as 3 religiões abraâmicas somadas, as crenças hindus e etc.

Quantas vezes se formou uma sociedade de origem atéia?

A história da humanidade é recheada de grupos que fizeram coisas com base em premissas erradas. Não entendi o teu ponto.

Que premissas erradas? As crenças deles são erradas?

O meu ponto é o mesmo de um ateu revoltado, dessa vez, com todo o respeito. Nada mais. Eu só respondi o que poderia acontecer comigo se caso acontecesse o que propõe a pergunta do tópico.

É. Muita gente diz mesmo, com todas as letras, que sem um deus julgador o mundo afundaria em violência. Não estou dizendo que VOCÊ disse isso.

É só reflexo da falta de conhecimento das pessoas. Mas existe aquela diferença que eu especifiquei.
Da mesma forma que os ateus, por serem um grupo seleto na sociedade, não podem se afirmar como éticos por serem ateus.

Bog
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Quantas vezes se formou uma sociedade de origem atéia?

Não sei. Também não sei até que ponto a religião é fundamental para a criação de uma socidade. Digo, mais do que a agricultura ou coisa do tipo.

Que premissas erradas?

Premissas erradas? Deixa eu ver... Que tal a superioridade da raça ariana? Ou a missão de "civilizar" (= dizimar) outros povos? Ou espalhar a glória do sistema político X? Ou se agrupar em torno do poder divino do Rei? Não disse que as premissas erradas são RELIGIOSAS, disse?

As crenças deles são erradas?

Uai, se o cristianismo estiver certo, as crenças dos muçulmanos são erradas. Se o islamismo estiver certo, as crenças dos cristãos são erradas. Não é?

não podem se afirmar como éticos por serem ateus.

Claro que não podem. Mas eu mesmo disse alguns posts acima que feladaputice não parece ter relação com crença ou a falta dela... Não me lembro de ter dito que "ateus são mais éticos".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Suponha que foi provada a inexistência de Deus, o que deixaria de fazer sentido?