Suponha que foi provada a inexistência de Deus, o que deixaria de fazer sentido?

Autor Mensagem
Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Devil Boy
Troll Master.

Devil Boy
Veterano
# set/10
· votar


Codinome Jones

O que é troll?

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Devil Boy
você.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


o que deixaria de fazer sentido?

Pra mim, nada.

brunohardrocker
Eu me sentiria muito mal mesmo ao saber que tudo o que construímos até aqui é fruto do acaso absoluto. E por eu não acreditar na sorte, descobriria que a sorte existe

wtf?
Por que sorte existiria?

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
claro que mudaria.

O fato de mudar para as pessoas as seu redor mudaria alguma coisa em você.

Qualquer coisa.

Talvez tudo fosse diferente.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Devil Boy
Mas gente... se Deus não existe, tudo é permitido!

Se chegasse o dia em que eu não acreditasse mais em Deus, no dia seguinte me tornaria pedófilo, pois não existem imperativos categóricos morais sem religiosidade. E vice-versa.


Afirmar que matar uma pessoa no meio da selva, sem ninguém olhando, sabendo que não vai ser punido pela lei humana muito menos pela divina, acreditando que em nada pesará a sua consciência pois não existe alma e aquela pessoa morta já não pode fazer nada contra você, é um raciocínio lógico, não acha?

Mas por que soa como uma ofensa a quem é ateu simplesmente por não acreditar que um Deus exista?

Devil Boy
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
acreditando que em nada pesará a sua consciência pois não existe alma e aquela pessoa morta já não pode fazer nada contra você, é um raciocínio lógico, não acha?

Religiosos não matam?

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
a moralidade soa como ofença?

isso que você quis dizer?

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


Codinome Jones

A pergunta não é se mudaria e sim "o que deixaria de fazer sentido."

Nada do que eu acredito tem deus na linha de raciocínio, portanto, tudo continuaria fazendo sentido.

E mesmo as pessoas que continuariam a acreditar em deus, não deixaria de fazer sentido, pois é uma história qu etá tão enraizada neles pela cultura que é normal que eles não queiram se desapegar.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Afirmar que matar uma pessoa no meio da selva, sem ninguém olhando, sabendo que não vai ser punido pela lei humana muito menos pela divina, acreditando que em nada pesará a sua consciência pois não existe alma e aquela pessoa morta já não pode fazer nada contra você, é um raciocínio lógico, não acha


Não, porque primeiro: Tem o risco da lei humana descobrir e ser aplicada.
Segundo: Tem o risco da família da pessoa que eu matei descobrir e se vingar.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
wtf?
Por que sorte existiria?


A sorte de estarmos aqui.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Devil Boy
Religiosos não matam?

Eu falei que não?

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
A sorte de estarmos aqui.

Defina sorte.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Do jeito que voce falou parece que está se referindo à um sistema controlado e padronizado.

A sorte de estarmos aqui seria o mesmo que dizer a alta improbabilidade de estarmos aqui, não?

goodhatin
Veterano
# set/10
· votar


Acho que vários valores morais cairiam. A frase "O fim justificam os meios" seria mais válida que nunca, o mundo cairia numa anarquia total.
E sinceramente, muitos cairiam em depressão, ao saber que a morte é somente a morte e não um recomeço ou sei lá qual a crença de cada um. Sexo, drogas, bebidas e a busca incessante pela imortalidade seriam lemas.

Devil Boy
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker

Você conjecturou que nada pesaria na consciência de um descrente apenas porque não existe alma e a vítima não poderia fazer mais nada contra o descrente.

Por isso eu pergunto: a crença na existência de almas determinará a prática de um comportamento pacífico de alguém em relação a outra pessoa?

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


sorte (sò)
(latim sors, sortis, objecto!objeto para tirar algo à sorte, boletim de voto, resultado da tiragem à sorte, predição, quinhão, destino, classe, condição)

s. f.
1. Combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável. = destino, fado, quinhão


Não foi isso que aconteceu. Inelutável? Come on.


2. Tendência para circunstâncias maioritariamente positivas ou maioritariamente negativas (ex.: boa sorte, má sorte). = fortuna

No acaso não há tendencias, se tivesse, não seria acaso, portanto, não foi isso que aconteceu.

3. Tendência para acontecimentos positivos ou favoráveis. = felicidade, fortuna, ventura ≠ azar, desdita, infortúnio

No acaso não há tendencias, se tivesse, não seria acaso, portanto, não foi isso que aconteceu.


4. Série de desgraças ou desgostos. = fadário

pff


5. Modo de viver.

come on.

6. O que toca em partilhas, em quinhão ou em lance.

wtf?

6. Bilhete de rifa.

no shit.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Não, porque primeiro: Tem o risco da lei humana descobrir e ser aplicada.
Segundo: Tem o risco da família da pessoa que eu matei descobrir e se vingar.


Eu deixei especificado que a possibilidade de ser punido pela lei humana era quase inexistente.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


E sinceramente, muitos cairiam em depressão, ao saber que a morte é somente a morte e não um recomeço ou sei lá qual a crença de cada um.

Eu sou melancólico. Não posso dizer que sou uma pessoa das mais felizes, mas o fato de acreditar que quando eu morrer acaba nunca influenciou em nada neste aspecto.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Eu deixei especificado que a possibilidade de ser punido pela lei humana era quase inexistente.


Por isso que eu falei que existe o risco.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Eu me sentiria muito mal mesmo ao saber que tudo o que construímos até aqui é fruto do acaso absoluto.


Por que? Qual o problema nisso?

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Devil Boy
Você conjecturou que nada pesaria na consciência de um descrente apenas porque não existe alma e a vítima não poderia fazer mais nada contra o descrente.

Por isso eu pergunto: a crença na existência de almas determinará a prática de um comportamento pacífico de alguém em relação a outra pessoa?


O raciocínio aqui é outro: "matou porque não teme", e não "não teme, por isso matou".

E respondendo a sua pergunta, a palavra "determinará" é muito forte pra isso. Além de ser muito subjetivo.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Por isso que eu falei que existe o risco.

Se você lançar um míssil no oceano, qual a probabilidade de atingir uma ilha e qual a probabilidade de cair na água?
Pra vocês "o mais provável" não é o "mais aceito"?

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


The Root Of All Evil
Por que?

Porque eu fui sincero, se eu dissesse que ficaria tranquilo estaria mentindo.

Qual o problema nisso?

Descobrir que a humanidade é um lixo.

The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Se você lançar um míssil no oceano, qual a probabilidade de atingir uma ilha e qual a probabilidade de cair na água?

Se o objetivo é atingir a água, existe a chance de atingir uma ilha, embora a probabilidade seja pequena.
Porém, se atingir, o acontecimento será muito ruim, portanto, será uma coisa a ser pensada e levada em conta na decisão.

Pra vocês "o mais provável" não é o "mais aceito"?

Não é esta a situação que vc propõe.

leonardobarcelos
Veterano
# set/10
· votar


Se Deus não existisse não existiria existência.

Se a Fé fosse provada não seria fé.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Devil Boy

Favor, responder essa pergunta:

Afirmar que matar uma pessoa no meio da selva, sem ninguém olhando, sabendo que não vai ser punido pela lei humana muito menos pela divina, acreditando que em nada pesará a sua consciência pois não existe alma e aquela pessoa morta já não pode fazer nada contra você, é um raciocínio lógico, não acha?

Mas por que soa como uma ofensa a quem é ateu simplesmente por não acreditar que um Deus exista?


The Root Of All Evil
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Porque eu fui sincero, se eu dissesse que ficaria tranquilo estaria mentindo.


Eu não perguntei "por que vc disse aquilo" e sim "por que vc ficaria deprimido ao saber aquilo"

Por que vc ficaria deprimido?

Descobrir que a humanidade é um lixo.

Não vejo relação entre ser feito ao acaso e ser um lixo.
Lembrando que nós passamos por vários anos de seleção de forma a otimizar o nosso funcionamento.

Se você estiver falando da sociedade em que vivemos eu posso concordar (mas não culpando o acaso), mas falando da espécie humana, eu discordo.

Devil Boy
Veterano
# set/10 · Editado por: Devil Boy
· votar


brunohardrocker
O raciocínio aqui é outro: "matou porque não teme", e não "não teme, por isso matou"

Mas ele não matou porque não teme alguma coisa.

Ele matou porque não teve o mínimo de empatia emocional e sentimento de solidariedade para com a vítima; se ele não tem isso e também não tem princípios éticos que limitem esse tipo de ação, obviamente não vai sequer hipotetizar a possibilidade de sentir remorso no futuro pela violência e, somente por isso, não terá motivo algum para se abster do homicídio.

Religiosos, por outro lado, podem até ter empatia emocional, mas se por algum motivo crerem que é da vontade da divindade suprema cometer uma violência contra outra pessoa e crerem também que a moralidade e a justiça são definidas pela vontade desta divindade suprema, então não terão motivo algum para não cometer a violência. Para quem acredita no que diz a Bíblia, não há evidência mais forte disso do que Abraão, que estava disposto a sacrificar o próprio filho como um animal - apenas porque Deus pediu -, e cuja história é lembrada até hoje como exemplo de fé e devoção.

Devil Boy
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker
Mas por que soa como uma ofensa a quem é ateu simplesmente por não acreditar que um Deus exista?

Não soa como ofensa. Soa como erro, mais ou menos como se alguém me dissesse que cavar buracos e tapá-los de novo são formas de "aquecer a indústria" e estimular o crescimento econômico. (e, infelizmente, tem gente que diz isso a sério)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Suponha que foi provada a inexistência de Deus, o que deixaria de fazer sentido?