Próxima língua para aprender?

Autor Mensagem
Bassist_rsl
Veterano
# ago/10
· votar


Benjamin_the_Linus
qual é essa do esperanto?
É um idioma criado, foi inspirado no italiano e mais alguns. É o idioma "artificial" (me fugiu o termo correto) mais falado no mundo, acho que com 200 mil falantes.

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# ago/10
· votar


língua planejada

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


alguem ae sabe falar esperanto?

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


100 mil a 2 milhões de falantes fluentes.

Espalhados pelo mundo Oo, qualquer pessoa que tenha uma base mínima de estatística sabe que é praticamente nulo a probabilidade de dois esperantistas se encontrarem por acaso.

Minow
Veterano
# ago/10 · Editado por: Minow
· votar


Black Fire
Justamente o meu ponto.

É mais fácil achar alguém que saiba falar klingon do que esperanto.

Bassist_rsl
Veterano
# ago/10
· votar


Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
língua planejada
Obrigado.

Jesus, sempre aparecendo pra nos salvar.

Scrutinizer
Veterano
# ago/10
· votar


Entre esperanto e qualquer outra língua insignificante eu fico com lojban.

southbass
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie
essa pretensão me enoja

você me enjoa. não preciso ter certificados pra me dizer se eu sou fluente ou não. sou fluente a partir do momento em que eu consigo me expressar e ser compreendido facilmente sem barreiras gramaticais ou falta de vocabulario. as vezes falta uma palavra? sim, assim como com o próprio português, mas isso não significa que eu não seja fluente.

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# ago/10
· votar


Bassist_rsl

Deus te abençõe

McBonalds
Veterano
# ago/10
· votar


Minow
E segundo o zé aí, é mais fácil ir ali na esquina comprar pão falando esperando do que falando Inglês.

E não é? O Esperanto tem muito mais radicais latinos (e consequentemente mais compreensíveis para um brasileiro) do que o inglês. Pondere você: qual vai ser mais fácil de ser compreendido? Você já fez esse teste? Eu já.

Esperanto é como a Anarquia. Na teoria é algo muito bonito, mas na prática não existe.

Só porque você não conhece ou não vê no canal da Warner não quer dizer que não exista. Existem sim pessoas que falam esperanto diariamente em seus trabalhos, com suas famílias e em suas cidades (claro, em uma escala bem menor, mas existe). Eu, por exemplo, já recebi uma oferta de emprego para trabalhar na China em uma empresa que utiliza o Esperanto como sua língua de trabalho.

Outra coisa, responda (ou pondere) sinceramente: qual língua você irá usar mais na sua vida, inglês ou esperanto?

Eu respondo tranqüilamente que até hoje eu tenho usado mais o Esperanto. Salvo um ou outro telefonema que eu recebi quando trabalhava com exportações, todos os meus contatos com extrangeiros nos últimos 3 anos têm sido em esperanto.


E por último: o que você acha que é melhor pro seu currículo, falar inglês fluente ou esperanto fluente?

Certo, e só porque as empresas valorizam, eu sou obrigado a aprender inglês?
Eu não entendo por que você tem uma postura tão agressiva e se sente na obrigação de dar uma opinião a respeito quando se trata de Esperanto, enquanto que se o assunto fosse Islandês, ou Servo-Croata a sua postura seria totalmente neutra. Aliás, acho que começo a entender.

Também não entendo como alguém que diz não se submeter aos interesses estadunidenses ter tanta dificuldade em enxergar a maior submissão possível, que é a adoção da língua daquele país.

southbass
Veterano
# ago/10
· votar


alguem ae sabe falar esperanto?

ja estudei um tempinho, até sabia cantar uma musica em esperanto :p
mas percebi a bobagem e desisti

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar



Também não entendo como alguém que diz não se submeter aos interesses estadunidenses ter tanta dificuldade em enxergar a maior submissão possível, que é a adoção da língua daquele país.


Falar esperanto tem menos utilidade prática contra a "dominação estadunidense" que parar de beber Coca-Cola.

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


La suno brilas.

pensem nisso.

TWT ICE
Veterano
# ago/10
· votar


Tupi

southbass
Veterano
# ago/10
· votar


Jen - La Porkoj

Jen la suno, jen la luno:
jen du malsamaj astroj

Jen vi kingo, jen urbano:
jen la plej malsamaj homoj

refrain: (2x)
Jen vi kaj mi:
akvo kaj oleo

Jen mandrilo, jen ŝakalo:
jen du malsamaj bestoj

Jen kastelo, jen igluo:
jen la plej malsamaj domoj

refrain (2x)

Jen pomsuko, jen veneno:
jen malsamaj trinkaĵoj

refrain

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


southbass
iron maiden?

southbass
Veterano
# ago/10
· votar


Codinome Jones
La Porkoj!!!!!!

Minow
Veterano
# ago/10
· votar


McBonalds
Certo, e só porque as empresas valorizam, eu sou obrigado a aprender só inglês?

Cara, não vejo problema nenhum em aprender esperanto. Eu mesmo acho interessante e algum dia irei estudar alguma coisa só pela curiosidade. Mas não sou iludido de achar que vai ter alguma importância prática na minha vida, muito menos que vai ser mais útil do que o inglês.

Também não entendo como alguém que diz não se submeter aos interesses estadunidenses ter tanta dificuldade em enxergar a maior submissão possível, que é a adoção da língua daquele país.

Antes de ser a língua falada nos EUA, é uma língua européia e falada por mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. Provavelmente, 90% do que eu vejo na internet está em inglês e 70% dos filmes que eu vejo também. Eu gosto de ser independente de legendas e tradutores online, além de poder me virar com softwares, manuais, etc.
Falar e reconhecer a importância da língua não significa que eu queira morar nos EUA, muito pelo contrário. Sou francês, tenho livre acesso a todo o território da UE, e te garanto que ganho muito mais aprendendo poucas expressões de países que visito e me esforçando pra me adequar a outra cultura ou falando inglês com alguém receptivo à língua do que falando esperanto pra tentar comprar um párek em Praga.

Aliás, por morar em uma cidade turística, já conversei e dei informações a gringos (em sua estupida maioria europeus), adivinha em qual língua eu falei? Dica: não foi esperanto.

McBonalds
Veterano
# ago/10
· votar


southbass
Black Fire
Minow

Não vou ficar chovendo no molhado. Até porque sei que vocês vão ignorar os argumentos que não lhes convirem e isso vai ser cansativo pra todo mundo.

Para mais informações.

BokuWa
Veterano
# ago/10
· votar


Esperanto... Util pra caralho!



Eu tenho que me esforçar no inglês, sou muito preguiçoso para abrir um dicionário de inglês, e estou nas aulas de japones.

Animal Mother
Veterano
# ago/10 · Editado por: Animal Mother
· votar


Francês eu acho ideal após o inglês. Equilibra bem a utilidade e a facilidade (bastante semelhante ao português e ao inglês).

Espanhol é útil, mas dá pra se virar sabendo português. Só faria se tivesse um objetivo específico.

Alemão empata com o francês em utilidade, mas é a mais distante do português do grupo, além de ter muitas declinações.

Leve em consideração também a acessibilidade ao material nessa língua e se ele é interessante ou útil. Esse é um fator que pode te levar a desistir em um estágio já avançado.

Animal Mother
Veterano
# ago/10
· votar


Chinês e japonês eu recomendo só se tiver muito amor a camisa ou se for se mudar pra lá. Aqueles caracteres em ideogramas tornam o estudo frustrante. Conheço gente que estudou com afinco e desistiu.

Animal Mother
Veterano
# ago/10
· votar


Isso tudo depois que você aprender esperanto e se livrar da dominação estadosunidense obviamente.

Animal Mother
Veterano
# ago/10
· votar


Jesus de Nazaré Rei dos Judeus

hebraico

Não seria aramaico?

Renando
Veterano
# ago/10
· votar


japones
to tentando aprender

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


francês, pelas referências bibliográficas

Fenrisulfr
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie
Quase que fluentemente não significa que você aprendeu a língua. Em dezembro, vou prestar o exame FCE de Cambridge, que estou me preparando há uns 3 meses, mas nem de longe digo que sou fluente em inglês, por melhor que ele seja (e meu inglês é realmente excelente).

Não sei quando poderei dizer que de fato aprendi inglês, portanto, essa pretensão me enoja. Nós estamos em processo constante de aprendizado, então não diga nunca que você é quase fluente ou fluente na língua sem ao menos ter um certificado foda nela (o FCE no caso, não é, é apenas o primeiro).

Aprenda uma terceira língua, mas não saia aí dizendo que você aprendeu inglês, pois saber é uma coisa, dominar é outra.




Discursozinho mais demagogo

vitaoma
Veterano
# ago/10
· votar


Sgt. Eddie
Quase que fluentemente não significa que você aprendeu a língua. Em dezembro, vou prestar o exame FCE de Cambridge, que estou me preparando há uns 3 meses, mas nem de longe digo que sou fluente em inglês, por melhor que ele seja (e meu inglês é realmente excelente).

First Certificate in English - Primeiro Certificado em Inglês - Não demonstra excelência em inglês, mas sem dúvida você consegue manter um bom nível numa conversa.

Sobre o esperanto que tanto falam, eu não queria realmente aprender esperanto, mas talvez usá-lo para facilitar o aprendizado de outras línguas, dizem que é muito bom pra isso.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


usá-lo para facilitar o aprendizado de outras línguas, dizem que é muito bom pra isso.


Serve só se você ainda não fala nenhum outro idioma, senão nem faz diferença.

Animal Mother
Veterano
# ago/10
· votar


vitaoma

Sobre o esperanto que tanto falam, eu não queria realmente aprender esperanto, mas talvez usá-lo para facilitar o aprendizado de outras línguas, dizem que é muito bom pra isso.


Esforço inútil. Realmente ajuda, pois cada língua facilita o estudo da próxima. Mas, mas é simplesmente mais eficiente estudar logo a língua alvo.

É como aqueles caras que acham que tem que aprender violão pra partir pra guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Próxima língua para aprender?