Eletrônica - Alguém aqui estuda ?

Autor Mensagem
Guilherme 90
Veterano
# jul/10


E aí pessoal..

Alguém aqui estuda Eletrônica, ou é formado na área.. ?
E sobre o mercado de trabalho, é bom ?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/10
· votar


Curso técnico ou superior?

Bassist_rsl
Veterano
# jul/10
· votar


Só sei que você precisa entender bastante de física.

Sam Keat
Veterano
# jul/10
· votar


uhul é nois \o/

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


ZakkWyldeEMG

Superior..

Sam Keat
Veterano
# jul/10
· votar



Superior..


FUU

Dark Luke
Veterano
# jul/10
· votar


uhul é nois \o/(2)


Superior..


FUU (2)

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/10
· votar


Engenharia?

Sam Keat
Veterano
# jul/10
· votar


to pensando em fazer mecatronica

Scrutinizer
Veterano
# jul/10
· votar


Tô pensando em nunca mais chegar perto disso...

adnz
Veterano
# jul/10
· votar


Eu fiz um relógio digital. .

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Black Fire
Engenharia?

Exato.

zaqueu_grunge
Veterano
# jul/10 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar


Quem vê de fora acha uma beleza. heheh

Tive dois semestres de eletrônica analógica (eletr. anal. I e II)e tive sistemas digitais esse semestre... fora dois semestres de programação pra microcontroladores...

O que é realmente difícil é eletrônica analógica. De resto é dibouaz.

Agora, pra aprender o basicão não precisa estudar muito. Ler uns livros sobre análise de circuitos e entender o funcionamento no geral dos componentes principais dá uma boa experiência. Mas em questão de nível superior, o buraco é (bem) mais embaixo... Pelo menos você precisa manjar de cálculo (integrais, derivadas e equações diferenciais, e Laplace também ajuda) e tem que comer livros de análise de circuitos...

p.s: e isso que nem faço engenharia <o>

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


zaqueu_grunge

Entendi. Agora fiquei na dúvida, sobre Eng. Eletrica e Eletrônica.

\o

Só sei que pretendo fazer um dia, primeiro vou me formar no superior Tecnologo pra garantir meu sustento, logo farei uma engenharia..

Codinome Jones
Veterano
# jul/10
· votar


Quem vê de fora acha uma beleza.

Eu estou de fora e achei um saco..

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/10
· votar


Eu conheço algumas pessoas que fazem engenharia elétrica com ênfase em eletrônica na minha faculdade e já foram minhas colegas. O curso é bem difícil, bem mais difícil que engenharia civil(que eu faço), tem muita coisa de cálculo avançado, física, etc. Te aconselho a pensar bem antes de entrar, e te aconselho a pesquisar bem a universidade que você pretende cursar, porque é um curso que exige muito investimento e não é qualquer instituição que consegue manter em alto nível, mas o mercado, pelo que eu sei, é excelente.

klypterosforme
Veterano
# jul/10
· votar


Robôs... batendo e fabricando...

Se for sobre isso... Esqueça...

Agora se quer trocar placas de circuito... basta ler o grafico e testar com um multímetro.

Os bestas procuram os curiosos que cobram R$ 10,00 e os ricos procuram autorizadas aí o mesmo trablaho vai pra R$ 150,00.

thebassx
Veterano
# jul/10
· votar


klypterosforme

esse seu comentário mostra que o teu mundo é tão pequeno, mas tão pequeno, que tu deve morar na bolinha duma tarraxinha de mural.

klypterosforme
Veterano
# jul/10
· votar


thebassx

Larga do meu pé... e verás o paraiso...

Resumindo (vai se FU5ER)

Chespirito
Veterano
# jul/10
· votar


Tentei cursar eletrônica, mas desisti. :(

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# jul/10
· votar


Eletrônica Analógica é coisa de mãe Dinah... odeio ter que supor tudo... nível de certeza = 0.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Black Fire

Pow muito obrigado pela informação. Então, eu vou dar uma pesquisada sobre curso na universidade aqui e ver como que é. O seu curso é MUITO puxado, tipo estudo 24 hrs ? E pra uma pessoa que nunca gostou MUITO de matemática, tem chance de se dar bem no curso.. ?

Quase nada
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Eu sempre fui um estudante maomé em exatas, e to no 5º ano de mecatrônica, e ta indo.. Acho q se vc se esforçar um pouco, dá pra fazer de boa.. tenho uns amigos em eletrônica, e dizem que é de boa tbm.. É só num varzear.

Quanto ao mercado de trabalho, sem emprego vc não vai ficar.. Mas é aquilo lá, se quiser ganhar muito, aí vai ter que sair da área.. (no geral)

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Quase nada

Então você já esta acabando o curso. Geralmente todas as Engenharias são 5 anos. É, se eu me esforçar e estudar acho que dou conta, é igual você disse, se deixar a peteca cair, fudeu.

Quanto ao mercado de trabalho, sem emprego vc não vai ficar.. Mas é aquilo lá, se quiser ganhar muito, aí vai ter que sair da área.. (no geral)

Como assim se eu quiser ganhar muito, tenho que sair da área.. ? Claro que eu quero ganhar muito.

Quase nada
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Se vc quiser trabalhar com projetos, eletrônica mesmo, aí vc vai ganhar um salário digno, mas vai ver seus colegas irem pra outras áreas, virarem executivos, gerentes de marketing, vendas, de processos, e tal, e ganharem beeem mais.. Da minha sala da facul, uns 80% tão saindo da área..

Infelizmente carreira técnica num é muito valorizada no brasil.. Mas é o que eu disse, sem emprego vc num fica..

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Quase nada

Mas o porque disso cara ? Já que é assim, não vale a pena fazer essa Engenharia..

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90

Eu me formei em Eng. Elétrica com ênfase em eletrônica no final do ano passado e digo que valeu o sofrimento de ter encarado um curso difícil com esse.

Você fica preparado para enfrentar muita coisa da tua vida com o raciocínio lógico adquirido durante a graduação.

O mercado de trabalho está bom, mas exige que o estudante se envolva em projetos desde cedo, para adquirir a prática que não se encontra nas aulas. Então, se você for seguir esse caminho, tente se planejar bem, montar uma agenda semanal de estudos e tente participar de projetos de pesquisa e atividades similares, desde cedo. Mostre que você não é mais apenas um aluno que quer passar de semestre com uma média pífia e ir curtir as férias - mostre que você está a fim de aprender e colaborar, produzir, criar, pensar.

Atualmente, outra coisa muito importante para um engenheiro (e porque não todo profissional) é a formação não-técnica. Hoje em dia muitos engenheiros ocupam cargos de chefia, seja numa equipe de trabalho, setor ou numa empresa inteira. Então é interessante ficar ligado nisso. Montar ou participar de uma empresa-júnior é um exemplo legal, certamente lhe trará vantagens em processos seletivos após a tua graduação. A maioria das faculdades dispõe de uma grade curricular com matérias tipo administração, legislação, economia....

Mas no início, preocupe-se em estudar bem o básico. As toneladas de física, cálculo, geometria, desenho e programação. hehe

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


ZakkWyldeEMG
Eu me formei em Eng. Elétrica com ênfase em eletrônica no final do ano passado e digo que valeu o sofrimento de ter encarado um curso difícil com esse.

Pow cara muito legal mesmo. Eu to vendo aqui o curso na universidade, e tô procurando alguém que fez ou faz pra saber qual ênfase é, que são varias ênfases deste curso, umas 5 se não me engano.

O mercado de trabalho está bom, mas exige que o estudante se envolva em projetos desde cedo, para adquirir a prática que não se encontra nas aulas. Então, se você for seguir esse caminho, tente se planejar bem, montar uma agenda semanal de estudos e tente participar de projetos de pesquisa e atividades similares, desde cedo. Mostre que você não é mais apenas um aluno que quer passar de semestre com uma média pífia e ir curtir as férias - mostre que você está a fim de aprender e colaborar, produzir, criar, pensar.

Então, quanto aos projetos são essenciais realmente pro estudante pegar experiência, é muito importante. Então cara, na verdade eu vou entrar na facul em Agosto, e pretendo depois que formar, entrar numa Engenharia Elétrica sim, sei lá tenho curiosidade de aprender como que funciona toda essa parada. Na faculdade, tem muitas pesquisas, projetinhos, etc.. ? E quando você formou, conseguiu fácil um emprego, com salário de mais ou menos quanto ?

Mas no início, preocupe-se em estudar bem o básico. As toneladas de física, cálculo, geometria, desenho e programação. hehe

É, na maioria das engenharias até o 4º semestre todas tem cálculos e físicas, que é a base de tudo. Eu só me preocupo com essas matérias, pois nunca fui fã de cálculo, e dizem que é bem difícil e pesado.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Pow cara muito legal mesmo. Eu to vendo aqui o curso na universidade, e tô procurando alguém que fez ou faz pra saber qual ênfase é, que são varias ênfases deste curso, umas 5 se não me engano.

Ênfases que eu considero legais no momento: todas! =P

As que eu tive uma breve experiência: microeletrônica e sistemas embarcados. Acabei optando pela segunda, mas apenas por me identificar mais com ela.

Na faculdade, tem muitas pesquisas, projetinhos, etc.. ? E quando você formou, conseguiu fácil um emprego, com salário de mais ou menos quanto ?

Na faculdade (pelo menos na minha) existem grupos de pesquisa que desenvolvem projetos ligados a sua área de atuação/pesquisa/estudo/whatever-you-may-call... geralmente (não é uma regra, e sim uma constatação) começa-se a pesquisar a partir do terceiro ou quarto semestre, mas isso não impede de você dar uma de curioso e ficar por perto, ver como as coisas funcionam (ou mesmo participar de um projeto por deter mais conhecimento e dedicação))

Mostrando interesse, dedicação e estudando sempre, você terá boas chances de ingressar em um grupo de pesquisa do teu interesse

E quando você formou, conseguiu fácil um emprego, com salário de mais ou menos quanto ?

Eu procurei pouco por emprego aqui na minha região. Na realidade, aqui onde moro o mercado de trabalho não é grandes coisas para a minha área específica.

Eu também escolhi uma área que só fui começar a adquirir um pouco de experiência nos últimos semestres da graduação. Me falta também uma rede de contatos maior, para conseguir oportunidades profissionais, mas isso eu estou desenvolvendo aos poucos.

Escolhi estudar para concursos públicos e irei iniciar o mestrado (se tudo der certo) em agosto.

=)

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Eletrônica é foda demais no bom sentido (eu sou suspeito), trabalho fazem uns 6 anos diretamente com eletrônica, faço engenharia elétrica e até o presente momento não me arrependo de nada. O segmento da eletrônica que eu mais gostei foi sistemas de potência e eletrônica analógica, é foda, porém divertido, ai que você aprende realmente a essência da eletrônica. Costumo sempre dizer pra todo mundo que eu converso sobre eletrônica que é um conhecimento infinito, quando vc pensa que alguém domina ou conhece totalmente o assunto vc se engana, morreremos e não conheceremos totalmente eletrônica, isso que torna mais legal, não cai na rotina, sempre tu descobre algo novo ou um macete novo e isso continua até os ultimos dias de tua vida, além de aumentar significativamente seu raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas com mais eficácia.
Resumindo, recomendo!
Boa sorte!

ZakkWyldeEMG
A área de projetos de tecnologia de ponta infelizmente não é tão forte no Brasil até mesmo pelo fato do governo não facilitar pra que isso aconteça. Pelo menos é isso que eu ando percebendo.
Tu comentou de eletrônica embarcada, cara as montadoras aqui em SP tão recebendo uma dinherama pra ampliar suas linhas de montagem foco para Mercedes Benz e VW, com isso as empresas parceiras que projetam a parte de controle dos autos vão subir junto, muitas tão buscando cara fora do estado pois aqui a mão-de-obra qualificada é uma bosta, infelizmente pela grande quantidade de faculdades que não estão nem ai se vc se forma com uma base boa ou não. Te mando os detalhes em off quando tiver alguma coisa em vista, te mando o caminho das pedras heehhe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eletrônica - Alguém aqui estuda ?